Secagem do oleo usado (ideia luminosa???)

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

em relacao a panela de pressao e a sua resistencia ás depressoes... testei hoje em casa com a minha bomba de vacuo e os meus manometros... e a coisa foi positiva.
a panela esta la em casa com -30psi (-2 bar) desde hoje as 11 da manha!
ate agora ainda nao se deformou...e com a espessura daquilo...nao vai deformar nunca!
em relacao ao hynek e o seu compressor de frigorifico... esse compressor tem pouco poder de depressao.
pra isso chegar as -30 psi vai demorar um bom bocado.
outro pormenor intressante...
quando estudei termodinamica ensinaram me que pressao e temperatura sao directamente proporcionais, logo, um aumento de temperatura implica um aumento de pressao...ou seja...
estas a aquecer o oleo dentro da panela (aumento de pressao) e simultaneamente a retirar a pressao (a arrefecer o interior)... nao sei... isso a mim parece-me estranho.

deixa ver se explico isto...
se aplicares a potencia de 1cal (1caloria) para aquecer, e estiveres a usar a potencia de 1cal para retirar a pressao... fica tudo na mesma e tas a gastar energia pra isso !
nao sei se consegui explicar o que queria...vamos ver!!

grande abraço malta
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

é pá essa não sabia

tenho ideia que a pressão influencia a temperatura da mudança de estado

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

a primeira lei a a mais importante na ciencia da termodinamica é essa mesmo :
"um aumento de pressao implica sempre um aumento de temperatura, ou seja, pressao e temperatura sao directamente proporcionais"

um exemplo practicoe facil de ver isso:
uma lata de coca-cola virada com a abertura pra baixo, pega na lata e mete-a dentro de uma panela com agua a ferver e espera 1 minuto.
depois retira a lata imediatamente da agua quente e mergulha derrepente dentro de agua bem fria (sempre com a boca pra baixo)
o que vai a contecer é uma reaccao de pressoes de tal ordem que a lata vai ficar literalmente esmagada.
isto é facil de explicar:
a lata, ao estar mt quente e mergulhada rapidamente em agua fria, a pressao elevada que existe no interior(devido a temperatura) e reduzida rapidamente devido ao contacto com a agua fria, isso vai fazer com que a ressao dentro da lata diminua drasticamente criando uma depressao capaz de deformar o metal da lata!
espero que tenha dado uma explicacao porreira. exprimentem fazer a experiencia em casa.

tambem podes fazer uma coisa mais simples... pega numa garrafa de agua e mete meio litro de agua bem quente e tapa bem com a rolha, depois enfia a garrafa no congelador e espera uma hora. vais ver que a garrafa criou vacuo la dentro......e provavelmente se deformou!
(pra que nao sabe este processo de colocar um liquido quente dentro da garrafa e criar vacuo quando arrefece, é o mesmo processo das garrafinhas de compal que quando se abre a carica, aquilo faz aquele "clic" devido ao vacuo que tava la dentro)

penso que passei bem a mensagem!! nao ??

grande abraco malta
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


murias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am

Mensagem por murias »

meus filhos ja diziam os antigos ninguem foge ao pv=nrt

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

garras Escreveu: pega numa garrafa de agua e mete meio litro de agua bem quente e tapa bem com a rolha, depois enfia a garrafa no congelador e espera uma hora. vais ver que a garrafa criou vacuo la dentro......e provavelmente se deformou!
acho que a garrafa começa por deformar com a temperatura elevada da água bem quente.

cumps,
d.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

caro amigo dbarata... era so pra terem uma ideia. nao precisa de ser agua a escaldar.
agua a 35 graus ja faz o que se quer.
no entanto,em relacao as garrafas de compal, o sumo entra dentro das garrafinhas a 65 ou 70 graus.
esta experiencia é mais facil de fazer.
agarra numa garrafa de vidro 200ml compal e mete agua a 70 graus la dentro e enrrosca a tampa original outra vez(pode ser agua, oleo, vinho... o que quiseres) espera que arrefeca e vais ver que tens novamente uma garrafa em vacuo que vai fazer "clic" quando abrires a carica.

grande abraco malta
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

tasss bem,
eu por acaso não sabia que eles faziam isso com os sumos, de facto é um boa estratégia.

cumps,
d.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

boa tarde pessoal.
citando o amigo murias...
...ninguem foge ao pv=nrt
...e pra evitar (a quem nao sabe) que se perguntem "que raio é isto?"
fica aqui uma explicacao resumidinha:

1a lei da termodinâmica resume se a algo deste genero:
pressão, temepratura, volume e número de partículas sendo isto tudo o que precisamos para especificarmos completamente um sistema. a relação entre essas variáveis pode ser expressa numa equação conhecida como equação de estado. para um gás ideal, a equação de estado é (como disse nosso amigo murias e muito bem)

pv = nrt

onde p é a pressão, v o volume, n o número de moléculas, e t a temperatura do gás. a constante r possui valor 8.314 j/mol.k. esta equação pode ser usada para resolver problemas com gases ideais quando existe uma quantidade desconhecida.
depois desta formula ainda tem uma bem mais completa (e tambe mais complicada) conhecida como equação de estado para um gás de van der waals
[p + a(n/v)2] (v/n - b) = rt
(neste caso sou cinsero... a segunda equacao nunca tentei sequer entende-la)

grande abraco malta...portem se mal
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

depois de esclarecidos vamos pôr isso em prática
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”