Governo britânico autoriza regresso do nuclear

Energia Nuclear
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Governo britânico autoriza regresso do nuclear

Mensagem por luimio »

governo britânico autoriza regresso do nuclear
fonte: 10.01.2008 - 12h25 afp, reuters, publico.pt

o governo britânico autorizou hoje a construção de novas centrais nucleares no reino unido, anunciou o secretário de estado para as empresas, john hutton, no parlamento.

“o governo considera que é do interesse geral que novas centrais nucleares tenham um papel na oferta energética futura do país, ao lado de outras energias com baixas emissões de dióxido de carbono, e que é do interesse geral permitir às empresas investir em novas centrais nucleares”, declarou aos deputados.

a nova geração de centrais nucleares, que o governo garante serem construídas nos locais onde já existam centrais mais antigas, vai ajudar o reino unido a responder “ao duplo desafio de assegurar o seu abastecimento futuro de energia e lutar contra as alterações climáticas”, acrescentou hutton.

tudo porque, nas palavras de hutton, a energia nuclear é uma "tecnologia baixa em carbono testada e segura".

hutton espera que a primeira central nuclear esteja concluída "muito antes de 2020", segundo a bbc online. no seu discurso, disse ainda que não pretende "definir limites à proporção de electricidade que as centrais nucleares britânicas venham a gerar".

os industriais deverão financiar a construção, exploração e desmantelamento destas novas centrais.

a maioria das actuais centrais nucleares britânicas deverá encerrar até 2023.

"são boas notícias que, finalmente, estejam a ser tomadas decisões. o reino unido precisa de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa e garantir o abastecimento eléctrico todos os dias", comentou peter williams, vice presidente da royal society, academia britânica de ciências independente.

greenpeace fala em "mentira"
o director-executivo da organização ecologista internacional greenpeace, john sauven, denunciou uma "mentira no anúncio do governo", citado pelo "the guardian".

"foi a própria investigação dos ministros que concluiu que nem mesmo com dez novos reactores o país conseguirá reduções de emissões superiores a quatro por cento algures depois de 2025", comentou.

"optar pelo nuclear permite a políticos como gordon brown (primeiro-ministro britânico) projectar a impressão de que estão a tomar decisões difíceis para resolver problemas difíceis quando, na verdade, não estão a fazer nada disso".

em 2003, o governo britânico declarou o nuclear como uma opção muito pouco atractiva. mas desde então, os preços do petróleo têm aumentado e tornou-se mais intensa a campanha pela redução das emissões de gases com efeito de estufa.

países como a frança e a finlândia estão a construir novas centrais nucleares e nos estados unidos são várias as empresas que começaram a apresentar propostas para a obtenção de licenças.

o mundo tem actualmente 442 reactores em funcionamento em 201 centrais nucleares, distribuídas por 31 países. metade destes reactores estão nos estados unidos (104), frança (5 e japão (55). segundo a empresa areva, líder mundial do sector, deverão ser construídos entre cem e 300 novos reactores em todo o mundo até 2030.

http://www.forumenergia.eu/viewtopic.php?t=1586

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Governo britânico autoriza regresso do nuclear

Mensagem por katzilla »

Imagem

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: Governo britânico autoriza regresso do nuclear

Mensagem por crazyscientist »

um mau exemplo que vai ser seguido, por outros
Imagem

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Governo britânico autoriza regresso do nuclear

Mensagem por mnunespt »

eu também não sou grande adepto de nucleares, mas como vão os governos resolver o problema da cada vez maior sofreguidão por energia pouco ou não poluente?

claro que para estes governos a energia nuclear é uma tentação.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Governo britânico autoriza regresso do nuclear

Mensagem por Bluesky »

quando a humanidade despertar, tanto o governo britanico como o americano terao de responder a atentados contra a humanidade, e severamente punidos! o problema está que ninguem toma responsabilidades ao nivel politico, por isso quem quer saber de governos? lembram-se da ponte que caiu? responsaveis? ninguem... por isso sejamos nós responsaveis, até à proxima...

#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”