A solução conveniente será o Nuclear??

Energia Nuclear

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por luimio »

pequeno filme sobre a energia nuclear e as alterações climáticas. se está indeciso sobre a necessidade da energia nuclear para parar as emissões de gases com efeito estufa, veja este filme.


Link

ver também the convenient solutionno sítio internet do greenpeace do reino unido.


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por HLopes »

discordo

http://ec.europa.eu/energy/energy_polic ... _pt_pt.pdf

"a dependência de portugal em termos de importação de energia (83,6%) apresenta valores muito mais elevados do que a média da ue-27. a maior parte da energia importada baseia-se no petróleo, mas inclui também significativas quantidades de importações de gás e combustível sólido. o petróleo bruto é importado de países africanos (argélia, nigéria, líbia) e da arábia saudita. a nigéria e a argélia também são importantes fornecedores de gás natural. os combustíveis sólidos (hulha) são originários sobretudo da colômbia e da áfrica do sul."

já cá passo para argumentar um pouco mais...


Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por Uea »

isto pode virar uma complicada discussão.. mas não resisto a falar sobre isto.
das coisas às quais sou "contra" é contra o suposto aquecimento global antropogénico (causado pelas emissões carbónicas do homem e suas actividades) e o fornecimento de energia pelo metodo nuclear..

normalmente é aceite que a culpa é nossa do clima que temos... dito por um politico que até recebeu um prémio nóbel, quanto a quem lêr isto, se acreditam no que um politico diz .. pelo menos ouçam o ponto de vista de quem não acredita nele.
sugiro que vejam o video "a grande farsa do aquecimento global" são 10 partes no youtube
a 1ª parte
http://www.youtube.com/watch?v=1jcvjg7h94s

leiam alguns destes links

resistir.info/climatologia/impostura_cientifica.html
resistir.info/climatologia/lindzen_rev2.htm



quanto ao nuclear..
deixa residuos activos por centenas de anos
se algo desastroso aconteçe o local tem de ser selado como um sarcofago até que o combustivel estabilize, tanto quanto sei, uns milhares de anos..
o uranio realmente contêm muita energia, pode alimentar o consumo eletrico por mais 60 anos no minimo, o problema , pelo menos do meu ponto de vista é que para extrair o uranio gasta-se muita energia e tempo... é verdade que no final se consegue usar todo aquele potêncial do urânio, mas é preciso escavar muitas toneladas para extrair um par de gramas..
também é verdade que os novos reactores são mais seguros, consomem menos.
do meu ponto de vista a questão de fundo é que não compensa..
e se se abrirem mais 30 centrais então o uranio já não dura mais "60 anos" e pode antes dura r uma década...

espero ter conseguido explicar o meu ponto de vista de forma coerente e simples


fiquem bem e abraços

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por katzilla »

já tinha deixado claro qual a sua posição sobre o aquecimento global
http://forum.novaenergia.net/viewtopic.php?f=29&t=3492

ou será que é contra por ser um ex-candidato á presidencia norte americana a pôr o dedo na ferida e ainda por cima em plena camapanha politica? muita gente o criticou na altura de utilizar a "capa da proteção ambiental" porque largou a bomba e deixou os adversarios sem argumentos o que lhe trouxe exposição mediatica a nivel mundial. ao que parece e já passado algum tempo o homem continua a sua luta contra a poluição, por isso pode-se dizer que não foi simples propaganda, ele está empenhado mesmo o que é raro se ver num politico.
precisamos de mais exemplos como o sr al gore, quer acredite nas teorias e estudos de cientistas de renome mundial ou não.

quero apenas acrescentar que para qualquer estudo que se apresente, existe outro a dizer o contrario. o resultado de um estudo depende dos fins a que se destina ou melhor dos interesses do mandatario da sua execução. é como na contabilidade, que com os mesmos valores se consegue resultados diferentes.

felicito-o por ter chegado á conclusão que o nuclear não é solução!


nuno63
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça set 18, 2007 11:15 pm
Localização: Amarante

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por nuno63 »

parece-me que sr. al gore não será grande exemplo para ninguém...

apenas para aqueles que acreditam no ditado: "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço...."

pelo menos a julgar pelas notícias que apontam que o sr. al gore consome 20 vezes mais energia que uma família média norte americana...

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 20541.jhtm

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por Bluesky »

o sr al gore é um exemplo para toda a gente, ele expos o conceito em ser neutral ao carbono, nao em fazer dieta energetica. ou seja, se a energia que se usa vier de fontes renovaveis limpas nao estou a ver qual o problema de gastar 20 vezes mais, convem no entanto que seja um consumo efectivo que cubra uma necessidade e nao um consumo superfluo e desnecessario de perdas por ineficiencia. agora um citadino mediano que é absolutamente dependente da energia fornecida por terceiros só tem que economizar para obter algum lucro na situação.

não estou admirado com a intervenção dos arautos que concerteza teem algum interesse no negocio carbónico devido ao seu status. os mais inteligentes desses arautos defenderão energeticamente o nuclear, que embora possa "resolver" o problema do carbono trata-se efectivamente de uma perigosa distracção.

@luimio concordo inteiramente com o video e todos os pontos expostos foram já cientificamente provados a quem teve a canseira de estudar o problema, por isso pouco mais à a acrescentar.

permitam-me ir mais longe e compreendam quão profunda é a toca do coelho...


Link


Link


Link

compreendam #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por katzilla »

bluesky Escreveu:...se a energia que se usa vier de fontes renovaveis limpas nao estou a ver qual o problema de gastar 20 vezes mais
muito bem bluesky. quero só acrescentar em relação ás críticas feitas ao sr. al gore e os seus gastos energéticos:
em primeiro lugar quem noticiou o gasto energético, teve de pesquizar junto das entidades competentes, por tanto foi mais um caso de "remexer no lixo" para ter uma boa historia.
em segundo lugar sendo verdade que o sr al gore tenha de facto um gasto superior á média, há que entender que ele tem de certeza uma "casinha" maior que o meu 3x4, portanto terá com certeza mais consumo. quem quizer pode fazer um estudo sobre quem gasta mais energia utilizando os valores "status social" x "conta bancária" x "tipo e quantidade de imóveis" x "gastos energéticos", irão facilmente detectar que muitas das estrelas rock, tv, empresarios e politicos gastam bem mais que o sr al gore.
como é possível recriminar alguem por ter dinheiro para comprar uma casa grande e ter um bom carro???


Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por Uea »

katzilla, com todo o respeito não me vai dizer que o ipcc e o sr.al gore são verdadeiros no que dizem, há uns anos dizem que é arrefecimento global, agora dizem que é o aquecimento global e apartir do carbono... é que tanto quanto sei somos feitos de carbono, respiramos carbono, e também já me parçeu têr lido em algum lado que o carbono reage mais como arrefecedor do que como aquecedor.
porquê só se fala em carbono no que toca às alterações climáticas?
terá sido por um cientista ter realizado umas experiências e ter notado que alterava a temperatura?
sintam-se à vontade de me corrigir, mas o metano não é um gás pior , no sentido do efeito de estufa, que o carbono? e o vapor de agua? que se bem me lembro é pelo menos 70% da nossa atmosfera, o carbono não é uma parte minuscula na percentagem de gases que existem na atmosfera? 0.001% ?
não sou contra quem quer subir na vida, sim estou a falar do al gore, mas sou contra têr de mentir a toda a gente para encher os bolsos! sim encher os bolsos, que este assunto das mudanças climáticas está a criar imensos postos de trabalho baseados em uma mentira, e a mentira começa a ficar tão grande que se fosse provado que era uma mentira muita gente ficaria sem emprego...
americanos e chineses no sentido generalizado, e repito generalizado, não são exemplo a seguir de forma alguma por nós europeus, a mentalidade americana do consumo capitalista e a mentalidade dos lucros sem olhar as consequências por parte dos chineses, não me pareçe nada boa, por melhor que pague...

fiquem bem e abraço

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por katzilla »

uea estamos em campos opostos, aceito a sua opinião por mostrar que se debruçou sobre o assunto.
felizmente não pensamos todos o mesmo senão seria uma seca.

á parte da diferença de opiniões e as discussões que são sempre bem vindas, critico apenas a noticia que tenta mostrar um al gore comedor de energia, sem esclarecer o tipo de habitação que ele tem. um individuo que seja pro-ambiente não vai viver dentro de uma toca, digo eu, há malucos para tudo


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por toze_feup »

opa´claro q os fatos na toca amarrotavam-se...e convém sp ter 1 ferro para os passar q é 1 resistencia bastante gastadora de energia
era engraçado tambem ter o padre a falar-nos do sexo antes do casamento e ele q jurou celibato andar a pinar a torto e a direito (não é q não aconteça, mas quem é q lhe tomaria atenção ao q ele teria a dizer sobre isso?)

ás vezes ve-se cada coisa...
acho q me sentia ridiculo a fazer essas chamada de atenção (ou pub) do tal "senhor" al gore se n conduzisse pelo menos 1 veiculo hibrido...e estamos a falar no minimo...
é mt fácil por os outros (leia-se "pobre" povo) a ser amigos do ambiente e quem tem os tostões(leia-se milhoes) para investir nas coisas realmente ecológicas (q ainda vão sendo caras) q podia e devia dar o exemplo não o faz...trocar "algumas" lampadas e montar paineis solares agora, n me parece nada abonatório...pq é q ele n monta um parque eólico na sua mansão? isso sim era dar o exemplo? é por falta de espaço? é por falta de €? pq não aplicar os € de 1 verdade inconveniente e criar uma mansão sustentavel para dar exemplo ás outras vedetas do país?

cumps!
Última edição por toze_feup em terça fev 26, 2008 12:47 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por katzilla »

agora até já querem que o sr al tenha a casa assim e carro assado


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por toze_feup »

da mesma forma q a mensagem dele pressupõe q outros mudem de hábitos ou de fonte energética...
repara nesta analogia grosseira q n tem a ver com o tópico mas q dá pra entender o q quero fazer passar:
se eu entrar por tua casa dentro e te disser: compra processadores intel pq são + caros mas gastam menos energia e são rápidos e não compres amd pq gastam mt energia apesar de serem + baratos.

se tu mais tarde souberes q eu compro amd pra meu uso próprio, vais seguir o meu conselho ou vais no minimo deconfiar das minhas intenções?...tenho dito...

cumps!

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por katzilla »

atualmente estão sendo utilizados microprocessadores de multiplos núcleos para melhorar a capacidade de processamento sem aumentar diretamente o clock, como vinha-se fazendo. assim, aumentando a capacidade sem aumentar excessivamente o consumo de energia e superaquecer a cpu. por isso compraria um processador com maior numero de instruções por ciclos deste clock.


Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por Uea »

katzilla, obrigado pela compreensão
também sou a favor das discuções desde que sejam de modo constructivo.

também já li em algum lado que os carros hibridos podem não sêr tão bons quanto pareçem, pelo menos os gasolina-electrico...
no top-gear compararam e chegaram à conclusão que um carro pequeno a diesel é mais vantajoso que um hybrido a gasolina...
peço é desculpa por não postar o link, pois também não o encontro..

fiquem bem e abraços


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por easy »

isto tá a ficar muito offtopic mas aqui vai:

os actuais (com actuais quero dizer os que estão disponíveis no mercado apesar de os considerar já desactualizados) carros híbridos são apenas uma forma de as marcas venderem carros de uma gama média alta a um preço mais reduzido, mantendo o lucro, senão vejamos:

-tem desconto de 40% no imposto aquando da compra
-como o imposto é calculado segundo as emissões e estes têm menos devido ao sistema de propulsão ser em parte eléctrico (0 emissões) o imposto é reduzido.

depois, comparar carros gasolina-electrico como o prius, o civic ou mm os lexus com "pequenos carros diesel" é possível, mas não é justo visto serem de gamas completamente distintas.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por Bluesky »

@easy de acordo, nao podemos ignorar a gama para fazer comparativos, mas se quizeremos ter uma opinião fundamentada temos de olhar a tecnologia, e ai o absurdo torna-se evidente. para mim os hibridos como o prius não fazem sentido, e muita gente mais informada já consegue perceber o porquê. mas se quizessemos logo à partida expor o gato podiamos começar com algo tao simples como: porque raio é o prius um misto gasolina-electrico e nao biodiesel-electrico? e acreditem, isto seria só o ínicio...

@uea
sintam-se à vontade de me corrigir, mas o metano não é um gás pior , no sentido do efeito de estufa, que o carbono? e o vapor de agua?
como me dá licença para mostrar o meu desacordo vou o fazer, senao nao o faria. vou começar pelo vapor de agua: o vapor de agua pode reter o calor e provocar efeito de estufa, mas será um efeito colateral (secundario) e não primário. na verdade o vapor de agua controla a temperatura do planeta, por dois motivos principais: o primeiro é que a agua absorve parte dessa energia térmica com um eficiencia espantosa, aquecendo o gás, e em segundo lugar e mais importante as nuvens refletem a luz solar (como um espelho) para o espaço impedindo essa energia extra de chegar a entrar na nossa "estufa".

o metano e a dioxido de carbono: efectivamente o metano tem um efeito de estufa mais acentuado que o dioxido de carbono, no entanto as emissões do dioxido e monoxido de carbono (das queimas) são muito superiores às emissoes de metano (da biomassa total). logo torna-se evidente qual dos gases tem mais impacto no clima.
não sou contra quem quer subir na vida, sim estou a falar do al gore, mas sou contra têr de mentir a toda a gente para encher os bolsos! sim encher os bolsos, que este assunto das mudanças climáticas está a criar imensos postos de trabalho baseados em uma mentira, e a mentira começa a ficar tão grande que se fosse provado que era uma mentira muita gente ficaria sem emprego...
o aquecimento global é um facto cientifico e nao uma mentira, e mesmo quem contesta a tese de gore - que não sao as emissoes carbonicas humanas que estão a causar o aquecimento mas sim um novo ciclo de aumento da intensidade solar conjugado com uma alteração do campo magnetico da terra (presumivelmente de causas naturais) - não contesta os dados cientificos feitos por mediçoes rigorosas. se quizer especular faça-o à vontade mas nao conte com a minha participação. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por katzilla »

Imagem


Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por Uea »

bluesky, sem problema..
já houve o periodo glaciar, já houve o periodo quente, em que até em inglaterra existiam vinhas por tudo o que era canto...
deve ter sido o ser humano que conseguiu alterar o clima...
já no discovery deu que a lua controla as marés, e que basta um desvio minusculo no alinhamento da terra para provocar alterações ao clima, ora se a lua se afasta 2cm ao ano da terra ... mas secalhar também somos nós que a mandamos para longe... com o poder de tanta gente a lêr a mesma coisa..
sim eu estou a sêr irónico e sinico, mas é que é daquelas coisas que me faz confusão porque as pessoas continuam a acreditar que são assim tão poderosas.. pudemos consumir o planeta inteiro em tempo recorde , falando à escala desde que temos conhecimentos de a terra existir, é verdade, mas continuo sem conseguir acreditar que as toneladas extra que a humanidade liberta teem mais efeito que as toneladas que a natureza emite.. se um vulcão emite em uma hora o que uma cidade faz em um ano , mas secalhar posso estar enganado e secalhar é mesmo o meu carbono que afecta a atmosfera...
ainda não consigo acreditar no aquecimento global antropogénico .. dou o braço a torçer no assunto de toxidade, do genero que um litro de oleo poluí 1000l de agua, mas no aquecimento global.. nepes
mesmo assim.. posso estar errado, corrijam-me


fiquem bem e abraço

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por Bluesky »

cínico e nao sínico.... talvez um pouco mais de leitura cientifica melhoraria tanto a escrita como a compreensão. pessoalmente nao passo a vida a ignorar os pequenos sinais de alerta, muito pelo contrario. mas o pequeno depressa tornar-se-á grande e os resultados serão catastróficos. o impacto da actividade humana sobre o clima é tão grande que só poderão estar em negação aqueles que têm interesses economicos nalgum tipo de actividade nocivo ao ambiente , ou que tenham no passado cometido alguma acçao criminosa contra o planeta-mãe e agora a sua culpada consciencia nao permita constatar o óbvio. depois teremos a ironia do destino, imaginando um tornado ou um marmoto causado pela actividade humana, como prefere retratá-lo: como uma causa natural ou como um crime humano? a decisão é sua #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Re: A solução conveniente será o Nuclear??

Mensagem por Uea »

então o pequeno alerta que o clima há umas boas centenas de anos era mais quente, e antes disso tinha sido um clima gelado não significa nada ... talvez há 500 anos tivessemos emitido tanto carbono que tivesse aquecido o planeta.. ou arrefecido? é daquelas coisas..
felizmente que cada um pensa por si e tem as suas opiniões
fora isso bluesky, agradecido pela correcção no "cínico" =)


fiquem bem e abraço

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”