Alterações Corsa 1.5 D

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

olá

depois de varias consultas neste fórum e sabendo do equipamento disponível de origem neste carro, optei por fazer algumas alterações.

como tal durante todo o processo fui tirando algumas fotos.

aqui esta o material usado.

Imagem
Imagem

o ponto de partida destas alterações o seja o veículo no seu estado original.

Imagem

isso em termos de circuito de combustível com respeito a painel de instrumentação o inicial era isto:

Imagem

depois de fazer algumas verificações dado já ter relé com fusível (meio caminho andado) optei pelo seguinte esquema eléctrico.

Imagem

o sistema eletrico instalado permite voltar ao petrodiesel em qualquer altura, sem desmontar nada.

assegura que na eventualidade de se atingir temperaturas bastante baixas e feito o aquecimento do combustível pela acção do termocontacto.

para uso do o.v. e só ligar o interruptor.

o aspecto final do painel e este:

Imagem

com respeito ao sistema de combustível como não tem bomba manual e normalmente ferra bem a chave optei por esta configuração:

Imagem

esta configuração permite o funcionamento com retorno ou sem retorno ao tanque ( petrodiesel ou o.v) .

alem de ter bastante espaço para o ar acumulado permite sem nenhum esforço a purga do sistema via tanque (mesmo com o carro a trabalhar)

assim o aspecto final do trabalho e este:

Imagem

o velho corsa depois das alterações já fez uns km ainda não se queixou vamos ver ate quando

embora me disponibilize a partilhar o que fiz não o recomendo.

pois cada caso e um caso e deve ser analisado ao pormenor com quem sabe do assunto e pode aconselhar correctamente.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

muito bem, uma interessante contribuição. não entendi bem como se faz a selecção do combustível. as torneirinhas são em polietileno de baixa ou alta densidade?
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

manuelcar Escreveu:muito bem, uma interessante contribuição. não entendi bem como se faz a selecção do combustível. as torneirinhas são em polietileno de baixa ou alta densidade?
ola boas manuelcar

talvez tenha indusido em erro as torneiras servem para ter o sistema com retorno ou sem ele e faser a purga de ar do sistema directo ao tanque como esta no desenho (esqueci-me das legendas dava jeito)

Imagem

com respeito ao marerial das torneiras era o que havia na loja (material tipico de rega) espero que aguentem
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


husky
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

parece ser simples...mas se poderes tirar + umas fotos.... onde esta o outro deposito??

ps. ja tive um carro desses embora estivesse a precisar de camisas novas anda que se farta...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

husky Escreveu:parece ser simples...mas se poderes tirar + umas fotos.... onde esta o outro deposito??

ps. ja tive um carro desses embora estivesse a precisar de camisas novas anda que se farta...
ola husky

e so com um deposito o material que esta ja de origem no carro e mais umas coisitas que se encontra em qualquer lado por meia dusia de €

este carro e rialmente uma maquina descuidaram-se certamente na linha de montagem
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

uma iniciativa louvável, parabéns.

só gostava de chamar atenção que o material que se usa para rega e água vai dar problemas a curto prazo.

onde aqueces o ov e como se controla e mantém a temperatura?

este é o sistema de 2 depósitos? como se passa do gasóleo para ov?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

hynek Escreveu:uma iniciativa louvável, parabéns.

só gostava de chamar atenção que o material que se usa para rega e água vai dar problemas a curto prazo.

onde aqueces o ov e como se controla e mantém a temperatura?

este é o sistema de 2 depósitos? como se passa do gasóleo para ov?
ola hynek

o aquecimento e feito pelo aquecedor do filtro do gasolio que ja vem montado no carro foi feito um "by-passe " ao termocontacto por um intrupror e e so ligar.

e so o deposito do carro mais nada.

so as torneiras e que e material de rega.

mas ja agora quais são os problemas pociveis de ocorrer?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

- o filtro aquecido é de longe o suficiente
- o material usado não resiste ao combustível aquecido

fiz estas experiências há 15 meses atrás.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

sim, o polietileno não é dos materiais mais resistentes, mas ajuda se for de alta densidade (tb se vende nas lojas de materiais de rega. vai dando uma olhada na 1ª torneira para ver se resiste ao calor e ao ov. a 2ª torneira é desnecessária. eu já experimentei. a bomba de injecção chupa o combustível mais quente e pelo caminho mais curto, e esse é o que retorna ao filtro. quando fechas essa torneira ele não tem remédio senão retornar ao tanque.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

manuelcar Escreveu:sim, o polietileno não é dos materiais mais resistentes, mas ajuda se for de alta densidade (tb se vende nas lojas de materiais de rega. vai dando uma olhada na 1ª torneira para ver se resiste ao calor e ao ov. a 2ª torneira é desnecessária. eu já experimentei. a bomba de injecção chupa o combustível mais quente e pelo caminho mais curto, e esse é o que retorna ao filtro. quando fechas essa torneira ele não tem remédio senão retornar ao tanque.
obrigada pelos conselhos manuelcar

este sistema tem de sofrer algumas alterações ainda para alem do que me também o hynek me troce a atenção outros pormenores.

vou proceder as correcções necessárias e depois descrevo o que fiz.

de qualquer forma obrigado a todos pela ajuda assim conseguimos ir lá
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

manuelcar Escreveu:sim, o polietileno não é dos materiais mais resistentes, mas ajuda se for de alta densidade (tb se vende nas lojas de materiais de rega. vai dando uma olhada na 1ª torneira para ver se resiste ao calor e ao ov. a 2ª torneira é desnecessária. eu já experimentei. a bomba de injecção chupa o combustível mais quente e pelo caminho mais curto, e esse é o que retorna ao filtro. quando fechas essa torneira ele não tem remédio senão retornar ao tanque.


ola

fiquei com duvidas em relação a esta torneira pois ontem o carrito fez greve deixou-me apeado com falta de gasóleo (nada que não se resolvesse só mudando as torneiras e haja bateria).

eis o que penso ter acontecido:

o carro ficou parado em sitio direito +/- 24h o tanque devia estar por volta de 3/4

como não havia indícios de derrame de combustível nem por baixo do carro nem por perto dos tubos leva-me a crer que tenha sido ar que entrou nos tubos ,por outro lado o carro não andou muito desde que fiz as alterações .

com respeito a temperatura ,parece difícil já ter feito estragos (explico mais tarde porque) ao ponto de criar fugas pois as abraçadeiras ate foram apertadas a maquina sem moer os parafusos.

resta assim a torneira que pode eventualmente ter deixado passar ar do tanque (e possível o tubo de retorno ser mais acima do que o da admissão ? ) só assim da para perceber o recuo do combustível.

e possível ter sido assim ?continuo na duvida pois não mexi em nada para ferrar a bi e não voltou a acontecer .fiquei sem perceber.


comprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

esta tua ideia de 2 torneiras é muito interessante. lembrei-me de usar as torneiras que servem para fechar combustível antes e depois do filtro nas caldeiras a gasóleo.

se bem me lembro, usaste torneiras para água - a origem do problema descrito deve estar aí.

hoje ajudei fazer alteração ao 205forever, está descrito aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 1969#31969

em vez das torneiras aperta-se o tubo, mas funciona lindamente e não é preciso chupar ar com a boca.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola hynek
eu já vi as recomendações que deste ao 205forever

eu também ja vi na net umas torneiras boas para isto mas estavão agregadas a um kit

parece-me que e do tipo de material da hidráulica tenho de ver bem se encontro ou então opto por uma eletrovavula ainda tenho de ver

de qualquer forma ainda aguardo a chegada de material para melhorar isto.

assim que poder vou postar aqui um apontamento sobre a temperatura.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

pinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta mai 16, 2007 9:05 am

oi

Mensagem por pinheiro »

tambem tenho um corsa a 1.5 d e uso 10l gasoleo p 5 litros de oleo e nada de problemas
ja tentei andar sempre com a resistencia de origem ligada mas o alterna or ta sempre e m carga gasta muita bateria
opel vectra 1.7 td 97

futura frigideira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola novamente
aqui vai então o apontamento sobre temperatura.

com esta alteração descrita em relação ao aquecimento o que de mais
positivo se nota e a emissão de gases pois o fumo passou a ser menos negro mesmo com acelerador a fundo.

mas consciente da importância do aquecimento quer para a bi quer por causa da combustão achei por bem medir as temperaturas do combustível
para isso usei este material que era o que por aqui havia em casa.

Imagem

a imagem não e muito explicita mas resumo
sonda tipo pt100 montada num t ligada a um controlo de temperatura.

isto foi só para testes mais tarde ira ser montado uma coisa destas:

http://seealte.europecon.net/index.php? ... =&limit=50[/url]


as temperaturas obtidas mostram bem a insuficiência deste equipamento nestas condições pois foram obtidas temperaturas
entre 50-55ºc manifestamente pouco.

conclusão vou verificar segundo a tabela de viscosidade destes combustíveis para ver se consigo chegar a um consenso sobre %ov/ºc

abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

manuelcar Escreveu: a 2ª torneira é desnecessária. eu já experimentei. a bomba de injecção chupa o combustível mais quente e pelo caminho mais curto, e esse é o que retorna ao filtro.
ola a principio fiquei um bocado céptico com respeito a ideia (não que estivesse a duvidar da capacidade técnica do "manuelcar" não tenho e muito conhecimento disto e tenho pouco apetite para andar a pé ) mas parece que e realmente assim pelo menos ainda não falhou anda com as duas torneiras abertas e não faltou gasóleo

a manter-se significa que basta montar um t na admissão e outro no retorno com uma torneira intercalada.

que vai dar um jeitão fechar quando o ar aparecer.

cumprimentos

e obrigada "manuelcar" pela recomendação
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


o maquinista
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 03, 2007 4:44 pm

utilização 100% OV

Mensagem por o maquinista »

boas caros, alternativos "digo". e a minha primeira vez aqui o que faz de mim um novato. well a ideia é passar directamente ao consumo de ov 100% e de uma forma segura pelo menos assim o penso. gostaria que alguem apreciasse a minha alternativa e me desse uma resposta. a solução mais viavel depois de ler e ter experimentado algumas alternativas ao diesel (experiencias em motores tipo peter lister) é de que aquilo que arde e é viscoso serve bem a um motor de oleo pesado. well posto isto só é necessario que o sistema de injecção seja robusto o suficiente para o pulverizar, o que não é nos nossos carritos. (corsa 1.7 d) portanto vamonos ficar pelo ov que resulta conforme demontra a vossa experiencia.
a minha solução é a de dois tanques, o tanque do ov. com um sistema de combustivel identico ao do diesel , sofrendo só uma pequenita alteração no que respeita ao aquecimento. água do motor!! e só construir um permutador de calor e já está. claro as tubagens deve ser de hydraulica de baixa pressão que se compra ai mt barato em qualquer loja. e as valvulas electricas e tb de hidraulica. agora gostava de vos mandar o esquema mas n sei se consigo.:)
abraços e boas frigideiradas.
ps alguem explica como envio o esquema!!!
o maquinista

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: utilização 100% OV

Mensagem por hynek »

o maquinista Escreveu:!!!
acho que deves primeiro ler com mais atenção o que já foi desenvolvido e experimentado. neste fórum já existe informação suficiente para fazer adaptação com segurança. nem qualquer aquecimento, nem qualquer tubo nem qualquer válvula serve. o barato sai caro, há muita gente que pode testemunhar isso.

mas se queres fazer à tua maneira, é contigo, agradecíamos se deixasses depois o teu testemunho aqui no fórum.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


o maquinista
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 03, 2007 4:44 pm

Mensagem por o maquinista »

well , obrigado pelo comentario, e sim tens toda a razão mas de acordo com aquilo que li por aqui, digamos que há ai pessoal a utilizar materiais mt pouco ortodoxos para fazer uma coisa destas. mas tal como disseste cada um sabe as linhas com que se coze. sabes se há experiencias bem sucedidas no que respeita ao uso 100% ov. tb tenho outra duvida que tem a ver com quimica de fluidos, área que desconheço por completo. gostava de encontrar um tipo qualquer de info genero tabela de comportamentos dos fluidos quando sujeitos a temp e pressões, ciclos de aquecimento, e o que muda a nivel molecular.
abraços e boas fritadas.
ps continuo sem perceber como mando o esquema!!!
o maquinista

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

a resposta à tua pergunta abrange um ramo científico inteiro, se quiseres respostas, terás de estudar isso.

quanto a esquema:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=222
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”