uma má experiência

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

também te posso informar que a queima da glicerina está a ser dificultada pela adição dos 5% de água após o processo. terei de pensar o que fazer para continuar com a minha salamandra a funcionar. provavelmente terei de alterar as coisas. ou continuo a gastar oleo usado e dar outro fim a glicerina ou adicionar á glicerina algo que a faça arder melhor.
Última edição por Fry em quarta out 25, 2006 5:28 am, editado 1 vez no total.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Uma má experiência

Mensagem por Captain »

boa,
vai dizendo coisas. fizeste bem em ver o nível inicial e comparar depois para ver o que vai descendo.
faças o que fizeres, tens sempre metanol a mais. se processares tudo novamente terás sempre uma quantidade desnecessária de metanol.
como não podes iniciar novo processamento desse óleo sem o secares, o que acontece?
ao aqueceres para secar, o met. contido no oleo tem de ir para algum lado. como evitar isso? impossível. se não for agora directo para a atomosfera, vai depois. não o podes queimar sem o obteres primeiro.
às vezes há coisas que são "do mal, o menos". portanto, o que tens a fazer é tentar fazer o menos dano possível. entre 20 litros de metanol e 120 litros de oleo mais alguma soda tudo pelo buraco abaixo direitinho à água e deixar alguém que desconhece snifar esses resíduos pelo caminho, meu amigo, faz o melhor que puderes e souberes, para evitar isso.

amigo barbas,
não fiques escandalizado por eu falar assim. esta é uma solução tipo "efeitos colaterais". só no início, podia ter sido evitada. depois de acontecer, não há mais nada a fazer que não seja minimizar . então, há que buscar soluções...
um abraço a todos,
captain


Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

e se o nivel não descer ao inicial(100lts)? faço a titulação e processo com 20% de metanol? e depois o excesso de metanol sai junto á glicerina?pergunto pq este metanol a mais não vai inter-agir com o oleo
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Uma má experiência

Mensagem por Captain »

penso que a maior parte do metanol a mais, não passa para a glicerina. grande parte dele vai ficar no bio e só vai sair com as lavagens. vais ter de fazer as lavagens "à bruta" ou seja:
primeiro e muito importante, faças o que fizeres, não te ponhas a cheirar isso. vamos então à lavagem.
- mandas água com fartura lá para dentro. agitas bem forte até ficar tudo amarelinho. deixa decantar umas horas.
retira a água branca e espessa que está no fundo e mais junto ao bio. retira também algum bio, deixa decantar e mete-o lá dentro outra vez. repete tudo. repete outra vez. quatro ou cinco vezes.
assim que a água de lavagem começar a aparecer mais ou menos limpa, só turva, começas a ter algum material. o metanol em exceso vai sair nessas lavagens.
deixa descansar e depois seca. se ficar tudo transparente, estás safo.

faz titulações muito bem feitinhas, não te enganes nas quantidades e faz tudo com calma e como deve ser.
mas atenção que o óleo tem de estar seco! caso contrário fazes sabão.
boa sorte.
captain


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

amigos....

não vale a pena discutir-mos isto assim...

não é igual beber 20 litros de vinho num dia ou em 2 meses...

não é igual evaporar 20 litros de metanol à força ou este ir parar à atmosfera por combustão (que não vai) ou por evaporação durante o processo ou por evaporação na glicerina.

os números que tenho é que 40% do metanol sai com a glicerina, algum perde-se no processo por evaporação e o restante é constituido no biodiesel, parte deste ultimo sai com as lavagens...

façam esta experiencia...

100ml de água, 100 ml de metanol, 50ml de água, 50 ml de metanol, 3 recipientes.

no primeiro coloquem 100ml de água, no segundo 100 de matenol e no 3º colequem os 50ml de água e 20ml de metanol, misturm bem.

a primeira nota a reter aqui é que o 3º copo, o da mistura, não tem 100ml... porque será?...

agora todos os dias façam um risco no nivel do líquido e digam-me qual o que evapora mais depressa...

e já agora tentem la largar fogo ao 3º copo...

volto-vos a lembrar que trans-ester-ificação significa substituição de um ester por outro, no caso glicerina por metanol...

volto-vos tambem a lembrar que o metanol é toxico também em estado gasoso...

porquê então poluir, arriscando a vossa saude, dos vossos vizinhos e a vossa segurança?

não estou a atacar ninguem... apenas estou a dar a minha opinião que evaporar 20 litros de metanol para a atmosfera não lá muito ecológico e pode mesmo ser perigoso.

se reprocessares tudo vais remover muito mais glicerina (com muito mais metanol) e o teu bio vai ficar com uma camada superior de metanol que vais remover com a água da lavagem e também alguma evaporação.

a quantidade total que vai parar à atmosfera é assim muito menor no mesmo espaço de tempo, minimizando os "danos colaterais"...

se já não cabe no teu processador, então divide o lote a meio e reprocessa metade de cada vez...

fiquem bem

barbas


Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

caro barbas, só agora li o teu post, hoje fui ver a quantidade que evaporou, pelas minhas contas 1 pouco mais de metade, fiz a titulação, e quando comecei a põr água destilada com soda,á 3ª gota ficou rosa, logo fiz o metóxido com 5grs base, puz 20lts de metóxido, mais 5lts de água faltava 1/4 de hora para acabar, com +/- 8lts de metanol que ainda lá estava , se tudo está bem feito tenho de tirar 33lts de glicerina correcto?
vamos ver como fica
fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

atenção 40% de metanol na glicerina para 22% em relção ao oleo...

se agora tens mais metanol é provavel que este aumente na glicerina um pouco, mas tambem no bio...

não vai todo na glicerina...

barbas

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Uma má experiência

Mensagem por Captain »

olá barbas e fllapy,
era o que estava a dizer. esse bio, se algum dia aparecer, vai estar carregado de metanol. só sai nas lavagens, e das boas.
mas espero que consigas safar esse oleo todo.
vai dando notícias.
cumps
captain


Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

boas a todos, quando processei este lote, tirei 1 amostra,ontem á tarde(24h) já tinha +/- 30% de glicerina, hoje á tarde (48h) vou ver se ainda há mais, a parte de cima(bio) tá com mto bom aspecto,uniforme e limpa.
pergunto, se lhe der mais lavagens que o costume o metanol vai sair todo? como é que eu vejo nas águas das lavagens que contêm metanol? será quando a água tiver ph7 ainda terá metanol?! e o bio? julgava que as lavagens eram para retirar essencilalmente restos de soda?
fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

amigo barbas

para quem defende a lavagem a seco, com silicato de magnesio, admira-me tanta preocupação com a evaporação do metanol.

analisemos:

ao usar este sistema de lavagem a seco, o silicato não faz só por si a completa anulação do metanol , senão vejamos o que dizem os entendidos.

dry washing has its best results when a closed reactor is used. a closed reactor relies on pressure and temperature (as high as 90°c) which ensures that the methanol is vented properly and glycerol separation is clearly defined.

http://www.hydrotechnik.co.uk/portable% ... ol_faq.htm

ou seja: a lavagem a seco tem melhores resultados quando o reactor é fechado. um reactor fechado assegura a pressão e a temperatura (tão alta quanto 90°c) promovendo a evaporação do metanol correctamente e separação do glycerol.

ora....elevando-se a temperatura para 90º supera a que eu anteriormente aconselhei ao fllapy.

o meu processador, como já testemunhaste, é fechado, mas pelas pequenas fugas da tampa, o metanol vai sempre evaporando, mesmo em pequenas quantidades, o que considero normalissimo.

no meu processo de secagem, também te posso revelar, que aqueço o biodiesel a 70º para que; não só evapore a água, mas também algum resto de metanol.

ora mediante o exposto, e seguindo todas a regras de segurança para o efeito, não achei que tivesse aconselhado mal o fllapy.

a não ser que .... o exemplo do vinho do porto seja usado neste caso e vás bebendo um copito de cada vez e ao fim de 1 mes tenhas o metanol evaporado

como já usaste bd feito por mim no teu pópó, é porque confiaste no que faço


ainda não me debrucei sériamente sobre este sistema de lavagem a seco, mas, já agora pergunto o que aconselhas para retirar o metanol?

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Uma má experiência

Mensagem por Captain »

boa tarde,
ora parece que o fllapy está a conseguir safar as coisas.
ao fry, quero dizer-lhe que estou inteiramente de acordo com o que aqui diz.
as lavagens retiram o excesso de metanol e ao aquecer para secar, adiós ao resto. e não há que chorar sobre isso, porque se não vai embora de uma maneira, vai de outra. temos de ser também realistas e como não temos uma industria química em casa, com evaporadores, recuperadores e outra dores, temos de fechar um olho e deixar o outro aberto.
isto que acabei de escrever é também para o amigo barbas, a quem todos muito devemos, não querendo com isto dizer que sou um poluidor ou que faço as coisas levianamente. é assim e que se há-de fazer? por enquanto, claro.
relativamente ao início deste debate, que era ajudar o fllapy a safar uma boa quantidade de matéria prima, parece que resultou o aconselhamento que teve, prova da utilidade deste forum e do espírito voluntarioso que o rege. entre um mal grande ( mandar tudo para o buraco) e outro menor, conseguiu ir pelo caminho do menor e evitar o mal maior. evitou o pior em duas vertentes, ambiental e económica.
parabéns, flappy. conseguiste!
um abraço a todos,
captain


Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

obg,foi graças a vós todos e com este "debate saudável", é assim que se aprende confrontando ideias diferentes e tentar chegar a uma conclusão sem vermos quem é que teve razão ou deixou de ter, eu qd aqui apareci só tinha ouvido falar de biodiesel nas noticias mto levianamente, mas despertei logo para o assunto , nunca aqui direi que já sei tudo , porque nesse dia tou a cometer o mais graves dos erros , e já cometi alguns como sabem
fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

bem.......

parece que os entendidos na matéria estão a chegar

o que discutimos aqui é prepositadamente para que as ideias surjam

eu sou amigo do barbas e fomos os primeiros a expôr aqui os nossos conhecimentos e experiências.

costuma-se dizer... da discussão nasce a luz

com a participação do captain já somos mais no debate e o erro do fllapy acabou por ilucidar os demais

fllapy, um dia destes passo por tua casa se me deres o teu numero pois nas minhas viagens passo mesmo pertinho de ti.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

terei todo o gosto já te mandei pm
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km


Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

boas , onten retirei 28lts de glicerina deste lote, era glicerina menos espessa que o costume deve ser normal pois tem mais metanol que o costume, depois procedi á 1ª lavagem eu faço por circulação, misturei durante 20m a 35º e no fim tirei 1 amostra e nunca tirei 1 amostra assim, era 1 leite espesso, que parecia natas , mas em estado mais liquido, tou curioso para ver até que ponto aquilo se vai separar e como, e claro se emulsionou ou não
fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

fllapy ola

a lavagem por circulação é muito severa e provoca emulsões drásticas. espero que não seja o teu caso mas pelo que contas......

caso seja, terás de colocar 5% de sal e aquecer o banho a 60 ou 70º senão pode levar semanas a separação.

tens de rever esse sistema de lavagem ou então irás ter bastantes problemas.
Última edição por Fry em terça out 31, 2006 8:09 am, editado 1 vez no total.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Uma má experiencia

Mensagem por Captain »

fllapy,
tem calma e deixa isso decantar o mais que puderes. o abaixamento da temperatura ambiente também não está a ajudar. um quentinho é sempre melhor para ajudar nessa coisa da separação. sabes o que acontece ao azeite, no inverno, ou quando exposto a temperaturas baixas. fica muito mais denso e só com aquecimento se torna novamento fluído. estás a perceber, não estás?
então faz o que puderes e não exageres na violência da lavagem. esta deve ser enérgica, do género de mandar água para dentro do processador com uma mangueira e dar uma agitadela com um misturador. lá para a terceira, quarta lavagem, já podes ser mais bruto, porque nessa altura tens mais pureza no material.
continua o bom trabalho.
captain


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

fry caso tenha emulsionado,5% de sal em relação a quê? á agua ?ou seja retiro a água e qd começar começar a sair a maionese coloco então a água salgada e misturo,é assim?
fllapy
segues o conselho do captain se não resultar é que segues o meu.

o sal é calculado sobre o volume de emulsão a tratar. metes o sal dentro do processador e pões a circular. se for fechado retiras a emulsão para um recipiente, adicionas o sal, agitas um pouco e voltas e colocá-lo dentro do processador aquecendo-o. basta circular 15 minutos com a temperatura a 70º.

atenção que a água salgada é poluente e mata a vegetação
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

já passaram quase 48h da 1ª lavagem e o leite espesso tá igual,ou seja não se separou nem 1/2 cm de bio, da amostra puz 1 puco na cefeteira ao fogão e ficou maionese no fundo e "bio "por cima,aceito sujestões: avanço com sal sem haver separação? posso por o sal directamente no processador? é que já não tenho espaço dentro do mesmo , fry quantos kg de sal achas q devo pôr?´para 100lt de oleo e 40 de água(140 de leite)
fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Uma má experiência.

Mensagem por Captain »

fllapy,
só cheguei agora a casa e vim logo ver se havia notícias.
eu penso que se aqueceres até aos 60 ou 70 graus, consegues separar as duas coisas ficando com água muito leitosa r espessa no fundo e um óleo pr cima.. se isso acontecer, trata logo de separar o óleo dessa coisa.
depois faz nova lavagem, mas sem ser por circulação. com a mangueira deitas água por cima e agitas. depois deixa decantar. voltas a fazer...

vai tentando, mas se quiseres fala colm o fry e vê lá isso do sal.
captain

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”