EFICIENCIA ENERGÉTICA ELEVADORES E ILUMINAÇÃO

Energia Eléctrica
Responder

Autor do tópico
migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm

EFICIENCIA ENERGÉTICA ELEVADORES E ILUMINAÇÃO

Mensagem por migjac »

bom dia

alguém me sabe dizer que oportunidades de racionalização de energia podemos aplicar ao nível de elevadores e iluminação, ou seja, que medidas se podem aplicar para redução de custos?

alguém que tenha realizado auditorias energéticas para racionalização de consumos de energia ao nível de elevadores e iluminação que possa dar umas dicas
estou neste momento a fazer um estudo para saber onde se pode investir ao nivel da eficiencia energética.

alguém que tenha realizado auditorias energéticas para racionalização de consumos de energia ao nível de elevadores e iluminação que possa ajudar...


obrigado pela ajuda que possam disponibilizar.


NunoM
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: domingo dez 27, 2009 10:39 am

Re: EFICIENCIA ENERGÉTICA ELEVADORES E ILUMINAÇÃO

Mensagem por NunoM »

já que ninguém responde, eu não sou um especialista mas dou-lhe umas ideias.

quanto aos elevadores, não há muito que se possa fazer excepto usar as escadas. agora utilizam-se motores de alta eficiência, variadores electrónicos de velocidade, sistemas de acoplamentos mecânicos que substituem as correias e travagem regenerativa que acumula a energia das paragens do elevador. são melhorias mas pouco significativas. qualquer um destes sistemas muito dificilmente é aplicável em elevadores já existentes. quer dizer, aplicável até é, mas aquilo que se poupa é demasiado pouco para justificar o investimento excepto em elevadores de edifícios públicos que funcionem muitas horas por dia. lembre-se que o contrapeso é mais pesado que a cabina vazia, pelo que o elevador a subir vazio (ou com pouca carga) consome muito pouco.

um bom exemplo de eficiência energética é o ascensor da nazaré que gasta pouquíssima energia e transporta milhares de pessoas por dia. uma vez que funciona num sistema de contrapeso e o peso das duas carruagens é aproximadamente o mesmo, só é necessária a energia necessária para vencer o atrito com o cabo e os carris.

na iluminação há milhares de coisas que se podem fazer, mas sempre com base em três coisas: apagar a luz, utilizar lâmpadas mais eficientes e aproveitar melhor a luz natural. há por aí tópicos sobre isto.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: EFICIENCIA ENERGÉTICA ELEVADORES E ILUMINAÇÃO

Mensagem por Master »

podem também em vez de haver 2 elevadores pequenos por prédio, haver apenas 1 e de maior tamanho.
pelo menos nos prédios até 5 andares compensa a nivel energético, a nivel custos/manutenção e a nivel de cargas, pois grande parte dos artigos volumosos (mudanças, mobilias, colçhões, etc...) não cabem nos elevadores actuais e têm de ir pelas escadas....
normalmente esses 2 elevadores nos prédios pequenos que deveriam estar ligados, está sempre 1 desligado para poupança, havendo só 1, já n precisavam de desligar.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EFICIENCIA ENERGÉTICA ELEVADORES E ILUMINAÇÃO

Mensagem por serges »

realmente tocam num assunto muito chato os elevadores... vivo num prédio com 5 andares com 3 fracções por piso e tem mais um andar das arrecadações e 2 de parqueamento, não uso o elevador por ter a sorte de viver no r/c, quando vou ao parqueamento, -2, sempre pelas escadas, raras são as vezes que vou a arrecadação só quando vou carregado é que vou de elevador e claro escolho dos 2 elevadores que temos o que está mais próximo de mim...

acho desnecessário chegar aos 2 elevadores e chamar os 2 a ver qual deles é o mais rápido... desnecessário quando se tem possibilidade de subir as escadas salvo certas idades e problemas de saúde... subir pelas escadas 3 andares ou 4 e 5 seriam vistos como um desafio a saúde para o seu ginásio pessoal!

se todos fizerem um pouco poderia se poupar muito eu faço o e sim não me aborreço e não perco quase tempo nenhum! não custa nada!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: EFICIENCIA ENERGÉTICA ELEVADORES E ILUMINAÇÃO

Mensagem por CarlosMartins »

poderá optar por implementar iluminação microled, a qual é muito mais económica e tem uma duração também muito maior face à tecnologia normal de mercado.
a iluminação microled proporciona economia da ordem de 90% menos consumo face às lâmpadas de incandescência e entre 20 a 30% face às lâmpadas fluorescentes compactas (vulgo economizadoras de energia).

poderá também optar por uma instalação de microgeração fotovoltaica, a qual proporciona um rendimento muito bom e que pode ser superior a 7000,00€/ano.

para mais informações estarei ao seu dispor para esclarecer eventuais duvidas, pelo que me poderá contactar via mail.

Responder

Voltar para “Energia Eléctrica”