Biodiesel com processamento a 70ºC

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

este tópico não foi adiante porque mexe com conceitos sedimentados e a consciência de que a reação à 55ºc é a ideal.

depois de trabalharmos no bio de sebo e agora, mais recentemente no bio de óleo de palma, começamos a juntar os pauzinhos. vejam a foto publicada pelo red baron que mostra os produtos extraídos de uma reação à 70ºc:
9l de bio =90%
2,3l de glicerina=23%
1,2l de metanol =12%

como usei 25% de metanol e recuperei 12% foram usados apenas 13% para fazer o bio.
penso que é uma boa economia de metanol.
pela glicerina obtida tambem me parece que a conversão foi boa.
Imagem

vejam essa outra imagem:

Imagem

teste de conversão 3/27 com 55ºc ( esquerda ) e 70ºc ( direita )

arrisco a dizer que todos os óleos de frituras, são usados para os mais diversos fins, desde à fritar batatas até costeletas de porco. e são fritados muitas vezes, até à saturação do óleo.

ora, se nesse óleo são deitados pedaços de carne animal, obviamente que vai fundir-se ao óleo, a gordura animal presente nessa carne, dando origem à um óleo que tem na sua composição, além da gordura vegetal, a gordura animal.

valia a pena todos os colegas que fazem biodiesel, testarem uma amostra de óleo feito à uma reação de 70ºc, e postarem aqui nesse tópico, fotos e relatos sobre um possível novo protocolo.

se confirmado, teremos um bio com melhor qualidade e maior conversão, cujas lavagens serão mais fáceis de serem feitas e maior rendimento.

no meu próximo batch, vou fazer a reação à 70ºc.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por Fry »

olá

leiam a intervenção do rui carvalho.
bom dia pessoal.

em resposta a vossas pergunta:

a temperatura de trabalho na minhas fabrica são:

90ºc a 1,5bar de pressão (reactores sobre pressão)
na segunda a temperatura de trabalho é de 85ºc e 1 bar (reactores sobre pressão)

a razão de usar maior temperatura baseia-se no simples facto que a conversão tem de ser pelo menos de 98% em apenas um paço. e ainda temos o problema das quantidade de metanol e o valores de soda a usar.

a reacção a baixas temperatura não só demora muito, muito mais tempo e não fica tão bom.

a 90ºc com 20min, 20litros de metanol para cada 100 de óleo e 4g de soda/litro de óleo mais acidez (6 g/litro de óleo), temos uma optima conversão 95% pelo menos, em todos as vezes e posso dizer que depois de 3,5 milhões de litros estou bem certo deste facto.

60ºc - já testei até 1,5 horas e a conversão não chegou aos 80%.

para compensar teria de utilizar muito mais metanol, o que sai demasiado caro para uma aplicação industrial, por outro lado mais metanol implica mais soda, visto que não posso simplesmente diluir o catalizador no metanol. por fim a recuperação do metanol implica mais temperatura que os 70ºc, logo fazer a reacção a 60ºc é simplesmente inutil, se resolver-mos o problema de o metanol ir-se embora acima dos 60-70ºc

para resolver este simples problema, só se tem de usar um recipiente fechado, ou seja com uma valvula de escape. é importante notar que a pressão de reacção a 70ºc é ligeiramente superior a 200mbar o que se pode facilmente ter um recipiente para esta pressão (nota a 80 já temos 1 bar, e a 90 temos 1,5. a perda do controlo da temperatura pode ser explosivo e altamente inflamavel).

se alguem quizer posso depois apresentar a corva de pressões com a temperatura. para terem uma ideia de como ela aumenta bastante com a temperatura.

outra coisa é extremamente importante não se fazer experiencias com temperatura superior a 60ºc sem respeitar as seguintes normas de segurança:

1: o reactor tem de estar afastado de tudo que possa incendiar e alastrar um incendio (principalmente derrames e restos de óleo, metanol e biodiesel) - (um trabalhador de outro produtor, hospitalizado com queimaduras graves devido a isto)

2: o reactor tem de ter uma valvula de escape a prova de falhas. se for caso disso, utilizem um disco de ruptura. podem improvisar um recorrendo a utilização de uma tampa de plastico fraco na extremidade de um tubo. escape esse virado para uma parede a prova de chamas. (um reactor na holanda explodiu provocando bastantes estragos nas instalações e um numeros relevante de feridos, ouve rumores de um em estado grave.)

3: o reactor para trabalhar com pressões e temperaturas de 70 para cima deve ser inertizado com uma atmosfera de azoto, de forma a evitar que incendei. (tive um incendio quando o reactor arrebentou com uma valvula e a libertação de gases, metanol, biodiesel e óleo do seu interior provocou um incendio bastante intenso que foi controlado sem danos de maior, mas foi muito arriscado, se as chamas tivessem atingido o armazenamento o mais provavel era não estar aqui para contar)

4: ter sempre pelo menos dois extintores de po quimico a duas distancias do reactor, uma relativamente perto, e a segunda do lado de fora da porta de saida. (nunca existe um extintor suficientemente perto durante uma emergencia, vão por mim)

5: o reactor assim como todo o metanol deve estar em zona ventilada.

6: evitar trabalhar com apenas uma pessoa. ( todos os acidentes mais problematicos, com a excepção do incendio, foi durante operações sozinho e alguns foram de me dar ataques cardiacos.)
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fry:

o processamento que o red baron fez à 70ºc, foi em reator aberto ( corrija-me o red se eu estiver errado ), e os procedimentos que faço à 70ºc ( bio de sebo ), também faço em reatore aberto.

pela quantidade de glicerina obtida pelo red baron e a quantia de metanol recuperada, percebe-se que em reatores abertos, não há evaporação do metanol com reação à 70ºc. isso confirma uma explicação dada pelo red baron, que o metanol evapora à partir de 65ºc, dependendo do meio que ele está disperso.

de resto, as explicações do rui de carvalho são absolutamente importantes, principalmente no quesito segurança, que sei que você preocupa-se muito com isso ( com razão ).

observe que a reação feita na fabrica, vai à 90ºc, muito superior aos 70ºc. talvez por isso a necessidade de ser reator fechado.

mas acho que está aí, nos experimentos que estamos fazendo e aliado à explicação de um gerente de fábrica, a janela para solução dos problemas de baixa conversão.

resta tentar.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por RED BARON »

o processamento que o red baron fez à 70ºc, foi em reator aberto ( corrija-me o red se eu estiver errado ), e os procedimentos que faço à 70ºc ( bio de sebo ), também faço em reatore aberto.
boas luciano:
o processo a 70ºc deve ser feito com um reactor fechado, de preferência com recuperação de vapores de metanol.
para mim o pior é um reactor tipo panela ou lata da tinta em que toda a área superior fica aberta ocorrendo uma natural "lavagem" dos vapores à superficie onde ocorre uma perda elevada do metanol durante a reacção.
se tiver uma tampa, mesmo só apoiada no topo de modo que a condensação escorra para o interior já se pode considerar um rector fechado sem recuperação de vapores.
se o reactor for isolado térmicamente, a tampa não deverá ser para que ocorra a troca de calor, com o exterior, pela tampa de modo a manter esta suficientemente fria para provocar a condensação na parte interna desta, evitando deste modo que o vapor de metanol se escape em grande quantidade. um modo de aumentar este efeito será fazer circular agua fria por cima da tampa.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por lobão »

boas pessoal!!! compreendo o fry na perseguição por segurança!

mas se atentarmos para o fato que uma reação a 70°c a pressão é de pouco mais 200mbar, segundo o rui carvalho, qualquer bidom resiste, sempre colocando válvulas de segurança e um manômetro para não dar sorte ao azar.

como a maioria dos reatores são feitos a partir de boiler e estes devem aguentar bem em torno de 1 bar, precisamos então pesquisar a resistência de outros materiais comuns ao fabrico de reatores para não corrermos riscos.

o meu reator desse jeito não vai terminar nunca pois estou providenciando esse novos instrumentos...

abraços a todos!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por RED BARON »

lobão Escreveu:boas pessoal!!! compreendo o fry na perseguição por segurança!

mas se atentarmos para o fato que uma reação a 70°c a pressão é de pouco mais 200mbar, segundo o rui carvalho, qualquer bidom resiste, sempre colocando válvulas de segurança e um manômetro para não dar sorte ao azar.

como a maioria dos reatores são feitos a partir de boiler e estes devem aguentar bem em torno de 1 bar, precisamos então pesquisar a resistência de outros materiais comuns ao fabrico de reatores para não corrermos riscos.

o meu reator desse jeito não vai terminar nunca pois estou providenciando esse novos instrumentos...

abraços a todos!!
se o aumento de temperatura for gradual nunca se chega a ter pressão positiva, quero dizer que o metanol vai-se esgotando com o decorrer da reacção e o ponto de ebulição vai aumentando.
num lote com 22% de metanol deixei o aquecimento ligado até o metanol começar a pingar no condensador, isto aconteceu aos 68ºc. desliguei o aquecimento e deixeia temperatura baixar para 60ºc, ao fim de meia hora aumentei a temperatura novamente e chegou aos 70ºc sem pingar, isto confirma o que está no parágrafo anterior.
depois de separar a glicerina liguei o aquecimento para a recuperação do metanol, o metanol só começou a pingar aos 75ºc indicando que a quantidade de metanol presente é ainda menor.
à medida que a destilação avança a temperatura vai aumentando, páro quando atinge 120ºc e ainda pinga metanol mas já não compensa o gasto energético.
na minha opinião é preferível ter um condensador para recuperar uns pingos de metanol do que uma válvula de segurança e fazer a reação com pressão positiva.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por Fry »

acho que a subida gradual da temperatura, aliada ao dispositivo de condensação do metanol é uma boa prática que devemos ao red. no meu caso, e por questões de segurança, aqueço o óleo a 65º e desligo a resistência. o reator não veda na tampa, por isso nunca terei pressão.

para a destilação, terei de alterar o sistema de fecho da tampa e colocar a serpentina

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por Geogalhano »

amigos as imagens não aparecem...podem rectificar.

obrigado


ramos darvore
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda dez 26, 2011 10:00 am

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por ramos darvore »

ola

Só hoje me inscrevi neste forum , mas tenho acompanhado o assunto biodisel.
tenno um amigo que ja produz biods apartir de oleo usado , que usda diretamente no jipe com sucesso, eu tenho usado oleo usado direto no meu , tmbem com sucesso total

No entanto agora, o oleo que recolho tem alguma parte de gordura animal, por isso quero produzir bio. Ja tenho um reator pronto feito a aprtir dum cilindro de esquentador agua, para mexer vou usar uma bomba de trasfega em inox usda em combustiveis, fica a pergunta::

* o meu amigo utiliza metanol e metilado de sodio, que no fundo é soda caustica com metanol, ms ue aqui nunca ouvi falar deste reagente, o pessola faz essa mistura em casa , ouvi dizer que é dificil a mistura!

No caso de usar metilato , qual a percentagem para a gordura animal??, e temperatura ideal?

um forte abraço a todos e paarbens pela qualidade do forum


ramos darvore
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda dez 26, 2011 10:00 am

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por ramos darvore »

Ola pessoal!!

hoje foi o meu 1º dia biod!!, 25 l de oleo vegetal com uma parte de banha de porco, nao sei quanto, 25% de metanol e 5% de metilato de sódio. Pré aqueci o oleo antes de o colocar no reator com uma resistencia de mergulhar de 2000w para dissolver a banha, o que foi num instantinho!!!, depois despejei no reator a cerca de 60º ,liguei a bomba de estrafega para fazer a agitação e liguei a resistencia do reator que manteve aprox. esta temp., coloquei o metanol e o mtilato e qgitou durante 2 horas. Amanha ja vou queimar este bio no meu super-Land!!!!

Obrigado a todos pelos preciosos conhecimentos que me transmitiram!!eu vou dando noticias

Comentem por favor!

luis ramos
Abraço


ramos darvore
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda dez 26, 2011 10:00 am

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por ramos darvore »

Ola caros amigos

Hoje finalmente usei o meu 1º biod!!, muito bom!!, rendimento fantastico!, uso direto no meu land tdi!, no entanto aconteceu que no reator ficou depositada toda a glicerina, oproduto processado ficou em repouso 2 dias no reator, pergunto

*que tempo necessario para repousar toda a glicerina sem ficar colada ao fundo

*que tempo neccessario para processar 100l de oleo com parte de banha num reator fechado, mas nao estanque a 70º

*qual a relação entre temperatura e tempo de processamento

* que potencia deve ter a resistencia para aquecer e processar 100l de biod

se estas perguntas ja foram respondidas p.f indiquem onde posso encontrar as respostas.

comentem por favor

obrigado

Abraço

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por klinzter »

ramos darvore Escreveu:Ola caros amigos

Hoje finalmente usei o meu 1º biod!!, muito bom!!, rendimento fantastico!, uso direto no meu land tdi!, no entanto aconteceu que no reator ficou depositada toda a glicerina, oproduto processado ficou em repouso 2 dias no reator, pergunto

*que tempo necessario para repousar toda a glicerina sem ficar colada ao fundo
dois dias chega
ramos darvore Escreveu: *que tempo neccessario para processar 100l de oleo com parte de banha num reator fechado, mas nao estanque a 70º
o calor serve pra fazer a reação.
ramos darvore Escreveu: *qual a relação entre temperatura e tempo de processamento
tudo depende da quantidade que estás a processar, e como.
ramos darvore Escreveu: * que potencia deve ter a resistencia para aquecer e processar 100l de biod
isso já foi discutido aqui no fórum, mas penso que ha um limite por causa do metanol
ramos darvore Escreveu: se estas perguntas ja foram respondidas p.f indiquem onde posso encontrar as respostas.

comentem por favor

obrigado

Abraço
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por Geogalhano »

Amigos, as fotos não aparecem, pelo que é difícil entender os posts sem as mesmas.

Pedia a alguém que rectificasse. Obrigado.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Biodiesel com processamento a 70ºC

Mensagem por klinzter »

onde é que não aparece?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”