MONTAGEM DE KIT OLEO STAR VAN


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

MONTAGEM DE KIT OLEO STAR VAN

Mensagem por manuelcar »

"hé pá, tens que ir o fry já montou um colchão para dormires"
ok, lá vou eu não sei para onde, para casa de pessoas que não conheço, de mala aviada.
o melhor é levar uma buchazinha, no caso de a comida não ser grande coisa, pensei eu, prudentemente.
1º dia
chegada à oficina - confirmam-se os meus piores receios, meter duas electroválvulas, um permutador, um purgador de boia, uma caixa com electrónica de controlo e muitos metros de mangueira dentro do compartimento deste motor vai ser como meter um feijão em cú de frade. mas temos dois dias e um homem não se deixa intimidar...
passamos a melhor parte da manhã a verificar a qualidade do material, a analisar o esquema e a tentar decidir as melhores opções.
almoço - os meus receios não se confirmam, galinha caseira, entrecosto, bifes, febras, queijo e enchidos diversos para entrar, enfim, um stress a maria olimpia é cozinheira de mão cheia e o nosso bem-estar parece ser a maior preocupação do fim-de-semana dela. isto vai ser dificil, sussurro ao hynek, entre um arroto discreto e um suspiro de felicidade, ainda bem que isto é só dois dias.
de tarde - cortar, furar, dobrar, um suporte para montar os componentes fundamentais por forma a que encaixe no espaço disponível. o david, mecânico de profissão e um tipo formidável montou um pica-pau!....... isto dito assim parece uma coisa obscena, mas o que quero dizer é que realizou uma montagem espantosa de uma bomba electrica auxiliar cujo som de funcionamento parece o de um pica-pau que bebeu demasiados cafés.
continuação da montagem mecânica, corta mangueira, coloca braçadeira, ensaia a ver se cabe....
jantar - o barbas apareceu, não deixei de notar que não tinha barba, nenhuma! ainda não estou refeito desta surpresa. se alguem escolhe um nick como "puto maluco", espero que seja realmente ambas as coisas. puto e maluco. se o nick fôr "morte-em pé", espero que seja um tipo apagado , mas um barbas sem barba.....ainda não estou em mim.
arroz de peixe: menos 2 pratos na travessa, 3 copos na garrafa e dois furos no cinto depois consigo pensar para comigo: não sei se aguento o fim-de-semana, isto é fatigante.
um conselho para os amigos. o fry é um tipo directo, cordial, hospitaleiro, desconfio que a experiencia da vida e a idade lhe dão o direito de fazer e dizer o que quiser quando quiser, mas façam vocês o que fizerem, por muito que vos apetecer, ainda que vos custe, não vão na conversa dele: mantenham-se afastados da garrafa de aguardente como o diabo da cruz. não digam que não vos avisei. são sempre as coisas pequenas que desgraçam um homem.
hora de deitar (muito depois) - afinal tenho direito a uma cama, e com um cãozinho de peluche em cima. estou comovido.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

espectacular a teu relatório. concordo plenamente com tudo o que escreveste. quando tiver um vagar para isso, acrescento algo .....

foi um fim de semana inesquecível, rico em experiência, na companhia de pessoas admiráveis. já conhecia o fry, d.ª olímpia. finalmente conheci pessoalmente o manuelcar e fiquei muito contente por ser um dos meus. sabe e sabe fazer, um homem universal. o nosso trabalho em conjunto parecia o trabalho de uma equipa que já se conhece e trabalha junto vários anos.

fiquei altamente bem impressionado com o david. vivo em portugal desde fim de 1989 e nunca trabalhei com alguém que tivesse tanta capacidade e profissionalismo como ele demostrou e deu provas. é uma pessoa mais indicada, das que conheço, que tem capacidade de instalar os kits.

de comida nem falo, acho que vou ter de ficar uma semana a pão e água, para ver se os dois quilos que ganhei desaparecem.

manuelcar, não esqueças, hou também o dia seguinte.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

vocês são uns exagerados

tive imenso gosto em vos ter recebido. fiz o possivel para que realmente todos se sentissem bem, apesar do esforço a que se propuseram fazer. afinal era um fim de semana

sempre que queiram passem por cá não precisam trazer buchinha água não falta para acrescentar na panela.

quanto ao meu amigo barbas.... realmente não tem barba, mas tem como apelido barbosa

os digestivos, fazem parte no final de uma boa refeição, o que me pareceu, é que o sono do manuelcar nessa noite foi profundo, admira-me como ainda deu com a presença do peluche

de resto, parabéns a ambos pelo empenho nesta nobre causa.

certamente haverá mais encontros e workshops onde teremos oportunidade de conviver.

Imagem
hynek, manuelcar, fry, barbas.

Imagem

Imagem
pedro, david e bruno.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
abraços
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

2º dia

como se previa o amanhecer foi dificil, podem confirmar pela 2ª foto do tipo que parece atingido pela gripe das aves.
pequeno almoço ligeiro (graças a deus), e de volta à oficina. notámos uma maior dificuldade em nos dobrarmos sobre o motor felizmente o carro estava um pouco levantado. conclusão da instalação do hardware antes do almoço e teste do pica-pau. tudo em ordem.
almoço: bacalhau à gomes sá, delicioso e em avantajada quantidade, porque a maria olimpia parece apostada em nos deixar alimentados para o resto da semana.
retorno à oficina e instalação do circuito electrico e fixação da caixa de controle. teste finais.
diabo! a alteração do circuito de retorno que fizemos não está prevista na configuração da caixa de controle. de resto tudo em ordem, não hà pingos nem curto-circuitos. que fazer? reconfigurar o retorno ou pedir um esquema do circuito de controle para o adaptar? dada o hora do dia, e a imensidão da tarefa de desfazer algumas ligações e fazer outras optamos pela segunda. o carro fica a funcionar entretanto, mas sem automáticos nem ovd.
hora de partir, o fry, simpáticamente, depois de nos abastecer o bucho durante todo o fim-de-semana ainda nos abasteceu o carro de ov, filtrado e lavado. um mimo!
adeus! adeus! então e a canjinha, não podem partir sem uma canjinha!
pronto! então está bem! não partimos sem a canjinha.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

uufffffff.... foi um stress satisfazer esta malta. exigencias atrás de exigencias.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

pois, nem chegaste arranjar meninas ....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

tomaras tu ires comendo umas galinhas caseiras
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

meninas?

hummm....


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

olha outro:) também queria frangas de aviário nao?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

a minha piadinha inocente saiu pela culatra ..... em que é que me meti, eu, o bem comportado
Última edição por hynek em quinta fev 08, 2007 10:10 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois é! faltaram as bailarinas exóticas
mas com a barrigada um tipo perde a iniciativa. não perde a vontade mas perde a iniciativa.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

hoje estou novamente com o hynek na finalizaçao do kit
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

rapaziada, tenho andado seriamente a pensar em o meu ford fiesta mk3 de 1993, ser uma das próximas cobaias...que dizem?

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

só tenho a dizer que o que vocês andam por aí a fazer é simplesmente algo digno de um verdadeiro ser humano, não somente pelo facto dessas comidas mas pelo facto do não petro e sim pelo ambiente...

_ voçês passam o tubo do óleo por dentro do carro... bastante inteligente, aqui já vi uns carros por onde esses tubos passam por fora, externamente, juntamente com os tubos do diesel mas em cobre e isolados.. a vossa solução é sem dúvida bastante melhorada. e especialmente para o uso do biodiesel ou vegetal em temperaturas bastante frias como aqui...

muito obrigado sim senhor.
1 abraço


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

finalmente o carro já anda a ovd . este kit é um upgrade super funções. o hynek e o david estão de parabéns pelo desenvolvimento feito a partir dum kit standar. hynek explica lá tudo o que este kit faz que eu não sou expert entretando vou relatar noutro topico o comportamento da toyota star van 1997.

abraços.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

finalmente tenho vagar para documentar aqui o nosso primeiro mini-workshop.

o carro adaptado é uma toyota corrola star van, de 1997, motor 1975 ccm, 53 kw/72,08 ps, 4600 min-1, bomba injectora denso.

como correram as coisas no fim-de-semana dia 3 a 4 de fevereiro, está relatado muito bem pelo manuelcar e fry, mais acima.

trata-se de um kit de 2 depósitos standard da europecon, com componentes seguintes:
• pré-aquecedor combinado do combustível,
• 2 unidades de válvula de três vias para óleo vegetal, munida de ligações para tubos de combustível
• válvula automática de purga do ar
• ligação em alumínio com sensor de ligação do automatismo,
• unidade de comando integrada com relés e protecção – pronto para montagem + cablagem,
• unidade de comando inegrada com micro-interruptores
• bomba auxiliar facet, incluindo silentblock's
• tubo de combustível
• tubo para água
• pré-filtro de combustível (plástico)
• depósito em plástico de 22 litros
• esquema de ligação do circuito de combustível, esquema de ligação da instalação eléctrica e manual de montagem


nesse fim-de-semana montou-se o kit e na fase de ensaios verificámos que não estava funcionar como eu esperava. é verdade que fiz algumas alterações, mas em conformidade com as funções esperadas. por isso acordámos que vamos continuar após uma consulta à europecon.

durante a semana seguinte andei a consultar, com europecon, os esquemas e soluções para este kit até recebi luz verde para fazer as modificações que entender. aprovaram o meu esquema do circuito de combustível e autorizaram-me abrir as caixas de comando e controle para as modificar (não me quiseram dar o esquema eléctrico destas caixas – invocaram o know-how da empresa). sem saber o que estava nas caixas não podia fazer um esquema alternativo, enviar ao david e deixa-lo fazer alteração. por isso resolvi ir outra vez abusar da hospitalidade do fry e da dona olímpia e fazer um esquema novo e alterações no local.

no sábado dia 10 de manhã iniciámos os trabalhos. abrimos as caixinhas para verificar o conteúdo e saber com o que temos de “cozinhar” a solução. depois fiz uma concepção de um novo esquema, consultei-o com david, inclui as sugestões dele e ficámos preparados para começar fazer alteração.

alterámos o circuito do combustível, que demorou até ao almoço. depois começámos alterar a parte eléctrica. o david ficou trabalhar na caixinha com relés (parte mais complicada) e eu na parte do comando e controle. depois de pronto passámos para fase de testes. corrigidas pequenas falhas, o sistema passou funcionar correctamente. montámos tudo e ficou pronto para testes finais. também montámos o meu sistema de aquecimento dos tubos injectores. depois do jantar verificou-se mais uma vez o funcionamento dos componentes, comandos, respostas, etc… descobrimos que o aquecimento dos tubos não estava trabalhar correctamente. este trabalho é preciso fazer com muito cuidado e, de preferência, com tubos fora do carro. nós tentámos fazer isso directamente, sem tirar os tubos. por isso o resultado não foi o esperado. o david ficou encarregado de corrigir o necessário e descobrir uma solução melhor.

tirou-se bd do depósito principal e atestou-se com ov. o ensaio com motor ligado correu bem. trabalhava tudo, como previsto. o automático comutou para ov na altura certa. fizemos purga. tudo correcto. 50 segundos a esvaziar o circuito e a encher com bd. o carro foi então autorizado para fazer teste na estrada. outra vez tudo ok. verificaram-se as tubagens, ligações, tudo ok.

o carro estava pronto.

quais as funcionalidades que implantámos neste carro:
- regime automático ou manual
- em automático o sistema, antes do arranque, está com bd (ou gasóleo). arranca normalmente. o aquecedor eléctrico começa a aquecer. quando a temperatura de água atinge 45 ºc, comuta para ov e o sistema passa aumentar gradualmente a percentagem do ov. até passar para ov100, o carro tem de percorrer aprox. 10 km. quando o motor está suficientemente quente, o aquecedor eléctrico fica desligado, só liga esporadicamente, se for necessário. o aquecimento do combustível está assegurado pelo permutador incorporado.
- antes de estacionar o carro, durante noite, faz-se uma purga que consiste em premir, uma vez, o botão de purga. o restante faz o sistema automaticamente. purga durante 50 segundos e deixa o sistema com bd só. ainda mais, fica comutado em bd. assim o condutor poderá, quando estiver a chegar à casa, fazer purga uns km antes da casa e chega à casa à bd e tem certeza que o sistema não meteu outra vez ov.
- em regime manual o condutor pode escolher, se quer andar, forçosamente, à bd ou ov (em caso de alguma necessidade especial – falta de combustível, etc….)
- o condutor pode ligar ou desligar, independentemente, o aquecimento dos tubos dos injectores (funcionam com um termocontacto para manter uma certa temperatura dos tubos – por volta de 100 ºc).

queria ainda agradecer a hospitalidade excepcional do fry e da sua família. assim o trabalho até corre melhor.


agora algumas fotos da montagem:

o motor do carro antes …
Imagem

….. e depois da montagem
Imagem

localização do permutador combinado
Imagem

o manuelcar a workshopar
Imagem

a cortar e limar …. e continua curto …..
Imagem

já fiz a anilha quadrada, à medida …..
Imagem

o bruno, membro da equipa, o seu contributo foi muito importante e precioso. rapaz espectacular. com piada. tenho de sublinhar isso porque é verdade (e ele vai gostar de ler isso )
Imagem

o david, arrancou qualquer coisa do motor e está a pensar … o que será isso? será que o carro vai andar sem isso?
agora a sério, o david é uma pessoa com mais capacidades para montar estes kit’s, das que conheço, incluindo eu.
Imagem

david com bruno – os tubos polémicos …..
Imagem

localização do depósito de 22 litros
Imagem

Imagem

válvulas semi-montadas
Imagem

caixinha preta
Imagem

componentes no sítio
Imagem

lá por baixo o aquecedor combinado
Imagem

fase de ensaios
Imagem


fotos do segundo fim-de-semana
bomba auxiliar facet (o pica-pau)
Imagem

aquecimento dos tubos injectores
Imagem

caixa de comando e controle, após do upgrade
Imagem

…. está numa gaveta ….
Imagem

o depósito de 22 litros com filtro
Imagem

o david – últimos retoques
Imagem

assim ficou o espaço do motor
Imagem


estamos prontos para outra …..

obrigado aos todos os que participaram e contribuíram.
Última edição por hynek em domingo fev 11, 2007 10:13 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

depósito de 22 litros? foi opção, ou não havia maior?
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

vicnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado dez 23, 2006 8:48 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por vicnuno »

trabalho espectacular, parabens

gostava de assistir a uma sessão destas

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

escalavardo Escreveu:depósito de 22 litros? foi opção, ou não havia maior?
a tua pergunta está desprovida de razoabilidade ......

isto não é um camião.

havia opção de 12 ou 22 litros. este depósito é para bd. só será necessário para arranque e purgas. deve aguentar algumas semanas antes de ter de abastecer novamente.

o depósito principal leva o ov.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

haaaa .. assim sim. já percebi então.. nesse caso 22 litros até é demais, pois o bd com o passar do tempo deteriora-se.

a minha pergunta é cheia de razoabilidade, pois não tinha entendido bem a serventia do mesmo depósito. de qualquer forma peço desculpa.
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”