VW Passat 1.6 TD de 1989

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por Flamingo »

o aquecimento elétrico,... que para quem desconheça é aquele bloco de alumínio que se encontra sobre o motor e que se pode ver mais atrás em fotos, apesar de funcionar na perfeição tem um defeito. o consumo de energia eletrica (42 ampéres) é um pouco alto para o meu gosto e para as minhas ambições, e eu sei que se pode fazer melhor.
na sequência de uma ideia apresentada pelo user red-baron, e que o user [***************] apelidou de "charuto", procurei desenvolver a ideia e pola em prática, iria segundo os meus calculos ter um consumo de energia abaixo dos 10 ampéres. os primeiros resultados não foram muito satisfatórios, mas o assunto ainda não morreu. de qualquer maneira e depois de medidas as temperaturas no exterior do tubo, estou convencido não andar muito longe dos objetivos pretendidos, que são 75º de temperatura no combustivel quando andar a ov.
aqui ficam as fotos desse sistema de aquecimento:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

colocação no motor.
Imagem

mais fotografias sobre a aplicação no motor aqui:
viewtopic.php?f=18&t=5922&st=0&sk=t&sd=a&start=100

Imagem

medições de temperatura. mais fotos aqui:
viewtopic.php?f=18&t=5922&st=0&sk=t&sd=a&start=120

sobre o "charuto", já existe uma nova resistência multifilar (4 fios de 0,85 mm torcidos uns nos outros tipo corda) e uma outra construida com fio de 2 mm de diâmetro. estou no entanto a ver se chega fio de 2,5 mm. para construir novo "charuto" terei de adquirir tubo com mais comprimento.
vai continuar...
um abraço.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo..creio já te ter dito anteriormente mas poderá ter-te passado despercebido..é o seguinte : se com um unico arame (cromo-niquel) com cerca de 1,20m de comprimento e 0,6mm de espessura aplicado no exterior de um tubo de injector se consegue uma temperatura da ordem dos 135º em questão de segundos..o mesmo tipo de arame deveria fazer com que o meu "afilhado" (o charuto) atingisse a temperatura que pretendes com uma ainda maior rapidez..junta a isto que dada a menor espessura do arame necessitarás de gastar menos energia para a obtenção do mesmo resultado..

força nisso

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por Flamingo »

caros colegas foristas do novaenergia, aqui o flamingo substituiu a viatura. vendeu a passat e comprou um mitsubishi galant de 1994, a diesel claro.
motor 2000 td penso que mesmo da mitsubishi.
a passat começou a presentar umas anomalias que no meu entender iam dar pano para mangas, então optei por vender e comprar japonês por entender serem mais fiaveis.
claro que agora há que o por a meu jeito, mas tem pouca coisa para mexer, segundo me parece...
um abraço...


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por visitante »

vivam ...

caro flamingo..prepara-te..

não te faltarão comentários (não daqui) deste género :

eu bem te avisei que :

essa ideia de meteres oleo de fritar ia dar mau resultado..
nunca acreditei nessa treta
olha !!!!..agora faz a este o mesmo que fizéste ao outro..
bem te dizia que ia dar asneira..não te disse ?..
espero que te tenha servido de lição..


mas o que eu gostaria mesmo de saber é o que é que realmente se passou com a passat..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por Flamingo »

vivam... agora fez-me rir...

com a passat o que se passou foi que o peso da idade começou a ditar regras na carteira (despesas).

um ligeiro relatório:
-ia eu a caminha da minha terra e numa subida acentuada ela começou a aquecer. entupimento de tubos e uma anomalia no motor das ventoinhas estiveram na origem deste aquecimento.
uma limpesa no circuito de refrigeração, um conjunto (motor e ventoinhas usado) de um seat ibiza, um termostato para trabalhar a temperatura mais baixa e 130 euros gastos, resolveram o problema.

-a direção (que é assistida) já pingava oleo em quantidade consideravel. de 500 em 500 km lá tinha eu que atestar com cerca de 0,4 lts.
levou uma direção usada vinda de um socateiro, tal como o motoventilador do radiador anteriormente referido. a juntar a isso, mais dois rolamentos numa roda traseira, e um fole de transmissão que a mim me custou aceitar ter que meter. essa transmissão (junta hemocinética) era nova, foi metida na páscoa e fui eu mesmo que a pus. o fole era novo, vinha incluido. como é que em tão pouco tempo se estraga!
bem, lá foram mais 320 euros neste tombo...

alem do já referido, havia ainda uns apoios da suspensão dienteira para por; (apoios que ficam no cimo, onde a suspensão roda na altura que se vira a direção); um motor para fazer circular a água pelo turbo, estava bloqueado; retificar a bomba de oleo, já não criava pressão no sistema e por esse motivo usava oleo 20w50; tinha de levar um controlador dos vidros na porta do condutor, algumas vezes não trabalhava nenhum deles, etc...

mas a decisão em vende-la veio quando numa subida acentuada e com cinco pessoas dentro, em que a meio me pediu a 1ª velocidade, ouvi um gralhar/bater no motor demasiado forte. quase que afirmava ser uma biela a bater. já algumas vezes ouvia um barulho anormal vindo daquele lado, mas continuava, até que ali em esforço o barulho foi mais lúcido, então achei que era altura de a trocar...

sobre o ov nada a apontar, o essencila do sistema ficou comigo. na carrinha não foi nada montado...


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por pinto »

boas flamingo,entao e o gallant ja anda a oleo?o teu,meu,nosso permutador ainda está para as curvas.lá para o fim do ano tambem vou ter que trocar de carro,e o permutador fica por cá,para o aplicar na nova aquisiçao.abraço
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por Flamingo »

ainda não, mas em breve começa. por aqui o problema vai sendo não o conseguir arranjar, o ov usado...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por Flamingo »

actualização do meu diário de bordo.
pinto Escreveu:boas flamingo,entao e o gallant ja anda a oleo?
...........
infelizmente não chegou a andar.

em junho de 2010 adquiri um fiat uno 1.3 diesel. confesso que nunca fui adepto da marca, mas dia para dia, até tenho vindo a ficar surpreendido com o carro.
quando comecei a ter algum tempo resolvi também começar a equipalo para andar a ov, como actualmente é dificil arranjar ov em grandes quantidades (não como dantes), entendi apetrechalo para andar apenas a 50% no máximo. nesse sentido a preparação acabou por ser mais fácil e ficar mais barata.
Imagem
a mecânica dele antes de ser retirada a capa do motor

Imagem
depois de retirada a capa vi ali espaço para colocação do "charuto", e com a dita capa este fica escondido debaixo.
aquela tampa das valvulas foi meritória de uma atenção particular. bababa um bocadinho de óleo. para solucionar isso levou massa de juntas, actualmente ká não baba nada e encontra-se mais limpa.
mais informação aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por Flamingo »

efecuada a realimentação do retorno no fiat, reportei o que fiz no lugar apropriado.
as fotos:
muito importante, antes de fazer a dita realimentação, substituir tubos de recuperação do combustivel nos injectores. utilizar x-acto para cortar o tubo e nunca um alicate como já vi algumas vezes.
Imagem
a realimentação:
Imagem
mais informações aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=280
e aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por Flamingo »

na altura, sem meios para tirar fotos e reportar aqui no fórum, acabei por não fazer descrição detalhada do "charuto" que ainda cheguei a inslalar na passat e que funcionou. no entanto aconteceu um acidente com ele e tive de o retirar. isso está descrito aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160

aqui fica uma foto de como ele era.
Imagem

actualmente já se encontra no fiat uno 1.3 diesel algo do género instalado, mas ligado de forma a não acontecer aquilo que aconteceu que é visivel na foto anterior, e descrito na página do link onde se encontra a foto.

os materiais para o charuto novo, do anterior aproveitei o t, uma resistência, abraçadeiras, alguns records, um relé, alguns fios/cabos, e penso que mais nada.
Imagem

o custo dos materiais que adquiri agora ronda os 30€. foi 14,80€ do termo-contacto fae; 8,60€ de material de hidráulica; 5 € de caixa para um fusivel (que alberga fusiveis até 50a) e mais umas miudezas...
a temperatura agora fica limitada a 55º, mas se quiser novamente a 75º, é só trocar o termo-contacto fae.
não tenho mais pormenores por motivos descritos em post colocado nos links das fotos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por Flamingo »

a foto que se segue, é referente a um projecto que ajudei a fazer ao meu filhote para a escola. é sobre um carrito movido apenas e só, atravéz de energia solar captada pelos paineis colocados no tejadilho. ao contrário de outros colegas da escola, este não tem qualquer bateria para ser carregada com os ditos paineis. são sim os paineis que o movem.
estava prevista uma descrição detalhada do carrito em tópico apropriado, bem como um video do mesmo em circulação. fica apenas esta foto.
Imagem


sendo esta a área em que eu trabalho, possivelmente, de futuro talvez venha a dar particular atenção a algo deste género para aplicação no escape do motor. possivelmente...
http://www.youtube.com/watch?v=laatromm ... 0e2093fa83

antes tenho outro projecto para acabar, mas como já pude dizer em outros tópicos e pelas razões lá especificadas, a informação ficará contida por estas bandas.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por klinzter »

belo projecto :)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por serges »

Obrigado Flamingo pela tua participação!

Força com o projecto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: VW Passat 1.6 TD de 1989

Mensagem por g_card »

grande projecto que tu desenvolveste parabéns!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”