Lavagem SEM ÁGUA

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por barbas »

já há algum tempo coloquei aqui uma mensagem sobre o fututro do bio e qual era o caminho que as experiências estavam a levar nos polos de investigação americanos.

ontem consegui duplicar um processo de produção de bio muito interessante que elimina a utilçização de água.

este processo não é nada de novo e já é recomendado por vários fabricantes europeus de processadores.

curiosamente a nível industrial em portugal parece não ter seguidores.

ora do que precisamos...

biodiesel decantado, isto é sem glicerol.
funil.
filtro de papel - é interessante que o poder de filtragem de dois guardanapos de papel é muitissimo superior ao de duas folhas de rolo de papel de cozinha, portanto se não obtiverem resultados considerem primeiro mudar o papel do filtro...

ora peguei em 500ml de bio não lavado, 10gr de silicato de magnésio, misturar bem. apesar do pó ser muito fino, este dissolve-se incrivelmente bem no bio, tornando-o muito turvo e esbranquiçado.

colocar os filtros de papel no funil e filtar.
a foto seguinte mostra o bio já depois de filtrado 2 vezes com papel de rolo de cozinha e a ser filtrado com guardanapos de papel.

Imagem

(sim eu também fiquei de boca aberta)

então pensei, mas se calhar o bio esta transparente mas ainda tem muito sabão (pouco provavel não?) então resolvi fazer o teste da água...

reparem ao fim de 3 minutos...

Imagem

sim sim é isso mesmo a água apresenta-se limpinha, vejam o fundo...

então pensei, se calhar foi das várias filtragens... vamos lá fazer isto de principio com um litro de bio e com uma amostra de controlo...

ora aqui temos, à esquerda bio não lavado à direita 1000ml de bio misturado com 20gr de silicato de magnésio...

Imagem Imagem

estão a ver a diferença, à esquerda o bio mesmo filtrado da mesma maneira apresenta-se turvo, à direita com o tratamento de silicato de magnésio cristalino...

e agora a prova final, resolvi lavar uma amostra do bio direita....

Imagem

agradeço a todos que repitam esta experiência e verifiquem os resultados, vamos validar esta técnica!

cumprimentos

barbas


clrocha
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta mai 12, 2006 11:42 am

Mensagem por clrocha »

qt custa o silicato de magnesio?
cump's


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

já vi filtros de 1 micron à v enda no supermercado, eram cartuxos normais para os filtros da água

barbas


Danny
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 09, 2006 10:22 pm
Localização: Coimbra

Mensagem por Danny »

barbas, foste buscar essa idéia ao pessoal da biodys? o magnidon deles também é a base de magnésio... mas o preço...

com a tua experiência acho que se poupa bastante!


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

danny,

ao pessoal do biodys?!?!?!?

claro que não!!!

eu vou buscar isto à fonte!!! universidade do uath!!!!

os tipos da biodys não inventaram nada, a bioking também usa e muitas outras.

alias o magnetron é conhecido nos eua por magnesol e já era um produto para limpar óleo antes de se falar em biodiesel.

era muito usado na industria de restauração para limpar oleo vegetal!

barbas


Danny
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 09, 2006 10:22 pm
Localização: Coimbra

Mensagem por Danny »

ok!
o que importa é que é um método mais rápido e (possivelmente) mais económico.

abraço

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

uma op de quem percebe litros de bio e está aqui só para ensinar o filtro q estas a usar é de papel de cozinha e se mudares para filtros de café existem vários nº , cada nº é referente a um tamanho quanto maior o nº maior o filtro.
no lidl aquilo é barato, deve ser mais caro q o papel mas dá para mais x.


rui
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 23, 2006 7:13 pm

boa ideia silicato de magnesio

Mensagem por rui »

excelente busca por novidades,realmente bom.
barbas na tua esperiencia chegaste a medir o famoso ph,dava os mesmos resultados??
sera que sendo o po tao fino nao deixa residuos? realmente esta reacao do bio com o silicato e bastante rapida...alguem ja esperimentou com oleos usados?
tambem vou esperimentar....
um abraco a todos.

rui


clrocha
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta mai 12, 2006 11:42 am

Mensagem por clrocha »

bom dia,
@barbas

"ora peguei em 500ml de bio não lavado, 10gr de silicato de magnésio, misturar bem. apesar do pó ser muito fino, este dissolve-se incrivelmente bem no bio, tornando-o muito turvo e esbranquiçado. "

fizeste isto a 35º?

"já vi filtros de 1 micron à v enda no supermercado, eram cartuxos normais para os filtros da água"

os filtros k sao usados nas piscinas(achu eu) n servem? e k esses como sao feitos de material mais resistente duram mais. achu k sao feitos de algodao, nao é?


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

ora vamos lá ver...

a universidade era de utah

josef,

sim claro filtros do cafe, tenho de ir ao supermercado, mas no fim os filtros de papel são só para esta pequena experiencia.

rui,

esqueci-me de medir o ph, mas ainda vou a tempo

o problema é mesmo o do pó ser muito fino, torna-se dificil de filtar.

de facto na primeira filtragem a diferença é muito grande mas ainda fica uma névoazinha muito ténue, assim um "haze".

ora essa névoa desaparece com a segunda filtragem ou com uma lavagem simples. ainda estou a testar se a segunda filtragem é suficiente ou não.

entretanto comecei a testar se o silicado é reutilizável e até que ponto...
assim depois de tratar a primeira litrada com 20gr de silicato, voltei a encher o o recipiente com bio, mexer bem e deixar assentar um bocadinho. a primeira filtragem já não está a resultar, portano existe mesmo uma reacção do silicato com os ffa e sabões e glicerol que restam no bio...

clrocha,

isto tudo é feito à temperatura ambiente...
alguem aqui que possa explicar-nos o que acontece a um pó dissolvido num oleo quando este aquece, é mais fácil ou mais dificil de filtar?

quanto aos filtros das piscinas, não sei.

quando comprei os filtros para o meu processador havia de várias dimensões e conteudos, comprei um de 60 micron para o oleo usado, lavavel de plastico e um de 5 micron para o bio, são de fibras enroladas. há também de carvão e terra/areia/argila (não precebi muito bem).

o mais pequeno que vi era de 1 micron e dizem que esta é a medida ideal para o silicato.

os filtros comerciais praparados para o silicato são de 5 micron mas adicionam uma argila "clay" onde o silicato se vai agarrar sendo depois muito mais fácil de filtar.

este processo ainda está por investigar.

como o bio deve ser semrpe filtrado a 5 micron, será que particulas mais pequenas não afectam o motor?

mesmo assim será que estas particulas em particular afectam?

meus amigos...

toca a investigar também!!!



barbas

Avatar do Utilizador

adrianobrasil
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 11, 2006 7:21 pm
Localização: Brasília, DF. Brasil

Mensagem por adrianobrasil »

olá barbas,
como se chegou a essa quantidade de 20g por litro de óleo?
é possível ou "econômico" fazermos a lavagem do óleo usado com o silicato antes de o utilizarmos na fabricação do bio?
Um abraço
Adriano Karlo

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

adrianobrasil Escreveu:olá barbas,
como se chegou a essa quantidade de 20g por litro de óleo?
é possível ou "econômico" fazermos a lavagem do óleo usado com o silicato antes de o utilizarmos na fabricação do bio?
bem, a lavagem tem por objectivo retirar o metanol, a soda caustica e alguns restos de glicerina..

ora no óleo usado não existe metanol nem soda caustica.. se a tua intenção é retirar a água, um processso de decantação pode funcionar..
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

adriano,

se é rentavel ainda estou para descobrir, para já estou preocupado com o ser possivel.

a quantidade que a universidade de utah recomenda são 2% por peso (kilo) eu fiz 2% por litro...

é engraçado que o silicato "gasta-se" ou seja a sua re utilização não funciona....

já pensei em combinar os dois processos, o silicato e no fim uma única lavagem pequena...

barbas


clrocha
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta mai 12, 2006 11:42 am

Mensagem por clrocha »

barbas escreveu:

"como o bio deve ser semrpe filtrado a 5 micron, será que particulas mais pequenas não afectam o motor?"

mas 1 micron nao é mais baixo que 5 micron? se assim for supostamente vao ser filtradas as particulas de 5 micron
abraços


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

eheheh

clrocha

isso mesmo ou seja sera que particulas de 1 micron afectam o motor ou ja são tao pequeninas que não nos temos d epreocupar?

barbas


Erhon
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jul 18, 2006 5:15 pm

Mensagem por Erhon »

vai ser a minha primeira pergunta no forúm

atentendo ao meu reduzido conhecimento sobre a produçao de biodiesel, peço desde já desculpa se disser alguma barbaridade:

- se este processo for correcto, no final o produto obtido já pode ser adicionado ao petro-diesel ou colocado directamente, certo?

ou seja este processo é alternativo, aquele em que se usa soda?

parece me este processo bem mais simples


abraço

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

olá erhon.

as perguntas são sempre benvindas. quanto à tua, penso que estarás a fazer confusão.

este processo descrito pelo barbas é apenas para lavar o bd (retirar o metanol, a soda e alguma glicerina que não tenha sido retirada antes), não substitui o metóxido.

lê mais um pouco sobre as experiências e sobre as receitas, para entenderes um pouco melhor o processo.

daqui a uns dias já estás expert...
3º sócio novaenergia


Erhon
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jul 18, 2006 5:15 pm

Mensagem por Erhon »

escalavardo Escreveu:olá erhon.

as perguntas são sempre benvindas. quanto à tua, penso que estarás a fazer confusão.

este processo descrito pelo barbas é apenas para lavar o bd (retirar o metanol, a soda e alguma glicerina que não tenha sido retirada antes), não substitui o metóxido.

lê mais um pouco sobre as experiências e sobre as receitas, para entenderes um pouco melhor o processo.

daqui a uns dias já estás expert...

obrigado pela pronta resposta

já estou a perceber o "busilis" da questao, há que adicionar a soda e tudo o resto, fazer os processos todos e depois só no fim é que se podera recorrer a este processo...

vou regressar à leitura

abraço


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

erhon,

contamos com fotos da tua experiência brevemente aqui postadas...

um litro para começar...

mas cumpre as normas de segurança!


barbas


Erhon
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jul 18, 2006 5:15 pm

Mensagem por Erhon »

barbas Escreveu:erhon,

contamos com fotos da tua experiência brevemente aqui postadas...

um litro para começar...

mas cumpre as normas de segurança!


barbas
com certeza barbas!

sinto-me encorajado pelo que tenho lido no forúm!

já agora que aproveito a embalagem, peço desculpa por fugir ao assunto do tópico, mas aproveito para colocar outra questão:

- nao existem protocolos conpilados com todos os processos e materiais para produçao de biodiesel?

(peço desculpa se houver mas pelo que tenho visto só encontro pequenas partes do processo e para quem, como eu, pouco percebe do assunto acaba por se perder um pouco)

abraço

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”