Central Nuclear em Portugal??

Energia Nuclear

Acham que se deve de construir a central?

Sim, sou a favor da construção
34
44%
Não, sou contra a construção.
43
56%
 
Total de votos: 77


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

ajosemor Escreveu:são muitos anos de actividade com perigos inimagináveis
lá está. para mim é mesmo o principal problema das nucleares. num mundo perfeito, os resíduos eram tratados convenientemente e não haveria qualquer problema. infelizmente vivemos no mundo do lucro e o que aconteceria, como já foi dito, era despachar para uns tristes quaisquer a troco de uns cobres. ou pior, os tristes sermos nós mesmos.

de facto as renováveis têm uma grande vantagem que é a "pequena escala". com um sistema descentralizado é muito menos problemático em caso de catástrofes. "não fica tudo às escuras só porque cai um poste". ficam só alguns e os outros funcionam.
também reduz a problemática das linhas de alta / muito alta tensão a atravessar populações. uma boa aposta seria uma rede semi independente em que cada zona produzia para si, mas ao mesmo tempo estava interligada a outras no caso de haver necessidade (que é +/- o que acontece agora). só falta mesmo aumentar a capacidade de captar energia.

nem tudo é rosas e nem tudo é espinhos. infelizmente penso que como país temos pouca capacidade de investimento. não necessáriamente por razões monetárias, mas talvez por razões de mentalidade.
acredito que se gastava mais depressa 500 milhões numa central nuclear que metade em não sei quantas quintas solares ou eólicas ou o que fosse. só gostamos de obras grandes e caras. se forem muitas coisinhas pequenas não dá nas vistas.

e ainda haveria o risco de terrorismo com o nuclear. é remoto, mas é sempre possível.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

outra boa razão para as renováveis era que poderia (e deveria) permitir a construção de micro redes de distribuição, abanando um pouco o monopólio.

olhem para a vossa factura. vejam o valor total e vejam o que pagam pelo "acesso à redes". é um absurdo.


Pedrojsrd
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jan 09, 2008 4:50 pm
Localização: Aveiro

Mensagem por Pedrojsrd »

absolutamente sim...

de uma vez por todas temos que pensar no problema energético de portugal de modo a termos uma solução viável e que nos torne independentes do exterior. o nuclear é uma delas.
que interessa não termos centrais nucleares quando estamos na mesma sujeitos aos seus riscos ??? temos as espanholas perto ou acham que se uma rebentar nós continuamos aqui em paz no nosso tradicional cantinho.
o mais grave é que nas alturas em que a rede espanhola nos vende energia eléctrica ela também nuclear. pois é, compramos a energia nuclear dos espanhóis ao preço da não nuclear só porque não a queremos produzir cá.

os acidentes com o nuclear são raros e só aconteceram com centrais de baixa tecnologia. é verdade quando acontecem são tramados mas é o mesmo que nos aviões, os acidentes são raros mas quando acontecem morre tudo e nem por isso deixamos de andar de avião.

os residuos do nuclear são dificéis de manipular mas já há quem o faça bem. é simples, vemos o que fazem os melhores e copiamos. neste caso mais vale não nos armarmos em chicos espertos e não é vergonha nenhuma copiar.

façam cá uma central nuclear. diminuam o custo energético do país e depois toca a investir em centrais de dessalinização da água do mar e colocar o alentejo a produzir o biodisel necessário em portugal. sim meus amigos tirar o sal da água consome energia e muita e os israelitas e árabes têm-na barata seja nuclear ou do seu próprio petróleo.

daqui a 50 anos temos ai o santo graal: a fusão nuclear. até lá e se começar-mos já podemos rentabilizar a nossa central nuclear e tirar o país desta miséria.

adoro viver em portugal e nunca aproveitei as oportunidades para sair de cá pois não consigo estar sem as nossas praias e sol mas custa ver que ganhamos metade ou menos que os outros e pagamos o dobro por tudo.

vamos pensar em grande e sermos independentes dos grandes impérios do petróleo. sim ao nuclear, sim às energias alternativas, sim ao biodiesel.

deixem-se de hipocrisias todos os dias consumimos energia eléctrica de centrais nucleares .... mas espanholas. chega de sermos roubados.

cumprimentos,

pedro duarte

nb: nada tenho contra nuestros hermanos só não gosto de ver que são mais ricos que nós porque são espertos e nós temos a mania que somos


vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
Localização: TVD

Mensagem por vnamora »

quanto às energia renováveis, é muito bonito, mas é muito caro. e depois, aumentam as tarifas pq é "verde", queixam-se as barragens estão sem água e que não produz, etc...

itisix são caras pois são, mas é necessário apostar nelas pois só assim haverá um maior desenvolvimento da sua tecnologia, vejamos por exemplo os países nórdicos. e são caras pq aindas não pagamos o co2 que produzimos, pq qd isso acontecer eu quero ver o que é caro.

em relação á potência da central nuclear eu acho que é importante pelo seguinte: se não me engano a central do carregado tem uma capacidade de 500mw axo eu. concerteza que a nuclear deverá ter uma mto maior tipo 1 ou 1,5 gw, ora imaginemos que isto falha onde vais buscar a energia? a espanha?? tens rede para isto tudo??


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

vnamora Escreveu:quanto às energia renováveis, é muito bonito, mas é muito caro. e depois, aumentam as tarifas pq é "verde", queixam-se as barragens estão sem água e que não produz, etc...

itisix são caras pois são, mas é necessário apostar nelas pois só assim haverá um maior desenvolvimento da sua tecnologia, vejamos por exemplo os países nórdicos. e são caras pq aindas não pagamos o co2 que produzimos, pq qd isso acontecer eu quero ver o que é caro.

em relação á potência da central nuclear eu acho que é importante pelo seguinte: se não me engano a central do carregado tem uma capacidade de 500mw axo eu. concerteza que a nuclear deverá ter uma mto maior tipo 1 ou 1,5 gw, ora imaginemos que isto falha onde vais buscar a energia? a espanha?? tens rede para isto tudo??
é como eu digo: não vamos construir só uma, mas sim 2 ou 3. e não é preciso construir monstros. podemos contruir centrais mais pequenas e assim contemos os perígos.
a maior central do mundo está em construção e terá 1600 mw de potência.
em vez disso, podiamos ter várias mais pequenas e assim haver um esquema de redundância.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

absolutamente não as centrais de fissão. quem esquece o passado está condenado a repetir os seus erros. penso que existem muitas alternativas renovaveis para sanar o nosso problema energetico e construir um pais são. respeitaveis cumprimentos.#

filho: oh mae quero lanchar...
mae: tens aqui uma sandwich tipo envenenada.
filho: o que é "envenenada"?
mae: nao sei...
filho: nao interessa, estou cheio de fome...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

enquanto estamos na eventualidade de haver ou não ou acidente nuclear, mandamos toneladas de carvão, diesel e sei lá que mais se queima para aí para produzirmos electricidade.
e pagamos mais.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

estamos na eventualidade da extinção da especie porque a maioria nao consegue usar o seu bom senso com autonomia suficiente. tambem nao creio que tenha dito que a alternativa ao nuclear fossem os combustiveis fosseis.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

este tema é simplesmente ridiculo. aliás voto para o encerramento deste topico.
a razão é a lavagem cerebral feita por empresas obcecadas pelo lucro fazerem crer que radioactividade practicamente não existe nem acidentes em centrais nucleares e daí que são vantagosas por ser energia barata com um risco praticamente nulo.
este tema foi motivo de debate na antiga fil, a 22 de fevereiro de 2007, debate este promovido pela ordem dos engenheiros, no qual não esteve presente nem nenhum ambientalista, nem nenhum membro do governo. patrick monteiro de barros, empresário e principal defensor da introdução da energia nuclear em portugal, afirmou que tem vindo a trabalhar, há 22 meses, no projecto “nuclear em portugal”. o que ele não disse foi que tem o apoio de empresas espanholas interesadas na construção de uma central em portugal (tinha de ser).
voçês acham mesmo que os poderosos querem saber do povão?

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por celsomenaia »

sim concordo que o tema é ridiculo, e tambem sou contra a construção por 3 razões

1º construir uma central nuclear é mais caro que construir qualquer outro tipo de cental termoelectrica ou eolica

2º podemos comprar energia a espanha que vende barato !!

3º o uranio não é diferente do carvão, gas ou fuel , ambos deixam reziduos e existem em quantidades finitas, não resolve o problema, apenas adia.


se forem ao site da ren podem ver que portugal importa bastante energia à noite (barata) que armazena nas barragens para depois usar durante as horas de maior consumo.

portugal tem uma das melhores redes de produção e transporte da europa, quanto a condiçoes tecnicas não seria problema, mas penso que as renovaveis são a melhor opção e aqui tem que se deversificar tanto em localização como em tipo de aproveitamento, que é isso é que pode garantir uma boa qualidade e continuidade de serviço.

cumprimentos


nuno63
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça set 18, 2007 11:15 pm
Localização: Amarante

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por nuno63 »

celsomenaia Escreveu:sim concordo que o tema é ridiculo, e tambem sou contra a construção por 3 razões

se forem ao site da ren podem ver que portugal importa bastante energia à noite (barata) que armazena nas barragens para depois usar durante as horas de maior consumo.

cumprimentos
como é que é???

armazena electricidade nas barragens para depois a distribuir???

agora já se armazena electricidade??? em barragens???


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por serges »

quando as barragens tem energia a mais, ou não utilizada, bombeiam agua de volta para encher a barragem, assim armazenam energia de forma a poder ser "reciclada" e gerar energia outra vez!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por ajosemor »

realmente não é bem assim. a energia importada não é susceptível de ser armazenada nas barragens e o rendimento do que se faz não deve ser famoso, embora nessa altura não interesse muito. que eu saiba apenas vilarinho das furnas tem essa função pois a água em períodos de baixo consumo é para lá bombeada a partir da caniçada e, quando necessário é de novo turbinada no local de onde proveio servindo de alisador do diagrama de cargas. consome (bombeando) em períodos de vazio, aumentando portanto o consumo, e turbina (a mesma água) nos períodos de cheio devolvendo energia á rede.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por serges »

ajosemor Escreveu:realmente não é bem assim. a energia importada não é susceptível de ser armazenada nas barragens e o rendimento do que se faz não deve ser famoso, embora nessa altura não interesse muito. que eu saiba apenas vilarinho das furnas tem essa função pois a água em períodos de baixo consumo é para lá bombeada a partir da caniçada e, quando necessário é de novo turbinada no local de onde proveio servindo de alisador do diagrama de cargas. consome (bombeando) em períodos de vazio, aumentando portanto o consumo, e turbina (a mesma água) nos períodos de cheio devolvendo energia á rede.
ora era isso que eu pretendia dizer com o armazenar energia, uma ideia inteligente e sem grandes despesas...

embora não seja bem armazenar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por ajosemor »

claro. comecei a escrever antes do teu post e acabei depois de já estar o teu colocado. ficou em redundância. não me parece mal, o que achas serge? vamos constituir uma equipa melhor coordenada?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por serges »

ajosemor Escreveu:claro. comecei a escrever antes do teu post e acabei depois de já estar o teu colocado. ficou em redundância. não me parece mal, o que achas serge? vamos constituir uma equipa melhor coordenada?

concordo!

falta é mesmo os restantes portugueses começarem a ter uma eficiência energética como os outros países europeus assim nem sequer precisávamos de discutir estas outras formas de energias menos limpas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por celsomenaia »

se fazer bombagem em barragens para o armazenamento de energia não é eficiente não se fazia, mas o que é facto é que é pratica comum, existem varias barragens com bombagem entre elas o alqueva

cumprimentos


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por jcn.jnunes »

malta! descobri como implementar o nuclear em portugal!

embora possa conter algum risco, penso que compensa a reutilização de zonas poluídas com uma central nuclear. trocar o inútil pelo útil, entendem?

bem, em lisboa há uma zona ribeirinha, portanto com muita água para arrefecer os reactores, onde existe uma ocupação inútil e poluidora. é a zona que cobre a praça do comércio, terreiro do paço e áreas envolventes.
devido à má utilização desses solos, penso que até o nuclear seria melhor que aquilo. se não fosse uma central, talvez outra coisa nuclear resolvesse o assunto.

que dizem?
Última edição por jcn.jnunes em terça jan 15, 2008 7:21 pm, editado 1 vez no total.
João Nunes

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por ajosemor »

celsomenaia disse:
se fazer bombagem em barragens para o armazenamento de energia não é eficiente não se fazia, mas o que é facto é que é pratica comum, existem varias barragens com bombagem entre elas o alqueva
hum... não é bem assim, uma boa parte da humanidade está dependente de motores de baixo rendimento como os motores de combustão interna e cá andamos apaixonados por eles. alguns gostam mesmo mais deles do que da familia toda (como soi dizer-se).
usámos até há pouco (alguns ainda usam) lâmpadas de baixo rendimento, como as incandescentes, e não nos queixávamos.
etc, etc...


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por itisix »

celsomenaia Escreveu: 2º podemos comprar energia a espanha que vende barato !!
acho que é isso mesmo que nós precisamos...
aumentar a dependência dos espanhóis. não aprendemos nada? a rússia fechou as torneiras do gás natural e ficou metada da europa a bater o dente... qualquer dias os espanhóis diziam que iam aumentar para o dobro ou o triplo ou sei ká quantas vezes mais e nós tinhamos de pagar. temos de ser autosuficientes!
não sou apologista do nuclear, mas penso que será o mal menor. as energias alternativas ainda estão muito longe de serem, por si só, uma fonte de energia para um país. ficamos sempre dependentes de outras fontes mais tradicionais. a energia nuclear é limpa e barata, se as coisas forem bem feitas. vejam os países que têm energia nuclear. bem mais desenvolvidos que nós. são países onde há coragem para fazer o que é preciso fazer.
num mundo perfeito não queria energia nuclear para nada, mas temos de ser realistas. o mundo cada vez pede mais energia. e estamos no limite do petróleo. há quem diga que apenas dura 20 anos. e depois? mesmo com os biocombustíveis não conseguimos subreviver sem um aumento brutal na produção de electricidade. muita pode ser absorvida pelas renováveis, mas nunca poderá ser tudo. não que não seja tecnicamente possível. eventualmente até será economicamente viável, mas nunca o será politicamente. as grandes empresas dependem da manutenção de monopólios e são essas as empresas que controlam os países. e nunca vão largar o osso...

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”