Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Responder

Autor do tópico
Fornara
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça abr 14, 2009 11:27 pm

Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Mensagem por Fornara »

salve amigos! na minha opinião, muita coisa a respeito de construir um grador de hidrogenio já podia ser definida como "certa" pelo menos até o momento, e ser usada de maneira eficiente e segura:
1- quanto ao material a ser usado na construção?
citam como ideal a platina e níquel, mas devido ao custo alto deste material, o aço inoxidavel aparece como substituto a altura e muito mais economico.

2-para carros com motores até 2.0, me parece que se esta chegando a um consenso que produções de gas acima de 2lts/min. é desnecessária alem de começar a ser perigosa.

3- o borbulhador deve ser necessariamente de inox tbem, pois o plastico com o calor excessivo pode deformar e nas junções poder haver vazamento do gás.

4- mesmo sabendo que a hidrolise se potencializa em altas temperaturas, no uso em automovel, com o modelo que esta ao nosso alcance, isso é impraticavel, devido a vaporização da agua para dentro do motor, e devido ao excesso de o, a eletronica enviaria mais combustivel constatando mistura pobre, e teremos mais consumo. 60 a 70ºc parece ser a temperatura ideal para nossos geradores.isto ten-se conseguido com uma boa localização do gerador/borbulhador, (longe do calor do motor e com entrada de ar incidindo sobre eles).
5- um dispositivo de desarme do relê quando a temperatura ultrapassar estes limites me parece prudente.
6-rele e fusivel no positivo da bateria pode evitar danos ao sistema eletrico do carro em caso do gerador passar a "puxar" muito ampere da bateria.
7-liga/desliga atravez da bomba de gasolina é muito seguro, evitando o indesejado botão no painel e esquece-lo ligado.
8-? deixo aos colegas contribuirem. caso discordem de algo estamos aí para chegarmos a concensos. abraço a todos


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Mensagem por Njay »

a bomba da gasolina (suponho que te refiras à que normalmente se encontra no depósito e bombeia gasolina para régua dos injectores) liga durante 1 ou 2 a segundos na posição da chave de "ignição ligada". deve ser pensado se uma brincadeira de liga/desliga a ignição algumas vezes sem colocar o motor a trabalhar não pode causar algum acidente inesperado.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Fornara
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça abr 14, 2009 11:27 pm

Re: Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Mensagem por Fornara »

njay Escreveu:a bomba da gasolina (suponho que te refiras à que normalmente se encontra no depósito e bombeia gasolina para régua dos injectores) liga durante 1 ou 2 a segundos na posição da chave de "ignição ligada". deve ser pensado se uma brincadeira de liga/desliga a ignição algumas vezes sem colocar o motor a trabalhar não pode causar algum acidente inesperado.
ola njay! é, a bomba normalmente fica submersa no tanque de combustível, e ligaríamos o positivo dela localizando no painel de fusíveis a um rele de 30 a e este ao gerador, que só ligaria quando o motor estivesse em funcionamento! acho bem menos arriscado que o tal "botão no painel". este sim podemos esquecer de desligar e incorrer em riscos...outra opção seria um sensor de movimento ou pressão ligado em alguma peça do automovel que tbem só acionaria o relê qdo o motor estivesse em movimento, só que custaria bem mais caro...
abraço


macgyvernunes
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo mar 25, 2007 1:52 pm
Localização: sintra

Re: Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Mensagem por macgyvernunes »

"para carros com motores até 2.0, me parece que se esta chegando a um consenso que produções de gas acima de 2lts/min. é desnecessária..."

caso queiras por o carro a 100% hidrogénio não acho que seja desnecessário.
e produção acima de 2lts? where?é que eu ainda só vi produção de 1,2lts em dry cell.
mas é de referir que esta produção de litros é em estado gasoso.

um à parte: no caso do gpl atestamos x litros em estado liquido, que este por sua vez dá n litros gasoso.
e por isso dar p'ra muitos km's.

eu estou a tentar fazer uma drycell pra por no meu corola 2.0d. mas vou fazer em conjunto com mais pessoal, em que um deles tem um motor citroen 2cv. o objectivo vai ser mesmo andar a 100%.
see ya
cumps
filipe nunes


Autor do tópico
Fornara
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça abr 14, 2009 11:27 pm

Re: Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Mensagem por Fornara »

macgyvernunes Escreveu:"para carros com motores até 2.0, me parece que se esta chegando a um consenso que produções de gas acima de 2lts/min. é desnecessária..."

caso queiras por o carro a 100% hidrogénio não acho que seja desnecessário.
e produção acima de 2lts? where?é que eu ainda só vi produção de 1,2lts em dry cell.
mas é de referir que esta produção de litros é em estado gasoso.

um à parte: no caso do gpl atestamos x litros em estado liquido, que este por sua vez dá n litros gasoso.
e por isso dar p'ra muitos km's.

eu estou a tentar fazer uma drycell pra por no meu corola 2.0d. mas vou fazer em conjunto com mais pessoal, em que um deles tem um motor citroen 2cv. o objectivo vai ser mesmo andar a 100%.
see ya
salve nunes!
alem de desnecessário produção acima de 2 lts/min, para carros até 2.0 acima disso começa a se tornar muito perigoso tbem! muitos ainda não se deram conta que nestes aparelhos joe cell, ou dry cell, uma maior produção é conseguida injetando amperagem da bateria e aumentando o teor de hidrólito! mas aí tem que ver as consequencias disso, alternador e bateria aguentam? e amperagem para todo o resto do sistema eletrico do carro? na verdade tudo deve estar em rquilibrio, respeitando uma margem técnica aí. outra coisa é a quantidade de hidrolito no reservatorio/gerador , e estão colocando muito e o motor esta sugando hidrólito para dentro do motor. nisso o formato do borbulhador tbem contribui muito, principalmente qdo o carro sacode em estrada esburacada...
abraço


Autor do tópico
Fornara
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça abr 14, 2009 11:27 pm

Re: Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Mensagem por Fornara »

caro nunes! a produção destes geradores que estamos "fazendo" é medida em litros/min. sim pois não é gas comprimido! o glp sim se dá em m³ quer dizer uma coisa não tem nada a ver com outra e lhe digo mais a honda já tem o civic andando exclusivamente com hidrogenio (comprimido) no japão, mas como eles conseguiram estabilizar este gas e deixa-lo seguro é segredo as sete chaves. acho meio dificil com nossa tecnologia de fundo de quintal chegar a isso, acho que tem gente sonhando com gnomos andei em uma pickup carburada (f-75) com um joe cell de "2lts/min", bateria com 80a e alternador de 90a, conseguir andar sem gasolina em retas e declives, mas nas subidas tinha-se que ligar a gasolina de novo, com o pé bem em cima e sem carga nenhuma(2 passageiros) só que aí vem aquela história que alguma coisa de orgone pode ter ajudado...


macgyvernunes
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo mar 25, 2007 1:52 pm
Localização: sintra

Re: Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Mensagem por macgyvernunes »

vocês assim fazem-me andar a procurar cenas na net.

"honda faz seu primeiro carro movido a hidrogénio
nestes tempos de preocupação ambiental, as empresas de automóveis também estão procurando fazer a sua parte. a japonesa honda serve como exemplo: acaba de lançar seu primeiro carro sem emissão de poluentes, que usa uma combinação de hidrogénio com o oxigénio, resultando em eletricidade.

o veículo possui 4 lugares e se chama fcx clarity. como ainda é um modelo experimental, a honda planeia ir colocando este produto no mercado aos poucos: planeia-se produzir 200 automóveis ao longo dos próximos três anos. os maiores obstáculos são a quantidade de locais para abastecer e o fato de o hidrogénio ainda ser caro para produzir."

se é do fcx que estão a falar, tem hidrogénio sim, mas para gerar electricidade.aliás:
"o binário do motor foi aumentado cerca de 15% em relação ao veículo de teste fcx-v4, tendo também sido melhorada a potência a média e a alta rotação, o que permitiu uma aceleração potente e uma velocidade máxima de 150 km/h. com um depósito de alta pressão a 350 bar e capacidade para 156,6 litros, o fcx tem uma autonomia de 355 km — mais 40 km do que o fcx-v4."


o que estou a tentar produzir para o meu toyotinha 2.0d, é hidrogénio pra introduzir na câmara de explosão.
no momento estou à espera das chapas de inox que estão encomendadas.
espero conseguir pelo menos uma redução do consumo de diesel com hidrogénio 'on-demand'.
cumps
filipe nunes


Autor do tópico
Fornara
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça abr 14, 2009 11:27 pm

Re: Definindo critérios na produção de Hidrogenio

Mensagem por Fornara »

salve amigos do forum!
bem, acho que: o que esta ao nosso alcance é exatamente isso: gerar h em aparelhos joe ou dry cell e injetar juntamente com o combustível utilizado pelo automovel, gerando uma melhor "queima" e como consequencia economia!!
vou relatar minha experiencia e espero ver tbem resultados práticos de todos para que possamos ir montando uma ideia de tudo isso...
aqui no brasil temos poucos fabricantes destes geradores, e nenhum legalizado ainda. tive conhecimento que em portugal também tem fabricantes destes aparelhos, inclusive um sendo vendido aqui para o brasil, mas não sei de resultados dele. adquiri aqui no br um aparelho joe cell (4 tubos cilindricos 2+ e 2-) este aparelho produz em testes que fiz em bancada, até 2,8 litros utilizando 20 a para isso. esta produção esta tbem ligada a quantidade de "hidrólito" que se usa por lt de agua bi desmineralizada. eu utilizei segundo instruções do fabricante, 1 colher media de naoh dissolvida na h2o a temperatura de +- 70°c.
instalei em uma chevrolet s-10 motor maxxion 2.5 diesel, com alternador de 120a e bateria de 90a. fiz varias medias, com e sem o h, e tenho conseguido de 34 até 42% de economia de diesel. muito bom!. comprei um segundo aparelho (igual ao da s-10) instalei em um corsa 1.0, gasolina com injeção eletrônica, alternador de 70a e bateria de 60a. coloquei prolongador para afastar a sonda lambda e deixei mais fraca a solução (1/2 colher de naoh por lt de h2o). a ecu não esta aceitando a mistura e a conversão caiu ao inves de aumentar. começou tbem a dar problemas no sistema eletrico, com luz da bateria acesa sempre. o fabricante recomenda usar o eife que foi desenvolvido ou adaptado por ele, para este caso de utilização de h. ainda não utilizei este eife, não sei se alguem tem conhecimento a respeito? gostaria de ouvir mais opiniões dos amigos. por enquanto é isso, um abraço fraterno a todos .

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”