Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
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Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
kit de 1 depósito montado no renault-megane-1,9 dti/1997-99/f9q 730/734/4cyl./1870ccm/72kw/97,92ps/bhp/4000min-1/bosch/rp/
o kit está baseado no aquecedor eléctrico e-tec-heater de 400 w. para facilitar purga manual inclui uma válvula para manter ligeira sobrepressão no retorno.
motor antes da montagem
motor já sem tampa no início da montagem
o interruptor do aquecimento automático (no centro, do lado esquerdo, o mais pequeno)
o aquecedor e-tec-heater, com fios vermelhos ligados ao termocontacto
pormenor de ligação à bateria e o relé
aquecedor e-tec-heater no canto direito inferior, o pré-filtro (amarelo) e ligação da realimentação do retorno
motor depois da montagem
a montagem demorou aprox. 8 horas.
o kit está baseado no aquecedor eléctrico e-tec-heater de 400 w. para facilitar purga manual inclui uma válvula para manter ligeira sobrepressão no retorno.
motor antes da montagem
motor já sem tampa no início da montagem
o interruptor do aquecimento automático (no centro, do lado esquerdo, o mais pequeno)
o aquecedor e-tec-heater, com fios vermelhos ligados ao termocontacto
pormenor de ligação à bateria e o relé
aquecedor e-tec-heater no canto direito inferior, o pré-filtro (amarelo) e ligação da realimentação do retorno
motor depois da montagem
a montagem demorou aprox. 8 horas.
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ok. thks pela resposta!biod Escreveu:quando se fala em 2 depositos inclui ja o de origem, por isso so leva mais um pequeno deposito na bagageira. o deposito de origem leva com o oleo vegetal, o outro mais pequeno tem gasoleo para o arranque a frio
ainda tenho mais umas duvidas, mas vou abrir um topico, para não encher este.
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
foi feito um upgrade deste kit de 1 depósito para um kit de 2 depósitos (kit 2.2b). o kit levou 2 válvulas electromagnéticas de 3/2 vias (pevekoil), um pré-filtro que permite limpeza, filtro adicional, válvula de purga automática do ar, depósito e uma unidade de comando e gestão, além de outros componentes de menor relevância.
este kit é plenamente automático, ié. arranca a gasóleo e quando o motor atinge a temperatura suficiente, comuta automaticamente para ov. 30 s após o arranque, liga automaticamente o pré-aquecimento do ov. a purga do ov, no fim do dia, é automática (25 s), basta dar ordem para isso ao premir o botão da purga. é possível ligar ou desligar o aquecimento manualmente.
o kit tem um regime manual de emergência, que permite ligar ou a ov ou a gasóleo. além disso foi implementado um indicador de estado da bateria que avisa quando a bateria precisar de carregamento extra.
o cliente + um amigo ajudaram com montagem que demorou desde 9 horas de manhã até 2 horas de manhã dia seguinte (aprox. 15 horas).
os componentes adicionados - da esquerda - pré-filtro, filtro para ov (cabeça do filtro da segunda mão com possibilidade de aquecimento eléctrico), válvula de purga automática do ar, duas válvulas pevekoil
o painel de comando e controle, no interior. a caixa com o restante sistema de gestão ficou no interior, junto da caixa de fusíveis.
este kit é plenamente automático, ié. arranca a gasóleo e quando o motor atinge a temperatura suficiente, comuta automaticamente para ov. 30 s após o arranque, liga automaticamente o pré-aquecimento do ov. a purga do ov, no fim do dia, é automática (25 s), basta dar ordem para isso ao premir o botão da purga. é possível ligar ou desligar o aquecimento manualmente.
o kit tem um regime manual de emergência, que permite ligar ou a ov ou a gasóleo. além disso foi implementado um indicador de estado da bateria que avisa quando a bateria precisar de carregamento extra.
o cliente + um amigo ajudaram com montagem que demorou desde 9 horas de manhã até 2 horas de manhã dia seguinte (aprox. 15 horas).
os componentes adicionados - da esquerda - pré-filtro, filtro para ov (cabeça do filtro da segunda mão com possibilidade de aquecimento eléctrico), válvula de purga automática do ar, duas válvulas pevekoil
o painel de comando e controle, no interior. a caixa com o restante sistema de gestão ficou no interior, junto da caixa de fusíveis.
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
o kit levou outro melhoramento: aquecimento dos tubos injectores
entretanto apareceram alguns problemas de funcionamento do motor. após a análise constatei, que foram originados por água no gasóleo e o ov insuficientemente reciclado (com banha). essa água contaminou também o depósito do ov e contribuiu, em conjunto com ov, à rápida colmatação do filtro principal. consequentemente a depressão criada pela bi, ao puxar o ov, contribuiu para o aparecimento do ar no sistema que nem uma válvula automática de purga do ar conseguia resolver. o motor, naturalmente, não desenvolvia.
este é um problema bastante comum. muitos carros tem um filtro grosso no depósito. quando o ov está mal filtrado ou quando o retorno regressa ao depósito, onde o ov quente oxida e polimeriza com facilidade (na presença do ar), este filtro acaba por colmatar e não deixa passar o combustível para bi. os que não tem este filtro, acabam por colmatar rapidamente o filtro principal.
foram feitos testes de aquecimento do combustível, medido na entrada da bi, por um t com sensor (ptc). com temperatura exterior de 8 ºc, o gasóleo aqueceu em 3 minutos (aprox. 1.200 m percorridos) até 52 ºc, o sistema automático comutou para ov, a temperatura baixou para 45 ºc e dentro de 4 minutos subiu até 66 ºc. depois manteve-se, conforme a carga do motor, entre 62 e 69 ºc. penso que uma melhoria do isolamento poderia aumentar ainda mais estas temperaturas, pois o circuito aquecido inclui pré-filtro, filtro, 2 válvulas pevekoil e bi. em caso como este, quando a temperatura não atinge os necessários 75 ºc, não se deve usar ov100 (ou ov98 + 2% de gasolina), deve se usar alguma percentagem de gasóleo - para temperaturas acima de 60 ºc até 70 ºc uma mistura de ov95 + 3% do gasóleo e 2% de gasolina.
entretanto apareceram alguns problemas de funcionamento do motor. após a análise constatei, que foram originados por água no gasóleo e o ov insuficientemente reciclado (com banha). essa água contaminou também o depósito do ov e contribuiu, em conjunto com ov, à rápida colmatação do filtro principal. consequentemente a depressão criada pela bi, ao puxar o ov, contribuiu para o aparecimento do ar no sistema que nem uma válvula automática de purga do ar conseguia resolver. o motor, naturalmente, não desenvolvia.
este é um problema bastante comum. muitos carros tem um filtro grosso no depósito. quando o ov está mal filtrado ou quando o retorno regressa ao depósito, onde o ov quente oxida e polimeriza com facilidade (na presença do ar), este filtro acaba por colmatar e não deixa passar o combustível para bi. os que não tem este filtro, acabam por colmatar rapidamente o filtro principal.
foram feitos testes de aquecimento do combustível, medido na entrada da bi, por um t com sensor (ptc). com temperatura exterior de 8 ºc, o gasóleo aqueceu em 3 minutos (aprox. 1.200 m percorridos) até 52 ºc, o sistema automático comutou para ov, a temperatura baixou para 45 ºc e dentro de 4 minutos subiu até 66 ºc. depois manteve-se, conforme a carga do motor, entre 62 e 69 ºc. penso que uma melhoria do isolamento poderia aumentar ainda mais estas temperaturas, pois o circuito aquecido inclui pré-filtro, filtro, 2 válvulas pevekoil e bi. em caso como este, quando a temperatura não atinge os necessários 75 ºc, não se deve usar ov100 (ou ov98 + 2% de gasolina), deve se usar alguma percentagem de gasóleo - para temperaturas acima de 60 ºc até 70 ºc uma mistura de ov95 + 3% do gasóleo e 2% de gasolina.
- Anexos
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- aquecimento dos tubos injectores.jpg (0 Bytes) Visto 7075 vezes
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
olahynek Escreveu: quando a temperatura não atinge os necessários 75 ºc, não se deve usar ov100 (ou ov98 + 2% de gasolina), deve se usar alguma percentagem de gasóleo - para temperaturas acima de 60 ºc até 70 ºc uma mistura de ov95 + 3% do gasóleo e 2% de gasolina.
posto isto, existe alguma recomendação ou tabela em termos de máximo temperatura atingida/percentagem máxima de o.v.?
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
não existe, mas podemos criá-laeletrico Escreveu:olahynek Escreveu: quando a temperatura não atinge os necessários 75 ºc, não se deve usar ov100 (ou ov98 + 2% de gasolina), deve se usar alguma percentagem de gasóleo - para temperaturas acima de 60 ºc até 70 ºc uma mistura de ov95 + 3% do gasóleo e 2% de gasolina.
posto isto, existe alguma recomendação ou tabela em termos de máximo temperatura atingida/percentagem máxima de o.v.?
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
pois era capaz de ser útil
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
boas,
hoje decidi retirar as temperaturas do combustível a entrada da bi:
o teste foi feito com 14º cá fora e numa média de 50km/h.
um problema que também acontecia era com o carro a ov a passar das 2500rpm acendia uma luz no painel e o carro parava de responder, segundo o manual essa luz teria haver com a centralina e problemas eléctricos, após várias tentativas do hynek a troca do filtro resolveu o problema, talvez devido a alguma banha que foi junto com o ov culmatou o mesmo.
cumprimentos.
hoje decidi retirar as temperaturas do combustível a entrada da bi:
o teste foi feito com 14º cá fora e numa média de 50km/h.
um problema que também acontecia era com o carro a ov a passar das 2500rpm acendia uma luz no painel e o carro parava de responder, segundo o manual essa luz teria haver com a centralina e problemas eléctricos, após várias tentativas do hynek a troca do filtro resolveu o problema, talvez devido a alguma banha que foi junto com o ov culmatou o mesmo.
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
boas,
hoje o meu megane deixou-me pela 1º vez a pé
vinha a andar com ele e de repente foi abaixo, deu-me a sensação que tinha ficado sem ov, mas ainda não estava na reserva . abri o capô e dei com o pré-filtro vazio achei estranho, andei a verificar a tubagem e estava tudo 5 estrelas, após várias tentativas a ligar o carro ele bem que tentava mas tinha muito ar, passados uns 20min o filtro tornou a encher mas para continuar com o azar fiquei sem bateria
lá tive que chamar a assistência em viagem, pedi ao sr. do reboque se possível para me dar bateria que o carro deveria pegar, ele respondeu que não tinha e só estava lá para rebocar, achei estranho, como era algo fácil não era necessário tanto. quando cheguei a casa com o carro ele pegou a 2ª com a ajuda de uns cabos e a bateria do carro do meu pai
agora tenho que descobrir o que levou a tapar a passagem do combustível, talvez alguma sujidade ou como o depósito estava quase no fim alguma banha que lá restava de a uns meses ter ido lá infelizmente parar . também descobri que tenho que trocar uma anilha de um injector não deita muito ar, mas já deixou marca preta no motor, será muito preocupante ter feito alguns km assim?
cumprimentos.
hoje o meu megane deixou-me pela 1º vez a pé
vinha a andar com ele e de repente foi abaixo, deu-me a sensação que tinha ficado sem ov, mas ainda não estava na reserva . abri o capô e dei com o pré-filtro vazio achei estranho, andei a verificar a tubagem e estava tudo 5 estrelas, após várias tentativas a ligar o carro ele bem que tentava mas tinha muito ar, passados uns 20min o filtro tornou a encher mas para continuar com o azar fiquei sem bateria
lá tive que chamar a assistência em viagem, pedi ao sr. do reboque se possível para me dar bateria que o carro deveria pegar, ele respondeu que não tinha e só estava lá para rebocar, achei estranho, como era algo fácil não era necessário tanto. quando cheguei a casa com o carro ele pegou a 2ª com a ajuda de uns cabos e a bateria do carro do meu pai
agora tenho que descobrir o que levou a tapar a passagem do combustível, talvez alguma sujidade ou como o depósito estava quase no fim alguma banha que lá restava de a uns meses ter ido lá infelizmente parar . também descobri que tenho que trocar uma anilha de um injector não deita muito ar, mas já deixou marca preta no motor, será muito preocupante ter feito alguns km assim?
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
tópico mudado para o local certo:!:
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
A caminho dos 92.000km
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
bem fiquei sem saber de onde veio o problema
talvez uma pequena fuga junto da cola que segurava o sensor da temperatura para controlar o ov na entrada da bi
cumprimentos.
talvez uma pequena fuga junto da cola que segurava o sensor da temperatura para controlar o ov na entrada da bi
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
tenho um seat ibiza 1.9 tdi de 110cv de 2001 e pretendo saber se posso ussar oleo vegetal neste carro sem fazer nenhuma alteraçao, ou se precisar kal a alteraçao a fazer e o preço....com os melhores cumprimento
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Re: Kit de 1 depósito no RENAULT-MEGANE-1,9 dTi
post repetido. não há necessidade.