Testes a lote de Bio

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Testes a lote de Bio

Mensagem por dj.luc »

olá a todos,
um amigo meu forneceu-me 10 litros de bio produzidos por ele, devido a cor do bio calculei logo que a reacção não seria completa…
Imagem
após conversa cheguei a conclusão que ele tinha erros no protocolo, utilizava ~15% de metanol e ~3g/l de soda, então efectuei alguns testes ao bio.
teste 3/27
Imagem
o frasco da esquerda é 3cl de bio misturado com 27cl de metanol, o frasco da direita é 3cl de bio, para se poder comparar qual a percentagem de óleo ainda presente…
Imagem
os mesmos frascos mas deitados…

teste de 50% de água 50% de bio, o bio também não foi bem limpo, ainda tem presença de soda…
Imagem

efectuei ainda outro teste, peguei em dois frascos com um pouco de bio um meti no micro ondas para secar, outro no congelador, após aquecer no micro o bio ficou bem mais translúcido…
Imagem

a surpresa foi quando no dia seguinte coloquei os dois frascos lado a lado…

Imagem

o que foi aquecido voltou ao normal, o que tinha estado no congelador ficou translúcido (nota, não efectuei decantação).
penso que ao congelar a água presente no bio ela vá para o fundo do franco arrastando as impurezas presentes na mistura…
será que o arrefecimento possa ser uma boa técnica para limpeza do bio?


Autor do tópico
dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por dj.luc »

então ninguém quer comentar?
não estava nada a espera que o frasco que foi ao frio ficasse translúcido.
estou um pouco baralhado com o resultado…


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

amigo dj, parece que só eu e você é que estamos interessados em bio. o pessoal aqui, por alguma razão inexplicável já não responde aos tópicos sobre biodiesel, não me pergunte porquê.

aquilo que relata tem algum interesse e vou verificar, mas ainda não entendi bem uma coisa.colocou um frasco no congelador? portanto com temperaturas abaixo de 0º e até -10ºc. havendo água sim esta congela sem dúvida, mas pergunto, o que fez ao gelo? retirou? pois ao olhar para o frasco não vejo o gelo nem a água, presumo que tenha decantado ou não?

normalmente quando o bio tem água, o que me acontece muitocomo ao seu amigo, fico com o bio tipo sumo de laranja, quando o coloco no congelador este congela todo, com a água misturada, por isso acho estranho o seu ter congelado com a água separada.

vou testar e ver.

continue por aqui, pois pelos vistos somos só os dois.

abraço


Autor do tópico
dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por dj.luc »

Geogalhano Escreveu:amigo dj, parece que só eu e você é que estamos interessados em bio. o pessoal aqui, por alguma razão inexplicável já não responde aos tópicos sobre biodiesel, não me pergunte porquê.

aquilo que relata tem algum interesse e vou verificar, mas ainda não entendi bem uma coisa.colocou um frasco no congelador? portanto com temperaturas abaixo de 0º e até -10ºc. havendo água sim esta congela sem dúvida, mas pergunto, o que fez ao gelo? retirou? pois ao olhar para o frasco não vejo o gelo nem a água, presumo que tenha decantado ou não?

normalmente quando o bio tem água, o que me acontece muitocomo ao seu amigo, fico com o bio tipo sumo de laranja, quando o coloco no congelador este congela todo, com a água misturada, por isso acho estranho o seu ter congelado com a água separada.

vou testar e ver.

continue por aqui, pois pelos vistos somos só os dois.
abraço
Amigo Geogalhano, realmente já ninguém responde aos tópicos sobre biodiesel, até eu,: roll:, nem reparei que tinha respondido a este tópico, desde já as minhas desculpas.
O que eu fiz foi colocar o frasco no congelador e retirar antes de o bio congelar por completo, por algum motivo deve ter acelerado a decantação da água + soda, pois basta o bio voltar a temperatura ambiente para ficar translucido, o que ainda não aconteceu ao bio que repousa nos garrafões que me foram dados... estranho...
Foi o amigo que me forneceu o bio que me sugeriu para colocar os garrafões na arca congeladora, pois era assim que ele limpava o bio...
Ainda não percebi realmente o que acontece, já efectuou a experiencia?
abraço


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

Amigo, parece que já somos dois, eu também andei um pouco desaparecido, mas sempre interessado no Bio. Na altura lembro-me que fiz o teste, coloquei um frasco no congelador e outro no frigorífico normal.

Só me lembro que o do frigorífico normal não sofreu alterações o que foi bom. Já não tenho a certeza do que aconteceu com o do congelador, mas creio que ficou tipo gelatina, vou ver melhor e efectuar novamente o teste.

Só umas considerações: No frigorífico normal, parte não congeladora, a temperatura pode atingir quase os 0ºC. Mas no congelador, a temperatura pode atingir os -25ºC. Efectuei essas medições num frigorífico normal. Devemos ter em atenção de que se o BIO sofre alterações próxima dos 0ºC, é mau para regiões com invernos dessa temperatura, como seja em algumas regiões de Portugal, por isso não convêm ir com muita percentagem de Bio para a Serra da Estrela. p.e.. Outra coisa, o Metanol é um composto usado por exemplo no líquido dos radiadores dos carros, uma vez que tem um ponto de congelação muito baixo, daí o ser um anti-congelante.

Só uma questão, continua a não entender muito bem, se retirou a água congelada para fora do Bio ou não. Dá-me a entender que se limitou a retirá-lo do congelador e deixou descongelar novamente. Ora se assim foi, o que aconteceu à água? Ela deve de lá continuar na mesma.

Já o facto de o ter colocado no microondas, é normal que parte da água evapore e fique mais limpo. Eu quando vejo que o meu Bio fica laranja, basta aquecê-lo a cerca de 60ºC evaporando a água, fica limpinho. Mas isso tem um custo energético. O melhor é deixá-lo nos garrafões abertos, num local quente durante uns meses. O problema é agora no Inverno.

Se quer saber a quantidade de água que o seu Bio tem, é fácil, mede uma certa quantidade em ml, correcta, coloca por exemplo numa estufa ou forno a não mais do que 100ºC, e depois de arrefecer mede os ml que ficaram, a diferença é água.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Um abraço


Autor do tópico
dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por dj.luc »

Geogalhano Escreveu:Amigo, parece que já somos dois, eu também andei um pouco desaparecido, mas sempre interessado no Bio. Na altura lembro-me que fiz o teste, coloquei um frasco no congelador e outro no frigorífico normal.

Só me lembro que o do frigorífico normal não sofreu alterações o que foi bom. Já não tenho a certeza do que aconteceu com o do congelador, mas creio que ficou tipo gelatina, vou ver melhor e efectuar novamente o teste.

Só umas considerações: No frigorífico normal, parte não congeladora, a temperatura pode atingir quase os 0ºC. Mas no congelador, a temperatura pode atingir os -25ºC. Efectuei essas medições num frigorífico normal. Devemos ter em atenção de que se o BIO sofre alterações próxima dos 0ºC, é mau para regiões com invernos dessa temperatura, como seja em algumas regiões de Portugal, por isso não convêm ir com muita percentagem de Bio para a Serra da Estrela. p.e.. Outra coisa, o Metanol é um composto usado por exemplo no líquido dos radiadores dos carros, uma vez que tem um ponto de congelação muito baixo, daí o ser um anti-congelante.

Só uma questão, continua a não entender muito bem, se retirou a água congelada para fora do Bio ou não. Dá-me a entender que se limitou a retirá-lo do congelador e deixou descongelar novamente. Ora se assim foi, o que aconteceu à água? Ela deve de lá continuar na mesma.

Já o facto de o ter colocado no microondas, é normal que parte da água evapore e fique mais limpo. Eu quando vejo que o meu Bio fica laranja, basta aquecê-lo a cerca de 60ºC evaporando a água, fica limpinho. Mas isso tem um custo energético. O melhor é deixá-lo nos garrafões abertos, num local quente durante uns meses. O problema é agora no Inverno.

Se quer saber a quantidade de água que o seu Bio tem, é fácil, mede uma certa quantidade em ml, correcta, coloca por exemplo numa estufa ou forno a não mais do que 100ºC, e depois de arrefecer mede os ml que ficaram, a diferença é água.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Um abraço
Desde já obrigado pela reposta,

O que fiz foi pegar em duas porções de bio de má qualidade

(pois este bio feito pelo meu amigo não obedece ao protocolo e não efectua titulação, o que leva a que a transesterificação não se complete, o bio não é limpo, o que leva a que e tenha presença de água e soda),

e colocar em dois frascos parecidos, um coloquei no micro-ondas para evaporar a água, outro coloquei na arca congeladora ( aquela que vai aos -25ºC), reterei antes de congelar por completo ( o que não é relevante pois já repeti o teste e dessa vez esqueci-me do frasco no congelador, e quando o reterei já estava todo congelado, más obtive o mesmo resultado).

Quando retiro do congelador não mexo mais no frasco (nem sequer removo a provável água que poderá conter no fundo), coloco os dois frascos, um ao lado do outro (micro-ondas vs congelador) e deixo repousar, voltando a olhar para os dois frascos passado um dia, espanto meu é que o frasco que foi ao congelador fica notoriamente mais translúcido que o do micro-ondas.

Assumindo que o frasco do micro-ondas tenha ficado limpo de água, deveria estar mais translucido que o do congelador que não foi retirada a suposta água, más isso não acontece, por algum motivo a congelação leva a que a água e provavelmente soda + algum óleo ainda presente no bio, se separe do biodiesel, levando a ficar mais translucido (cor e transparência mais semelhante ao bio de boa qualidade).

Gostava de perceber realmente o que acontece com a congelação. Se deveras acelera a decantação, poderá ser um processo mais rápido e até ter um menor custo energético.

Espero não ter complicado...

Abraço.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

Ok Já entendi. Mas só mais uma coisa, no que foi congelado aparece um resíduo no fundo certo? Se assim é, posso me enganar, o que está a acontecer, é aquilo que diz, existe uma separação dos componentes, nomeadamente a soda. Mas a minha pergunta agora é esta, se existe essa separação, será que não estamos a voltar ao óleo puro e simples?

Sei e como disse anteriormente, e metanol aguenta bem o frio, pois até é usado para os radiadores dos carros, mas a soda não. Então a separação que está a haver é provavelmente da soda.

Fez o teste depois ao congelado? Mas só depois de retirar o tal resíduo do fundo, que creio ser soda novamente cristalizada.

Agora resta saber se esse BIO depois de congelado tem boa qualidade ou não, em termos de aspecto tem, mas em termos de qualidade, terá? Não será só óleo vegetal limpo?

Eu vou experimentar.

Um abraço


Autor do tópico
dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por dj.luc »

Geogalhano Escreveu:Ok Já entendi. Mas só mais uma coisa, no que foi congelado aparece um resíduo no fundo certo? Se assim é, posso me enganar, o que está a acontecer, é aquilo que diz, existe uma separação dos componentes, nomeadamente a soda. Mas a minha pergunta agora é esta, se existe essa separação, será que não estamos a voltar ao óleo puro e simples?

Sei e como disse anteriormente, e metanol aguenta bem o frio, pois até é usado para os radiadores dos carros, mas a soda não. Então a separação que está a haver é provavelmente da soda.

Fez o teste depois ao congelado? Mas só depois de retirar o tal resíduo do fundo, que creio ser soda novamente cristalizada.

Agora resta saber se esse BIO depois de congelado tem boa qualidade ou não, em termos de aspecto tem, mas em termos de qualidade, terá? Não será só óleo vegetal limpo?

Eu vou experimentar.

Um abraço
Ficam pequenos resíduos no fundo, más como a quantidade testada é pouca nem chego a perceber o que será.
Vou repetir o teste num recipiente que de para efectuar uma purga por baixo, depois efectuo os testes, 3/27 e 50% de bio + 50% de água.
Quando tiver novidades apito...
Ps: não prometo é para quando. :cry: Ando cheio de trabalho.
Um abraço.


Autor do tópico
dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por dj.luc »

Novo teste.
Passado este tempo todo o bio ainda estava nos mesmos garrafões sem aparentemente ter havido qualquer decantação de algum resíduo, mantendo a cor e o aspecto opaco, estando exactamente igual ao primeiro dia que o bio foi colocado nos garrafões.
http://imageshack.us/photo/my-images/696/95500495.jpg/
Desta vez peguei nos dois garrafões e coloquei-os directamente na arca congeladora, só os retirando passado um dia, o resultado foi este:
http://imageshack.us/photo/my-images/545/dscf2063.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/7/dscf2060zo.jpg/
Por algum motivo durante a congelação ou descongelação, fez com que se precipitasse para o fundo do garrafão uma borra de cor branca, ficando o bio notoriamente mais translúcido. Devido a cor Branca da pasta presente no fundo do bio poderá ser soda que ainda tinha.
Quando tiver tempo irei fazer os testes com estas duas amostras de bio, uma é bio retirado do garrafão antes de ir ao frio e outra é depois de ir ao frio.
http://imageshack.us/photo/my-images/534/dscf2067s.jpg/


explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por explorado »

Ola a todos!

Ja agora e se possivel gostava de ver os resultados dos testes a este bio!
Acho que vai ter uma agradavel surpresa, o bio deve ficar bem limpo.
Sei quem faz limpesa do bio com frio a 0 graus a nivel industrial e fica impec.
Ja nao vinha a muito a este forum por falta de tempo.
Ja andei a cerca de 100000km com b100 num ibiza 1900td de 1997 com quase 500000km.
Se alguem estiver intereçado na minha expriencia coloco aqui.

Obrigado a todos

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por g_card »

explorado Escreveu:Ola a todos!

Ja agora e se possivel gostava de ver os resultados dos testes a este bio!
Acho que vai ter uma agradavel surpresa, o bio deve ficar bem limpo.
Sei quem faz limpesa do bio com frio a 0 graus a nivel industrial e fica impec.
Ja nao vinha a muito a este forum por falta de tempo.
Ja andei a cerca de 100000km com b100 num ibiza 1900td de 1997 com quase 500000km.
Se alguem estiver intereçado na minha expriencia coloco aqui.

Obrigado a todos
posta sff. eu estou interessado pois quero-me iniciar e é sempre enriquecedor para o forum.

Abraço
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

explorado Escreveu:Ola a todos!

Ja agora e se possivel gostava de ver os resultados dos testes a este bio!
Acho que vai ter uma agradavel surpresa, o bio deve ficar bem limpo.
Sei quem faz limpesa do bio com frio a 0 graus a nivel industrial e fica impec.
Ja nao vinha a muito a este forum por falta de tempo.
Ja andei a cerca de 100000km com b100 num ibiza 1900td de 1997 com quase 500000km.
Se alguem estiver intereçado na minha expriencia coloco aqui.

Obrigado a todos
Sim amigo coloca. Eu andei desaparecido daqui, por falta de tempo e também porque tive problemas no acesso ao fórum tendo desistido temporariamente.
Eu também tenho um Seat ibiza comercial de 1996 com 250.000 Km. Coloco Bio de vez em quando, pois é difícil arranjar e fazer só de vez em quando pois o óleo já não abunda, uma vez que os restaurantes são obrigados a efectuar a sua entrega a empresas de reciclagem. Apenas posso dizer que quando coloco Bio50 começo por ter um pequeno problema na válvula do corte do gasóleo, trata-se de uma pequena borracha que existe e serve para cortar o gasóleo. O que faz, quando da-mos à chave para desligar, o que acontece é que o motor não desliga, ficando a trabalhar. Presumo que fosse/seja a borracha um pouco colada. Resolvi o problema, voltando temporariamente a diminuir a % de bio no gasóleo e a partir daí não houve crise. Não substituí a válvula porque neste modelo não é fácil, pois não existe à parte, está incorporada no Kit de distribuição. Noutros modelos de outros anos é fácil e está acessível. Tenho aqui um outro post sobre o assunto, quem estiver interessado por favor procure, pois tem lá muita explicação sobre o assunto.

Quanto à limpeza do BIO via congelação, mais acima neste post tive oportunidade de verificar que sim, é verdade e resulta. Depois do amigo Dj.Luc ter falado no assunto, fiz a minha própria experiência, e como disse anteriormente verifiquei que existe a tal separação. O problema, é que em laboratório, pequenas quantidades funciona, mas em quantidades grandes, a pergunta que faço é, como fazer extrair a separação, uma vez que o Bio fico numa forma de gel, tipo pudim. Em lab. tirei e fiz a separação à colher, mas isso não resulta, creio eu em garrafões de 5 litros, a não ser por exemplo que se serre com uma serra, a fronteira entre as duas separações e se descarte fora a que não interessa, deixando depois descongelar o Bio noutro recipiente. Bom estou agora a indagar situações, digam vocês como acham que podia ser feito.

Um abraço

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por g_card »

eu curiosamente ainda ando na parte de começar a juntar materia prima para me dicidir se parto para o biodiesel ou se embarco no oleo vegetal directo. é muito bom ver estes topicos activos de novo!


para fazer a separaçao assim sugiro-te arranjar um deposito que aguente algum vacuo e arranjas um compressor de frigorifico.
podes ver nestes videos que vou postar um sistema em grande escala para recolha de oleo, neste caso usaram um grande deposito de gas convertido a vacuo!

Link

eu quando tenho preguissa de levantar o carro para lhe mudar o oleo uso um sistema assim, so é preciso cuidado para nao deixar encher o deposito e entrar liquido para o compressor.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

Estimado g_card. Não sei onde vive, mas a pergunta que faço é só esta, onde vai arranjar óleo para ter um sistema assim, com esta dimensão? Eu andei um ano inteiro para arranjar uns míseros 200 litros. Em Portugal como sabe, tudo o que é restaurante e cafés são obrigados por lei a entregar o óleo a empresas que o vão recolher. Eu apenas consigo de alguns particulares. Para ter um sistema desta grandeza, só quem consegue grandes quantidades, de resto é para esquecer.

Um abraço

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por g_card »

eu apenas falei num tipo de sistema para resolver a saparaçao do biodiesel a frio, visto que ele esta em "pasta"
como nao encontrei nenhum video demostrativo de um sistema desses postei aquele para mostrar a minha ideia.
como falou na separaçao de 5L é so arranjar um deposito de pouco mais que isso e fazer vacuo nele para ele sugar a pasta fria do biodiesel.

eu sei, tambem ando a juntar e ainda nao tenho quase nenhum.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Autor do tópico
dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por dj.luc »

É bom ver que ainda há interessados neste tema...
O bom da congelação e que depois de descongelar as impurezas e a soda vai depositar-se no fundo, ou seja por decantação (tal como a glicerina, depois de descongelar e repousar, estando já a temperatura ambiente), da para remover facilmente as impurezas e soda.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

Dá e não dá...pois teria que se ter um garrafão de plástico (para não partir) E TER UMA FORMA EM FUNIL.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por g_card »

dj.luc Escreveu:É bom ver que ainda há interessados neste tema...
O bom da congelação e que depois de descongelar as impurezas e a soda vai depositar-se no fundo, ou seja por decantação (tal como a glicerina, depois de descongelar e repousar, estando já a temperatura ambiente), da para remover facilmente as impurezas e soda.
realmente é pena nao ser uma parte do forum muito activa.

amigo a congelaçao é a que temperaturas e durante quanto tempo?
ja pensei em centrifugaçao mas um centrifugador fica um pouco caro, e fazer um esta a ser um pouco dificil.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

g_card, se deixares a -5º de certeza que de um dia para o outro consegues, mas claro tudo depende da qualidade do Bio, o melhor é fazeres primeiro um pequeno teste no teu próprio congelador e ires vendo de hora a hora.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por g_card »

obrigado, eu ainda ando muito na fase de testes e experiençia e aprender lendo muita informaçao que se encontra por ai.

ainda nao passei para a faze de adquirir o metanol e assim, ando numa de experiençias a limpar oleo. o mais certo é ficar por utilizaçao de oleo directo pois ao oleo que consigo arranjar actualmente nao deve compensar fazer biodiesel. vamos ver como corre, ainda por cima tenho um carro com um sistema de injecçao todo XPTO que é super sensivel onde nao me quero meter em aventuras.
ando a juntar material para no verao me dedicar com outro veiculo da casa.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”