motor 2 tempos a hidrogenio

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.

Autor do tópico
axeleco
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta abr 08, 2009 12:47 am

motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por axeleco »

motor 2 tempos a hidrogenio algem ja ouviu falar?


levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm
Localização: Olhão

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por levathar »

acho bastante dificil de conseguir converter dado o proprio principio de funcionamento do ciclo de 2 tempos.
até ao momento não vi nada sobre o assunto.
mas já vi motores de muito pequena cilindrada mas a 4 tempos funcionarem.


Gasolina
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado mai 05, 2007 3:06 pm
Localização: Carnaxide, Portugal

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Gasolina »

e porque não, levathar? funciona da mesma maneira, e dá sim senhor. há motores otto e diesel a 2 tempos, porque não um otto a hidrogénio a 2 tempos?


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por tavares »

não te esqueças que o motor a dois tempos para funcionar precisa de oleo misturado com o combustivel.

vais misturar o óleo com hidrogenio?

o maior problema dos motores a dois tempos é precisamente a poluição provocada pelo tipo de lubrificação por ir misturada com o combustivel .

já há paises onde estes motores estão a ser banidos , se vires qualquer scooter hoje em dia tem motor a 4 tempos .


pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por pinguim_palmas »

axeleco Escreveu:motor 2 tempos a hidrogenio algem ja ouviu falar?
e quase que impossivel por que o motor 2 tempos e lubrificado com o oleo que e adicionado a gasolina
mais pode fazer complemento com hidrogenio


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por zegalote »

olha que pode haver uma possibilidade.
existem kits de conversão de motores a 2 tempos para funcionarem a gás. ficam com um sistema de lubrificação automático a parte e faz a mistura com o gás.


anunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça dez 15, 2009 9:27 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por anunes »

boas!

para quê um motor a 2 tempos?

não percebo qual a vantagem. é por ser mais simples do que um a 4 tempos?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Ferra »

tenho uma yamaha dt e o sistema de lubrificação é à parte. o meu pai tem tembém um motor de rega a 2 tempos e a lubrificação é por chapinhagem, não havendo que misturar oleo ao petroleo! por isso é possivel! mas por enquanto é economicamente inviavel...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por José Luís Cabete »

pois é, motores de rega é comigo, e tenho pesadas duvidas se esse motor que falas e realmente a 2 tempos, gostava de ver umas fotos do mesmo!
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por tavares »

pois esse motor não pode ser a dois tempos se é lubrificado por chapinhagem , o que deve é parecer um motor a dois tempos devido á tamba da cabeça ser igual á de um dois tempos , mas ele tem as válvulas que trabalham invertidas no próprio bloco, se perceberes como funciona um motor a dois tempos vês que é impossivel ser lubrificado por chapinhagem.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por tavares »

ferra Escreveu:tenho uma yamaha dt e o sistema de lubrificação é à parte.
o sistema de lubrificação é á parte para não teres que misturar o oleo á gasolina cá fora , mas no motor ele é misturado no carter e é aí precisamente que ele tem que lubrificar.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Ferra »

josé luís cabete Escreveu:pois é, motores de rega é comigo, e tenho pesadas duvidas se esse motor que falas e realmente a 2 tempos, gostava de ver umas fotos do mesmo!
só hoje vi a mensagem...
vou ver se arranjo as ditas fotos. posso estar errado mas a cabeça e tanto a entrada de ar como o escape ficam aparentemente nos locais esperados para um mtor a 2 tempos daí o ter dito, mas como nunca o abri para confirmar não posso ter a certeza. também posso passar pela oficina que lhe dava assistencia para ter a certeza.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Ferra »

tavares Escreveu:
ferra Escreveu:tenho uma yamaha dt e o sistema de lubrificação é à parte.
o sistema de lubrificação é á parte para não teres que misturar o oleo á gasolina cá fora , mas no motor ele é misturado no carter e é aí precisamente que ele tem que lubrificar.
e era precisamente aí onde queria chegar. se é misturado no carter e entra independente da gasolina, em vez de gasolina pode entrar gás ou hidrogénio. por isso não é impossivel por a funcionar um motor a 2 tempos com hidrogénio. a questão é que estes motores são menos eficientes que os a 4 tempos por questões de aproveitarem um menor curso do embolo para gerar trabalho e por os vapores (de gasolina) terem de empurrar os gases (fumos) queimados do ciclo anterior. isto faz com que se percam alguns vapores de gasolina pela janela de escape e que fiquem alguns gases a serem comprimidos em vez de vapores, devido a um ineficiente esvaziamento de gases. no entanto devido à sua simplicidade eles prosperam...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por tavares »

ferra Escreveu: no entanto devido à sua simplicidade eles prosperam...
prosperam não, estão condenados, nos estados unidos já não há motos a 2 tempos , e até os moto-serras e roçadouras já começam a aparecer com motores a 4 tempos emboram sejam um misto de 2 com 4 tempos, a enorme quantidade de marcas de scooters que recentemente apareceram são a 4 tempos .

eu também tenho pena do fim do motor a 2 tempos, o tempo em que competi no moto-cross foram sempre motos a 2 tempos .

um australiano á uns anos atrás ( 15 a 20 ) , desenvolveu um motor baseado no 2 tempos e com niveis de poluição muito reduzida , este motor era chamado de motor orbital , lembro-me que na altura a ford comprou a patente e chegou a ter fiestas a circular com este motor, porque não vingou não sei, mas agora que lembrtei disso vou fazer uma busca e ver a viabilidade de trabalhar a hidrogenio.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Flamingo »

tavares Escreveu:
prosperam não, estão condenados, nos estados unidos já não há motos a 2 tempos , e até os moto-serras e roçadouras já começam a aparecer com motores a 4 tempos emboram sejam um misto de 2 com 4 tempos, a enorme quantidade de marcas de scooters que recentemente apareceram são a 4 tempos .

eu também tenho pena do fim do motor a 2 tempos, o tempo em que competi no moto-cross foram sempre motos a 2 tempos .

um australiano á uns anos atrás ( 15 a 20 ) , desenvolveu um motor baseado no 2 tempos e com niveis de poluição muito reduzida , este motor era chamado de motor orbital , lembro-me que na altura a ford comprou a patente e chegou a ter fiestas a circular com este motor, porque não vingou não sei, mas agora que lembrtei disso vou fazer uma busca e ver a viabilidade de trabalhar a hidrogenio.
à um pouco mais tempo, se a memória não me falha, a mitsubishi desenvolveu um motor a dois tempos, com apenas dois cilindros, mas com carter tal e qual os motores de quatro tempos. no entanto para funcionar devidamente, utilizava um compressor roots, comandado como é obvio por uma correia. penso ainda ter uma fotografia desse motor que retirei da revista autohoje na altura, mas onde anda já não recordo.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Ferra »

josé luís cabete Escreveu:pois é, motores de rega é comigo, e tenho pesadas duvidas se esse motor que falas e realmente a 2 tempos, gostava de ver umas fotos do mesmo!
ainda não está esquecido!... mas penso que a marca é bernard e é vermelho ou cor de laranja, já não me lembro bem...
se não for a 2 tempos vai ser uma supresa para mim, mas sempre me fez confusão como podia ser e ter oleo para mudar de tempos a tempos (normalmente antes do verão)...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por tavares »

esses motores bernard eram a 4 tempos , para quem conhece motores sabe facilmente destinguir um de 2 tempos de um de 4 tempos só pelo som , visualmente também é fácil porque a cabeça do motor de um 2 tempos é muito simples e só comporta a vela , já o 4 tempos a cabeça é mais complexa porque além da vela comporta as válvulas.

mas ........................

até á poucos anos atrás os motores a 4 tempos utilizados por ex. na rega , em motocultivadores , etc , tinham a cabeça do motor simples como um 2 tempos , porque as válvulas trabalhavam invertidas e dentro do bloco ou seja abriam de baixo para cima , são as chamadas válvulas laterais , isto tornava estes motores muito simples e com poucas peças móveis , o contra era que tinham pouco rendimento.

as válvulas á cabeça começaram a ser aplicadas pela honda nos seus motores gx , e hoje são aplicadas pela quase totalidade de marcas que fabricam estes motores de potencia estacionários.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Ferra »

e este é de rega e tem a cabeça simples. a ter valvulas será as do tipo lateral. pegava a gasolina e passava a petroleo.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por tavares »

definitivamente é a 4 tempos , só estes permitiam a mudança de gasolina para petróleo , se fosse a 2 tempos tinha que ser sempre mistura óleo-gasolina.

do tempo desses motores , só me lembro de motores de rega a 2 tempos , os fabricados em portugal pela casal, que por acaso tenho um em perfeito funcionamento mas aplicado a um atomizador.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Ferra »

tavares Escreveu:definitivamente é a 4 tempos , só estes permitiam a mudança de gasolina para petróleo , se fosse a 2 tempos tinha que ser sempre mistura óleo-gasolina.
xiii,... a resposta facilmente se obtinha com o promenor da mistura do oleo no combustivel...
há por aqui alguma pedrinha para me poder esconder debaixo???
por vezes as respostas estão à nossa frente e nem damos por elas.
e eu tinha obrigação de o saber...
obrigado pelo esclarecimento!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”