in público
honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
16.06.2008
lusa, publico.pt
o fabricante japonês de automóveis honda anunciou hoje ter arrancado com a produção comercial de um automóvel movido a hidrogénio e electricidade e que emite apenas vapor de água, o fcx clarity.
numa primeira fase, os automóveis a comercializar serão num número muito reduzido: uma dúzia nos estados unidos e no japão no período de um ano e cerca de 200 no prazo de três anos.
os cinco primeiros compradores são do sul da califórnia, devido à proximidade das estações de abastecimento, informou a honda, citada pela bbc online.
segundo a honda, este veículo oferece uma eficiência de combustível duas vezes superior a um híbrido e três vezes maior do que um veículo tradicional, movido a gasolina. no entanto, um dos maiores obstáculos que se mantêm a uma maior produção de veículos movidos a hidrogénio é o seu custo e a ausência de postos de abastecimento.
aumento da procura de veículos híbridos
entretanto, a rival toyota tenta responder à elevada procura de veículos híbridos mas está a ter dificuldades em produzir baterias suficientes. estes veículos, como o prius, alternam entre um motor a gasolina e um outro eléctrico.
no entanto, a toyota só poderá acrescentar mais linhas de produção de baterias a partir do próximo ano. “os híbridos estão a vender-se tão bem que estamos a fazer todos os possíveis por aumentar a produção. precisamos de novas linhas”, comentou takeshi uchiyamada, vice-presidente da toyota, citado pela bbc online.
Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
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Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
se fosse apenas sobre o honda fcx seria antiga mas repara que a noticia é sobre o inicio da produção comercial deste veículo.bluesky Escreveu:noticia antiga, mas quem nao viu....
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
sim, vi... mas com a falta de bombas para abastecimento de hidrogenio... será que existe alguma em portugal? e nos resto do mundo?.... pareçe-me absurdo ( campanha publicitaria seca ).inicio da produção comercial deste veículo
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
bluesky Escreveu:sim, vi... mas com a falta de bombas para abastecimento de hidrogenio... será que existe alguma em portugal? e nos resto do mundo?.... pareçe-me absurdo ( campanha publicitaria seca ).
pela noticia já existem algumas no sul da califórnia.easy Escreveu:os cinco primeiros compradores são do sul da califórnia, devido à proximidade das estações de abastecimento, informou a honda
penso que também já existem algumas na alemanha. pelo menos foi a ideia com que fiquei quando vi uma reportagem sobre um bmw que tinha um motor de combustão a hidrogénio.
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
desculpem, mas se não existem carros, pra quê existirem bombas, nenhum gerente é cromo o suficiente para cometer tal erro, agora se anunciarem que daqui a 1 ano em portugal se vai vender carros a hidrogénio talvez haja alguma alma que pense no negócio de ter uma bomba de hidrogénio.easy Escreveu:bluesky Escreveu:sim, vi... mas com a falta de bombas para abastecimento de hidrogenio... será que existe alguma em portugal? e nos resto do mundo?.... pareçe-me absurdo ( campanha publicitaria seca ).pela noticia já existem algumas no sul da califórnia.easy Escreveu:os cinco primeiros compradores são do sul da califórnia, devido à proximidade das estações de abastecimento, informou a honda
penso que também já existem algumas na alemanha. pelo menos foi a ideia com que fiquei quando vi uma reportagem sobre um bmw que tinha um motor de combustão a hidrogénio.
edit: erros
Última edição por jmal em terça jun 17, 2008 1:02 am, editado 1 vez no total.
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
http://www.comciencia.br/200412/noticia ... stivel.htmalemanha reúne maior quantidade
de postos de hidrogênio da europa
considerado o combustível do futuro pela baixa emissão de poluentes, o hidrogênio é visto com bons olhos por países como os eua, japão e alemanha que são, nessa ordem, os três países que mais investem na criação de postos de abastecimento de veículos que usam este combustível. os eua chegaram ao final de 2004 com quase metade dos postos construídos no mundo, seguidos pelo japão, com 15% do total, e alemanha, primeiro país europeu a deslanchar na construção destes postos, concentrando atualmente um terço do total existente no continente. o governo e a indústria automobilista alemã investiram cerca de 33 milhões de euros (aproximadamente 120 milhões de reais) no projeto sociedade da energia limpa (cep, em inglês), projeto internacional que inclui representantes da indústria automobilística, fornecedores de energia, especialistas em transportes e o governo federal alemão. no brasil, a petrobrás deverá inaugurar o primeiro posto deste tipo a partir do ano que vem, com o objetivo de abastecer seu protótipo de ônibus híbrido movido a hidrogênio, cuja construção inicia neste ano.
a criação de postos de hidrogênio começou a sair do papel a partir de 1998 e, desde então, já existem mais de 80 postos em todo o mundo, destinados ao abastecimento de protótipos, ou seja, modelos experimentais ainda em fase de demonstração. o primeiro posto comercial foi aberto em berlim, na alemanha e, em novembro do ano passado, foi inaugurado o maior posto de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio do mundo, na mesma cidade.
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
easy Escreveu:http://www.comciencia.br/200412/noticia ... stivel.htmalemanha reúne maior quantidade
de postos de hidrogênio da europa
considerado o combustível do futuro pela baixa emissão de poluentes, o hidrogênio é visto com bons olhos por países como os eua, japão e alemanha que são, nessa ordem, os três países que mais investem na criação de postos de abastecimento de veículos que usam este combustível. os eua chegaram ao final de 2004 com quase metade dos postos construídos no mundo, seguidos pelo japão, com 15% do total, e alemanha, primeiro país europeu a deslanchar na construção destes postos, concentrando atualmente um terço do total existente no continente. o governo e a indústria automobilista alemã investiram cerca de 33 milhões de euros (aproximadamente 120 milhões de reais) no projeto sociedade da energia limpa (cep, em inglês), projeto internacional que inclui representantes da indústria automobilística, fornecedores de energia, especialistas em transportes e o governo federal alemão. no brasil, a petrobrás deverá inaugurar o primeiro posto deste tipo a partir do ano que vem, com o objetivo de abastecer seu protótipo de ônibus híbrido movido a hidrogênio, cuja construção inicia neste ano.
a criação de postos de hidrogênio começou a sair do papel a partir de 1998 e, desde então, já existem mais de 80 postos em todo o mundo, destinados ao abastecimento de protótipos, ou seja, modelos experimentais ainda em fase de demonstração. o primeiro posto comercial foi aberto em berlim, na alemanha e, em novembro do ano passado, foi inaugurado o maior posto de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio do mundo, na mesma cidade.
que seja, mas penso que aguentar 10 anos com os preços a subir a este ritmo... será complicado.
mais uma vez o electrico parece ser a solução, pois no futuro não será muito dificil trocar as baterias por celulas de combustivel se tal se verificar vantajoso.
marte
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
o hidrogénio puro, pressurizado não deverá ser a solução, é muito difícil. a solução deverá ser o armazenamento químico. o problema é que ainda não é uma solução de curto prazo...
protótipo de tanque de hidrogênio minimiza problema da evaporação
redação do site inovação tecnológica
11/06/2008
um tanque criogênico pressurizado, desenvolvido e instalado em um veículo híbrido experimental por pesquisadores do laboratório lawrence livermore, nos estados unidos, consegue manter o hidrogênio líquido por até seis dias, sem qualquer perda do combustível durante este período.
problemas dos tanques de hidrogênio
os tanques de hidrogênio utilizados nos carros-protótipo movidos com o gás não conseguem mantê-lo armazenado por mais do que dois dias, levantando sérias preocupações sobre seu uso prático - um carro estacionado em casa na sexta-feira simplesmente estaria sem combustível na segunda.
as características da molécula de hidrogênio tornam muito difícil mantê-la presa. por melhor que seja o cilindro ou o seu revestimento, as moléculas perpassam virtualmente qualquer material, corroendo-o rapidamente. outro problema é que o menor calor externo faz com que a pressão interna do tanque suba rapidamente, forçando a liberação do hidrogênio como medida de segurança.
armazenamento sólido
estas são algumas das razões pelas quais grande parte da indústria acredita que o armazenamento em tanques pressurizados não será a solução definitiva para os automóveis a hidrogênio do futuro. essa maioria de pesquisadores está apostando no armazenamento sólido, com o hidrogênio sendo guardado na forma de um composto químico e não como gás puro.
tanques de alta pressão
mas os engenheiros vern switzer e tim ross estão trabalhando com afinco e agora apresentaram melhorias significativas, com seu tanque de alta pressão sendo capaz de armazenar o hidrogênio a -250º c, com uma pressão de 350 atmosferas. a pesquisa, por enquanto, envolve tão-somente aspectos técnicos, e o custo para se pressurizar o hidrogênio não é um ítem que esteja sendo levado em conta.
o veículo híbrido do laboratório percorre mais de 1.000 quilômetros com o hidrogênio de um único tanque, um recorde mundial.
única alternativa disponível
embora não seja considerado pela maioria dos especialistas como sendo viável a longo prazo, o armazenamento sob pressão é a única alternativa para veículos-protótipo e de demonstração, uma vez que a tecnologia de armazenamento sólido ainda está em seus estágios iniciais.
protótipo de tanque de hidrogênio minimiza problema da evaporação
redação do site inovação tecnológica
11/06/2008
um tanque criogênico pressurizado, desenvolvido e instalado em um veículo híbrido experimental por pesquisadores do laboratório lawrence livermore, nos estados unidos, consegue manter o hidrogênio líquido por até seis dias, sem qualquer perda do combustível durante este período.
problemas dos tanques de hidrogênio
os tanques de hidrogênio utilizados nos carros-protótipo movidos com o gás não conseguem mantê-lo armazenado por mais do que dois dias, levantando sérias preocupações sobre seu uso prático - um carro estacionado em casa na sexta-feira simplesmente estaria sem combustível na segunda.
as características da molécula de hidrogênio tornam muito difícil mantê-la presa. por melhor que seja o cilindro ou o seu revestimento, as moléculas perpassam virtualmente qualquer material, corroendo-o rapidamente. outro problema é que o menor calor externo faz com que a pressão interna do tanque suba rapidamente, forçando a liberação do hidrogênio como medida de segurança.
armazenamento sólido
estas são algumas das razões pelas quais grande parte da indústria acredita que o armazenamento em tanques pressurizados não será a solução definitiva para os automóveis a hidrogênio do futuro. essa maioria de pesquisadores está apostando no armazenamento sólido, com o hidrogênio sendo guardado na forma de um composto químico e não como gás puro.
tanques de alta pressão
mas os engenheiros vern switzer e tim ross estão trabalhando com afinco e agora apresentaram melhorias significativas, com seu tanque de alta pressão sendo capaz de armazenar o hidrogênio a -250º c, com uma pressão de 350 atmosferas. a pesquisa, por enquanto, envolve tão-somente aspectos técnicos, e o custo para se pressurizar o hidrogênio não é um ítem que esteja sendo levado em conta.
o veículo híbrido do laboratório percorre mais de 1.000 quilômetros com o hidrogênio de um único tanque, um recorde mundial.
única alternativa disponível
embora não seja considerado pela maioria dos especialistas como sendo viável a longo prazo, o armazenamento sob pressão é a única alternativa para veículos-protótipo e de demonstração, uma vez que a tecnologia de armazenamento sólido ainda está em seus estágios iniciais.
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
marte Escreveu:easy Escreveu:http://www.comciencia.br/200412/noticia ... stivel.htmalemanha reúne maior quantidade
de postos de hidrogênio da europa
considerado o combustível do futuro pela baixa emissão de poluentes, o hidrogênio é visto com bons olhos por países como os eua, japão e alemanha que são, nessa ordem, os três países que mais investem na criação de postos de abastecimento de veículos que usam este combustível. os eua chegaram ao final de 2004 com quase metade dos postos construídos no mundo, seguidos pelo japão, com 15% do total, e alemanha, primeiro país europeu a deslanchar na construção destes postos, concentrando atualmente um terço do total existente no continente. o governo e a indústria automobilista alemã investiram cerca de 33 milhões de euros (aproximadamente 120 milhões de reais) no projeto sociedade da energia limpa (cep, em inglês), projeto internacional que inclui representantes da indústria automobilística, fornecedores de energia, especialistas em transportes e o governo federal alemão. no brasil, a petrobrás deverá inaugurar o primeiro posto deste tipo a partir do ano que vem, com o objetivo de abastecer seu protótipo de ônibus híbrido movido a hidrogênio, cuja construção inicia neste ano.
a criação de postos de hidrogênio começou a sair do papel a partir de 1998 e, desde então, já existem mais de 80 postos em todo o mundo, destinados ao abastecimento de protótipos, ou seja, modelos experimentais ainda em fase de demonstração. o primeiro posto comercial foi aberto em berlim, na alemanha e, em novembro do ano passado, foi inaugurado o maior posto de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio do mundo, na mesma cidade.
que seja, mas penso que aguentar 10 anos com os preços a subir a este ritmo... será complicado.
mais uma vez o electrico parece ser a solução, pois no futuro não será muito dificil trocar as baterias por celulas de combustivel se tal se verificar vantajoso.
marte
nem penses nisso, imagina o seguinte, muitas baterias de lítio são caras, uma célula de combustível grande o suficiente para dar potência ao motor é excessivamente cara neste momento, então podemos optar pelas duas situações, bateria de lítio + célula de combustível, não precisamos de um pack de baterias muito grande nem de uma célula de combustível, apenas o suficiente para manter a bateria carregada, por exemplo o carro do toze tem 8.2 kw de baterias suficientes para 70 ou 80 quilometros ainda por confirmar, se ele tivesse uma célula de combustível de 2kw era o suficiente para prolongar a autonomia.
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Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio
aqui está a página oficial do honda fcx: http://automobiles.honda.com/fcx-clarity
aqui podem encontrar todas as informações sobre especificações do veículo e também sobre as condições do leasing para a califórnia.
achei interessante também a home energy station desenvolvida pela honda desde 2003 e que serve para produzir hidrogénio em casa a partir de gás natural.
aqui podem encontrar todas as informações sobre especificações do veículo e também sobre as condições do leasing para a califórnia.
achei interessante também a home energy station desenvolvida pela honda desde 2003 e que serve para produzir hidrogénio em casa a partir de gás natural.