Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Energia Nuclear
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por luimio »

a energia nuclear pode dar um grande contributo para reduzir a dependência energética e reduzir as emissões de dióxido de carbono podendo tornar-se fundamental para o abastecimento energético nos próximos 25 anos, afirma a agência internacional de energia (aie).

«a energia nuclear é uma opção com um potencial atractivo para conseguir a segurança no abastecimento de electricidade e reduzir as emissões de dióxido de carbono, mas o seu financiamento é ainda um desafio», afirmou hoje o presidente da aie, claude mandil na apresentação do world energy outlook 2006.

a energia nuclear é actualmente produzida por 443 reactores repartidos por 31 países e representa 15% da electricidade mundial, ou seja, 386 gigawatts em 2005.

a aie refere que se a tendência actual se mantiver em relação à energia nuclear, a capacidade de produção deve aumentar para 416 gigawatts em 2030.

a aie prevê no seu relatório que o futuro energético é poluente, inseguro e caro.

o nuclear permitirá, pelo contrário, enveredar por um sistema energético mais barato, seguro e menos poluente, refere a aie.

a existência de urânio em abundância e o facto de os custos de produção de energia nuclear serem mais baratos faz com que, segundo a aie, o nuclear seja uma boa opção para o reforço da segurança do abastecimento de electricidade.

diário digital / lusa

07-11-2006 13:06:03

fonte:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=249525

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

quando a dita central estivesse contruida cá em portual já existiriam outras milhares de opcções energeticas não poluentes....

continuo a dizer k o nuclear não é solução para nós...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


manuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am

Mensagem por manuel »

eu sou a favor.

Avatar do Utilizador

saldanha
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta jan 22, 2009 4:37 pm
Localização: Portalegre

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por saldanha »

também sou da opinião que a nuclear em portugal teria mais desvantagens do que vantagens. basta evidenciar a nossa fraca economia e os custos que uma central desse tipo acarreta.

aproveitemos os recursos que temos no nosso pais para fazer algo em condições.
infelizmente isso só será possivel quando tivermos um governo preocupado com o pais em vez de se preocuparem com os seus próprios bolsos.

é triste viver num pais assim!! (agora está bem escrito.lol)
Última edição por saldanha em domingo jan 25, 2009 6:54 pm, editado 2 vezes no total.
Toda a essência começa aqui....

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por pseudominus »

não vou defender ou criticar o nuclear, mas parece-me que o país tem apostado demais em eólica porque nos disseram que era bom e interessa a alguns. basta ver que o nosso enorme e rico país tem os maiores parques do mundo, e uma percentagem muito elevada de implantação.

barragens sim, a verdadeira energia renovável, disponível, flexível, limpa, claro que também com algum desequilíbrio ambiental.
pena que projectos de barragens andem atrás de outros, até porque muito do que se utiliza nestes projectos é nacional ao contrário de outros.

apenas baseando-me no que conheço, tb apostava no nuclear. se vierem falar em desastres ou descuidos, olhem primeiro para a nossa fronteira terrestre, como diz muita gente.


pegando nas palavras ...."é triste vier num país assim"

cumpts

Avatar do Utilizador

saldanha
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta jan 22, 2009 4:37 pm
Localização: Portalegre

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por saldanha »

eu também sou a favor das barragens e da implementação de mini-hidricas pois temos condições geográficas para apostar nisso.
contudo, ha que ter em atenção que o rendimento destas centrais depende do caudal de água.
por isso tem de se ter em conta que, os anos de seca. o sistema eléctrico nacional não pode ser dependente desta forma de energia. terá de usar outras fontes renováveis. a eólica será a que melhor se enquadra nesta necessidade.

abraço
Toda a essência começa aqui....

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por pseudominus »

saldanha Escreveu:eu também sou a favor das barragens e da implementação de mini-hidricas pois temos condições geográficas para apostar nisso.
contudo, ha que ter em atenção que o rendimento destas centrais depende do caudal de água.
por isso tem de se ter em conta que, os anos de seca. o sistema eléctrico nacional não pode ser dependente desta forma de energia. terá de usar outras fontes renováveis. a eólica será a que melhor se enquadra nesta necessidade.

abraço
as barragens servem tb para garantir reservas de água nesses mesmos anos de seca, que podem ser utilizadas nos mais diversos fins.

quanto á eólica ja postei noutros tópicos, as razões porque acho menos boa.
por exemplo: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8999

temos de ver relação custo-beneficio, e não só se é limpa e produz. para mim à que explorar primeiro bem as que preenchem estes requisitos, e não antes outras, de uma forma pouco ponderada.

abraço

Avatar do Utilizador

saldanha
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta jan 22, 2009 4:37 pm
Localização: Portalegre

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por saldanha »

e durante as horas de vazio (em que ha menos consumo, geralmente à noite), pode-se bombear água de novo para as albufeiras, tornando-as assim em autenticos reservatórios de energia
Toda a essência começa aqui....

Avatar do Utilizador

saldanha
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta jan 22, 2009 4:37 pm
Localização: Portalegre

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por saldanha »

pseudominus Escreveu:

quanto á eólica ja postei noutros tópicos, as razões porque acho menos boa.
por exemplo: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8999


abraço
tem toda a razão. o grande problema das eólicas tem a ver com o limite da velocidade do vento que podem "suportar".
ultrapassado esse limite pode acontecer algo de parecido com o que acontece no video bem como outros problemas.

abraço
Toda a essência começa aqui....

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por Bluesky »

o grande problema das eolicas é que nao foram ainda construidas verdadeiras eolicas...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por serges »

bluesky Escreveu:o grande problema das eolicas é que nao foram ainda construidas verdadeiras eolicas...

e com estes raros dias de vendaval...

ui ui...

estive o ano passado na costa vicentina em setembro e poucos foram os parques eólicos que vi mas estavam todos a trabalhar!

mas concordo com as ideias em questão, tudo tem vantagens e desvantagens mas se juntar mos uns aos ouros dispensamos alguns desnecessários...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

saldanha
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta jan 22, 2009 4:37 pm
Localização: Portalegre

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por saldanha »

pelo que tenho visto até agora (mas a minha experiência ainda é muito curta), o grande problema das energias renováveis tem a ver com questões meramente burocráticas.
eu vivo numa cidade em que a autarquia tem inumeros planos para aplicar mas estão sempre à espera de aprovação ou de outro "pormenor" para entrarem em vigor e isto já se arrasta à muitos anos.
deixa-me triste quando temos todo o potencial necessário e até mão de obra (repare-se no número de desempregados) para aproveitarmos todos os recursos renováveis (ou grande parte) que temos em portugal e não se pode passar à acção porque falta um papel ou outra coisinha menor.
Toda a essência começa aqui....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Agência Internacional de Energia defende opção nuclear

Mensagem por serges »

saldanha Escreveu:pelo que tenho visto até agora (mas a minha experiência ainda é muito curta), o grande problema das energias renováveis tem a ver com questões meramente burocráticas.
eu vivo numa cidade em que a autarquia tem inumeros planos para aplicar mas estão sempre à espera de aprovação ou de outro "pormenor" para entrarem em vigor e isto já se arrasta à muitos anos.
deixa-me triste quando temos todo o potencial necessário e até mão de obra (repare-se no número de desempregados) para aproveitarmos todos os recursos renováveis (ou grande parte) que temos em portugal e não se pode passar à acção porque falta um papel ou outra coisinha menor.
é bem verdade o caso da amareleja e da sua central fotovoltaica, no entanto já está a 100% da sua força, mas foi vendida a uma empresa espanhola, mais venham pois é importante promover a nossa independência energética e olhem para o caso dos açores!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”