Conselho sobre motores

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
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Sinupe
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Conselho sobre motores

Mensagem por Sinupe »

boas,

ainda com alguma esperança de poder legalizar um ve protótipo (a desenvolver e construir), pergunto:

> o que é melhor? 1 motor com, por exemplo, 3kw ou 2 motores com 1,5kw? como se controlam 2 motores?

> alguém já experimentou (ou ouviu falar) da goldenmotors? para além de terem um motor com bom aspecto, têm um distribuidor local e vários espalhados pela europa - são boas máquinas?
links:
http://www.goldenmotors.com
http://www.sismelv.com/index.php?page=s ... &itemid=71


> alguém já experimentou (ou ouviu falar) da unite? fazem motores baratuchos (30-70eur) e que, aparentemente, equipam metade das e-bikes chinesas.
link:
http://tncscooters.com/product.php?sku=106140

(o segundo é para um brinquedo para o meu sobrinho e o primeiro para um ve para a minha cara-metade)

alguma sugestão para fornecedores nacionais?

obrigado,

sinupe ak fred


tavares
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Re: Conselho sobre motores

Mensagem por tavares »

para controlares dois motores existem controladores duplos , a kelly tem .

os moters da goldem equipam algumas scooter , mas são motores hub , esse que apresentas não conheço bem , mas parece uma cópia de outro modelos já existentes .

quando aos outros motores da unite , isso serve só para trotinetes e pouco mais , não teem estrutura nem binário para fazer movimentar um veiculo com mais do que 2 rodas .


Luislongo
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Re: Conselho sobre motores

Mensagem por Luislongo »

boas..
ainda nao tive tempo para ler as regras do forum mas eu vou postar a mesma neste topico, porque o meu "problema" e mais ou menos igual ao do criador deste topico
é o seguinte, eu e mais 2 colegas meus de turma, temos um projecto para apresentar e realizar, que é fazer um carro eletrico, nos ja arranjamos um carro, um renault 5, ja o desmonstamos e tiramos o que nao interessa, agora andamos a procura de um motor eletrico, que puxe o mesmo, o nosso orçamento é muito baixo e queria a fossa opiniao, sobre que motor usar depois que baterias comprar e ainda temos de arranjar um controlador de tensao.. deem me as vossas opinioes.

cumprimentos luis longo


tavares
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Re: Conselho sobre motores

Mensagem por tavares »

isso é o erro de muita gente, antes de terem começado o projecto deveriam ter efectuado um estudo económico para a conversão , o que para um renault 5 deverá rondar os 7.000 a 8.000 euros e isto pelo minimo.


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Sinupe
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Re: Conselho sobre motores

Mensagem por Sinupe »

olá,

depois de investigar um pouco sobre o assunto cheguei à conclusão que o melhor é usar um único motor (a menos que se usem motores hub e ainda não estou convencido sobre a utilização destes em carros).

haverá menos problemas potenciais com controladores e menos baterias envolvidas.

entretanto, o meu conselho é fazer primeiro um kart eléctrico.

o custo de um kart usado anda entre 300 e 500€ e a grande vantagem é que só necessita:
- motor (de 50 a 400€)
- controlador (de 50 a 400€)
- acelerador (20-50€)
- pinhões, corrente e respectiva aplicação (30-60€)

... e o grande problema de todos os ve's: a bateria.

nas baterias há três considerações iniciais para os amadores como nós:

- autonomia (pensemos em 250wh/km para carros)
- peso (lítio pesa 30-50% que a mesma bateria em chumbo)
- custo (lítio custa 300-400% que a mesma bateria em chumbo)
(e o aproveitamento de uma bateria de lítio é bastante maior (dod, c e afins))

para andar 100km num carro (sem pensar em ac, rádio e luzes) a um média de 50km/h:
- lifepo 96v/200ah > 11.000€ + iva e 150kg
- sla 96v/200ah > 4.000€ + iva e 400kg
(baseado nos preços de http://www.batlight.pt)

para carros há ainda que pensar em vários outros detalhes como:
- adaptação da transmissão (de 200 a 1000€)
- transformador dc/dc (50-300€)
- bms a sério (300-1000€)
- sistemas de segurança (100-200€)
- mostradores e acessórios (100-500€)

outro problema a considerar é a falta de material em portugal (ou pelo menos assim me parece) e os respectivos custos de transporte/importação.

aqui fica um site com referências a possíveis fornecedores: http://buggies.builtforfun.co.uk/links/index.php

alguns exemplos de fornecedores de motores/controladores/baterias:

http://www.devi-motion.com/

http://www.batlight.pt (os valores dos binários dos motores deles são inacreditáveis e ainda não os verifiquei)

o meu orçamento é:

Imagem

para construir o seguinte brinquedo:

Imagem
Imagem

vel. máx: 5 a 25kmh/h (programável via usb)
autonomia: 15-30mins
dimensões: 1455x719x432mm (próximas de um kart de competição)
peso: 40kg


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Sinupe
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Re: Conselho sobre motores

Mensagem por Sinupe »

notas adicionais:

>no cálculo do investimento em baterias lifepo para 100km utilizei apenas 50% da capacidade para maximizar a vida das baterias.

> os valores apresentados incluem iva somente para fornecedores nacionais. como tenho uma empresa, o material importado vem sem iva.


tavares
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Re: Conselho sobre motores

Mensagem por tavares »

sinupe Escreveu:
http://www.batlight.pt (os valores dos binários dos motores deles são inacreditáveis e ainda não os verifiquei)
olá ,

quero fazer uma chamada de atenção que já num outro post era para ter feito e esqueci-me:

os valores de binário neste site estão erradamente apresentados, os valores que lá estão são reais mas não na unidade apresentados ( nm ) , a unidade para os valores que apresentam deveria ser lbin .

assim 1 nm = 8,85 lbin

exemplo:

( no site ) motor 5000w com 320 nm , na verdade são 320 lbin ou seja pela conversão 36,15 nm

portanto um valor bastante inferior na realidade , não sei se é erro ou de propósito mas que está errado está.

um motor com 320 nm de binário é um motor de 6 cilindros de um camião com 7 toneladas da marca mitsubishi.

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e_bike
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Re: Conselho sobre motores

Mensagem por e_bike »

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Sinupe
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Re: Conselho sobre motores

Mensagem por Sinupe »

obrigado!!!

reparem nas semelhanças com o meu design de 2 lugares

a única questão é que não tenho o know-how e o €€€ necessário para desenvolver o controle de tracção que permita usar múltiplos motores.

em qualquer caso, o bolt não foi imaginado para ter performances loucas e sim para ter uns 100km de autonomia a preços razoáveis.

a vantagem de um chassis deste tipo é a sua leveza, permitindo economizar na bateria e ter design apelativo.

a vantagem é, evidentemente, andar à chuva e não imitar o steve mcqueen...

em boa verdade, se alguma vez construísse um bolt para performance, recomendaría-o apenas a quem conduzisse mota e/ou tivesse experiência comprovada de condução de veículos desportivos/monolugares.

a célula de protecção que se vê no x1 é algo que não gostaría de incluir no bolt. isto apesar de conceber a necessidade de mudar os materiais e incluir ligas de alta resistência/absorção de energia na carroçaria, para protecção dos ocupantes.

em qualquer caso, o x1 é sem dúvida uma inspiração!

mais uma vez... obrigado!!!

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