Energia Nuclear em África

Energia Nuclear
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Energia Nuclear em África

Mensagem por luimio »

governos africanos querem direito uso pacífico energia nuclear

os governos africanos reivindicaram hoje o direito ao uso pacífico da energia nuclear, que a união africana (ua) considera indispensável ao desenvolvimento do continente, durante uma reunião sobre o tema, na capital argelina, argel.

no encontro, que conta com o apoio da organização internacional de energia atómica (aiea), o director-geral da organização internacional de energia atómica (aiea), mohamed el- baradei, afirmou que os países africanos podem contar com toda a colaboração por parte deste organismo.

no discurso de abertura da reunião, o presidente argelino, abdelaziz bouteflika, disse que os africanos desejam melhorar as suas capacidades tecnológicas para aproveitar os avanços do mundo moderno a nível de energia nuclear.

«áfrica deve adquirir os conhecimentos científicos necessários e dotar-se das infra-estruturas que lhe permitam aproveitar a energia nuclear para fins pacíficos», afirmou o chefe de estado argelino.

bouteflika acrescentou que este tipo de energia não deve ser exclusiva dos países industrializados e defendeu que, para os países africanos, representa um «vector para a projecção do continente para a modernidade».

«estamos conscientes da necessidade de encontrar um equilíbrio dinâmico entre o uso pacífico da energia nuclear e as necessárias medidas restritas e eficazes de segurança que este processo requer», disse.

a ua apresentou nesta reunião um relatório em que destaca que a energia nuclear é um factor indispensável de desenvolvimento dos países africanos e apelou aos governos para que criem uma infra-estrutura integrada de aproveitamento que tenha em conta a segurança.

o encontro termina quinta-feira com a adopção de recomendações que serão depois submetidas aos chefes de estado e de governo na próxima cimeira da ua, que se realiza no próximo mês na capital etíope, addis abeba. diário digital/lusa


in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=257518

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

modernidade e evolução são aspectos a melhorar em áfrica, se este tipo de energia possibilitar a diminuição da pobreza africana, à que ir para a frente! mas é necessário ter em atenção os resíduos provenientes deste tipo de energia, será que os paises africanos estão preparados?

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eu acho que estes países tem outros problemas, mais urgentes, por resolver primeiro. se querem realmente desenvolver, tem de desenvolver primeiro a democracia, dar aos seus povos hipótese de aumentar a escolaridade, adquirir os conhecimentos e ter oportunidade de valorizar estes conhecimentos (isso é eliminar ou pelo menos diminuir a corrupção, burocracia, etc...). os próprios estados devem ter uma estrutura governativa democrática que garante o uso pacífico das tecnologias nucleares.

o processo deve ser inverso - primeiro democracia, estabilidade, depois tecnologias potencialmente perigosas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

perigosas e caras.. será mais urgente tratar de outros problemas, de 1ª necessidade..
3º sócio novaenergia


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a proliferação de centrais nucleares é um problema sério em áfrica ou em qualquer outro continente. e as necessidades de modernização económica, agricola e industrial devem seguir a par da social e politica.
infelizmente não somos exemplo para ninguém pelo que não temos autoridade moral para dar palpites.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

manuelcar, mesmo por não sermos exemplo para ninguém, devido a erros passados e actuais, é que temos obrigação moral para dar palpites e alertar para o mau caminho que países menos desenvolvidos percorrem, para de alguma forma evitar que cometam os mesmos erros que nós..

penso que não se trata de ter uma atitute paternalista nem controladora, apenas uma atitude de amigo que alerta amigo..
3º sócio novaenergia


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

nunca são de amigo para amigo. não da europa para africa. são como que de um pai para o filho a dizer que não se deve brincar com o fogo.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

pois, infelizmente na realidade é assim, concordo contigo.. e como é óbvio o filho, apesar dos conselhos do pai, vai mexer no fogo, pois só aprendemos com os nossos próprios erros..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

concordo e não lhe facilitamos o acesso ao fogo, para não se queimar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


preis205
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta jul 28, 2006 1:48 pm
Localização: Porto

Nuclear em África?

Mensagem por preis205 »

exmos colegas,

primeira pergunta:

- vamos falar de política internacional (africana) ou simplesmente de energia?

o gajo indicado para falar de política internacional era o nuno rogeiro, que não sei se está inscrito neste fórum ...

não menosprezo nem sobrevalorizo os paises africanos porque estes são já suficientemente adultos (se não são desenvolvidos é por culpa própria, e não por falta de riqueza natural).

não me parece é que o uso de energia nuclear em áfrica lhes traria maior desenvolvimento, e se calhar até seria uma "caixa de pandora".

não me parece que a generalidade dos países africanos possua regimes políticos moderados, técnicos qualificados, sistemas de controlo (técnico, político, judicial) eficazes, para se poderem lançar no nuclear sem riscos do mesmo divergir para fins diferentes.

qual a situação económica/social dos produtores de petróleo em áfrica (nigéria, angola,...)? julgo que lá existem alguns muito, muito ricos e a maioria muito muito pobre (à fome).

de quem é a culpa? dos países dos outros continentes que não os ajudam?

os casos nucleares norte-coreano e iraniano não são (digo eu) mais que processos de pôr os americanos em sentido, para não pensarem que é tudo deles ... por que raio é que usaram armas com urânio empobrecido no iraque, koweit e jugoslávia? comparado com alguns dos americanos idiotas, o bin laden é um santo ... e quase que aposto que deve ser o "suposto" terrorista mais bem guardado no mundo pelos americanos, porque se ele morrer quem vai ser o bode expiatório para as atrocidades do imperialismo americano?

nuclear em áfrica? nalguns paises matavam-se uns aos outros (mais que o que já fazem).

cumprimentos

reis


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Angola aposta na energia nuclear

Mensagem por luimio »

e agora encontrei uma noticia relacionada com este tema:
angola!
ouvi algures que angola é o pais que se está a desenvolver mais rapidamente no mundo.
angola aposta na energia nuclear
china pode vir a apoiar iniciativa

cristina pombo
Imagem
o governo angolano alega que “pretende conseguir o desenvolvimento científico ligado à energia nuclear” para garantir o desenvolvimento económico e social do país
__________________________________________________________

angola quer investir na tecnologia nuclear como forma de aumentar a capacidade energética do país, dando maior enfoque ao desenvolvimento de projectos de investigação e à formação de quadros. o anúncio foi feito pelo ministro da ciência e tecnologia angolano, joão baptista ngandajina, que rejeitou qualquer tentativa de aproveitamento daquela energia para fins menos lícitos, referindo-se à produção de armamento nuclear.
o ministro angolano revelou à “voz da américa” que o governo “pretende conseguir o desenvolvimento científico ligado à energia nuclear” para garantir o desenvolvimento económico e social do país.
em contrapartida, no seio do sector energético angolano correm rumores de que a lei da energia nuclear – que deverá ser em breve debatida no parlamento – contará com o apoio da china, um dos maiores produtores mundiais de energia nuclear.
contactado pelo expresso, antónio costa e silva, professor no instituto superior técnico e especialista em energia nuclear, afirma que esta é uma tese credível, até porque “a china tem vindo a fazer o mesmo tipo de pressão sobre a austrália e o canadá”, países ricos em recursos radioactivos.

troca por troca

as jazidas de urânio, muito abundantes em angola, atraem o interesse da china que tentará oferecer como moeda de troca a “formação de quadros e a abertura de uma ou duas centrais nucleares”, refere o especialista.
angola ainda não reúne as condições necessárias para a implementação do nuclear no país. “é necessário criar estruturas de monitorização, o que só será possível com o apoio de tecnologias de ponta. este é um projecto que normalmente leva décadas a ser posto em prática”, acrescenta. com uma economia primária que se baseia na exportação de matérias-primas para o exterior, antónio costa e silva acredita que angola “ganhará mais em exportar recursos de urânio do que em desenvolver uma política nuclear” dentro das suas fronteiras.

in:
http://expresso.clix.pt/africa/interior ... _id=391272
Imagem

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois angola precisa imenso de energia nuclear para fornecer electricidade aquela imensa população que vive esquecida no interior, em palhotas.
de uma coisa nos podemos orgulhar enquanto portugueses: conseguimos transmitir aquele povo a mania das grandezas.

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”