Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Responder

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Njay »

flamingo, podes tentar fazer um amperímetro para correntes maiores. um amperímetro é feito fazendo passar a corrente que se quer medir através de uma resistência de muito baixo valor e medindo a queda de tensão aos seus terminais.

precisas de arranjar um pedaço de tubo oco ou maciço com 2 a 4 mm de diâmetro. esse pedaço age como uma resistência de valor muito baixo e grande potência de dissipação. se for um varão roscado usa porcas e anilhas para fazer contactos nos extremos. se for um tubo liso (de preferência não de alumínio), podes usar 2 garras jacaré.
ligas o multímetro numa escala baixa de tensão (por exemplo 200mv) e liga-las aos contactos da resistência. agora é preciso calibrar a resistência, fazendo passar por ela uma corrente conhecida (por exemplo 10a) e vendo no multimetro qual é a tensão medida. ajustas a posição de um dos contactos da resistência, aproximando-o ou afastando-o do outro contacto, até teres uma leitura de, por exemplo, 10mv (que dará 1mv por cada ampère) ou 100mv (o que dará 10mv por cada ampère). se funcionar bem com 1mv/a é preferível, pois assim a interferência no circuito a ser medido é pequena até 100a.

outra hipótese para a resistência seria um pedaço de fio de nicrómio (?), ou vários ligados em paralelo (para baixar a resistência total e aumentar a potência máxima de dissipação). mas não sei qual é a resistência desse fio por unidade de comprimento, pode ser demasiado alta para esta aplicação.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


engenhariacaseira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por engenhariacaseira »

flamingo Escreveu:ora aqui está a minha primeira experiencia com vista a produzir hidrógénio.

arame de inox com 1,2 metros de comprimento, que depois de dobrado passou a metade, 60 cm, e 0,8 mm de espessura, duplo e torcido um no outro (sem muita perfeição, mas a suficiente para experiencia):


uma garrafa de 0,5 ltrs de água com o gargalo cortado, e a água era metade destilada e metade da torneira, destilada tinha pouca aqui em casa. aqui ainda sem corrente...
olaaa..


sou novo no forum..e estou a pesquisa sobre o tal de hidrogenio...

estou a começar um gerador hidrogenio....

bom ..pro hidrogenio entrar no carro...

temos que ter o gerador de hidrogenio.
o borbulhador,e dentro desse borbulhador sai outro mangueira pra ir pro motor???

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

njay Escreveu:flamingo, podes tentar fazer um amperímetro para correntes maiores. um amperímetro é feito fazendo passar a corrente que se quer medir através de uma resistência de muito baixo valor e medindo a queda de tensão aos seus terminais.
...................
já efetuei compra da dita "pinça amperimétrica", comprei esta aqui nesta loja:
http://www.curto-circuito.com/index.php ... ts_id=1240
mas dada a época em que estamos, vai levar tempo até a receber...
hoje à noite nas minhas calmas e com a minha paciência, vou tentar fazer aquilo que indicaste anteriormente. para calibração, vou utilizar uma resistência da qual inicialmente irei medir a corrente que gasta com o multimetro, porque dessa eu tenho a certeza que gasta menos de 10a que é o limite do multimetro. em lugar do tubo vou utilizar uma barra roscada m3 ou m4.
como eletrónica é uma coisa que eu não domino, a ajuda que vier para mim vale ouro... como sempre, depois cá postarei os resultados.
um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

njay, eu segui as tuas orientações e consegui fazer o que disses-te. só que não tenho meios de ligar o cabo que tenho no meu "laboratório" à dita resistência/amperimetro improvisado. o cabo tem +/- 6 mm de secção e liga-lo ali seria trabalhoso e complicado. por isso vou aguardar pela pinça amperimétrica.
no entanto aqui fica a foto do que fiz, penso que era isto que dizias:
Imagem
a resistência onde liguei gasta 5,2a medidos pelo multimetro que está à vista. consegui 5,3mv como se pode ver pela foto. utilizei fio de cobre tipo fusivel.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Njay »

certo, é isso. esse método é simples, barato, permite medir correntes muito grandes e com uma boa precisão, bem melhor do que a pinça amperimétrica que compraste (não sei se tens noção de que a pinça, na sua melhor escala, tem um erro de + ou - (3% + 5a); ou seja, se estás a tentar medir 25a, no visor aparece-te algo entre 19.25a (25-0.75-5) e 30.75a (25+0.75+5)... não me parece que seja bem o que tu estavas à espera...).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

tendo em conta o que dizes, de facto não é muito o que estava à espera. isso até vem lá descrito nas especificações, mas lá está, são termos que eu não domino/desconheço, também nunca me esforcei muito por aprender, nunca precisei... por isso toda a ajuda que venha nesse campo (eletricidade/eletrónica) é sempre bem vinda. mas para o que pretendo exprimentar também não tenho muita saída em termos de praticidade, ainda utilizei um amperímetro de painel mas apenas durou uns 5 minutos, a corrente que passava era superior à sua capacidade (30a). além disso será sempre mais uma "ferramenta" para outras necessidades.
no final, para ter uma leitura mais exata do consumo daquilo que decidir construir, poderei elaborar algo do jeito que referiste pra saber quanto a geringonça fica a gastar.
por agora vou suspender temporariamente as investigações/experiências até vir o aparelho. tenho aqui uma outra entertenga para fazer e vou-lhe dedicar este tempo. retomarei logo que tenha cá a pinça amperimétrica.
um abraço...


engenhariacaseira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por engenhariacaseira »

bom dia á todos.

eu fiz meu gerador de hidrogenio.
usei,um pote de vidro
8 chapas de inox.5 negativo e 3 ao positivo.

mas é o seguinte eu coloquei um outro vidro com um tubo(borbulhador)....mas não deu certo..

o que vcs tem a me ajudar nisso???
veja abaixo as fotos.
Anexos
DSC00319.JPG
DSC00319.JPG (145.25 KiB) Visto 5711 vezes
DSC00318.JPG
DSC00318.JPG (146.2 KiB) Visto 5711 vezes
DSC00317.JPG
DSC00317.JPG (145.25 KiB) Visto 5700 vezes


Nava
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça dez 30, 2008 2:10 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Nava »

amigo engcaseira,

vc deveria ter lido todo o topico. o que vc ta fazendo pode lhe causar problemas! veja, quando se trabalha com gas inflamavel, corrente eletrica de alta intensidade (menos de 1a pode matar uma pessoa!) e produtos quimicos, deve se saber o que está sendo feito...

pelas fotos vc pegou uns "tocos" de aço, num vidro de maionese, meteu soda e energizou isso.

veja, as placas deveriam estar isoladas, a uma distancia ideal umas das outras, etc, etc.

tem tudo aqui no forum...dá uma lida boa em tudo que vc ja vai sacar tudo!

abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

nava Escreveu:amigo engcaseira,
vc deveria ter lido todo o topico. o que vc ta fazendo pode lhe causar problemas! veja, quando se trabalha com gas inflamavel, corrente eletrica de alta intensidade (menos de 1a pode matar uma pessoa!) e produtos quimicos, deve se saber o que está sendo feito...
pelas fotos vc pegou uns "tocos" de aço, num vidro de maionese, meteu soda e energizou isso.
veja, as placas deveriam estar isoladas, a uma distancia ideal umas das outras, etc, etc.
tem tudo aqui no forum...dá uma lida boa em tudo que vc ja vai sacar tudo!
abraço.
além deste tópico, já li posts dele sobre outros temas em outros tópicos, e ainda não consegui perceber o que é que ele pretende fazer ou o que é que ele procura fazer, ou de que anda ele à procura, que objetivos... (???) já o aconselhei a pesquisar no you-tube, e até quais as palavras a escrever no motor de busca, mas acho que ele não fez nada disso. assim é dificil dar qualquer ajuda que seja.

mudando de assunto...
hoje fui a um hiper de bricolage e estive quase para trazer 3 metros de cabo de aço, de 3 mm de diâmetro. tinham lá de aço inox, e aço zincado (?)... assim dizia no expositor.
para os objetivos pretendidos claro que o inox nada tem a ver com o outro, seja pela qualidade, seja pela durabilidade. mas para utilizar apenas em experiências e falando só de produção, haverá diferença entre o aço inox e o aço zincado? é que nos euros havia. o zincado custava 0,90 cent e o inox 2,60 euros por metro. utilizando o zincado para experiência sempre poupava 5 euros...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por orbis »

o zincado tem um banho de zinco para resistir à oxidação e corrosão. o inox já faz isso naturalmente. como é para destruir, eu ia pelo mais barato.


Nava
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça dez 30, 2008 2:10 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Nava »

amigos, estou querendo usar apenas dois pontos de eletrolise e queria a opiniao de vcs.

quero usar daqueles radiadores de calor de transistores em aluminio, ou de microprocessadores em cobre, um para o + e outro para o -, afastados um do outro.

a ideia é montar uma estrutura em estrela. um eletrodo + no centro e ao redor 5 eletrodos - (sao os que produzem o hho, certo?)

o q vcs acham?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

pelo que eu entendi o alumínio será mergulhado na mistura água/hiróxido de sódio. se assim for, por experiência própria eu desaconselho o alumínio. a razão está escrita na página anterior deste tópico. já sobre cobre não te sei dizer nada.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Bluesky »

aluminio nem pensar. o cobre ganha uma camada oxidada e funciona tambem bem. mas o melhor é o aço inoxidavel. do que tenho visto estão a seguir o caminho da electrolise convencional, os ganhos sao poucos, a agua vai aqueçer e vao esgotar as baterias. nao compreendo porque falam em hho... sem ressonancia. deixo-vos algumas ideias...


Link


Link


Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Nava
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça dez 30, 2008 2:10 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Nava »

amigos,

vou de aluminio pq nao usarei o hidroxido de sodio. acho muito agressivo e tenho receio de que usando tal sal poderá vir a trazer problemas qdo este aquece e vai junto com o h2 par ao sistema de admissao do motor.

meus testes iniciarão com bicarbonato de sódio ou ainda ácido fraco (sumo de limão). além disso existem perfis de aluminio já prontos e sao bem mais baratos que aço inox.

a nao ser que esta solução de naoh forneça o dobro de hho que outras misturas.


Nava
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça dez 30, 2008 2:10 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Nava »

montei meu gerador.

usei o esquema de bobina dupla com cabo de aço galvanizado de 4 mm. reservatorio de pvc 75 mm

usei solução de 1 litro de água e 15g de bicarbonato. consegui cerca de 500 ml de h2/min.

notei aquecimento em torno de 50/60 graus.

não consegui medir corrente.

agora quero fazer o sistema definitivo e mante-lo loigado para fins de durabilidade antes de intalar no veiculo.

a água ficou muito marrom, pois o galvanizado do aço saiu todo. nao usei destilada.

isso é normal?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

sobre o galvanizado, penso que água destilada ou não de pouco vai adientar. o zincado não se deve aguentar mesmo...

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Bluesky »

caro nava

para obter uma hidrolise (tradicional) limpa tem que usar o mesmo metal imerso na soluçao, e nao misturar metais diferentes, incluindo os parafusos e anilhas. o melhor será nao usar a agua da torneira porque tem imensas particulas em suspensao, logo o melhor é agua destilada misturada com o electrolito escolhido.

veja os videos de john aaron, sao 331 agora...

http://www.youtube.com/profile?user=joh ... iew=videos

http://www.hydrogentap.com/
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Nava
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça dez 30, 2008 2:10 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Nava »

legal...

estou vendo um outro sistema onde utilizarei barras roscadas de 4 mm em inox, em formação circular, fixas pela parte de cima na tampa do reservatório, aparafusadas e conectadas umas as outras, dispondo + e - conforme necessário.

acredito obter com isso uma maneira eficaz de fixação, rídida e compacta, eliminar o problema da oxidação e devido a barra ser roscada, obter alta área superficial com isso mais gás.

assim que tiver o prototipo postarei fotos.

abraço.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por orbis »

mas meio litro de gás por minuto é muito pouco. o aquecimento revela perdas de energia importantes. portanto temos aqui algo que em princípio gasta mais energia do que aquela que produz.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
orbis Escreveu:mas meio litro de gás por minuto é muito pouco. o aquecimento revela perdas de energia importantes. portanto temos aqui algo que em princípio gasta mais energia do que aquela que produz.
de facto esse volume de produção é muito pouco..se considerarmos um motor de 1 litro de capacidade e que o registo deste gás se equipare ao da gasolina seriam necessarios um minimo de 66 litros deste gás para manter o motor a funcionar a 1.000 rpm durante um minuto..pelo que meio litro é apenas 133 vezes que a quantidade teoricamente necessaria..

mas continuo esperançado que os "nossos investigadores" de serviço venham a encontrar uma forma mais economica e produtiva de geração..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”