Grupo Lena entra na corrida às energias das ondas

Energias das Marés
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Grupo Lena entra na corrida às energias das ondas

Mensagem por luimio »

o grupo lena, através da sua participada eneólica, vai apresentar uma proposta ao concurso para a exploração de energia das ondas na zona delineada pelo governo em são pedro de muel, leiria.

a entrada do grupo nas energias das ondas aconteceu o ano passado, quando em parceria com a finlandesa aw-energy, que detém a tecnologia patenteada wave roller, criou uma joint-ventur, a seaner, para instalar um parque de energia das ondas ao largo da praia da almagreira, em peniche, anunciou a empresa em comunicado.

recorde-se que em abril de 2007, o grupo iniciou a instalação do projecto-piloto a partir desta tecnologia wave roller, a qual tem como conceito o aproveitamento da energia das ondas de fundo.

este projecto-piloto visa instalar e ligar à rede uma potência de 1mw, que está a ser desenvolvido em duas fases: a primeira que foi já iniciada, consta da instalação de uma potência de 250kw, a segunda dos restantes 750 kw a instalar até final de 2008.

«demonstrada a viabilidade técnica e financeira desta tecnologia, como se espera, o grupo prevê aumentar a potência instalada e criar uma central de energia das ondas em grande escala», refere o administrador da eneólica, agostinho ribeiro.

agora que foi definida a zona piloto e aberta aos interessados, o grupo lena vai apresentar também uma proposta de instalação de um projecto para aproveitamento da energia das ondas, dando assim continuidade ao objectivo de aposta nas energias renováveis.

Imagem

Responder

Voltar para “Energias das Marés”