Lavagem SEM ÁGUA

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

ElFox
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 27, 2008 4:03 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por ElFox »

viva!
nunca utilizei agua no meu processo de produção!
sim, é tão bom como a água mas muito mais economico!
o que acho piada é ver e saber de casos de alguns "toinas" que vão comprar talco e meias de vidro para senhora, no fim pensam que já tem o producto bom e depois e ao 3º dia volta a começar a decantação!
e necessário maquinas adequadas para os devidos efeitos, eu por exemplo tenho 2, uma para filtrar e outra para polir! a partir daí é que se vem as diferenças!
e como ter um supra e ter um crx, por muito que se quite o pequeno honda, as diferenças vão lá estar, nem que seja na (durabilidade em estar intacto), quer o motor da metafora quer o proprio biodiesel.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »



boas. então aproveite esse forum de partilha e relate sua técnic. gostaríamos de conhecer detalhes.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


ElFox
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 27, 2008 4:03 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por ElFox »


ora bons dias!
quanto ao meu processo de limpeza, tem 3 etapas,
-lavagem
-filtragem
-polimento

primeiro de tudo faço a lavagem (após decantação), utilizo magnesol.
seguidamente fica a filtração para remover o maximo de particulas que tenha, quer de magnesol, quer glicerina e mesmo sujidade que ainda pudesse estar suspença!
no fim faço o chamado polimento, onde com varios filtros de 1micron lhe retiro tudo o que ele tiver, mesmo a humidade que entretanto decidiu ser absorvida pelo bio os filtros retiram.

no final para ver a qualidade, passo o bio por um contador de particulas a laser em tempo real, onde me diz quantas (particulas) tenho por cada cm3 de bio e quais as suas dimençoes.
estando o producto apto, muito bem, ainda contendo algumas particulas indesejadas, volta ao processo de polimento!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

poderia especificar a quantidade de magnesol que utilizas g/lt e a quantidade de filtros de 1 micron ?

já experimentaste utilizar outro produto senão o magnesol ? ( em razão de custos, o magnesol para muitos ainda é um produto caro ).

na primeira filtragem, qual o tipo de filtros que utiliza ?

sabemos que quanto maior o numero de filtros, mais potente tem que ser a bomba. qual utilizas no polimento ?

e, para terminar de chatear, não teria algumas fotos para mostrar ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


ElFox
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 27, 2008 4:03 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por ElFox »

viva!
quanto aos filtros e bombas..
filtros, 2 para filtragem e no polimento 4 de 1 micron e 1 de 3 microns!
são máquinas compradas para o efeito não feitas por mim!
na hidrotechnik encontram disso!procurem o site no google, aparece logo!
sim o magnesol tá caro, mas ainda é o unico que me satisfaz!
já fiz outras experiencias, mas o mag é o mag....

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por CarlosPoças »

[quote="elfox"]:hello:
quanto ao meu processo de limpeza, tem 3 etapas,
-lavagem


primeiro de tudo faço a lavagem (após decantação), utilizo magnesol.
______________________________________________________________

olá eifox

ora explica lá a lavagem com magnesol :è a quente?
:que quantidade por litro?
:tempo de decantação ?

e a lavagem a silica trysil já experimentaste ?

qual será a que apresenta melhores resultados ?

responde quem sabe!

abraço carlospoças
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por mnunespt »

elfox Escreveu:viva!
nunca utilizei agua no meu processo de produção!
sim, é tão bom como a água mas muito mais economico!
o que acho piada é ver e saber de casos de alguns "toinas" que vão comprar talco e meias de vidro para senhora, no fim pensam que já tem o producto bom e depois e ao 3º dia volta a começar a decantação!
elfox Escreveu::primeiro de tudo faço a lavagem (após decantação), utilizo magnesol.
seguidamente fica a filtração para remover o maximo de particulas que tenha, quer de magnesol, quer glicerina e mesmo sujidade que ainda pudesse estar suspença!
no fim faço o chamado polimento, onde com varios filtros de 1micron lhe retiro tudo o que ele tiver, mesmo a humidade que entretanto decidiu ser absorvida pelo bio os filtros retiram.
no final para ver a qualidade, passo o bio por um contador de particulas a laser em tempo real, onde me diz quantas (particulas) tenho por cada cm3 de bio e quais as suas dimençoes.
estando o producto apto, muito bem, ainda contendo algumas particulas indesejadas, volta ao processo de polimento!
as tuas soluções são boas, se não mesmo as mais correctas.
no entanto, chamaste "toinas" aos utilizadores deste forum que optam por soluções baratas e por vezes eficazes de resolver as questões.
por vezes os "toinas" experimentam e resulta, outras vezes não resulta, e passam para uma proxima fase.
eu pessoalmente nunca usei lavagem a seco. não sou "toina" o suficiente para fazer experiencias, uma vez que o tempo anda muito curto...

eu seria um "toino" sim, se fosse gastar dinheiro em detectores de particulas a laser e outros equipamentos, só para fazer uma micro-produção caseira.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por escalavardo »

mnunespt Escreveu:
elfox Escreveu:viva!
nunca utilizei agua no meu processo de produção!
sim, é tão bom como a água mas muito mais economico!
o que acho piada é ver e saber de casos de alguns "toinas" que vão comprar talco e meias de vidro para senhora, no fim pensam que já tem o producto bom e depois e ao 3º dia volta a começar a decantação!
elfox Escreveu::primeiro de tudo faço a lavagem (após decantação), utilizo magnesol.
seguidamente fica a filtração para remover o maximo de particulas que tenha, quer de magnesol, quer glicerina e mesmo sujidade que ainda pudesse estar suspença!
no fim faço o chamado polimento, onde com varios filtros de 1micron lhe retiro tudo o que ele tiver, mesmo a humidade que entretanto decidiu ser absorvida pelo bio os filtros retiram.
no final para ver a qualidade, passo o bio por um contador de particulas a laser em tempo real, onde me diz quantas (particulas) tenho por cada cm3 de bio e quais as suas dimençoes.
estando o producto apto, muito bem, ainda contendo algumas particulas indesejadas, volta ao processo de polimento!
as tuas soluções são boas, se não mesmo as mais correctas.
no entanto, chamaste "toinas" aos utilizadores deste forum que optam por soluções baratas e por vezes eficazes de resolver as questões.
por vezes os "toinas" experimentam e resulta, outras vezes não resulta, e passam para uma proxima fase.
eu pessoalmente nunca usei lavagem a seco. não sou "toina" o suficiente para fazer experiencias, uma vez que o tempo anda muito curto...

eu seria um "toino" sim, se fosse gastar dinheiro em detectores de particulas a laser e outros equipamentos, só para fazer uma micro-produção caseira.



3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por jmal »

boas, tenho feito pouco biodiesel nestes últimos tempos, com a scooter eléctrica a rolar, tenho utilizado muito pouco o carro, só às vezes nos passeios de fim de semana.
no entanto continuo a produzir na mesma em pequenas quantidades, faço a lavagem e a secagem é feita ao sol.
à cerca de 15 dias atrás fiz a transferização de algum óleo e obtive cerca de 60 litros de biodiesel, tudo normal, e meti numa barrica em cima de uma placa ao sol, é ai que faço as lavagens, mas não tive tempo para as fazer, até que hoje fui fazer a primeira passagem com água e espanto meu que o biodiesel sem ser lavado estava translucido, parecia aquele biodiesel depois das várias lavagens e completamente seco. no fundo via-se uma camada branca, que assim que mexi um pouco começou a dissolver com o biodiesel. eu feito toino misturei a água para lavar, mas devia ter tirado uma amostra daquele biodiesel para saber até que ponto estava limpo, visto estar completamente translucido. de qualquer maneira estes 60 litros vão durar uns bons tempos, e na próxima faço os respectivos testes.

já alguém deu por esta situação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por escalavardo »

sim, isso acontece. se deixares o bd uns meses em repouso, ele fica translúcido. não sei até que ponto o ph estará como deve ser, mas também nunca me dediquei a fazer testes..
3º sócio novaenergia


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Eron »

esta é a segunda vez que leio por completo este assunto....a pesquisa continua...assim como as dúvidas.
eron

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por lobão »

eron se já leste este tópico duas vezes, parte para a parte pratica, faz experimentos com 500ml de óleo, e posta os resultados aqui sejam os que forem, (de preferência com fotos) que sempre tem alguém disposto a ajudar!!!!!

um abraço e mão na massa!!!

ps:nunca esqueça segurança acima de tudo!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

eron Escreveu:esta é a segunda vez que leio por completo este assunto....a pesquisa continua...assim como as dúvidas.
eron

eron, a única forma de evoluir nisso é pegando as informações já postadas e ir para os testes.
como você sabe, o interesse pelo biodiesel diminui quando os preços baixam. e o interesse sobe quando ocorrer essas crises do petróleo que elevam os seus preços.

mas de um fato não podemos fugir: existem milhares de litros de óleo usado que são deitados nos esgotos à todo dia. fruto da preguiça de alguns em enviar para a reciclagem. às vezes sobra 100 ml de óleo de uns fritos e as pessoas acham mais rápido colocar na pia e mandar para o esgoto.

tu está no teu momento de produzir biodiesel. use as ferramentas que alguns já revelaram aqui, teste sempre em quantidades pequenas e avalie os resultados.
poste aqui tudo que tu observares, quem sabe criando um tópico definitivo sobre a lavagem do bio, com ou sem água.
não adianta pensarmos em ecologia, deitando fora água+glicerina+soda. tá errado o principio. a lavagem tem que ser isenta, ou muito pouca água. somente assim conseguiremos vantagens pró-ambiente.

siga conosco nas tuas procuras. estamos aqui para ajudar à cada dúvida surgida. mas teste, pois teorias tem bastante. precisamos de um cabra macho que enfrente o rojão.

e não esqueça os procedimentos de segurança, principalmente luvas e óculos, além de ambiente arejado.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Eron »

bom dia e boa semana aos amigos...
já estou produzindo um protótipo de "lavador a seco de biodiesel" que funcionará sob pressão, pouca, mas com pressão, é bastante simples e barato, e assim que der algum resultado, positivo ou não, eu posto aqui.
o que aprendi aqui não está ficando apenas no conhecimento, estou tentando colocar em prática.
abs.
eron


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Eron »

boa noite, por enquanto o que posso dizer após vários estudos e conversas com minha cunhada que é química, não consegui chegar a um resultado positivo e barato principalmente de realizar a limpeza a seco, pois a soda tem que reagir com alguma coisa para após fixar-se quando da passagem por um filtro mecânico, então...barato e acessível, por enquanto nada.
qualquer filtro que se construa (por medidas econômicas) deve possuir determinada substância que reaja com a naoh ou koh, dependendo do que for usado, sei que isso não deve ser novidade prá muita gente, mas precisava citar para quem ainda está na busca de tal resultado. deve-se também ter cuidado com produtos que ao reagir, resulte água, ...aí então....


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Eron »

boa noite.
mais um questionamento:
alguém já fez a limpeza do biodiesel utilizando resina catiônica de ácido forte? sei que é cara, mas gostaria de saber o procedimento de como utilizar, pois talvez consiga alguma coisa para testes e se as bases de filtros de entrada de água podem servir????
abs. eron.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”