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Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: quinta nov 18, 2010 9:38 pm
por carl123
muito boa noite a todos.

sou um aluno do 12º ano na escola básica e secundária padre antónio de andrade e faço parte de um grupo que pretende desenvolver um projecto relacionado com a construção de um carro movido a hidrogénio.
já fizemos algumas pesquisas sobre o tema a fim de obter um motor adequado para o carro e o género de motores que me pareceram mais adequados foram os de explosão usados em modelismo. gostava, por isso, que me dessem uma opinião sobre a escolha.
gostava também que me aconselhassem quanto a uma maneira fácil e rentável de armazenar hidrogénio que não requeresse grandes pressões nem altas temperaturas.

fico à espera de respostas.
obrigado pelo apoio.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: quinta dez 16, 2010 11:34 pm
por mauri
parece que essa ideia do projecto do carro movido a hidrogénio e a maneira fácil e rentável de armazenar hidrogénio não houve respostas até agora.
se esse projecto for para a frente não esqueça de colocar aqui teu projecto.
entretanto há que aguardar respostas.
se possível passar pelas apresentações.
cump.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sexta jan 07, 2011 8:30 pm
por carl123
olá a todos!
enquanto esperava por algumas respostas dos membros deste fórum continuei a minha investigação sobre o tema e já consegui alguns progressos. ao que consegui apurar é possível transformar soda caustica em hidreto de sódio pela adição de calor, sendo necessária uma temperatura de 390ºc, sendo o hidreto colocado em água para formar h2.
por isso tive a ideia de colocar um pequeno extintor a bordo do carro em que fizesse ocorrer a reacção acima descrita.
pedia, então, opiniões sobre este método e que me corrigissem se disse algo mal.
fico à espera de respostas.

com os melhores cumprimentos.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sexta fev 18, 2011 11:19 am
por _cls_
carl123 Escreveu:olá a todos!
enquanto esperava por algumas respostas dos membros deste fórum continuei a minha investigação sobre o tema e já consegui alguns progressos. ao que consegui apurar é possível transformar soda caustica em hidreto de sódio pela adição de calor, sendo necessária uma temperatura de 390ºc, sendo o hidreto colocado em água para formar h2.
por isso tive a ideia de colocar um pequeno extintor a bordo do carro em que fizesse ocorrer a reacção acima descrita.
pedia, então, opiniões sobre este método e que me corrigissem se disse algo mal.
fico à espera de respostas.

com os melhores cumprimentos.
podes faze-lo de forma mais simples, porém tens de criar uma bom mecanismo de controle. combustível sólido como foi usado nos foguetões: alumínio + soda caustica + água + oxigénio.
óbvio que tu não queres ir à lua, por isso aproveitas o oxigénio do ar.
o que precisas então, 1l de água destilada (podes reduzir na água), 10g de soda caustica (naoh) e 1ª grama de alumínio puro (metal, sem oxidação e sem ligas a outros metais), vais obter 2~2,6 litros de h2 (hidrogénio).
obtens também alumina hidratada (aquosa), ou até mesmo deposito sólido, a água vai desaparecendo e a soda caustica supostamente não se perde.
porquê criar um bom mecanismo de controle, porque se colocares para lá uma jante de alumínio ela vai reagir toda enquanto houver água e o hidrogénio é altamente explosivo.

outra coisa, se estás a pensar de futuro usar alumínio, para obter hidrogénio -> para obter termo-dinamicamente electricidade, ...esquece, podes usar alumínio + sal (nacl) + "oxigénio do ar" para fazeres uma célula de combustível sólido (ou pilha de alumínio-ar), sem perigo, sem queima e muito boa para desintegrar as cápsulas da nespresso. lol
porém não é um trabalho relacionado com hidrogénio e muito menos com reciclagem de alumínio, o que estás a fazer é retirar do alumínio a energia que ele levou para se transformar de alumina para alumínio(metal), o alumínio sendo o 3º metal mais abundante na natureza não deveria ser tão caro, mas 40% do seu custo é em energia(electricidade) para converter a alumina em alumínio.

abraço.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sexta fev 18, 2011 7:07 pm
por carl123
boa noite!

obrigado pela resposta, _cls_.
parece-me um bom método de produção de h2. estou a ponderar usar este mesmo método.
agora espero que tudo dê certo e consiga pôr o carro a andar.

abraço.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sexta fev 18, 2011 10:24 pm
por _cls_
carl123 Escreveu:boa noite!

obrigado pela resposta, _cls_.
parece-me um bom método de produção de h2. estou a ponderar usar este mesmo método.
agora espero que tudo dê certo e consiga pôr o carro a andar.

abraço.
olá carl123
que motor vais usar? aviso-te já que motores a dois tempos não dão para hidrogénio, aliás dão mas tens de lhe adicionar uma bomba de lubrificação. os motores de modelismo geralmente são a dois tempos, excepto alguns de aviões e helicópteros de elevadas dimensões.
mas há uma segunda solução, plano b, o combustível para o modelismo (nitro como alguns lhe chamam) na sua forma mais tradicional é feito de metanol ou etanol a 15~25%, o restante é óleo de rícino, actualmente usam-se óleos sintéticos ou minerais equivalentes de mais baixo custo.
como fazer? metes óleo de rícino no deposito do combustível e o h2 pela entrada de ar (juntamente com o ar).
assim já evitas de gripar o motor em 10 segundos, ...pode ser que dure 5 minutos até lhe saltar a cabeça! ...o hidrogénio dá coice a sério.

abraço.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sexta fev 18, 2011 11:17 pm
por Ferra
_cls_ Escreveu: o que precisas então, 1l de água destilada (podes reduzir na água), 10g de soda caustica (naoh) e 1ª grama de alumínio puro (metal, sem oxidação e sem ligas a outros metais), vais obter 2~2,6 litros de h2 (hidrogénio).
obtens também alumina hidratada (aquosa), ou até mesmo deposito sólido, a água vai desaparecendo e a soda caustica supostamente não se perde.
será que percebi bem? a soda não se perde? então quer dizer que adicionando apenas água e aluminio vou gerar hidrogénio indefinidamente? e o volume de gás será mesmo esse? é que se for vou deixar de esvaziar os bolsos da bata no trabalho e vou é trazer a limalha para casa e por o meu esquentador a hidrogénio!

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sexta fev 18, 2011 11:18 pm
por carl123
boa noite _cls_.

bem, a minha ideia é a de usar um motor de modelismo a dois tempos em que injecto hidrogénio pela admissão de combustível e depois acrescento um pequeno reservatório de lubrificante ligado à admissão de ar que vai injectando óleo aos poucos para a câmara de combustão. esta ideia foi-me dada por um vendedor de motores deste genéro que afirmou já ter tido contacto com alguns casos semelhantes ao meu e em que se procedeu desta forma.

parece-me uma maneira fácil e adequada; se não o for, corrija-me por favor.

abraço.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sábado fev 19, 2011 7:31 pm
por _cls_
ferra Escreveu:
_cls_ Escreveu: o que precisas então, 1l de água destilada (podes reduzir na água), 10g de soda caustica (naoh) e 1ª grama de alumínio puro (metal, sem oxidação e sem ligas a outros metais), vais obter 2~2,6 litros de h2 (hidrogénio).
obtens também alumina hidratada (aquosa), ou até mesmo deposito sólido, a água vai desaparecendo e a soda caustica supostamente não se perde.
será que percebi bem? a soda não se perde? então quer dizer que adicionando apenas água e aluminio vou gerar hidrogénio indefinidamente? e o volume de gás será mesmo esse? é que se for vou deixar de esvaziar os bolsos da bata no trabalho e vou é trazer a limalha para casa e por o meu esquentador a hidrogénio!
erro meu, também perdes a soda caustica

2al + 2naoh + 6h2o = 2naal(oh)4 + 3h2

com calor separas a alumina hidratada do sódio
2na+ + 2[al(oh)4]-

e com muito mais calor, acima de 800ºc eliminas o hidrogénio e ficas com alumina branca (penso eu)
se deres nessa alumina cerca de 2000ºc ficas com alumina metálica
se continuares a dar temperatura até perder de vista e alta pressão, com tempo de arrefecimento longo sempre sobre alta pressão, fazes rubis e safiras, ...e quem me dera ter uma máquina dessas...

a minha confusão foi por causa da pilha de alumínio, aí é que não se perde o sal, por falar nisso daqui a pouco vou colocar fotos de uma experiência que fiz esta tarde, fiz uma célula de combustível alumínio-ar e funciona.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: segunda mar 28, 2011 2:59 am
por mauri
_cls_ Escreveu: por falar nisso daqui a pouco vou colocar fotos de uma experiência que fiz esta tarde, fiz uma célula de combustível alumínio-ar e funciona.
mas isso é outro projeto, não? merece outro tópico.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: terça abr 19, 2011 12:34 pm
por carl123
bom dia a todos.
comecei agora a fazer os testes do motor, mas antes fiz uma pequena pesquisa sobre velas glow plug, que é o género de vela que adquiri para construir o carro.
verifiquei que não era adequada para usar com gasolina e surgiu-me então uma dúvida: será que estas velas provocam a combustão do hidrogénio?
se alguém me souber explicar isso, responda rapidamente.

com os melhores cumprimentos.
fernando bento

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: terça abr 19, 2011 11:42 pm
por Ferra
segundo a wiki o hidrogenio inicia a combustão aos 560ºc. se essas velas atingirem essa temperatura dá para utilizar mas será dificil acertar o ponto de ignição se o hidrogénio for admitido no estado gasoso no tempo de admissão do motor. para se ter algum controlo é possivel injecta-lo no estado liquido ou usar velas como os motores a gasolina!

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: quinta mai 05, 2011 12:55 am
por orbis
hidrogénio no estado líquido deve ser muito dífícil de obter. a pressão para isso acontecer deve ser elevadíssima.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: terça jun 14, 2011 6:41 pm
por _cls_
mauri Escreveu:
_cls_ Escreveu: por falar nisso daqui a pouco vou colocar fotos de uma experiência que fiz esta tarde, fiz uma célula de combustível alumínio-ar e funciona.
mas isso é outro projeto, não? merece outro tópico.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20&t=14016

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: quinta ago 18, 2011 2:44 am
por fgsouza68
Olá a todos!

A forma mais segura de se utilizar o h2 seria consumindo tudo no ato em que é gerado. Muitas pessoas já estão utilizando este sistema em seus carros, o que dá uma economia de até 60%. Para quem ainda não conhece segue um link de um brasileiro que está no Canadá e explica como funciona.

"http://www.youtube.com/watch?v=2i4bef33 ... re=related"
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2i4bef33 ... re=related[/youtube]

Código: Selecionar todos

recolocado:mauri
O sistema utiliza a eletrolise com a sobra de energia que existe nos carros.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sexta ago 19, 2011 1:59 pm
por Njay
"Sobra de energia que existe nos carros"? Que sobra? Nunca ouvi falar de nenhuma sobra.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sábado ago 20, 2011 3:03 am
por fgsouza68
Olá Njay!

Será que falei bobagem?

Acredito que o alternador gere bastante energia e não tem tanta coisa em um carro para gastar tudo, penso que se não fosse sobra, as pessoas que utilizam esse kit de hidrogênio não teriam de onde tirar energia para mante-lo.

Se eu estou errado agradeço que me esclareçam.

Abraço.

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: sábado ago 20, 2011 12:14 pm
por Njay
Essa é uma ideia completamente errada, mas infelizmente muito comum. O alternador de um veiculo (na verdade, qualquer gerador eléctrico) apenas produz a energia necessária para atender ao consumo "pedido" no momento. E toda essa energia vem do combustível fóssil, com uma eficiência não muito alta (tipicamente 60% a 70%).

Mais detalhado aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... dor#p63553

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: domingo ago 21, 2011 1:21 am
por Njay
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Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Enviado: domingo ago 21, 2011 1:40 am
por fgsouza68
Tens razão, havia me esquecido deste detalhe, se não há carga o alternador ficará leve e, consequentemente, consumindo menos combustível. :?

Então seria viável se carregássemos a bateria externamente (com algum gerador de energia renovável) para em seguida coloca-la no veículo, mas acredito que a autonomia seria pequena.

Grato pela explicação Njay.