Célula de hidrogéneo, Terceira, Açores

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Responder

Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Célula de hidrogéneo, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas pessoal,

Já construí a minha primeira célula de hidrogéneo, e pretendo instala la na minha dmax após muitos e variados testes..
É constituida por 11 elementos de aço inox 316, sendo 2 negativos, 1 positivo, e 8 neutros. ( -nnnn+nnnn- )
Após muita pesquisa optei por fazer as "tampas", os elementos exteriores em inox de 2mm em vez de plastico, desta forma o metal servirá de antecipador de calor, e ajudará no arrefecimento da mesma, os restantes elementos são de .8mm, as juntas de 3mm, parafusos, anilhas, porcas, tudo inox..
Optei por uma célula mais alta do que larga, desta forma será instalada entre a grelha e o parachoques, o restante equipamento ficará mais lá para trás...
No tanque terei um interruptor de nivel para que nunca falte a água, ou para que desligue em caso de falta da mesma, mas ainda estou á espera de certos componentes... depois mostro..
Agora o meu grande dilema está sobre o electrolito ideal para a mesma, sei que existem varias hipoteses com os mais variados efeitos secundarios, por isso mesmo peço ajuda aos entendidos na area, onde agradeço desde já.
Estava a pensar em utilizar hidróxido de potássio, que acham??? preciso do mais eficiente dentro do possivel..,

Algumas fotos da construção da célula.

Obrigado pela atenção

jtbf
Anexos
Optei por este formato dos elementos, pelas possiveis localizações de instalação no veiculo. (inox 316 .8mm, junta borracha 3mm)
Optei por este formato dos elementos, pelas possiveis localizações de instalação no veiculo. (inox 316 .8mm, junta borracha 3mm)
20121118_132934.jpg (28.83 KiB) Visto 12585 vezes
Este é o elemento exterior (tampa) de 2mm de espessura.
Este é o elemento exterior (tampa) de 2mm de espessura.
20121119_150647.jpg (61.04 KiB) Visto 12585 vezes
Já com alguns elementos no lugar..
Já com alguns elementos no lugar..
20121119_152254.jpg (70.5 KiB) Visto 12585 vezes


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Célula de hidrogéneo, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas,

Célula montada e com bom aspecto... só preciso mesmo de um bom electrolito para dar inicio aos mais diversos testes.
Uma vez mais, aguardo ajuda e opiniões de todos.

Obrigado.

jtbf
Anexos
20121119_155348.jpg
20121119_155348.jpg (66.79 KiB) Visto 12580 vezes
20121119_155306.jpg
20121119_155306.jpg (41.36 KiB) Visto 12580 vezes
Prontinha para testar.
Prontinha para testar.
20121119_155335.jpg (36.27 KiB) Visto 12580 vezes


Manuel Araujo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça nov 13, 2012 11:10 pm

Re: Célula de hidrogéneo, Terceira, Açores

Mensagem por Manuel Araujo »

Olá, bonito o seu trabalho, tem muita apresentação, vejo que o fez com todo o empenho e dedicação. Resta agora o teste. Será que vale a pena o seu trabalho ? Claro que vale, vale sempre, quanto + não seja para ocupar-mos nosso tempo. Olhe eu já construí várias para não dizer muitas, e digo-lhe, para mim é sempre uma surpresa o teste de cada uma. Posso dizer-lhe que já tive 4 a funcionar e consegui ter bons resultados. Usava um borbulhador de gasolina e fiz bons consumos no meu OPEL 1.2 A, dos antigos.€20 450km. E consegui que não aquecessem o que é bom, porque as primeiras q fiz,a agua esquentava muito. E agora vou-lhe dizer o q muita gente diz q é impossivel, ( apenas em teste) tive um AX a trabalhar 10-15 minutos só com hidrogenio. Este teste fiz eu e garanto- lhe q é verdade. Ao fim do teste os cabos de alimentaçao da bateria de 80amp. do meu outro carro que estava a fornecer energia, estavam quase a derreter o plástico.
Espero que os resultados sejam favoraveis. Caso não consiga o que quer, faça outra e ligue-as junto. PS. O burbulhador faz falta.
Abç. BOA SORTE


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Célula de hidrogéneo, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas Manuel,
Obrigado pelo apoio desde já, pelo que vejo há pouca gente a participar nesta área que é cada vez mais importante nos dias que correm.... pena..
Aproveito para te perguntar qual o electrólito que usas-te, e quais as percentagens de mistura?? parei neste campo, ainda estou pesquisando o mercado, fóruns, etc, afim de encontrar o ideal, o mais limpo, e menos agressivo para a célula.., Já li sobre carbonato de potássio e sobre hidróxido de potássio, mas vou pesquisar mais um pouco para tentar usar o mais adequado..
Em relação ao aquecimento dos cabos, utilizar sempre cabos exagerados, e se possível usar fonte de alimentação controlada PWM de forma a aplicar-mos a amperágem desejada, e desta forma pouparmos a célula.. Vou usar uma com um limite de 30 amperes p começar, depois se verá.

Obrigado pela participação.

jtbf


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Célula de hidrogéneo, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Okay,

Vou usar o hidróxido de potássio a 28% em mistura com água pura na célula.., só me fica a faltar a fonte de alimentação PWM 30 Amp...

Logo mostro os resultados, bons ou maus. ;)

jtbf


Manuel Araujo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça nov 13, 2012 11:10 pm

Re: Célula de hidrogéneo, Terceira, Açores

Mensagem por Manuel Araujo »

Por cá de novo, era para já ter respondido só q não deu. Eu uso a soda cautica comum, mas ha quem use o hidroxido sodio me parece. Eu não sou muito preciso na quantidade mas para um litro uso uma colher de sopa+- depende, por vezes adiciono+ um pouco. Agua tem que ser destilada ou da chuva.
Nunca usei PWM mas faz falta. Como geralmente uso mais q uma celula, distribuo a corrente por elas e assim não aquecem muito. Vou daqui Lx sem q aqueça. Outra coisa, quando a alta rotação funciona melhor como é lógico. Mais carga na bateria, mais produção de Hidrogenio.
Até breve. Espero que ajude qqc.

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”