Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Njay »

não ponho em causa que se possam produzir hidrogénio a partir da água e que com ele se consegue alimentar um motor "de combustão" ou produzir electricidade. isso sabe-se bem que é possível fazer.

o que ponho em causa são certas afirmações de rendimento supra-unitário num sistema desse tipo (vindo a electricidade da para a electrólise de uma fonte "não renovável"). papalitros, se te quiseres entreter, proponho-te o seguinte desafio muito simples: a patente do sr. meyers diz que água (portanto, da torneira, que é o que ele usava) entre 2 placas metálicas se comporta como um condensador, e sobre isto assenta toda a sua explicação e afirmação sobre o rendimento supra-unitário da sua electrólise. desafio-te a demonstrar esta afirmação simples, já que "não te parece tanga". os tipos que deixaram fazer uma patente com esta afirmação são absolutos ignorantes.

prefiro não me estender mais sobre esse assunto, é uma discussão absolutamente infrutífera.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Bluesky »

entre 2 placas metálicas se comporta como um condensador
a agua é composta pelas moleculas h20, para formar um condensador com as placas só precisaria ser um mau conductor de electricidade, o que nao se verifica. por isso se usarmos agua destilada sem electrolitos, ou seja, sais, acidos ou bases, tanto melhor. a agua da torneira, por exemplo, é uma boa condutora electrica.

no entanto...

apesar do efeito de meyer sair ligeiramente diminuido em agua salgada, pois nesse caso o "efeito de condensador" é praticamente nulo, não tem mal, pois a celula nao precisa funcionar como um condensador. o que se pretende é provocar um efeito de ressonancia na agua que permita a separaçao atomica (split), ressonancia essa criada entre a celula e o circuito electronico auxiliar, atendendo a que as moleculas de agua são dipolares - e esse sim, é o segredo. um abraço.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Njay »

sim sim sim sim, então 1) constrói lá isso e 2) depois prova lá que o rendimento é supra-unitário.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

luisjanua
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 10, 2007 3:31 pm
Localização: Paredes

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por luisjanua »

tenho seguido este forum copm muita atenção e desde que comecei já fiz algumas experiencia no meu carro e comecei com ovd. no entanto tenho pesquisado e tenho verificado que existe a possibilidade de ter um motor de combustão a funcionar com hidrogénio ou um hidroxido. esras experiencias consistem em introduzir este gas pela admissão de ar do motor logo a seguir ao filtro de ar. penso que o principio de funcionamento é apenas aumentar a capacidade de combustão ou explosã dentro do motor seja ele a diesel au gasolina.
a questão é: será que este aumento não vai danificar o motor ou mesmo colocar em perigo as pessoas?

abraços

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Bluesky »

perigo nenhum, todavia mantem a temperatura baixa e usa um bom oleo sintetico. mantem o termostato debaixo de vigilancia. a temperatura dependera da eficiencia da tua celula. podes misturar com o carburante que tiveres a usar, mas isso tambem pode confundir a electronica, logo nalguns casos é necessario desativar alguns sensores. quando a eficiencia for muito grande e a maior parte do escape for vapor de agua, podes injectar parte desse escape novamente na admissão para arrefecimento interno do motor. redimensionar os radiadores tambem pode ser uma soluçao, mas haverá mais desperdicio.#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Njay »

bluesky Escreveu:a temperatura dependera da eficiencia da tua celula.
hum??
bluesky Escreveu:podes misturar com o carburante que tiveres a usar, mas isso tambem pode confundir a electronica, logo nalguns casos é necessario desativar alguns sensores.
humm?? quais sensores? olha que eles estão lá para alguma coisa.
bluesky Escreveu:quando a eficiencia for muito grande e a maior parte do escape for vapor de agua,
humm?? eficiência mto grande?? a tal ponto que sai essencialmente vapor de água?... explica lá isso...
bluesky Escreveu: podes injectar parte desse escape novamente na admissão para arrefecimento interno do motor.
humm?? não sou grande entendido mas sempre tive a ideia de que os gases saiem a temperaturas bem altas... como é que vais arrefecer o motor re-injectando-os nos cilindros (à la turbo)? se os gases vão substituir o ar, e o ar está muito mais frio que os gases que saiem, parece-me dificil que isso vá arrefecer o motor, antes pelo contrário... mas pronto, como disse, tb não sou entendido dessas coisas... mas conta lá a tua ideia.


sfas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda mar 05, 2007 4:34 pm
Localização: Sintra

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por sfas »

rui pedrosa Escreveu:meus caros
apesar de estar registado desde agosto de 2007, tenho entrado aqui muitas vezes mais como observador, pois só a poucos dias postei as primeiras mensagens e só o faço quando entendo justificar-se como é agora o caso.
li todas as mensagens sobre este tema e vejo que há algum conhecimento sobre o hidrogénio, mas muito mais desconhecimento. quero apenas dizer a todos aqueles que aqui dizem que a realidade do hidrogénio é otupia e que está longe de ser rentável a sua utilização, a esses eu quero dizer que tenho a funcionar um gerador desenvolvido por mim à cerca de 10 anos e que é movido 100% a hidrogénio cujo depósito é um bidao de 200lt de àgua. portanto custo zero para gerar 13,7kva. como é óbvio o problema reside na dimensão do sistema para o poder utilizar num carro, mas breve lá chegarei com um devidamente adquado para esse fim.
caro rui, será que pode falar um pouco mais deste gerador? eu estou há já algum tempo à procura de como desenvlover um.

obrigado

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Bluesky »

njay, esta tudo nos livros de mecanica tradicional. nao é nada de novo. motores a combustão de hidrogénio. em retrospectiva tem em mente que a queima do hidrogenio é muito mais eficiente que a queima dos hidrocarbonetos, por isso a injecçao de vapor de escape diminui a eficiencia mencionada (regula algum excesso de hidrogenio que possa existir) e absorve parte do calor e choque (vibraçao) da explosão. contrariamente ao que pensas a combustao do hidrogenio é tão eficiente que nao existe todo aquele "fogo" que sai no colector de escape dos veiculos tradicionais a altas rotaçoes, logo o escape será mais frio (apesar de bastante quente ainda), mas então um simples permutador plano colocado debaixo do motor entre o colector e a admissao é mais que suficiente para arrefecer o suficiente para uma nova injecçao (uma percentagem consoante as necessidades). não te esqueças que este facto não significa que deixes de usar o circuito de agua e oleo tradicionais, simplesmente estás a dar uma ajuda extra. mas claro que podem existir muitas outras soluçoes das quais desconheço. esta solução foi aquela encontrada por meyer no seu water buggy. se alguem tiver dados mais concretos a fornecer faça favor, pois tambem existem problemas a considerar devido ao envolvimento da agua (oxidação, depositos etc). #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Njay »

ah, mas então tás a falar de um motor puramente a hidrogénio. mas para isso já precisas de uma quantidade apreciável de hidrogénio. podes procurar no tubo videos de pessoal que coloca pequenos motores de combustão a funcionar assim. mas tipicamente não têm muita força e tens que ter hidrogénio a sair à pressão de uma garrafa. claro que nenhum desses experimentalistas que eu tenha visto teve sequer o cuidado de medir a quantidade de hidrogénio que sai da garrafa. isso não é minimamente ciência, é só um passatempo.

Avatar do Utilizador

luisjanua
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 10, 2007 3:31 pm
Localização: Paredes

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por luisjanua »

bluesky Escreveu:perigo nenhum, todavia mantem a temperatura baixa e usa um bom oleo sintetico. mantem o termostato debaixo de vigilancia. a temperatura dependera da eficiencia da tua celula. podes misturar com o carburante que tiveres a usar, mas isso tambem pode confundir a electronica, logo nalguns casos é necessario desativar alguns sensores. quando a eficiencia for muito grande e a maior parte do escape for vapor de agua, podes injectar parte desse escape novamente na admissão para arrefecimento interno do motor. redimensionar os radiadores tambem pode ser uma soluçao, mas haverá mais desperdicio.#

em termos de electronica o carro tem pouca ou nenhuma, tem cerca de 20 anos é a diesel, e é neste carro que tenho feito varias experiencias para soloções alternativas ao diesel ou então encontrar forma de reduzir o consumo de combustivel fossil. por isso acho que vou construir um processador o aplica-lo no carro. se houver novidades eu vou dando noticias.

ainda existem alguns receios mas vamos ver o que vai dar.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por toze_feup »

rui pedrosa como é q separas a molecula de água do deposito para usares só o hidrogenio no gerador? é á borlix a energia gasta na separação da molécula? qual o processo q usas?
eu noutro tópico pedia ideias para gerar hidrogenio e armazenar num "container" qq para futuramente alimentar uma fuelcell (assim q forem acessíveis) para alimentar a casa e deixar de depender da edp.
mas se como tu dizes funcionar tudo bem, são + ideias e a casa é grande!
no entanto apesar de como diz o njay não percebi como tens rendimento acima de 1 somente a injectar energia de arranque...é q todos os compêndios dizem q eficiencias acima de 1...é nakela...ainda ng conseguiu...se conseguires explicitar melhor o sistema pois se calhar fui eu q percebi mal.

cumps!


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Rui Pedrosa »

boa noite toze

este fórum é precisamente para troca de ideias e de conhecimento, no entanto e relativamente à questão que me colocas apenas posso confirmar que gasto energia exterior só no arranque depois é auto-aliamentado, sei que isto gerou alguma confusão a alguns membros. mais pormenores não quero adiantar dado que vou dar entrada com o registo de patente do meu sistema.

relativamente à auto-alimentação compriendo a tua dúvida, assim como a de todas as pessoas que acreditam que a energia consumida é = à produzida.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Bluesky »

é q todos os compêndios dizem q eficiencias acima de 1...é nakela...ainda ng conseguiu
toze, efectivamente nao vem nos compendios, mas dai concluir que ninguem conseguiu é extrapolar incorrectamente.

rui pedrosa, eu sei que conseguiste mas nao foste o primeiro. só conseguirás patentear o teu engenho se demonstrares que o mesmo é eficaz mas nao supra-unitario, pois assim beliscas os magnos compendios de fisica e concluirão que sao tudo "erros de medição grosseiros" e serás declarado como um inventor incapaz. espero estar enganado mas nao creio.

#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por toze_feup »

opa sinceramente bluesky n tou numa de discutir eficiências a esta hora, mt menos nesta thread...qd me mostrarem rendimentos acima de 100% eu acredito...até lá temos conversado o assunto.
a ser assim como dizes tu bluesky n falta mt tempo para vermos isso tudo a rolar por aí com altos valores energéticos e sistemas anti-gravidade auto-sustentados, etc etc...esperemos pra ver!

cumps!


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por joaquimdelisboa »

li um livro, já bem velhinho, onde se relatavam os passos sobre as sucessivas bombas atómicas que foram sendo experimentadas.

para espanto dos sábios a energia libertada foi sempre superior aos cálculos efectuados..


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por toze_feup »

mas o cerne da questão aqui é q essa energia libertada nem de longe nem de perto é maior do q a energia necessária para enriquecer o plutónio. só para fazerem ideia a tecnica mais recente e economíca é utilizar dezenas de milhar de centrifugadoras de atomos ligadas 24h/dia durante anos. a patente é de um cientista paquistanês e é a mais usada neste momento por ser a mais económica. só para fazerem ideia 10mil centrifugadoras demoram 3 anos a enriquecer plutónio suficiente para fazer uma bomba como a de hiroshima...obviamente qt mais centrifugadoras menos tempo leva...mas dá pra termos ideia da energia dispendida durante esses anos para ter uma explosão avassaladora de segundos...

cumps!

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por ajosemor »

é assim como os "ai-a-tolas" andam a querer fazer no irão. ou os "ai-a-tolas" yankies (dos eua) nos andam a querer crer.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por toze_feup »

pelos dados q o rui pedrosa nos dá, penso tratar-se de um motor stirling q utiliza hidrogénio como gás e em q a parte "quente" é aquecida a energia solar por um concentrador de calor de algum tipo. o motor deste tipo é de facto eficiente mas não tem 100% de eficiencia, simplesmente a energia q provém do aquecimento solar da parte "quente" onde o gás do motor se expande não está a ser contabilizada...aí sim acredito q o sistema funcione nos moldes q o rui pedrosa falou. o hidrogenio pode ser usado como gas de expansão/contracção rapida pois também aumenta e diminui de temp mt rapidamente e é bom condutor de calor, mas com as movimentações do pistão vai-se perdendo nessas compressões e descompressões, daí a necessidade de o inserir de novo no sistema para compensar as perdas (q se espera serem minimas mas q existem).
de qq forma apesar do rendimento n ser acima dos 100% como alguns membros afirmam (pois a principal fonte de calor/energia q é o sol n está a ser contabilizada) , é um sistema espectacular e há q dar os parabéns se de facto se conseguiu concretizar pois motores deste tipo para gerar potencias q se vejam são de dificil concepção e ocupam obviamente mt espaço! mas sp é 1 grande ajuda para resolver parte dos problemas energéticos mundiais.
necessita de facto de energia de arranque mas depois deste arranque consegue-se de facto uma taxa de eficiencia mt boa neste tipo de motores, q qd acoplados a um gerador podem gerar electricidade obviamente pelo menos enquanto o sol gerar calor suficiente para o motor ter rendimento.


existem vários videos sobre os motores sterling movidos a energia solar no youtube e formas diferentes de concentrar o calor do sol:

http://www.youtube.com/watch?v=furb7krvxuk

http://www.youtube.com/watch?v=1dtt2s6y ... re=related

no 2º video o gás usado é exactamente hidrogenio como o gajo explica, pode ser hélio tb q é menos perigoso no entanto é mais caro, mais dificil de obter, etc enquanto q o hidrogenio pode ser obtido pela água obviamente e tem quase as mesmas caracteristicas termicas q o helio.

cumps!


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por Rui Pedrosa »

boa noite

o meu sistema a única coisa que tem em comum com o video é o facto de o motor ser movido a hidrogénio, talvez o toze não tivesse percebido bem, o meu sistema não se alimenta da energia solar para gerar o hidrogénio, mas sim da própria energia que o sistema gera, daí poder trabalhar 24/24 horas uma vez que não depende do bendito sol.

cumprimentos
rui pedrosa


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Carros a funcionar a ÁGUA - Células de Hidrogénio

Mensagem por toze_feup »

oias!
o motor q eu falei não usa hidrogenio como combustivel mas sim como transportador de temperatura e expansão/compressão. mas já percebi q era diferente do teu.
qual é a arquitectura em q te baseaste no teu motor?

cumps!

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”