Inicio da minha aventura no Biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
agastya
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta out 15, 2008 3:02 pm

Inicio da minha aventura no Biodiesel

Mensagem por agastya »

olá a todos

vou começar por fazer a experiencia pela receita do fry, agora so tenho uma duvida, quando fala em remover a agua do concentrado, e retirar a glicerina como é que esse processo é feito? com uma seringa ou vertendo a solução?

obrigados

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: iniciação no BD

Mensagem por RED BARON »

olá agastya.

para separar a glicerina pode ser utilizado qualquer metodo, desde que o resultado seja a remoção da camada que fica no fundo durante a separação, o processo de decantação é esse mesmo, deixar separar duas, ou mais camadas de densidades diferentes e depois separá-las, nos reactores estes tem um fundo cónico para facilitar esta operação e a camada inferior é removida com a abertura de uma torneira, quando se faz uma pequena porção de bio dentro de uma garrafa ou similar pode ser usado uma seringa mesmo até com a ajuda de um pedaço de tubo de plástico para chegar ao fundo, tambem se pode ir vertendo até conseguir separar as duas camadas.

depois de separado o bio deve ser limpo através de lavaem com agua ou outro processo, e no caso da lavagem com agua ainda deverá ser seco até ficar com boa limpidez.

espero que ajude, boas experiências.
cumps.


Autor do tópico
agastya
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta out 15, 2008 3:02 pm

Re: iniciação no BD

Mensagem por agastya »

olá baron

obrigado pela resposta, era +/- aquilo que eu ja estava a prever, mas mais vale consultar quem sabe do que fazer borrada, eu estou a pensar comprar um processador ja vi alguns na net mas são um pouco caros e só encontro nos e.u.a o que torna a encomenda um bocado dificil, o preço eu acho que até acaba por justificar visto que a minha mulher gasta 200€ por mes pelo menos para ir trabalhar e eu pretendo comprar um carro a diesel para mim tb logo acho que em poucos meses o investimento fica pago, gostava de saber se alguem sabe onde posso comprar um processador aqui em portugal ou arredores caso contrario terei que recorrer á cuba de vinho.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: iniciação no BD

Mensagem por mnunespt »

viva!

antes de mais bem-vindo.

não sei se a tua mulher é professora e fica colocada no "cú de judas" e por isso faz tantos km. mas se é esse o caso, eu também sofro do mesmo mal.

fazer biodiesel só é viável se tiveres uma boa "fonte" de oleo vegetal. principalemente para suprir as necessidades de quem trabalha longe e faz muitos km.
aqui no forum tens alguns reactores feitos pelos utilizadores. podes dar uma vista de olhos e tirar ideias. penso que é muito mais barato fazer um do que comprar já feito.
quanto às experiencias iniciais. estás no bom caminho. quando dominares bem o bd proveta, podes partir para "voos mais altos".


jurassik
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta ago 20, 2010 10:25 pm

Inicio da minha aventura no Biodiesel

Mensagem por jurassik »

boa noite

ja algume tempo que estou registado neste forum, no entanto tenho seguido sem opinar devido á minha fraca informação neste ramo.
depois de varios contactos amanha vou buscar biodiesel para abastecer na minha viatura e nas dos meu irmãos. então que quantidade que me aconselham meter no deposito, vou dizer aqui os carros que serão para levar biodiesel:

o meu a4 1.9 tdi 130 cv , no manual do meu carro diz que posso meter biodiesel logo que cumpra uma norma din..... qualquer coisa que agora foi alterada para en ... qualquer coisa, no entanto diz que o consumo pode ser ligeiramente superior e as prestações reduzirem e que se passar 50:50 pode fazer muito fumo
o que acham?

os outros carros serão
vw touran 2.0tdi 136cv
audi a4 1.9 tdi 110cv
opel astra 1.3 cdti
mercedes c220
izuzu


isto seria uma primeira fase, porque no futuro gostava de avançar para uma produção de biodiesel, no entanto ja vi uma empresa que vende reactores... mas ainda tou muito verde nesta área, surgiu-me uma duvida essas empresas de recolha de oleos usados podem vender o oleo usado a mim particular para eu fazer o respectivo biodiesel?

obrigado pelo fórum e desculpem o testamento
agradeço a quem me poder ajudar


jurassik
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta ago 20, 2010 10:25 pm

Re: Inicio da minha aventura no Biodiesel

Mensagem por jurassik »

jurassik Escreveu:boa noite

ja algume tempo que estou registado neste forum, no entanto tenho seguido sem opinar devido á minha fraca informação neste ramo.
depois de varios contactos amanha vou buscar biodiesel para abastecer na minha viatura e nas dos meu irmãos. então que quantidade que me aconselham meter no deposito, vou dizer aqui os carros que serão para levar biodiesel:

o meu a4 1.9 tdi 130 cv , no manual do meu carro diz que posso meter biodiesel logo que cumpra uma norma din..... qualquer coisa que agora foi alterada para en ... qualquer coisa, no entanto diz que o consumo pode ser ligeiramente superior e as prestações reduzirem e que se passar 50:50 pode fazer muito fumo
o que acham?

os outros carros serão
vw touran 2.0tdi 136cv
audi a4 1.9 tdi 110cv
opel astra 1.3 cdti
mercedes c220
izuzu


isto seria uma primeira fase, porque no futuro gostava de avançar para uma produção de biodiesel, no entanto ja vi uma empresa que vende reactores... mas ainda tou muito verde nesta área, surgiu-me uma duvida essas empresas de recolha de oleos usados podem vender o oleo usado a mim particular para eu fazer o respectivo biodiesel?

obrigado pelo fórum e desculpem o testamento
agradeço a quem me poder ajudar
boa noite!

já comprei o biodiesel á cerca de 1 mês, antes de revelar a experiência, vou dizer o que diz alguns dos manuais das viaturas acima citadas acerca do biodiesel;

audi a4 1.9 tdi 130cv ....ja foi dito em cima resumidamente
opel astra 13 cdti ... diz para não utilizar biodiesel porque pode prejudicar o motor.....!!!?????
vw touran 2.0tdi 136cv... semelhante ao que diz no audi , só acrescenta um dado inovador que é para contactar a vw para certificar se o carro em concreto está ou não preparado para levar biodiesel.......
mercedes 320 cdi (está errado em cima 220 cdi).... diz para misturar 50:50 diesel e petrolio... e acrescenta algo interessante que diz isto estes tipos de combustíveis podem danificar o seu sistema de injecção; gasóleo de aquecimento, gasóleo dos pescadores... mais uma serie de combustíveis e entre eles biodiesel.....

algum comentário?

experiêcias
audi a4, 50:50 diesel/biodiesel a nivel de consumo ainda não deu para notar diferença, performance, creio que estão um pouco mais reduzidas, a diferença que já notei é que ás vezes raramente quando dou ignição o motor parece que perde rotação/ vai a baixo e depois volta logo ao normal, enquanto que com o diesel normal ele pegava e ficava logo á rotação certa.....

vw touran 70:30 diesel/ bio nada assinalar

mercedes 50:50 ao fim de 3 dias a carrinha deixou de puxar, parece que morria, conclusão filtro do gasóleo completamente entupido, mudou-se o filtro trabalha normal, creio que existe uma ligeira perde de potência, quando meto a carrinha a trabalhar de manha esta falha, o motor não trabalha certinho com aquele som sereno, depois de uma volta todo fica ao normal, acham isto normal?

comentários e opiniões são bem vindos de todos

cumprimentos

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Inicio da minha aventura no Biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

olá

para não entupires os filtros do gasoleo aconselho a usares 20 % de bio em cada carro pois este devido ao seu poder de limpeza remove lixos acumulado em todo o circuito do gasóleo e vai deposita-los no filtro. ao fim de meia duzia de vezes fica bom.

procura no forum pois existe uma tabela para todos os modelos de automoveis das percentagens que deves utilizar.

quanto a fumos, elimina-os.

rendimento do motor, por experiência propria calcula tu a percentagem a utilizar.

abraço carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Inicio da minha aventura no Biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

pelas razões expostas pelo carlos, sugiro que leve sempre no seu carro, um filtro extra, pois essa limpeza que o biodiesel faz, pode provocar entupimentos do filtro.
outra solução é começar com índices de mistura menor, fazendo com que nas trocas de óleo regulares, vá-se aumentando o percentual.
se o desejo é começar com alta mistura, filtro extra e uma chave para troca-lo.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


jurassik
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta ago 20, 2010 10:25 pm

Re: Inicio da minha aventura no Biodiesel

Mensagem por jurassik »

boas!

neste momento o maximo quando ando é 50:50, a não ser a troca de filtro na mercedes nada apontar, de grave, apesar que na mercedes em frio de manha ela não trabalha bem pararece que falhar não sei se será normal.... visto que no manual da carrinha diz que o biodiesel pode danificar o motor

carlospoças a tabela que referes no forum não é de oleo vegetal?

cumprimentos

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Inicio da minha aventura no Biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

olá
è a tabela para os conssumidores de ovd ,mas poderás vêr qual o tipo de bmnba injectora que tens .

pesquisa em:biodisel. o que é o biodiesel

e ficas com mais conhecimentos e menos medos de o utilizar.
abraço carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”