EUA defendem que Portugal deve apostar na energia nuclear

Energia Nuclear
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

EUA defendem que Portugal deve apostar na energia nuclear

Mensagem por luimio »

eua defendem que portugal deve apostar na energia nuclear

Imagem
o conselheiro da casa branca para o ambiente james connaughton defendeu hoje que portugal deve apostar na energia nuclear, considerando que é um dos países com maiores capacidades para produzir energia totalmente limpa.

«não sei o suficiente sobre a situação política portuguesa, mas vou falar sobre políticas energéticas. os portugueses são inteligentes, são bem treinados, têm engenheiros altamente qualificados e vivem, de uma forma relativa, numa parte muito segura do mundo. logo, portugal tem certamente capacidade para usar o nuclear como parte da sua escolha energética», afirmou em entrevista à agência lusa james connaughton.

o conselheiro da casa branca para o ambiente e o representante dos estados unidos junto da união europeia estão hoje em portugal para promover as ideias dos eua no que respeita às políticas de combate às alterações climáticas e à energia.

na entrevista dada à lusa, james connaughton sublinhou a capacidade de portugal em produzir energia com «zero» emissões poluentes: «quando olho para um país como portugal, vejo que tem uma das maiores capacidades de usar energia com zero emissões, numa proporção rara em comparação com a maior parte dos países. espero que os líderes portugueses olhem para as opções e as persigam em benefício de portugal e do mundo».

além do nuclear, o responsável da casa branca realçou também a aptidão do país para produzir energias renováveis, como a hídrica, solar ou eólica.

de uma forma global, connaughton defendeu que o nuclear deve ser usado por todos os países que tenham capacidade tecnológica e uma forma de a produzir de um modo seguro.

«a energia nuclear é a única fonte capaz de produzir energia a baixo custo e que consegue sustentar cidades inteiras sem emissões. não conseguimos fazer progressos ao nível energético e ao nível das alterações climáticas se não usarmos muito mais energia nuclear ao nível global», sustentou.

diário digital

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

portugal tem a associação nacional de energia atómica ou.... já não me lembro, acho que foi iniciada durante o periodo do salazar e que hoje até aqui, é bastante reconhecida mas... por outro lado hoje.... portugal tem a quercus - associação nacional de conservação da natureza....faz parte da plataforma portuguesa... não ao nuclear abandono da energia nuclear na união europeia...
1 abraço

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

junta nacional da energia nuclear, parece-me.
quando é que estes gajos deixam de meter o nariz na casa dos outros?
organizem a deles, que bem precisa.

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
por muito que custe tenho que lhes dar razao.
meterem-se nos assuntos dos outros ja nao é defeito é caracteristica mas com tantos seguidores defensores pro-americanos, pode ser que agora sim começemos a estudar este assunto de uma forma seria e livere de preconceitos.
pra mim nuclear sim. afinal as minas de uranio estao lá abandonadas sem controle nem segurança, a emitir radiação. usem-no.
O que eu detesto mesmo sao B.........as


MiguelMoreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda set 17, 2007 2:45 pm
Localização: Viana do Castelo, Portugal

Mensagem por MiguelMoreira »

concordo com o orbis.. eles que tratem da casa dele..


contudo também é verdade que existem minas de uranio sem segurança e que emitem muita radiação. por isso a ideia até seria boa era uma forma de controlar essas minas.. para mim é indiferente porque ha os pos e os contras...

abraço


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

eu até apoiava o o nuclear, se quem promove esta solução não fosse quem tem mais a ganhar.
e com isso, e com a boa maneira de trabalhar em pt, teríamos uma central de 3º geração com muita sorte, e uma despesa bem grande para enviar para la hague, os resíduos.
noutros países a pensar em centrais nucleares estão a pensar em centrais de 3,5 geração, embora sejam centrais sem implementação prática.
e não seria uma solução para as minas de urânio, porque a contaminação implementada não vai ser resolvida por começar a extracção novamente, isto porque o estado certamente não queria pagar para resolver o problema, apenas para encobrí-lo.
não sou perito em centrais nucleares, mas um país sem tradição nuclear, (viva o reactor de investigação!!!), que teve a oportunidade no passado e a recusou, enveredar num projecto nuclear, parece no mínimo questionável.
se fosse um reactor de investigação para implementação prática, especialmente este exemplo http://www.uic.com.au/nip47.htm, talvez existisse um duplo benefício para pt.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

isso nunca seria solução par as minas. sai muito mais barato importar o urânio já tratado.


MiguelMoreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda set 17, 2007 2:45 pm
Localização: Viana do Castelo, Portugal

Mensagem por MiguelMoreira »

sim é uma verdade mas era interessante aproveitar os nossos recursos.
sendo assim n tem qualquer nexo...

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

miguelmoreira Escreveu:sim é uma verdade mas era interessante aproveitar os nossos recursos.
sendo assim n tem qualquer nexo...
100% de acordo. nuclear sim mas com a prata da casa. já agora se possivel já que somos um pais de paz, poderiamos fabricar armamento e assim rentabilizar o investimento. deixemo-nos de demagogias, guerra existirá sempre, temos é tirar o devido proveito delas.
O que eu detesto mesmo sao B.........as


MiguelMoreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda set 17, 2007 2:45 pm
Localização: Viana do Castelo, Portugal

Mensagem por MiguelMoreira »

100% de acordo. nuclear sim mas com a prata da casa. já agora se possivel já que somos um pais de paz, poderiamos fabricar armamento e assim rentabilizar o investimento. deixemo-nos de demagogias, guerra existirá sempre, temos é tirar o devido proveito delas.
não concordo com as armas porque guerra existirá sempre mas é mau para nós se tivermos uma parte activa.. porque depois em vez de termos paz somos evadidos com a guerra....

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

miguelmoreira Escreveu:
100% de acordo. nuclear sim mas com a prata da casa. já agora se possivel já que somos um pais de paz, poderiamos fabricar armamento e assim rentabilizar o investimento. deixemo-nos de demagogias, guerra existirá sempre, temos é tirar o devido proveito delas.
não concordo com as armas porque guerra existirá sempre mas é mau para nós se tivermos uma parte activa.. porque depois em vez de termos paz somos evadidos com a guerra....
tambem concordo, mas ao vender armamento, nao quer dizer que seja para a guerra, pode ser pra manutenção de paz vender armas nao é participar activamente na guerra. a espanha fabrica e vende armamento e nao entra nélas.
O que eu detesto mesmo sao B.........as


MiguelMoreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda set 17, 2007 2:45 pm
Localização: Viana do Castelo, Portugal

Mensagem por MiguelMoreira »

tambem concordo, mas ao vender armamento, nao quer dizer que seja para a guerra, pode ser pra manutenção de paz vender armas nao é participar activamente na guerra. a espanha fabrica e vende armamento e nao entra nélas.
sim mas repara a espanha tem muitos mais problemas, 11 de março, eta, e nós um país sossegado se nos mete-mos nisso n sei n mas são as diferentes perspectivas... abraço

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”