Tive uma ideia completamente marada !!!

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Tive uma ideia completamente marada !!!

Mensagem por Garras »

exactamente malta... tive uma ideia completamente "passada da marmita" pra fazer biodiesel. (axo que ate se pode considerar "diabolica"
na teoria, ainda nao encontrei nada que nao possa funcionar (embora seja necessario fazer umas alteracoes nomeadamente no sistema de tubagens.
vamos ver se consigo explicar a coisa...
olhei pra uma maquina de lavar roupa ferrugenta k ta parada la num canto do meu armazem (sempre axei que aquilo ainda ia dar pra fazer qualquer coisa... so nao pensei nisto pois ate agora so ta a servir de mesa no armazem )
ora bem, uma maquina de origem ja traz uma resistencia (bastante potente por sinal) um termostato, uma bomba ligada no fundo, um buraco com um tubo (em cima) por onde normalmente entra a agua com o detergente e acima de tudo uma cuba estanque com um tambor que pudia mt bem servir de agitador... isto a mim parece me um processador de biodiesel "quase" perfeito.
é obvio que seria necessario fazer umas "pequenas" alteracoes a nivel de tubagens pois como sabemos, a borracha dos tubos de origem nao deve ser propriamente compativel com o metoxido mas...
de uma forma geral a coisa tem tudo pra funcionar...
penso tambem que nao presisamos de cortar nada pois no caso de ser preciso abrir o "processador" basta desapertar os parafusos e aquilo abre.
vejam as coisa deste modo... ate da pra ver o processo a fazer se "ao vivo e a cores" atravez do vidro da maquina....hehehehheh

leiam, pensem nisto... e depois digam me se eu sou um gajo idiota com boas ideias, ou ou um bom gajo com ideias idiotas hehehehehehhe

ate la... grande abraço malta
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

não é original já se falou nisso mas de facto ninguém ainda tentou. espero que consigas vai relatando.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Tive uma ideia completamente marada !!!

Mensagem por Captain »

não dá.
a borracha da porta, ( além das outras, incluindo o retentor do tambor)pode aguentar uma ou duas vezes, depois vai-se desfazer, a não ser que seja de algum material que resista ao metóxido.
além disso é muito perigoso, pois tem escape para vapores e nunca deverá ser feito em ambiente fechado.
repito:
a mim, parece-me uma coisa muito perigosa!
tem, cuidado!

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

a ideia é muito boa, ja pensei nisso e ate tenho aqui maquinas encostadas, só que como tinha o termoacumulador...
com as borrachas estas á vontade, eu tenho no meu processador tubos de uma maquina de lavar onde passa 100% metoxico e ate hoje estao na mesma, ora se fores a fazer a mistura vais ter metoxico e oleo na maquina por isso quase te garanto que aguentam.
podes ver aqui o meu processador
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1361
VW Golf3 TD 190kkm
->B50


Pocas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jan 03, 2007 8:29 pm

Mensagem por Pocas »

avança com isso!! é o que é uso!!

tenho uma maquina de lavar bastante antiga que estava encostada ao canto sem bomba de despejo a algum tempo.

olhei para akilo e pareceu-me perfeito. pus mãos ao trabalho.

1º - retira-se a valvula de entrada de água da rede e "xanta-se" os fios do presostato. adiciona-se um tubo com um funil na ponta. é por aqui que meto o óleo e o metoxido.

2º - desliga-se os fios do motor da placa controladora. e ligam-se directamente aos 220v com um interruptor. isto porque no programa de lavagem o tambor gira lentamente e para algum tempo antes de fazer a inversão e voltar a girar. não mistura nada em condições. motor ligado directo a dar 800 rpm (no meu caso).

3º - liga-se a maquina e programa-se uma lavagem normal 1 hora e 30 minutos a 40 graus. mete-se o oleo la para dentro. e deixa-se o programa correr normalmente. a maquina ia começar a por água abrindo a valvula... mas esta já não está lá e depois como o presostato esta curtocircuitado a maquina "pensa" que já tem água suficiente e começa a aquecer... atinjindo os 40 graus liga-se o interruptor do motor para começar a ajitar o oleo. nesta fase mete-se o metoxido lá para dentro pelo mesmo funil que serviu para meter o óleo. e espera-se que a máquina acabe de "lavar".

4º - liga-se o tubo de discarga a outro recipiente. este deve ser colocado mais alto que o tambor da máquina. em cima da maquina funciona se esta não abanar muito durante o processo.

5º - no final a maquina despeja o bio para dentro do vosso recipiente e já esta!!! no meu caso a maquina dá um erro no fim... porque o presostato continua a "dizer" que a maquina tem água dentro... não há problema! e ta pronta para outra!!

não existe perigo nenhum pois a entrada de água (valvula) já não está lá... e o processo decorre a pressão atmosferica...

a maquina deve ser antiga e pouco "electronica" senão vão ter problemas... não deve ter sensores de balanceamento, opacidade da água... etc... o motor deve ser daqueles com varias bobines (antigos) se for velocidade controlada electronicamente também não funciona...

a minha máquina leva cerca de 45 litros... mas só fiz com 25 litros de oleo e mesmo assim o esforço do motor é notorio... vou baixar para 600 rpm que também deve funcionar bem.

se não souberem como se liga o motor directo eu explico!

abraço e boas lavagens!

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

nao te esqueças, calgon em cada lavagem
VW Golf3 TD 190kkm
->B50

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

ah, tira umas fotos para a gente ver
VW Golf3 TD 190kkm
->B50

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

ora aqui está mais um "maluco como eu" (sem ofensa pocas)
ta feito... tenho impressao que vou agarrar na maquina e na solda oxi-acetilenica assim que chegar a casa.
ja que a coisa funciona e aparentemente ja foi testada, aproveito pra fazer umas alteracoes na minha maquina e colocar um tubo pra fazer o reaproveitamento por condensacao do metanol.
assim axo k se junta o util ao agradavel.
o meu agradecimento ao amigo pocas por ter disponibilizado a informacao.

grande abraco pessoal
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

parece ser uma grande ideia, vai dando noticias
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

amigos

tou curioso...

mas atenção a uma coisa, vapores de metoxido a passar perto das faiscas do motor electrico da maquina pode nao ser boa ideia...

outra coisa, se tudo correr mal implementem um sistema por onde a máquina possa escorrer livremente...

e queremos fotos

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

alo boa noite.
amigo barbas, desculpa discordar da tua opiniao mas parece me k tas enganado.
se o sistema for bem montado (e é essa a minha intencao) os vapores do metoxido (ou qualquer outro vapor) nao vao passar sequer perto do motor.
a minha intencao é fexar todas as entradas da cuba da maquina e abrir novas furaçoes em cima.
numa delas irei por uma valvula a fim de controlar a entrada de metoxido, noutro buraco k penso fazer irei colocar um tubo de recuperacao de vapores pra condensar e aproveitar o metanol e por fim, pra aumentar a seguranca, pretendo colocar uma valvula de pressao pro caso daquilo dar barraca!
tenho ideia de que aquelas cubas ainda aguentam uma pressao consideravel pois estao desenhadas pra aguentar a pressao criada pela agua durante muitos anos (a nao esquecer que 25 ou 30 litros de agua ainda produzem uma pressao consideravel... sao cerca de 27 kg nas borachas do fundo da cuba)

relativamente á valvula de controlo de entrada de metoxido:
pretendo colocar uma especie de torneira a fim de conseguir criar um "fio" de metoxido que ira escorrer mt devagar... assim penso que consigo fazer um aproveitamento maximo do metoxido pois vou fazer com que a reacçao nao se produza toda ao mesmo tempo, muito pelo contrario.
de um modo geral pretendo ir adicionando o metoxido a pouco e pouco pois parece me ser o melhor metodo !!
estarei enganado ??
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

apesar de parecer um pouco arriscado, pareçe uma grande ideia.
atenção às medidas de segurança.

agora fiquei curioso, tira fotos.
Imagem


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

garras,

não sei como podes discordar de um alerta...

apenas te estou a chamar a atenção para uma possibilidade , não faço a minima ideia de como estas a construir a coisa.

apenas te estou a dizer para teres cuidado.

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

boas tardes
grande barbas..desculpa la a má interpretacao do teu post.
quando um gajo lê as coisas á pressa...depois da disto.
sorry
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”