Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Energia Eléctrica

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por HLopes »

energia: cientistas criam material que converte calor dos motores em electricidade - science
washington, 25 jul (lusa) - cientistas norte-americanos inventaram um novo material termo-eléctrico que converte em electricidade o calor gerado pelo motor de um automóvel e desperdiçado em grande parte pelo escape, informa hoje a revista science.

washington, 25 jul (lusa) - cientistas norte-americanos inventaram um novo material termo-eléctrico que converte em electricidade o calor gerado pelo motor de um automóvel e desperdiçado em grande parte pelo escape, informa hoje a revista science.

os cientistas, da universidade do estado de ohio, afirmam que o material tem o dobro da eficiência de qualquer outro existente no mercado e que a tecnologia pode também ser utilizada em geradores para lhes aumentar o rendimento.

segundo joseph heremans, responsável pelo projecto no departamento de nanotecnologia da universidade, a eficiência destes materiais termo-eléctricos pode ser medida pela quantidade de calor que convertem em electricidade a uma dada temperatura.

nessa base, a maioria dos materiais usados em geradores termo-eléctricos convencionais tem um rendimento de 0,71 pontos. em comparação, o novo material - composto de tálio, telúrio e chumbo - tem um nível de rendimento de 1,5 pontos.

porém, sublinha o cientista, o mais importante é que o novo material é ainda mais eficiente entre os 230 e os 510 graus centígrados, que é o nível de temperatura em que operam sistemas como os motores dos automóveis.

de acordo com os heremans, só 25 por cento da energia produzida por um motor de gasolina é usada para pôr em funcionamento um veículo e os seus acessórios, perdendo-se quase 60 por cento, a maior parte pelo escape do veículo.

a aplicação de um dispositivo termo-eléctrico poderia captar esse calor desperdiçado para o converter em electricidade, afirmou.

"o material faz todo o trabalho. produz energia eléctrica como os motores convencionais - a gás, gasolina ou gasóleo - mas usa electrões como fluidos em vez de água ou gases, e produz electricidade directamente", explicou.

cm
here or here
se isto for verdade, estamos safos....


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por Njay »

já há conversores desses, e até com eficiências consideravelmente melhores... não percebo a notícia.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por HLopes »

isso dito pela mesma pessoa que diz que o nuclear é um disparate por causa do calor que emite... ou foi o jmal?

fala-me mais (e ao quórum do fórum) sobre esse assunto... diz aí modelos, tecnologias!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por Njay »

não fui eu que disse, mas sei que um dos problemas ambientais locais das centrais nucleares é o aquecimento das águas. mas isso é outra discussão.

já foi falado aqui no fórum, por exemplo neste tópico.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:isso dito pela mesma pessoa que diz que o nuclear é um disparate por causa do calor que emite... ou foi o jmal?

fala-me mais (e ao quórum do fórum) sobre esse assunto... diz aí modelos, tecnologias!

eu disse que defendem o nuclear como um energia limpa, mas esquecem-me das colunas de vapor quente que sobem na atmosfera, isso de limpo não tem nada. essa noticia não tem nada de novo, eu tenho aqui uma cena dessas, se alguém quiser ver.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por HLopes »

pois... cerca de 2/3 da energia produzida pelo nuclear é energia térmica...

se uma coisa dessas tem um rendimento de 40%, quer dizer que aplicada a uma central nuclear, aumentaria o rendimento da mesma em 25% !

normalmente, as centrais tem potencias a rondar os 1000mw; umas coisinhas dessas podiam catapultar a produção para 1250mw!

e poderá fazer com que guardar os resíduos se torne uma fonte de energia...

não sei porque dizes que o vapor de água de limpo não tem nada...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por orbis »

bem, e o que é que querem fazer com a electricidade produzida dessa forma?
também não dizem. mais uns cientistas a querer mostrar serviço.
e a maior parte do calor perde-se pelo escape? e eu a pensar que era pelo sistema de refrigeração.


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por HLopes »

pá... o que é que fazes com electricidade proveniente de outro lado qualquer?

isto tem potencial para ser instalado em tudo o que é central térmica.... aumentando a eficiencia da mesma...

nas centrais a carvão, pex...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por orbis »

estávamos a falar de carros... mas está bem.


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por HLopes »

estávamos?

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por ventoinhas »

e a maior parte do calor perde-se pelo escape? e eu a pensar que era pelo sistema de refrigeração

entao o escape nao é para evacuar os gases que ficam nas camaras de combustao?
o sircuito de refregeracao serve a arrefecer parte do calor provocado pela queima dos combustiveis, ?
na natureza existe o dia e a noite ,em economia ou compras ou vendes .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

ventoinhas Escreveu:e a maior parte do calor perde-se pelo escape? e eu a pensar que era pelo sistema de refrigeração

entao o escape nao é para evacuar os gases que ficam nas camaras de combustao?
o sircuito de refregeracao serve a arrefecer parte do calor provocado pela queima dos combustiveis, ?
na natureza existe o dia e a noite ,em economia ou compras ou vendes .
ora nem mais...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por orbis »

a questão não é essa. aquilo que eu pretendo saber é por qual da vias é dissipado mais calor.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:pois... cerca de 2/3 da energia produzida pelo nuclear é energia térmica...

se uma coisa dessas tem um rendimento de 40%, quer dizer que aplicada a uma central nuclear, aumentaria o rendimento da mesma em 25% !

normalmente, as centrais tem potencias a rondar os 1000mw; umas coisinhas dessas podiam catapultar a produção para 1250mw!

e poderá fazer com que guardar os resíduos se torne uma fonte de energia...

não sei porque dizes que o vapor de água de limpo não tem nada...

correcção, 3/3 ou 100 % da energia produzida pelo nuclear é térmica, esse calor produzido é que vai fazer girar turbinas a vapor para fazer girar geradores, as colunas de refrigeração servem para isso mesmo, refrigerar esse vapor para tornar a ser água, e também para controlar a temperatura do reactor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por ventoinhas »

a questão não é essa. aquilo que eu pretendo saber é por qual da vias é dissipado mais calor.
realmente é uma boa questao .ja que é a primeira parte a aquecer ,se lhe enviassemos ar frio possivelmente nao aqueceria tanto ,ou seriam necerarios sistemas de refregeraçao menos eficazes. ja ai estamos a desperdiçar uma fonte de aquecimeto consideravel que em outros casos se provoca para produzir energia (electricidade).
a forca de se debrucar nas questoes acabaremos por encontrar as boas respostas
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por jmal »

ventoinhas Escreveu:a questão não é essa. aquilo que eu pretendo saber é por qual da vias é dissipado mais calor.
realmente é uma boa questao .ja que é a primeira parte a aquecer ,se lhe enviassemos ar frio possivelmente nao aqueceria tanto ,ou seriam necerarios sistemas de refregeraçao menos eficazes. ja ai estamos a desperdiçar uma fonte de aquecimeto consideravel que em outros casos se provoca para produzir energia (electricidade).
a forca de se debrucar nas questoes acabaremos por encontrar as boas respostas

não percebi a parte de lhe enviarmos ar frio.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por Njay »

o ventoínhas não se apercebeu que o ar frio ia aquecer.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por ventoinhas »

o ventoínhas não se apercebeu que o ar frio ia aquecer..

e se ele aquecer nao é porque vai recuperar calorias ?
alguem pode imaginar as calorias despendidas pelos veiculos todos numa cidade?
e as concequencias?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por visitante »

vivam ...

orbis Escreveu:a questão não é essa. aquilo que eu pretendo saber é por qual da vias é dissipado mais calor.
pois orbis..a escolha da palavra "dissipado" é que alterou um pouco o raciocinio que estava em curso..a dissipação de calor é fundamental para evitar o sobreaquecimento dos motores..a dissipação que mais concorre para evitar isso é conseguida no sistema de refrigeração..já que pelo escape se dissipa o calor que já não está no motor..

creio ter percebido que o que estava em causa era o aproveitamento energetico/calorifico dos motores de combustão interna e nestes..ao contrario de dissipação..existe um desperdicio..ou falta do aproveitamento total teorico do combustivel utilizado..muito proximo dos 60% nos motores energeticamente mais eficientes..e esse desperdicio energetico/calorifico sai em quase 95% pelo sistema de escape..e não só pela ponteira..

abraços
[***************]


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por HLopes »

pois, mas esse sistema a ser aplicado teria de ser em híbridos / veículos de pilha de combustível.

mas eu estava a falar mesmo era numa possível aplicação a centrais termoeléctricas, cuja eficiência é muito baixa ( no caso nuclear e carvão, julgo que rondará os 33% ).

ora, se tem uma eficiência de 33%, significa que 66% é libertado sobre a forma de calor.

se essa tecnologia tem uma eficiência de 40%, aplicada às centrais aumentar-lhes-ia a eficiência em 25%, passando de 33% para 58%!

é dose! por exemplo, uma central de 1000mw passaria a produzir 1250mw....

Responder

Voltar para “Energia Eléctrica”