O MEU REACTOR

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por lobão »

paulosga, começou bem, vá postando fotos esta muito lindo, não esqueça de ir anotando os gastos para ver o custo final!!!

um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

viva pessoal

este não era o reactor que idealizei, mas como já estava a ficar farto de esperar o orçamento de um feito por medida com fundo cónico, resolvi comprar este, acho que vai servir perfeitamente.

podem contar com montes de fotos, nas várias fases de construção

é o minimo que posso fazer, para agradecer toda a informação e ajuda que todos voçês disponibilizam

quanto a contas, são mais 185€ a juntar ao material que já apresentei no inicio deste post.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

estou a pensar em retirar o tubo em cristal que permite visualizar o nível, o que acham
isto porque é muito fino e depois vou ter temperaturas a rondar os 90º.
Sócio Nº46


greentuga
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jun 03, 2008 7:24 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por greentuga »

ora boas.

em relação ao nivel em cristal , experimente fazer um pequeno teste , aquecer o tubo colocando dentro de uma panela(tacho) com agua a + ou - 100º, e se posssivel tentar testar a resistencia aos produtos corrosivos k iram ser usados.

penso k li algures sobre um nivel feito de inox com uma especie de carreto com esferas colocado da parte de fora (dentro usava uma esfera) onde ele deslizava para cima e para baixo de forma a poder tera leitura , talvez não indicasse correctamente , mas dava para ter a noção do volume.


eu no projecto k em breve apresentarei, irei usar( testar 1º ) uma lampada flurescente k depois de retiradas as cabeças , usando um maçarico pequeno pra moldar o vidro a fim de fazer um nivel resistente ao quimicos e completamente transparente..
( se não souberem como fazer perguntem a alguma criança k ande na escola , de certo ela se lembra como moldar o vidro usando uma lampada de tubo. )
só tenho receio de a minha lampada não passar no teste devido á fragelidade!

fica a ideia.

abraços cordeias

bruno p.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

para mim a única utilidade que vejo neste tubo é poder visualizar e calcular a % de glicerina produzida na decantação.
agora não sei até que ponto valerá a pena o risco e os inconvenientes, pois embora seja pouco é mais um sitio por onde iremos ter perca de calor, a deterioração deste material suponho que irá ser rápida, e vou ter um trabalho extra no isolamento da cuba, pois vou fazer um molde em papelão e encher com espuma de poliuretano.

por isso acho que vou mesmo optar por retirar o tubo e tapar os orificios.

mas vou aguardar por mais algumas opiniões dos mestes
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

sem o tubo de escala, como vais saber a quantidade (litros) que tens no processador?
ao fazer as lavagens dá muito jeito.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por lobão »

paulosga, sem o nível fica difícil você drenar a glicerina!

no meu reator eu coloquei uma mangueira de pressão ransparente, não é cristal mas da perfeitamente para a função, esta agüentando bem apesar do pouco uso!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Rui de Carvalho »

o tubo em cristal não dá. eu já o testei e não aguenta biodiesel, a qualquer temperatura, passado pouco tempo, ele começa a deixar passar o biodiesel, a 60ºc ele perde completamente a resistência mecânica (derrete), e o metilato e o metanol torna-o baço. assim esse tubo tem de ser substituido.

mas o nível também é muito importante, evita muito problemas, tanto na alimentação como na operação. assim recomendo o pe, não é transparente, contudo dá para notar o nível dentro dele com clareza suficiente para determinar o nível no deposito. aguente os produtos todos e aguenta a temperatura principalmente se for o duplepex usado para água quente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

rui, esse era exactamente o meu receio,
vou mesmo optar por retirar o tubo e os restantes acessórios.
para obter o mesmo resultado, coloco um "t" antes da entrada da bomba com um tubo em pex que vai servir simultaneamente para verificar o nível e permitir a introdução do metóxido.

obrigado a todos pelas opiniões
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

este fim de semana já fiz mais alguns progressos,

o próximo trabalho é a construção do pequeno cilindro em inox para acolher a resistência e o termostato para o aquecimento, que vai ficar antes da entrada do reactor.


Imagem Imagem
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

bom trabalho,

vais usar o destilador logo no processo, ou apenas num processo à parte só com glicerina?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

obrigado,
estou a pensar fazer o processo a 70ºc, por isso, no final da reacção subo a temperatura até aos 90ºc e destilo o metanol, depois junto 5% de água e deixo de repouso.
Sócio Nº46


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por egasegas »

boas paulosga
tá muito bom, para que serve aquele tubo que sai da tampa do reactor e entra dentro de outro tubo cinzento, é para destilar o metanol? se sim como funciona? é que eu já fiz uma coisa parecida no meu reator e nunca consegui retirar nenhum metanol.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

observe que o tubo utilizado para condensação dos vapores de metanol, possui uma entrada e uma saída. a água fria entra por baixo e sai por cima passando pela parte externa da serpentina, num fluxo que garanta a diferença de temperatura necessária para a condensação do vapor. sem essa diferença de temperatura, nunca você retirará metanol. apenas vai sair vapores por onde deveria estar caindo metanol.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

luciano, pela foto dá-me ideia de lá estarem dois tubos brancos para entrada e saida da agua de arrefecimento.
o paulo confirmará se for o caso.

abraço.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

até que o paulo venha, vamos às considerações:

Imagem

se me permite o paulo, nessa foto, aparece um tubo ao lado do reator. esse tubo é o destilador. nas extremidades, existem 2 saídas brancas. na de baixo entra a água fria. na de cima, sai a água aquecida pelo vapor de metanol. e por dentro, tem uma serpentina, que faz com que o vapor do metanol transforme-se em líquido, resultando o processo de aproveitamento do metanol.

paaaaaaaaaaauuuuuuuuulooooooooooo! apareça !
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por lobão »

pessoal aquela mangueira transparente (cristal) deve ser o nível só que o reator ainda não esta pronto, por isso ela esta solta!

mas paulo o reator esta ficando uma beleza, parabéns!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

boas pessoal

ainda faltam muitos acessórios, mas vamos por partes:

o tubo em cristal que o lobão apontou irá ligar a um tubo de nível (em pex) que vou colocar antes da entrada da bomba.

quanto ao destilador, o luciano e o mnunespt já disseram práticamente tudo, apenas há uma correcção a fazer pois não está visivel, é que o tubo de cobre é direito e não em serpentina, isto porque de onde tirei a ideia referiram que não era necessário.
a água que vai circular dentro do tubo cinzento irá ser puxada por uma bomba de aquário, a potencia não é muita, mas já fiz alguns testes e parece suficiente. como estou a pensar em não utilizar muita água vou arranjar um pequeno radiador e uma ventoinha de pc para arrefecimento.

a minha dúvida neste momento é saber se o diâmetro do tubo em cobre será suficiente, pois é apenas de 8 mm
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

é que o tubo de cobre é direito e não em serpentina, isto porque de onde tirei a ideia referiram que não era necessário.
sempre vi o uso de serpentina para obter o destilado. a função da serpentina é fazer com que o vapor entre em choque com a água e desça lentamente. a idéia de ser direto para mim é nova. relate quando começares a destilar...

quanto ao nível, o amigo rui de carvalho já citou que o tubo flexível estraga em pouco tempo. ele usa um material com menos visibilidade, mas mais resistente.

fique atento à saída do metanol. se estiver saindo fumaça, tens que rever o projeto, ou a serpentina, ou a espessura do cano de cobre.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

luciano, obrigado pelas dicas

o tubo flexivel que mostra a foto apenas vai servir para descompressão do tubo de nivel, este vai ser de material mais resistente(pex) que é utilizado nas canalizações de água quente (não é flexivel e tem cor branca e ligeiramente transparente)
Sócio Nº46

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”