Qual o melhor metodo para reactor ?

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Qual o melhor metodo para reactor ?

Mensagem por Garras »

boa tarde malta.
antes de mais nada espero nao estar enganado no local onde estou a colocar este topico.
o que me traz aqui hoje é algo que por todos voces ja passaram (mas eu estou agora a comecar a fazer o meu reactor).
a pergunta que me prende hoje é simples:
dual é a melhor forma para fazer a mistura do oleo como o metanol mais a soda caustica ???
sera por bomba de circulacao ou por agitacao (tipo batedeira) ??
esta pergunta pra mim torna se importante pois vai destinar a posicao e materiais a usar !!
agardo resposta
ate la grande abraco malta e boas festas
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, penso que bomba de circulação a mistura será mais homogénea e eficaz.. já agora o que tinhas pensado em usar para servir de agitador??
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

qual a quantidade de bd pretendida por semana?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

ora bem, vamos la ver se me consigo explicar.
eu tenho aqui em casa um barril de cerveja vazio e estava a pensar em fazer uma especie de "batedeira" de baixa rotacao para colocar centrada dentro do barril. a "batedeira" seria algo como o agitador de tinta (daqueles que se colocam na pnta do berbequim) mas em ponto grandede forma a ocupar a maior area possivel dentro do barril a fim de misturar o conteudo da melhor forma possivel. estava a pensar em fazer algo com uma rotacao do tipo 1,5 ou 2 voltas por segundo (axo que é velocidade suficiente para fazer uma boa mistura sem "chapinhar" o oleo ara fora do barril.
tenciono fazer cerca de 30 ou 35 litros de cada vez.

o que axam da ideia ???? é ridicula nao ??
grande abraco e boas festas
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

ridicula não é, cada um utiliza o que tem à mão.. a questão no teu caso tem a ver com o berbequim, algo já falado antes.. tens de ter em atenção que o berbequim produz faíscas durante o seu funcionamento.. e como sabes o metanol é um álcool.. penso que disse tudo..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

bem... axo k está feita a ideia.
vamos ver se consigo fazer passar a ideia de como vou fazer a coisa!
soldar um suporte no centro do barril de forma a manter o "agitador" a trabalhar sem bater nos lados do barril.
usar um motor de uma maquina de lavar roupa com o proprio sistema da maquina (inclui duas polis e uma correia) de forma a manter o motor longe do barril onde se vai fazer a reaccao.
no fundo do barril ja montei uma resistencia de uma maquina de lavar para manter a temperatura do oleo, pois a minha ideia é fazer passar o oleo por um pre-aquecimento onde irei juntar o metoxido na saida desse pre-aquecedor.
ou seja...
a reacçao sera iniciada antes de entrar no barril, e este somente vai servir para continuar a misturar ate acabar com o oleo que pertendo transformar.
pensei inclusive em deixar cerca de um terço(1/3) do metoxido na garrafa para juntar no oleo depois de ter passado todo para o barril e continuar a misturar por cerca de 35 minutos!

o que vos parece desta minha ideia ??
aguardo resposta
grande abraco e boas festas !!
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

boa tarde caros amigos.
desculpem a minha insistencia em relacao a resposta ao meu topico mas gostava de saber o que vos parece desta ideia de construcao que tive.
se for boa posso comecar a trabalhar nele, mas se nao for nada de geito e me disserem logo k nao vale a pena, mais vape pensar noutro metodo !!
obrigado antecipadamente e aguardo uma resposta !
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

loganx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mar 07, 2006 11:04 pm

Mensagem por loganx »

tenho um sistema igual ao que descreves na tua ideia, mas é para a formação do metoxido. posso dizer que é muito eficiente e rápido.

para fazer um batch de bio, penso que terá algumas limitações, tais como, volume reduzido(35l no máximo), dificuldade em separar o glicerol, dificuldade na lavagem e secagem. só se utilizares outro recipiente para fazeres a lavagem e secagem.

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

grande... assim ja estou mais contente com a minha ideia.
de certo modo é isso que tenciono fazer.
assim que terminar a mistura do oleo com o metoxido irei passar tudo para outro recipiente onde ficara a "descansar" para depois fazer a tiragem do bio e da glicerina!
so ainda nao consegui entender mt bem a fase da lavagem.
tenho passado o tempo a ler os topicos das lavagens mas nao entendo mt bem.
pelo que entendi, pulveriza se agua em cima daquilo tudo (depois da gliserina estar no findo e o bio em cima) e depois ??
espera se que a agua chegue ao fundo e ta feito ???
apos isso "chupa-se" o bio para um deposito a parte e pronto ??
desculpem a minha enorme ignorancia mas sou mesmo novo nisto e tenciono aprender da melhor forma.

antecipadamente o meu obrigado pela vossa disponibilidade
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

não invistam em reactores pequenos e limitados. se o reactor for maior, pouco mais se gasta, as lavagens são feitas no mesmo, o que facilita as operações.
o sistema de bombagem é mais simples.
quando montarem a bomba não se esqueçam que terá de ficar um pouco acima, evitando a retenção de glicerina no próprio corpo da bomba.
o metodo de lavagem deve ser por aspersão tipo nuvem.. a bomba deve ser de turbina independente, própria para liquidos viscosos e potente, de forma a fazer a turbolência necessária.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”