Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Responder

Autor do tópico
JoaoS91
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta out 02, 2008 3:55 pm

Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por JoaoS91 »

boas,

tenho em vista, junto com uns colegas, a conversão de um normal carro a gasolina para poder usar hidrogénio...

já ouvi muitas coisas, e que era inseguro e tal...acabei por ficar confuso. queria que alguém me esclarecesse qual a viabilidade de ter um carro a queimar hidrogénio...e se sim, qual a melhor forma de obter o hidrogénio? (electrolise?)

cumps e desde ja obrigado pelas eventuais respostas!


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por Laranjeiro »

olá joão
qual é o objectivo de mudar de gasolina para hidrogénio ?
Chernobyl corria Windows


Autor do tópico
JoaoS91
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta out 02, 2008 3:55 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por JoaoS91 »

bem...o objectivo era criar algo diferente e que nao fosse dependente do petróleo...pois tudo isto é para realizar num trabalho da escola.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por RNM »

electrolise é o modo mais limpo se a energia electrica vier de fonte renovaveis, turbinas eolicas, paneis solares, etc... caso contrario nem penses nisso!

um carro a gasolina pode ser convertido para h2 mas perderá muita potencia.
perigos:
-h2, que passará pelos segmentos, terá que ser extraído da zona do carter para haver menor risco de explosao
-se nao for injeccao directa, as valvulas de admissao terão que estar a funcionar sem qq fuga

de resto, é afinar e andar!
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por Njay »

rnm Escreveu:de resto, é afinar e andar!
e quantos l de hidrogénio será necessário produzir para pôr sequer o motor a trabalhar ao ralenti? e o h2 vai ser guardado onde? e o sistema para o guardar lá a partir da produção em electrólise?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por RNM »

njay Escreveu:
rnm Escreveu:de resto, é afinar e andar!
e quantos l de hidrogénio será necessário produzir para pôr sequer o motor a trabalhar ao ralenti? e o h2 vai ser guardado onde? e o sistema para o guardar lá a partir da produção em electrólise?
isso é um problema. fazendo em casa, o melhor era ligar a unidade de electrólise a compressor típico de ar comprido e depois passar para o carro...

litros ao ralenti, só sabendo a cilindrada...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por Njay »

rnm Escreveu:isso é um problema. fazendo em casa, o melhor era ligar a unidade de electrólise a compressor típico de ar comprido e depois passar para o carro...
portanto, armazenamento sob pressão num "cilindro", certo?
o tipico compressor de ar comprimido é completamente estanque, ou tem "fugas" durante a compressão? de qualquer forma o melhor é fazer isso ao ar livre, sem tecto côncavo.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
JoaoS91
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta out 02, 2008 3:55 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por JoaoS91 »

estou a ver que não é facil a conversão para hidrogénio...

será que ninguém me pode apresentar um esquema mais detalhado de tudo o que é necessário para meter o carro a usar hidrogénio?

e já agora...que outros combustiveis sugerem para usar...de modo a tornar o carro mais amigo do ambiente? isto serve para alternativa caso o projecto do carro a hidrogénio não dê certo ou se torne demasiado dispendioso....

o facto do motor ja ser antigo...e ser a carburador, tem influencia nos combustiveis que é possivel usar??

mais uma vez obrigado pelas respostas!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por orbis »

o hidrogénio é invisível, inodoro e queima com chama invisível também, isto quando queima, porque o mais natural é explodir. o uso de hidrogénio no estado gasoso é muito perigoso, quanto mais em sistemas com fugas. é por isso que se inventaram as células de combustível.

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por sandro_ventania »

joaos91 Escreveu:estou a ver que não é facil a conversão para hidrogénio...

será que ninguém me pode apresentar um esquema mais detalhado de tudo o que é necessário para meter o carro a usar hidrogénio?

e já agora...que outros combustiveis sugerem para usar...de modo a tornar o carro mais amigo do ambiente? isto serve para alternativa caso o projecto do carro a hidrogénio não dê certo ou se torne demasiado dispendioso....

o facto do motor ja ser antigo...e ser a carburador, tem influencia nos combustiveis que é possivel usar??

mais uma vez obrigado pelas respostas!
joão,
dos combustiveis o mais limpo e amigo do meio ambiente é o etanol!
pesquise e verás!
Nós somos a consequência do que pensamos.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por RJSC »

e falta a pior parte:

queimar hidrogénio num motor de combustão interna vai ter uns 25% de eficiência à semelhança do que acontece com o combustível fóssil.
eu acho que a células de combustível se usam não por causa de problemas de fugas no motores de combustão interna (isso era resolvível) mas sim porque a eficiência do sistema célula de combustível + motor eléctrico é muito maior (45%).
ou seja, com célula de combustível + motor eléctrico pode-se andar quase o dobro com os mesmos litros de hidrogénio.


RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 99
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por RedRod »

o problema do hidrogénio é que para ser produzido em grande quantidade é feito através de combustíveis normais ou seja polui, para ser produzido de maneira limpa é ineficiente, produz pouco e por ultimo não se pode guardar em grandes quantidades devido a sua volatilidade.

como pontos a favor é que tem uma queima extremamente limpa só sai agua destilada e contem muita energia (é utilizado para lançar foguetões).

continua a ser considerado o combustível do futuro mas devido aos problemas de segurança tem sido introduzido de maneira muito lenta e em sistemas híbridos.

quando utilizado em células de combustível obtém um rendimento mesmo muito bom e as células já começam a ter valores mais aceitáveis mas até se testar mais a segurança ainda é um problema.

Avatar do Utilizador

PEROX
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo out 28, 2007 4:27 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por PEROX »

achei piada a esta explicação....



http://www.youtube.com/watch?v=xr-spbx6sje
O meu 190D anda a óleo

e o seu dono anda a alcool....


rjsmarques
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 09, 2009 11:03 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por rjsmarques »

boas, com o objectivo de henriquecer a informação deste tópico..

esquecendo de onde vem o hidrogénio, pensando apenas no modo de funcionamento de um motor de combustão interna de 4 tempos, é possivel converter este para só queimar hidrogénio?

a forma que inicialmente pensei é, trabalhar com a mesma logica do sistema gpl, ignição com gasolina e depois continua com hidrogénio..

p.s - hidrogenio utilizado é gasoso, são dispensaveis criticas destrutivas de pessoas cepticas em relação a esta tecnologia, normalmente não são de nada relevantes e não têm fundamento nem uma fonte segura para provar

coloquem perguntas

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

o hidrogénio, na minha opinião, é ideal para sistema de suplementação do sistema de injecção do carro.

consegue-se uns km's extra com um gerador debaixo do capot alimentado pela corrente gerada pelo proprio carro.

100% hidrogenio não acho ezequivel para o dia-a-dia


rjsmarques
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 09, 2009 11:03 pm

Re: Converter carro para usar hidrogénio...possivel?

Mensagem por rjsmarques »

pois, eu uso uma dry cell homemade, como reduziu o consumo em 28% em autoestrada sem estar optimizada talvez conseguisse puxar isso mais um bocado, só mais uns 72% xd

voltando ao assunto, tenho recolhido bastante informação da internet de modo a optimizar a drycell, existe muita coisa que não percebo pois não tenho estudos sobre quimica, vi tambem muitas empresas que vendem este tipo de tecnologia com rendimentos até 60%...

talvez fosse melhor criar um topico direccionado somente para este assunto?

cumps

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”