Greenpeace alerta acidente na central nuclear de Almaraz

Energia Nuclear
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Greenpeace alerta acidente na central nuclear de Almaraz

Mensagem por luimio »

greenpeace alerta para eventual acidente na central nuclear de almaraz
08.09.2007

Imagem


portugal poderá enfrentar "consequências desastrosas", como contaminação radioactiva da parte portuguesa do rio tejo, caso se registe um acidente na central nuclear espanhola de almaraz, a 200 quilómetros da fronteira, disse à lusa a greenpeace-espanha. esta central, localizada em cáceres, já ultrapassou os anos de vida útil e tem dado problemas.

as declarações da porta-voz da organização ecologista greenpeace-espanha, sara pizzimato, surgem na véspera de um protesto convocado por várias organizações espanholas para exigir o encerramento da central nuclear de almaraz, na qual também participa a associação ambientalista quercus.

esta central nuclear encontra-se situada numa barragem num afluente do rio tejo e, de acordo com a greenpeace-espanha, acarreta "grandes riscos para a região, o que também inclui portugal".

"existe um risco de acidente grave na central nuclear de almaraz que não pode ser excluído", afirmou hoje à lusa sara pizzimato, explicando que em portugal "existem os mesmo riscos de contaminação que existem em espanha".

"no caso de uma eventual contaminação da água, portugal também poderá sofrer consequências desastrosas, uma vez que a radioactividade chegaria ao país através do rio tejo", afirmou a responsável.

"outro cenário preocupante para portugal é a possibilidade de, em caso de acidente, a radioactividade na atmosfera ser levada até ao território português pelos ventos de leste", acrescentou.

a frequente ocorrência de problemas na central de almaraz, que têm conduzido ao seu encerramento por diversas vezes e consequentes libertações de níveis mais elevados de radioactividade, tem levado a que há vários anos diferentes organizações se juntem anualmente para pedir o seu encerramento.

"esta central funciona desde os anos 1980 e já ultrapassou a sua vida útil, que a nível internacional é estipulada para as centrais nucleares em cerca de 25 anos", explicou a responsável, acrescentando que "quanto mais tempo passar, maiores são os riscos de um possível acidente".

"amanhã vamos pedir que todas as centrais nucleares em espanha sejam fechadas, uma vez que são inseguras, caras e desnecessárias", acrescentou pizzimato, sublinhando que "portugal também deve pressionar nesse sentido".

para a responsável, num processo mundial no qual se procuram soluções para as alterações climáticas "tem de ficar bem claro que a solução não passa pela energia nuclear" e que "a dependência de urânio também pode aumentar a proliferação de armas nucleares".

"actualmente quer-se fazer querer que o nuclear é uma boa solução energética, devido a menores emissões de dióxido de carbono, mas há muitos outros problemas associados a este tipo de energia que não podem ser escondidos", frisou.
Imagem
in: http://ecosfera.publico.pt/canal.aspx?i ... p=noticias
Imagem
Última edição por luimio em quarta set 12, 2007 3:20 am, editado 1 vez no total.


pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Mensagem por pvtereceira »

perigos??

tudo é perigoso hoje, você não deixa de andar de carro pois não?

claro que hoje este tipo de centrais são muito mais controláveis que antes, a etupidez é nossa de ver os espanhois produzirem e venderem e nós compramos e se poluirem pagamos ambos.somos mesmo provincianos.

cumprimentos.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

pvtereceira Escreveu:perigos??

tudo é perigoso hoje, você não deixa de andar de carro pois não?

claro que hoje este tipo de centrais são muito mais controláveis que antes, a estupidez é nossa de ver os espanhóis produzirem e venderem e nós compramos e se poluirem pagamos ambos. somos mesmo provincianos.

cumprimentos.
apoiado. a vida útil de um carro é uns 8 anos, quantos andam por aqui com 20? há carros com 30 anos em melhor estado que alguns com 5. é uma questão de manutenção.

estes activistas estão tentar influenciar pessoas que nada sabem destas centrais. e muitos, que não tem capacidade de avaliar o assunto, contentam-se com o que lhes está a ser servido. é uma espécie de fundamentalismo, entretimento para quem não tem nada útil para fazer na vida.

para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/central_nuclear

em 2005 havia 440 reactores a trabalhar no mundo, mais 30 em construção.

número de reactores em alguns países:
frança - 59
japão - 56
alemanha - 18
eua - 104
inglaterra - 30
espanha - 9

portugal tem combustível suficiente para centrais nucleares que poderiam satisfazer todas as suas necessidades, mas prefere importar a hulha e poluir. o preço de energia é o factor decisivo na competitividade da economia. o exemplo está aqui ao lado, espanha, frança....

na idade média as pessoas eram controladas através do medo do diabo, do desconhecido. hoje em dia serve também medo do nuclear.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e do aquecimento global. curioso como as pessoas nao acreditam em deus mas continuam sempre a acreditar no diabo. desculpem a falta de acentos mas este pc esta com problemas.

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas

é muito facil manipular a opiniao publica, mas se perguntarmos á maioria deles, mesmos os que stao na linha da frente na luta contra as centrais nucleares, nao sabem responder, apenas sao contra porque são contra, nada mais. hoje em dia com os avanços tecnologicos que há os acidentes sao reduzidos, os residuos já sao reaproveitados e reciclados e o seu armazenamneto muito mais eficaz e seguro.
O que eu detesto mesmo sao B.........as

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”