o projecto hidrogénio limpo nas cidades europeias (chic, da sigla em inglês) é o passo necessário para a comercialização de autocarros movidos a células de combustível a hidrogénio (h2fc).
o projecto vai facilitar a integração dos 26 autocarros h2fc nas operações diárias de cinco cidades da europa, com apoio das autoridades de transporte em aargau (suíça), bolzano (itália), londres (gb), milão (itália) e oslo (noruega), bem como da joint undertaking for fuel cells and hydrogen.
a ideia é fazer a introdução progressiva de frotas de autocarros h2fc, de estações de reabastecimento de hidrogénio e outras infra-estruturas que facilitem a integração harmoniosa dos autocarros h2fc nos transportes públicos da europa.
o chic foi lançado em novembro, na cidade de colónia com a declaração de missão assinada pelos parceiros, que se comprometeram a colocar os 26 veículos em serviço regular em 2012.
o projecto visa alavancar os resultados de projectos anteriores, nomeadamente da fase 0, que teve lugar em berlim, colónia, hamburgo e whistler (canadá), trazendo as experiências.
depois do sucesso do teste de campo de autocarros de primeira e segunda geração h2fc, através dos projectos cute e hyfleet, este projecto vai mais além com a implantação da mais recente geração do híbrido de célula de combustível (fch) em preparação para a introdução no mercado. os autocarros serão fornecidos pela mercedes-benz, wright e van hool. as infra-estruturas de reabastecimento de hidrogénio vão envolver os principais actores industriais na europa, como é o caso da shell, total, vattenfall, air products, linde e air liquide.
o projecto irá servir ainda de guia para 14 regiões adicionais na europa, no âmbito da fase 2 do projecto, que querem utilizar pela primeira vez um autocarro h2fc nos transportes públicos a partir de 2012, em cooperação com as regiões europeias e municípios integrados no hyramp.
uma parte importante do projecto passa pela avaliação ambiental, económica e social da utilização de autocarros movidos a hidrogénio.
em: http://pelanatureza.pt/mobilidade/notic ... s-34433443
26 autocarros vão levar Hidrogénio Limpo às Cidades Europeia
Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Voltar para “Veículos Hidrogénio”
Ir para
- Regras, Ajudas & Comunidade NovaEnergia
- ↳ Blog NovaEnergia
- ↳ Pesquisa NovaEnergia
- ↳ Mapa NovaEnergia, Pontos de Carga
- ↳ Regras e Suporte Técnico
- ↳ Apresentações
- ↳ Encontros e Eventos
- Energias Alternativas e Renováveis
- ↳ Geral
- ↳ Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas Biomassa
- ↳ Biocombustíveis líquidos
- ↳ BioDiesel
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a biodiesel
- ↳ Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
- ↳ Etanol e Metanol
- ↳ Óleo Vegetal Directo
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a OVD
- ↳ Biomassa sólida
- ↳ Biomassa gasosa - Biogás
- ↳ Energia Solar
- ↳ Solar Fotovoltaica
- ↳ Energia solar - AQS
- ↳ Energia Eólica
- ↳ Experiências, Protocolos e Projectos
- ↳ Energia hídrica
- ↳ Autoconsumo
- ↳ Projectos de Autoconsumo
- Tecnologias para eficiência energética e menos poluição
- ↳ Veículos Eléctricos
- ↳ Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui
- ↳ Test Drive
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas VE's
- ↳ Diário de bordo do meu veículo elétrico
- ↳ Automóveis
- ↳ Motociclos / Ciclomotores
- ↳ e-bike
- ↳ Outros
- ↳ Projectos V.E.
- ↳ Notícias de Veículos Eléctricos
- ↳ Veículos Hidrogénio
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a Hidrogénio
- ↳ Arquitectura Bioclimática e Eco-construção
- ↳ Motores à Ar Comprimido ou Vapor
- ↳ Fontes de Energia Renováveis
- ↳ Energia Magnética / Perpétua
- ↳ Energias das Marés
- ↳ Energia Eléctrica
- ↳ Energia Nuclear
- Outros Temas
- ↳ Ambiente
- ↳ Micro-Produção
- ↳ Projectos
- ↳ Off Topic / Conversa
- Mercado Livre
- ↳ Classificados
- ↳ Ensaios - Produtos/Serviços
- ↳ Diário de Bordo Comercial
- ↳ Associação Fórum NovaEnergia.net