boas pessoal
boas josenir.
vou comentar e solicitar mais dados para tentar ajudar a "partir a pedra" do comando do seu motor.
na minha idéia os cames não poderiam estar posicionados com um defasamento de 90º, pois no pms o cruzamento de válvulas deve ser o mais breve possível, mas no pmi deve haver um tempo maior entre o fechamento da admissão e a abertura do escape, mesmo porque para aproveitar a expansão do vapor a válvula de admissão deve fechar no máximo até 50% do curso do pistão e a válvula de escape deve abrir apenas no pmi ou um pouco depois.
penso que a entrada de vapor vai ter de ser superior a 50% do curso porque existe sempre arrefecimento dos gases logo perda de pressão, e porque pretende trabalhar com pouca pressão de vapor. quanto à limpeza do cilindro deve começar um pouco antes do pmi ou no pmi porque a abertura não é instantânea e porque devemos aliviar alguma pressão que exista no ponto morto inferior, pois na subida só vai prejudicar.
bem agora para desenhar uma hipotese para os cames queria pedir o diâmetro da base das touches, o diâmetro de base dos cames e altura do came/abertura da válvula que pretende.
como ainda não desmontou o motor, seria de retetirar outros dados (se o josenir ainda não o fez). seria importante retirar o diagrama actual completo para ajudar a detectar desvios.
deixo aqui uma descrição geral (não leve a mal, e sempre se dá a possibilidade a outros de ver como se faz).
1 - afinar as válvulas a uma folga 0,10.
2 - fixar disco graduado em graus (0-360º) ao volante ou polie fazendo coincidir os 0º com o pms
3 - escolher um cilindro e colocar o apalpa-folgas com lamina 0,05 na válvula de admissão.
4 - começar a rodar o motor e anotar o ângulo onde a válvula de admissão começa a abrir e onde termina a abertura (detecta-se quando o apalpa-folgas fica preso).
5 - fazer o mesmo para a válvula de escape do mesmo cilindro.
6 - repetir para os restantes cilindros. no caso do motor do carocha e outros boxers basta ver no outro cilindro da mesma cabeça pois os cames servem para dois cilindros e tudo se repete no outro.
este diagrama real do motor vai "dizer" a aproximação ao pretendido.
josenir como escolheu fazer came duplo a sensibilidade é muito maior. um pequeno desvio ou um dente no comando altera muito o desempenho, aí você vai ter a pedra mais dura de partir e caso não tenha feito este diagrama, ele vai ser fundamental. aguardo noticias/comentário.
bom natal para todos e familias
cumpts