Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

lcardoso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado dez 12, 2009 6:13 pm

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por lcardoso »

olá,
estamos trabalhando com um novo biocatalisador sólido, heterogêneo e enzimático que possui muitas vantagens sobre o processo atual:
- funciona com qualquer óleo, mesmo com alto índice de acidez;
- não sofre influência de água no óleo e não gera sabões;
- gera um biodiesel e glicerina com alta pureza. não precisa lavar o biodiesel.
- funciona com metanol ou etanol.

mais detalhes em http://www.energia.bio.br
luciano
Anexos
amostras.resized.jpg
amostras.resized.jpg (35.78 KiB) Visto 14653 vezes


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por emanuel »

gostei do processo, mas surgiram duas dúvidas.

pode ser usado alcool hidratado (etanol)?

e a outra dúvida é:
não entendi como funciona o equipamento, e como posso montar um equipamento para mim.


lcardoso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado dez 12, 2009 6:13 pm

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por lcardoso »

emanuel Escreveu:gostei do processo, mas surgiram duas dúvidas.

pode ser usado alcool hidratado (etanol)?

sim, pode ser usado com etanol anidro, hidratado e até metanol.

e a outra dúvida é:
não entendi como funciona o equipamento, e como posso montar um equipamento para mim.
o equipamento é bastante simples:
óleo deve circular lentamente por dois reatores (1 e 7).
como o catalisador é sólido, com grãos que variam de 150 a 300micra, cada reator deve possuir um filtro metálico(3) no parte inferior.
o óleo + etanol passa pelo biocatalisador 2 por gravidade e vai para o reservatório 4.
a glicerina se deposita no reservatório (5).
o ciclo deve ser repetido no reator (1) que faz a transesterificação e depois o óleo vai para o segundo reator (7) que faz a esterificação final.
o filtro de papel (8) faz um polimento, se necessário.
luciano
Anexos
reator.jpg
reator.jpg (66.31 KiB) Visto 14639 vezes


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por emanuel »

agora sim, ficou bem explicadinho. sabe, é uma ótima opção. principalmente para quem tem produção doméstica (como eu)


Smachado
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 26, 2013 2:54 pm

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por Smachado »

Olá a todos, boas!

Meu nome é Sérgio e moro em Cabo Verde. Aqui tenho sol praticamente todo o ano e isso parece que conta muito na produção do biodiesel derivado de óleo de cozinha usado.

Tenho conseguido exito com Etanol puro 96%!

O que muitos diziam ser impossível eu teho conseguido produzir um etanol limpinho e que fez meu carro melhor em 10% o desempenho.

O processo que eu tenho usado é bem simples, baseado num vídeo de uma Americana que vive no México, e o clima é parecido com o meu.

Utilizo o sol como aquecedor do óleo, onde deixo um bidão de 20 litros de óleo usado descansando por 3 dias com a tampa aberta. A água do óleo evapora e deixa o óleo no ponto para o processo de filtragem.
A seguir filtro o óleo com uma calça de Ganga (Jeans), na qual amarrei a perna e deixo ecorrendo por algumas horas sobre uma bacia. Parece complicado e nojento, mas não é! Depende de como faz. Crie uma armação em madeira ou aço, onde pode pendurar a calça, deixa a bacia embaixo de forma a suportar o volume de óleo, e comece a despejar o óleo na calça. Recomendo antes passar por um coador para tirar os sólidos do óleo.

Após a filtragem, o óleo volta para o Sol e a tarde, já pode-se aplicar a formula: Para 10 Litros de óleo, usa-se 60 gramas de Sóda Caustica em Pó (é a que tenho aqui, mas penso que pode-se usar outra) e 2,5 litros de alcool puro Etanol 96%. Dissolva muito bem a mistura, o que leva uns 10 a 15 minutos. Em seguida despeje no óleo e mexa bem o bidão durante 5 min, e não esqueça de abrir a tampa para sair os gases, depois feche e continue a mexer. Vai suar um pouquinho, o que é bom pra saúde! :)

Essa operação deve feita a partir das 15 horas!!!!!! Essa hora o óleo está entre 50 e 65 C, perfeito para o processo, e ainda haverá sol por mais 4 horas, o que manterá a temperatura do óleo.

Deixe descansar por 3 a 4 dias no sol.

A Glicerina ira ter decido na mesma quantidade da mistura adicionada. No caso da mistura virar um gel, é divido a alguma humidade. Nesse caso deixe mais uns dias com a tampa aberta (durante o sol), para toda a humidade sair e ele voltará a ficar líquido.

LAvagem!!!! Fase CRUCIAL

Essa mistura, todos ja sabem que gera sabão muito facilmente, portanto muita atenção agora!

Para fazerem uma experiencia, use uma garrafa pet e coloque cerca de um litro da mistura e 0,5 l de água de torneira. A água deve ser colocada suavemente, deitando a garrafa para a água escorrer para o óleo sem agredi-lo. Após isso, feche bem a garrafa e começa e fazer movimentos suaves virando a garrafa de cima para baixo várias vezes, de forma a misturar o óleo com a água, e fazer bolhinhas pequeninas de água.

Deixe a garrafa de cabeça para baixo por 6 horas. Pode ser durante a noite toda se quizer! Após isso, verá que a água está bem branquinha e o biodiesel mais limpoe e mais amarelado, perdendo o tom de cor de óleo queimado.

Repita essa operação por 4 a 5 vezes até a água ficar transparente e o óleo limpinho.

Ai meu filho . . . . Manda bala na caranga!!!! :)

Durante o processo de lavagem, as primeiras lavagens geram um creme branco, o que é sabão. Ainda estou estudando o que posso fazer com isso, e aceito sugestões. Usei esse resíduo na luva que eu uso durante as operações, e ela estava totalmente porca com restos de óleo e poeira, e após usar o resíduo e água, ficou como nova. parece aqueles sabões que os mecanicos usam para limpar as mãos.
Anexos
Biodiesel com Etanol 96% (Alcool puro) Após a Quinta lavagem
Biodiesel com Etanol 96% (Alcool puro) Após a Quinta lavagem
IMG_5477 (1).jpg (76.6 KiB) Visto 12490 vezes
Biodiesel com Etanol 96% (Alcool puro) Após a Primeira lavagem
Biodiesel com Etanol 96% (Alcool puro) Após a Primeira lavagem
IMG_5475 (1).jpg (58.34 KiB) Visto 12490 vezes


Smachado
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 26, 2013 2:54 pm

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por Smachado »

Estive no site http://energia.bio.br e não achei nada sobre esse catalizador sólido.

Adorei essa reator!!! Fantástico!Parece um processo bem mais limpo!

Como pode se adquirir esse catalizador sólido? Qual o custo?

Abraço


Alaorney
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça fev 03, 2009 6:58 pm

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por Alaorney »

Smachado Escreveu: quinta mai 30, 2013 7:55 pm Estive no site http://energia.bio.br e não achei nada sobre esse catalizador sólido.

Adorei essa reator!!! Fantástico!Parece um processo bem mais limpo!

Como pode se adquirir esse catalizador sólido? Qual o custo?

Abraço
emanuel Escreveu: sexta dez 18, 2009 12:43 am agora sim, ficou bem explicadinho. sabe, é uma ótima opção. principalmente para quem tem produção doméstica (como eu)
[/
Boa noite . Amigo como está ? Vi aí seu sistema fui no site e não encontrei nada , quero saber como adquiri este catalizador.


zoombee
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jul 20, 2018 7:31 pm

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por zoombee »

Também tenho interesse nesse catalizador. Não encontrei informações sobre ele no Site.

Qual o custo?

Serve para etanol hidratado?


zoombee
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jul 20, 2018 7:31 pm

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por zoombee »

Smachado Escreveu: domingo mai 26, 2013 3:39 pm Olá a todos, boas!
Meu nome é Sérgio e moro em Cabo Verde. Aqui tenho sol praticamente todo o ano e isso parece que conta muito na produção do biodiesel derivado de óleo de cozinha usado.
Tenho conseguido exito com Etanol puro 96%!
O que muitos diziam ser impossível eu teho conseguido produzir um etanol limpinho e que fez meu carro melhor em 10% o desempenho.
O processo que eu tenho usado é bem simples, baseado num vídeo de uma Americana que vive no México, e o clima é parecido com o meu.
Utilizo o sol como aquecedor do óleo, onde deixo um bidão de 20 litros de óleo usado descansando por 3 dias com a tampa aberta. A água do óleo evapora e deixa o óleo no ponto para o processo de filtragem.

Amigo, estou tentando já a algum tempo um processo parecido, mas não acontece a separação direito.

Uso oleo novo, Etanol hidratado e Soda praticamente na mesma proporção que vc, mas fica uma laminhazinha fina de uns 2% ou 3% flutuando por cima, que parece ser o biodiesel e o resto fica pra baixo com uma cor meio opaca.

Já aconteceu isso com vc?

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”