Assinado acordo para construção do reactor ITER-Fusão Nuclea

Energia Nuclear
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nickfury
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta abr 20, 2006 11:29 am

Assinado acordo para construção do reactor ITER-Fusão Nuclea

Mensagem por Nickfury »

Imagem

os representantes de mais de 30 países assinaram hoje, em paris, um acordo para a construção do reactor experimental de fusão nuclear iter, destinado a desenvolver uma fonte de energia abundante, limpa e barata e acabar com a era dos combustíveis fósseis.

o reactor iter (international thermonuclear experimental reactor) — que vai custar doze mil milhões de euros — será construído em cadarache, perto de marselha, no sul de frança.

numa cerimónia cujo anfitrião foi o presidente francês, jacques chirac, representantes da união europeia, dos estados unidos, do japão, da índia, da rússia, da coreia do sul e da china assinaram o acordo, pondo fim a vários anos de negociações.

"se nada mudar, a humanidade terá consumido, em 200 anos, a maioria dos recursos fósseis acumulados ao longo de centenas de milhões de anos, provocando, ao mesmo tempo, uma verdadeira calamidade climática", afirmou chirac. o projecto iter é, por isso, "uma vitória do interesse geral da humanidade", acrescentou.

combustível a partir de água salgada

o reactor pretende transformar água salgada em combustível, ao imitar a forma como o sol produz energia.

os defensores do iter argumentam que é mais limpo do que os actuais reactores nucleares, mas os críticos lembram que serão precisos pelo menos 50 anos para que seja construído um reactor viável comercialmente.

ao contrário dos actuais reactores de fissão, que libertam energia ao dividir os átomos, o iter vai gerar energia ao combinar átomos. no entanto, apesar de décadas de investigação, os reactores de fusão experimentais não têm conseguido libertar mais energia do que aquela que utilizam.

"já alcançámos muito", disse janez potocnik, comissário europeu para a ciência e investigação. "precisamos de procurar respostas não apenas para o curto e médio prazo, mas também para o longo prazo", sublinhou o responsável.

reuters

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

avançemos

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

as reservas de petróleo estão estimadas para 40 anos, pelo que é necessário desenvolverem-se alternativas viáveis para as nossas futuras necessidades energéticas, para além disso o petróleo tem inúmeras utilidades para além da obtenção de energia, são exemplo a utilização para a obtenção de polímeros, químicos, aromáticos, lubrificantes, betumes, etc, etc...

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”