projecto em curso

Energia Eléctrica

Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

projecto em curso

Mensagem por Resonant »

ola
nao sou pessoa de postar muitas vezes, mas queria deixar aqui algo para os mais interessados em energia zero e por aí adiante.

este é um motor em que tenho estado a trabalhar. tem como bases teórias o funcionamento de um motor bedini mas nao é exactamente igual. se quiserem mais detalhes acerca dele é só perguntarem..
por agora deixo alguma informaçao:
16 bobinas de fio 0,5mm com aproximadamente 10 ohm cada
32 ímans neo cilindricas 1cmx1cm
8 transistores 2n3055 h1
na saida tenho uma bateria de carro a ser carregada, ja tive outras mais pequenas mas ja foram todas carregadas hehe
a fonte de energia é uma fonte classica que se vê em qualquer oficina de electronica
consome cerca de 3,3a a 24v, já pus a andar com tensoes entre os 36v e 10,5v.. e a 10,5v ainda carrega uma bateria que esteja a 13v (uns percebem outros talvez nao..mas explicar isso agora era muita coisa para mim que nem percebo muito disto :p)
tem uma rotaçao, quando bem lubrificada, acima das 750rpm. isto com os rolamentos grandes que estao aí e prendem muito.
mas tambem mais rotaçao nao seria melhor neste momento pois ja nao tem o tempo de descanso suficiente entre cada pulso para carregar as baterias e desligar a força magnetica das bobinas.

nao estou a dizer que ja obtive uma eficacia acima dos 100% embora seja praí que espero tar a xegar
ainda nao tive oportunidade nem tenho material para medir isso no momento.
mas ja vi coisas bem interessantes no funcionamento do motor.

como a diferença entre um funcionamento classico quando curto-circuitamos qualquer energia que saia das bobinas, e quando usamos essa energia para carregar baterias ou condensadores..pralém da energia obvia recolhida, o motor ainda tem mais potencia! e gasta menos!

mais á frente vou ver se posto alguma informaçao mais detalhada como o esquema e imagens do osciloscopio..

espero que nao estar a aborrecer ninguem, e que as fotos estejam direitas

saudaçoes
Anexos
a tabua grande em baixo kuando xega a uma certa vibraçao faz uma barulheira enorme!
a tabua grande em baixo kuando xega a uma certa vibraçao faz uma barulheira enorme!
P1010007b.JPG (93.77 KiB) Visto 12881 vezes
monopole motor
monopole motor
P1010005b.JPG (95.25 KiB) Visto 12882 vezes


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: projecto em curso

Mensagem por jorge_barbosah »

estou espantado!


parabéns!
Jorge Barbosa

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: projecto em curso

Mensagem por jmal »

não percebi como funciona, ligas esse dispositivo a uma bateria descarregada e ele carrega-a ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: projecto em curso

Mensagem por Njay »

é uma bonita peça artística.

o tópico devia ser movido para o "energia magnética" ou "energia perpétua".
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: projecto em curso

Mensagem por Resonant »

dou aqui pos mais interessados os esquemas do meu motor e opçoes diferentes para ligaçoes.

os esquema no bloco grande no meio é a parte principal do motor. tenho 8 circuitos destes e cada um com 2 bobinas. 8 transistores para 15 bobinas. (deveriam ser 16 bobinas mas estou a usar uma para acionar o ciruito do bloco 2, mais á frente vou ver s funciona melhor com sensores de hall)

os esquemas de 1 a 4 sao apenas metodos diferentes de disparar o circuito principal.
os esquemas de 5 a 7 é para mostrar a variedade de coisas que podiamos ligar á saída do circuito. sendo a opçao 7 escolhida e quase a unica conhecida em engenharia electrotecnica (um curto circuito!! ). este é o que vemos em qualquer motor dc normal, dc sem escovas ou qualquer electroíman que trabalhe em pwm (pulse width modulation, modulação por largura de pulso).
quando substituimos esse "curto" por um condensador ou bateria podemos recolher alguma ( e muitos afirmam toda ou mais) energia gasta na bobina.

ora isto poe uma pessoa a pensar... se os motor electricos convensionais sao acima 80% eficazes e toda esta energia é desperdiçada..quanto é que podiamos melhorar o nosso consumo de energia aplicando esta simples e basica modificaçao???

as vantagens seriam:
- recoperaçao em parte da energia gasta
- mais força magnetica sem injectar mais energia, pois a bobina fica com o campo magnetico ainda durante o tempo em que carrega as baterias na saída do circuito.
- e menos calor nos nossos circuitos. logo duram mais tempo.
estas vantagens sao o minimo que podiamos esperar numa modificaçao destas. ja fiz as experiencias inumeras vezes e o resultado é sempre o mesmo.

se alguem souber de motores dc sem escovas baratas á venda por favor digam algo. gostaria muito de modificar um motor que nao seja feito de madeira e ás 5 pancadas
Anexos
Imagem.jpg
Imagem.jpg (68.83 KiB) Visto 12811 vezes

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: projecto em curso

Mensagem por Bluesky »

ola resonant, bom trabalho!!

reparei em pormenores interessante no teu engenho. posso comentar?

1. parte teorica

em primeiro lugar estas fora do topico, apesar de nao estares , pois isto é um gerador electrico. este engenho é um motor magnetico do tipo ebm - energy by motion, como a maior parte de todos os engenhos de bedini. outro ebm muito interessante e que dá resultados a 100% é o rotoverter, feito a partir motores ac tradicionais. o problema dos ebm é que teem de encontrar a "sintonia", ou seja, a velocidade de ressonânçia, e precisam de uma bateria "prime mover" ou de um motor electrico "prime mover" com uma fonte externa. atingindo o climax começam a sacar energia ao campo do zero absoluto, e se aumentares a carga mais energia tens. o output é sempre supra-unitário. absurdo, não é? a razão é que estes motores criam "um buraco" energetico negativo, e a natureza quer logo estabeleçer o equilibrio tapando-o, logo mais e mais energia vem desde que mantenhas o desiquilibrio, isto em termos simplistas. alem disso, estes motores não dependem das correntes electricas e funcionam tanto melhor quanto maior voltagens trabalhares e quanto maior for a frequênçia dos pulsos. outro aspecto que reparei é que utilizas dois discos de imans permanentes, um de cada lado do disco das bobinas. penso então que se fechares o anel do fluxo magnetico vais criar um fluxo intensificado circular e melhorar os resultados obtidos.

2. parte prática, como melhorar o desempenho

a) baterias em serie para aumentar a voltagem. o aumento da frequençia dos pulsos. terás, como é evidente de dimensionares o circuito de potençia, com outros transistores etc. sincronizares os discos exteriores dos imans permanentes, para passarem simultaneamente pelos polos das bobinas, e de tal forma que os polos exteriores dos imans do disco 1 e disco 2 façam um shunt com um u em ferro laminado (semelhante aos transformadores), para conduzir as linhas do fluxo magnetico por esta armadura, pelos imans e atraves das bobinas, num ciclo fechado.

b) o numero de rpms nao interessa, mas sim a frequençia de ressonançia optimal

c) no prototipo antigo, para te livrares da ressonançia mecanica o que podes fazer é tentares alinhar o eixo principal (pois deve estar desalinhado) ou/e arranjares 4 pilares pesados aos quais fixas 4 esticadores (ou molas) aos 4 cantos da tabua-base do prototipo para este fique em suspensão.

d) o ideal, como dizes, é arranjares um motor dc ou ac e transformares no teu novo engenho, aproveitando o eixo central, onde fixarás os discos, e aproveitares a caixa exterior e os rolamentos, que em principio devem estar correctamente alinhados. muito semelhante ao que fazem os adeptos dos rotoverters, so que estes usam as bobinas dos motores (numa adequada configuração) para obterem a ressonançia tambem.

e) tal como os rotoverters, o funcionamento é frio e reduzir o atrito é fundamental, logo deve ser limpo toda a massa consistente que existe nos rolamentos, usando um spray para limpar os carburadores dos motores até que sá o ferro fique. depois, para lubrificar, usar um oleo mineral pouco denso... nada de w40 - nao serve pois deixa residuos secos!!!

um abraço e não ligues ao cepticismo, nao existe tempo para isso! boa continuação
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: projecto em curso

Mensagem por Njay »

para quem preferir "investir tempo" a "gastar tempo", deixo aqui um livro gratuíto sobre electricidade/electrónica: http://www.vias.org/feee/index.html
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 99
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Re: projecto em curso

Mensagem por RedRod »

é lindo se é supra unitário para que precisas de ligar a corrente para trabalhar?
ligas a bateria quase descarregada e depois vais carregando até ficar cheia ?
e depois de estar carregada retiras a bateria e metes em curto circuito porque assim ficas com uma ventoinha eterna sempre ajuda o aquecimento global.

ps: se já é supra unitário para que queres melhorar? queres chegar aos 200%?


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: projecto em curso

Mensagem por Resonant »

obrigado pelo apoio pessoal
só nao estou de acordo quanto ao topico. penso nestas maquinas como sendo electricas, pois ja vi versoes "solid state". sem rotor e sem baterias e o funcionamento era basicamente o mesmo, só nao tendo a vantagem de encontrar o ponto ideal por si mesmo.
mas se houver sitio melhor onde acham que isto fique entao é melhor mudar. nao quero desorganizar este forum lol.

tenho é uma má noticia.. queimei 2 transistores ontem ( foi culpa minha mesmo ) e as lojas aqui perto de viana nao arranjam mais daqueles..
vou ter de mandar vir pela net e ja vai demorar um pouco ter tudo montado de novo.

respondendo ao bluesky
deves ser dos poucos que percebe porque me chamo ressonant xd
sempre pensei em fechar o fluxo magnetico mas a unica possibilidade era passando pelo eixo. e precisava de mu-metal porque tem um caminho longo a percorrer.
os meus transistores sao 2n3055, com maximo de 60v e 15a cada. com estas bobinas o consumo seria de 12a se fosse a 60v

12x60=720w

720w e oito transistores

720x8=5760w

mas como os pulsos nao tem duraçao de mais do 50% seria no maximo

5760/2=2880w

mas qualquer dia gostava de mudar para igbt's. desde que nao tenham diodos internos, penso que seriam uma melhoria porque tem uma impedancia de entrada alta. só para acionar os meus 2n3055 gasto cerca de 0.5a

o barulho é devido aos imans a passarem pelas bobinas, a unica soluçao é nao usar uma tabua em baixo para nao fazer barulho. tenho nucleo de varetas de solda e fazem uma força bruta nos imans. tenho que mostrar a força necessaria para mexer o eixo quando ta parado, é surpreendente hehe.

e obrigado pela dica do spray de limpar carboradores, ja ando ha muito a tentar tirar a massa mas só pondo oleo normal.

ainda nao sei se obtive overunity ou nao..sei que ha coisas minimas que se podem fazer para melhorar qualquer motor normal.
meu sonho é ter um motor electrico a andar no carro apenas com condensadores e que se mantenham sempre carregados. a tencologia ja anda aí!

ja agora que nao tenho o motor a andar aproveito pa vos mostrar as entrenhas do animal, assim que tiver fotos posto aqui.

saudaçoes


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: projecto em curso

Mensagem por Resonant »

umas fotos...
Anexos
agora o motor a ixibir a sua força XD<br />o eixo tem um furo onde meti aquele pedaço de ferro só para mostrar a força necessaria para po-lo a andar. o peso tem pelo menos 1kilo e tal de peso
agora o motor a ixibir a sua força XD
o eixo tem um furo onde meti aquele pedaço de ferro só para mostrar a força necessaria para po-lo a andar. o peso tem pelo menos 1kilo e tal de peso
P1010011b.JPG (90.68 KiB) Visto 12693 vezes
isto é o stator com os discos afastados. dá para ver os nucleos mesmo á superficie, foram cortados no sitio e colados para ficarem na medida certa. com paciencia consigo meter os imans a 1mm de distancia.
isto é o stator com os discos afastados. dá para ver os nucleos mesmo á superficie, foram cortados no sitio e colados para ficarem na medida certa. com paciencia consigo meter os imans a 1mm de distancia.
P1010013b.JPG (77.44 KiB) Visto 12688 vezes

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: projecto em curso

Mensagem por Bluesky »

ola outra vez resonant,

lindas fotos, boas ideias ... mas nao gostei nem um pouco da força que tens de fazer para moveres o eixo. procura uma configuraçao absolutamente equilibrada, de tal forma que as atracçoes e repulsoes se anulem e a rotaçao seja o mais livre possivel, mas de tal forma que os campos magneticos nao estejam anulados mas simplesmente equilibrados e produzam o mesmo efeito. um dos problemas que vejo é que tens a mesma polaridade em cada iman permanente virado às bobinas, talvez o polo norte?
os esquemas de 1 a 4 sao apenas metodos diferentes de disparar o circuito principal
dizem que o reed switch é o mais apropriado, nao por causa do hall efect mas sim por causa da "discharging gap", ou seja, da descarga no vazio. não sei porque, mas tesla trabalhou neste assunto como uma forma de captar a energia radiante ... mistério!
tenho nucleo de varetas de solda e fazem uma força bruta nos imans
tenho uma duvida. os nucleos de ferrite ou aço-silicio dos transformadores e algum orgaos das tvs sao o que os ingleses descrevem como metglas? reagem basicamente como o vidro, um bom isolante, mas com propriedades paramagneticas, ou seja, conduzem campos magneticos como o ferro. tenho disso em aparelhos velhos de televisao, nos fly-backs, e nao sei se posso parti-las até fazer um pó e depois misturar com resina para verte-las em nucleos ... devo experimentar isso?

metglas:
http://en.wikipedia.org/wiki/metallic_glass
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: projecto em curso

Mensagem por Resonant »

boas bluesky

esta força necessaria para por o motor em movimento é logo compensada quando posto em movimento. a mesma força magnetica que puxa o eixo para tras puxa-o para a frente quando em aproximaçao dos proximos ímans. por isso nao tem mal.
até pode ser vantajosa para a energia mecanica.. quando se usar as bobinas em modo de repulsao, o proximo passo é ser atraído até o proximo nucleo aumentando assim o binario. se as bobinas forem usadas em modo de atraçao é que já nao é boa coisa isto.
eu uso repulsao no meu motor.

tesla era um grande génio! ele usava interruptores fisicos, mas comutadores tipo em motores dc, pois viu que tinham o melhor comportamento a desligar a corrente. é necessario algo que desligue o mais rapido possivel. um
um dos compunentes electronicos que conheço que mais se assemelhe a um interruptor ideal é o mosfet. infelizmente todos os mosfets vem com um diodo interno que impossibilita a recoperaçao de energia. chatice do caraças se nao era perfeito.
reed switch sao bons em termos de velocidade e simplicidade, mas sao um pouco fracos na sua amperagem, ja queimei alguns =p.

quanto á ferrite também ja pensei nisso, uma das vantegens que penso que tambem tem é que desmagnatizam quase instantaneamente após desligado a corrente. se nao queres estar a partir transformadores velhos podes comprar ferrite em varias formas e tamanhos. nao sao muito caros. cheguei a comprar umas barras cilindricas com 1cm d diametro e talvez 6cm comprido por 0.50€ cada.
o mal que vi em ferrite é que atingem a saturaçao muito depressa com imans fortes. e como vi bedini sempre a usar nucleos de varas de soldar a gás decidi comprar e experimentar e notei um forte aumento da força magnetica das bobinas, mas claro, sem aquela desmagnetizaçao rapida que tem o ferrite.
agora qual seria melhor para recuperar energia electrica é que ja nao sei.
espero que esta explicaçao ajude

por agora espero por uma encomenda de transistores para poder continuar com as experiencias...

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: projecto em curso

Mensagem por tiktak »

ola, resonant

sou novo neste forum e fiquei bastante surpreendido com o teu projecto.
surpreendido e com bastante admiração pelo teu trabalho.
como não percebo grande coisa de motores ou magnetismo, o resultado é esta enorme admiração. não sei se compreendi tudo sobre a tua maquina ,ficaram-me muitas duvidas
mas reparo que a tua ultima mensagem data de 2009.
em que ponto esta o teu projecto? dá noticias por favor.penso de que não serei o unico
a seguir com interesse o teu trabalho.
tenho um monte de perguntas a fazer-te

para me situar posso dizer-te que tenho um enorme interesse em aprofundar tudo o que é magnetico e consegui construir recentemente o meu primeiro motor bedini
que ao lado do teu é quase um briquedo .
outra coisa, por vezes somos um pouco levados a agir em função daquilo que os outros consideram certo ou errado. há certas criticas que podem fazer doer

isto para dizer que o caminho é para a frente amigo


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: projecto em curso

Mensagem por Resonant »

boas tiktak

desculpa só responder agora. mas é que este forum tem tanta coisa que acabo por me esquecer e/ou perder por aqui.
lamento informar mas o projecto está parado. após varias reparaçoes de peças queimadas e afinaçoes acabei por me cansar. e claro.. nao nos esqueçamos das centenas de comentarios que ouvi, todas elas encorajadoras sim....

mas houve momentos bons quando comparei-o a outros motores que tinha lá por casa apercebi-me que nao era mau de todo. até era muito eficiente para um motor de madeira feita em casa lol. fiquei muito contente com ele.

depois tive ideias novas para um outro motor,mas nunca pus em pratica pois era outro investimento pa centenas de euros que nao tinha lol. graças a ti lembrei-me disso e se arranjar tempo era de experimentar
e terei todo o gosto em partilhar ideias com que tiver vontade e for a favor de energias livres

qualquer coisa apita
se demorar a responder manda uma msg pessoal que assim vejo no mail lol

abraço

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: projecto em curso

Mensagem por Bluesky »

ola resonant,

sabes se existe ferrite em pó à venda? quero experimentar misturada com a resina com que se faz as fibras de vidro e o acelerador, certo? outra coisa, andas a utilizar reed switchs comerciais? já pensas-te em fazer uns reforçados do tipo diy? com sabes estes motores sao na verdade energizadores, já experimentas-te por um banco de varias baterias à carga? um abraço . joao

nota: falas em saturação magnetica e com razão, tenho a impressão que bedini não utiliza neos por causa disso mesmo...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: projecto em curso

Mensagem por Resonant »

ferrite em pó nunca vi.. isso deve ser para fazer os nucleos, nao é? os unicos que vi desse tipo foram feitos a partir de barras de ferrite ( compravam inteiro e depois moíam em pó ), outros vi a usaram limalhas de ferro. o ferro daquelas varetas de soldar parece-me ser muito bom( nao sao electrodos, nao me perguntem como se chama aquilo porque tambem nao sei lol)

sim ja cheguei a carregar umas baterias com aquele projecto, mas nunca tive maneira de calcular a carga que entrou.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: projecto em curso

Mensagem por Bluesky »

ok, resonant, obrigado pela resposta. em relação ao teu motor penso que realmente a distancia entre pulsos está muito curta, tens demasiadas bobinas e devias garantir um tempo minimo para completar cada ciclo senão terás todo o tipo de intromissões parasitas e efeitos residuais como o da persistencia magnetica dos nucleos. talvez menos bobinas (logo mais espaçadas) não fosse má ideia, ainda para mais se é o neodymium que usas.

a resina e o pó era para fazer um projecto que tenho em ideia, fundamentalmente fabricar um nucleo tipo toroide gigante (uma grande argola !) com dois circuitos em oposição de enrolamento, num circuito lc complexo que necessita de um impulso inicial e depois autosustenta-se por ressonância. existem projectos assim por todo o lado e são muito interessantes. o nucleo não pode ser condutor electrico. obrigado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: projecto em curso

Mensagem por tiktak »

resonant; olá


obrigado pela resposta apesar de tardia.

esse teu projecto interessou-me ,porque já fiz algumas experiencias com o motor bedini
e esse teu é um pouco particular.consegues dar aproximadamente uma ideia de valor
quanto a força de rotação (força mecanica) ?

outra pergunta;como as bobinas são feitas com fio duplo,nesse teu caso utilizas-te,duas bobinas de fio simples?
obrigado desde já pela resposta.

quanto ao teu novo projecto;.......... força .......... fico a acompanhar de perto


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: projecto em curso

Mensagem por Resonant »

bluesky, ja cheguei a ter um documento pdf que era capaz de te ser muito interessante. tinha a ver com toroides talvez muito parecidos com o que queres fazer, tambem sao todos parecidos, vao dar sempre a bobinas e pulsos lol. era de pessoas que seguiam os passos de steven marks ( senhor dos toroides ).
se ainda tiver o documento nalgum pc ou cartao de memoria vou tentar arranjar-te isso.

tiktak, a força dele agora nao consigo relembrar ao certo para comparar. mas apesar do eixo grosso ainda tinha de fazer alguma pressao para parar. mas ja nao sei.
as bobinas sao simples de um fio. e a ligaçao e' como descrevi num dos desenhos. sao iguais aos esquemas mais simples do bedini. mas como no inicio tive dificultade em por um rotor em rotaçao completa com uma ou duas bobinas. arrisquei e fiz um motor com 16 hehehe. rodou
ja agora que conclusoes tirast das tuas experiencias? eu se resumisse era que, o meu motor era pouco eficiente para ser overunity, mas eficiente demais para uma coisa feita daquela maneira lol, melhor que muitos prototipos de motores penso eu.

agora neste momento ando a fazer pesquisas na minha bike electrica por isso projectos de pesquisa de energia tao parados.
mas as minhas ultimas ideias e espero continua-las um dia, era um motor wankel magnetico que parece muito facil de perceber como funciona, e um sistema que utiliza uma bateria e 2 condensadores que passo ja a explicar..

imaginem uma bateria de 12v e dois condensadores ligados em paralelo(digamos 1f cada) com 6v. agora ligam a bateria aos condensadores ate carregarem ate' carregarem aos 12v e podem calcular a energia transmitida
1/2*(1f+1f)*(6v-12v)^2= 36joules se nao me engano, energia transmitida para os condensadores
agora pegam nesses dois condensadores ligam em serie para criar 24v e voltam a ligar a bateria, vai haver outra troca de energia
1/2*(0.5f)*(24v-12v)^2=36joules , energia transmitida para fora dos condensadores de volta para a bateria.
agora ponham sempre uma carga na saida da bateria e temos uma ideia castiça faz pensar..

isto ja foi um pouco offtopic talvez, mas queria aproveitar ja que cativei alguma atençao e por cabeças a pensar


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: projecto em curso

Mensagem por Njay »

resonant Escreveu:imaginem uma bateria de 12v e dois condensadores ligados em paralelo(digamos 1f cada) com 6v. agora ligam a bateria aos condensadores ate carregarem ate' carregarem aos 12v e podem calcular a energia transmitida
1/2*(1f+1f)*(6v-12v)^2= 36joules se nao me engano, energia transmitida para os condensadores
agora pegam nesses dois condensadores ligam em serie para criar 24v e voltam a ligar a bateria, vai haver outra troca de energia
1/2*(0.5f)*(24v-12v)^2=36joules , energia transmitida para fora dos condensadores de volta para a bateria.
agora ponham sempre uma carga na saida da bateria e temos uma ideia castiça faz pensar..
??? a carga vai drenando a bateria a tensão dela baixa. não ganhas nada. e ainda tiveste que dar os 36j iniciais aos condensadores.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Energia Eléctrica”