Nuclear

Energia Nuclear
Responder
Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Nuclear

Mensagem por orbis »

estive na semana passada junto à central de almaraz e para quem não sabe, existe a poucos quilómetros o parque natural de monfragüe, onde habitam espécies raras na península ibérica como o abutre e a cegonha negra. tem dois reactores com potência superior a 900mw (para terem uma ideia equivalem a cerca de 30 barragens de castelo do bode). claro que o rio tejo é usado para a refrigeração. o que imagino é o que seria se alguém em portugal tentasse construir uma central nuclear, quanto mais junto de um parque natural. pois é, esta central está a 60 km da fronteira e aqui em portugal toda a gente faz uma tragédia parva sobre o nuclear, mas poucos sabem a localização das centrais espanholas. já agora, se são contra o nuclear deixem de consumir electricidade, porque muita dela importada e produzida nessas centrais quer em espanha quer em frança.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nuclear

Mensagem por serges »

boas, orbis eu na minha humilde opinião discordo da nuclear como opção quanto mais em terras espanholas mas nessas não tenho poder de voto, posso sim informar as pessoas dos riscos que existem nada mais, no entanto em portugal para quê já que visto segundo a tua perspectiva já existe no nosso vizinho e tão próximas de nós para quê correr esse risco e mais o custo da construção, dos vários estudos sobre o local, que decerto seriam muitos...

isto para mim é o que se debate neste tópico, nuclear em portugal e mais os riscos inerentes dessa energia!

para mim é um claro não, pois já nos temos suficiente com que nos preocupar as uns meros 60 km de nós...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Nuclear

Mensagem por orbis »

eu como vivo na área de influência de uma barragem que pode rebentar e que deu bastante problemas em 2001, embora isso fosse desmentido oficialmente quando viram que não conseguiam abafar.... acho que tudo envolve riscos e se queremos benefícios temos de estar preparados para os aceitar. agora...não tenhamos dúvidas que o nuclear é do mais seguro que existe, embora tenham havido alguns acidentes graves. faz lembrar o transporte aéreo: é o mais seguro, mas ninguém tem essa ideia quando há um acidente de avião, pois não?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

imaginem quem vai pagar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Nuclear

Mensagem por Njay »

serges Escreveu:nuclear vale maior multa de sempre à endesa e iberdrola
(...)
fosga-se!!!!!!

se fossem fugas reportadas da ex-união sovietica e afins, já sabemos que anda por lá muita coisa pendurada por um fio... agora, em países do mais avançado que há como a alemanha? isso é que me preocupa, e prova definitivamente que há problemas de base nas centrais... acho que já estou quase quase quase quase decidido.

obviamente que não vou poder deixar de consumir electricidade de um momento para o outro (e também não teria nenhum impacto nem seria uma medida popular para espalhar), mas posso reduzir o consumo, continuar a manifestar a minha opinião acerca de renováveis e a "lutar" com o meu voto.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Nuclear

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

eu vi algures, por aqui no fórum, que o kw/h na alemanha é mais de 0,30. já que a energia nuclear é mais barata, deve ser para pagar os custos colaterais, segurança inclusive.

acho que só deveria considerar -se o nível de segurança das centrais após os residuos terem perdido a radioactividade. estar a considerar muito seguro algo nos primeiros 50 anos na totalidade de 5 a 10 milhares de anos deve ser uma estatística um pouco precipitada…

não sei bem se serão 5, 10 ou mais milhares de anos mas durante esse tempo podem surgir vulcões, sismos, tsunamis, meteoritos e outros fenómenos que exponham algum lixo radioactivo.

daqui a uns milhares de anos volta-mos a falar no assunto e espero mto sinceramente reconhecer que estava errado.


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: Nuclear

Mensagem por sagan »

fernando pereira Escreveu:acho que só deveria considerar -se o nível de segurança das centrais após os residuos terem perdido a radioactividade.
....
não sei bem se serão 5, 10 ou mais milhares de anos mas durante esse tempo podem surgir vulcões, sismos, tsunamis, meteoritos e outros fenómenos que exponham algum lixo radioactivo.
convém não esquecer que, mesmo sem centrais nucleares, o solo já está cheio de matérias radioactivas.

mas descansem: as alternativas à energia nuclear estão cada vez mais próximas em termos de custo.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Nuclear

Mensagem por orbis »

parece que é difícil ver o óbvio. mesmo sem termos centrais nucleares estamos a correr quase os mesmos riscos.portanto valia mais tê-las.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Nuclear

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

[quote="sagan"]

convém não esquecer que, mesmo sem centrais nucleares, o solo já está cheio de matérias radioactivas.
quote]

em que percentagem, relativamente, a uma fuga de material radioactivo de nível 7??

em relação, de por já existir perto de nós termos de entrar e contribuir para o aumento do lixo nuclear.
por exemplo: sempre existiu e irá existir criminalidade e não é por isso que deve deixar de haver combate ao crime…


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Nuclear

Mensagem por Njay »

sagan Escreveu:de facto, o perigo real da energia nuclear é muito, mas muito inferior ao perigo que os media e as populações atribuem ao nuclear. se pensarem em termos racionais, vêm que o número de mortos em acidentes nucleares em todo o mundo, incluindo o estúpido acidente de chernobyl, é muito baixo.

pode parecer estranho, mas nas últimas décadas morreram mais pessoas vítimas de coices de burros que em virtude de acidentes em centrais nucleares
não podes contabilizar as consequências de acidentes nucleares apenas com mortes... que aliás até serão uma percentagem muito pequena dos danos.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

fernando pereira Escreveu:
sagan Escreveu:
convém não esquecer que, mesmo sem centrais nucleares, o solo já está cheio de matérias radioactivas.
quote]

em que percentagem, relativamente, a uma fuga de material radioactivo de nível 7??

em relação, de por já existir perto de nós termos de entrar e contribuir para o aumento do lixo nuclear.
por exemplo: sempre existiu e irá existir criminalidade e não é por isso que deve deixar de haver combate ao crime…
pois, é uma conta é fácil de fazer;

1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+Imagem=Imagem

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Nuclear

Mensagem por visitante »

vivam ...
orbis Escreveu:eu como vivo na área de influência de uma barragem que pode rebentar e que deu bastante problemas em 2001, embora isso fosse desmentido oficialmente quando viram que não conseguiam abafar.... acho que tudo envolve riscos e se queremos benefícios temos de estar preparados para os aceitar. agora...não tenhamos dúvidas que o nuclear é do mais seguro que existe, embora tenham havido alguns acidentes graves. faz lembrar o transporte aéreo: é o mais seguro, mas ninguém tem essa ideia quando há um acidente de avião, pois não?
"faz lembrar o transporte aéreo: é o mais seguro, mas ninguém tem essa ideia quando há um acidente de avião, pois não?" o mais seguro ????!!!!

desde já me comprometo a dar um doce a quem acertar em qual é o meio de transporte(mecanico) mais seguro do mundo..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Nuclear

Mensagem por orbis »

o mais seguro face ao ao nº de acidentes e ao nº de vitimas provocadas. é o que dizem as estatísticas. mas enfim, podemos sempre duvidar....


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

posso adivinhar que o tractor não há de ser...

deixa lá o doce e diz aí qual é então o meio de transporte mais seguro, então...

é o que está em desenvolvimento, não?

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Nuclear

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

afinal, estatisticamente, a produção de energia por via nuclear é mais segura do que as restantes vias ou métodos de produção??? - barragens (os acidentes da construção não contam pertecem a outra estatistica)?? - eólicas??? - termóelectricas?? - outras ???

já existiram acidentes com barragens e umas eólicas já cairam e pegaram fogo?? - não sei quantos feridos, mortos e sequelas futuras comparativamente com chernobyl ou na central dos eua???

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Nuclear

Mensagem por Bluesky »

desde já me comprometo a dar um doce a quem acertar em qual é o meio de transporte(mecanico) mais seguro do mundo..
guarda o doce para ti, penso que pelas estatisticas e numero de passageiros transportados o comboio (metro), aquele que anda debaixo da terra...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Nuclear

Mensagem por NunoNeiva75 »

bluesky Escreveu: guarda o doce para ti, penso que pelas estatisticas e numero de passageiros transportados o comboio (metro), aquele que anda debaixo da terra...
boas,

nmo se querem uma estatística mais real têm que contar também com a componente tempo.

nº passageiros * tempo médio uso transporte

se 2 meios de transporte transportarem durante um dado período, 1 000 000 passageiros, mas o tempo médio de transporte por passageiro fôr diferente, existe um maior risco associado ao meio de transporte cujos passageiros frequentam durante mais tempo.

ex: metro vs avião.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

metro? só se não contarem com as mortes p/ atentado e suícidios...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:metro? só se não contarem com as mortes p/ atentado e suícidios...
penso que isso não conta, isso é considerado terrorismo, mas não se dispersem, estamos aqui a falar de energia nuclear.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »


Responder

Voltar para “Energia Nuclear”