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Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quarta fev 18, 2009 11:45 am
por Luciano Kaefer
parece-me que o debate está seguindo por uma via diferente dos propósitos de um debate sadio, virando uma discussão voltada para o lado pessoal, com ofensas mutuas.
parem e leiam o regulamento, especialmente o artigo 1º.
regras:

1. um fórum é um espaço de debate e troca de opiniões. qualquer "post" que ultrapasse os limites da sã convivência social, seja por má-educação, afirmações insultuosas, ataques pessoais ou por mera vontade de incendiar um tópico será moderado. a decisão da moderação é final nesta matéria e sem espaço a discussão. no entanto, é possível pedir um esclarecimento aos moderadores via "private message".
não aprecio ter que bloquear um tópico, mas se o nível manter-se, é o que vai ser feito, baseado no regulamento.

parem, pensem e reflitam quando postarem.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quarta fev 18, 2009 12:01 pm
por RedRod
luciano kaefer Escreveu:parece-me que o debate está seguindo por uma via diferente dos propósitos de um debate sadio, virando uma discussão voltada para o lado pessoal, com ofensas mutuas.
parem e leiam o regulamento, especialmente o artigo 1º.
regras:

1. um fórum é um espaço de debate e troca de opiniões. qualquer "post" que ultrapasse os limites da sã convivência social, seja por má-educação, afirmações insultuosas, ataques pessoais ou por mera vontade de incendiar um tópico será moderado. a decisão da moderação é final nesta matéria e sem espaço a discussão. no entanto, é possível pedir um esclarecimento aos moderadores via "private message".
não aprecio ter que bloquear um tópico, mas se o nível manter-se, é o que vai ser feito, baseado no regulamento.

parem, pensem e reflitam quando postarem.
peço desculpa excedi-me.
a culpa é totalmente minha pelo que a haver punição deve ser sobre mim e não sobre o tópico.

mais uma vez peço desculpa ao bluesky e aos demais que correram o risco de não poder debater mais este tópico por um erro meu.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quarta fev 18, 2009 7:03 pm
por Bluesky
desculpas aceites, meu bom amigo redrod. continuamos a aguardar pelos numeros que foram pedidos pelos utilizadores sobre os carros a ar comprimido, alguem tem esses dados? alguem importa-se de enviar um email à mdi?

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quarta fev 18, 2009 7:16 pm
por tvcrabo
atenção que temos de ser objectivos.

realmente carregar um deposito de ar comprimido é mais caro do que a tecnologia do ve. no entanto não tendo dados concretos nao me parece mais caro que a tecnologia de ci.
daí que me parece que ter um ve, com uma autonomia na ordem dos 150km... e um reboque gerador que rodasse por intermedio de um motor a ar me parecia mt mais ecologico e economico que as soluçoes actuais e resolveria toda esta problematica actual das capacidades das baterias nos ve.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quarta fev 18, 2009 9:14 pm
por jmal
só quero dizer uma cena, mas afinal o que quer dizer "caro".

no meu vocabulário, caro quer dizer que uma coisa tem um valor superior aquele que realmente vale, ou seja é futil em relação ao que pagamos por ela.

portanto porquê especular sobre aquilo que pouco se conhece, nem se sabe. além de ser "caro" como dizem, este tipo de tecnologia e atenção - caso funcione como está no site, tem muitas vantagens, reparem na manutenção, ruído, etc,etc,etc.

http://www.mdi.lu/english/

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quinta fev 19, 2009 10:16 am
por RedRod
ok vamos por partes.

já algum de vocês jogou paintball? para recipiente daqueles que está a 300bar (nota num carro normalmente temos 2,2bar e nos mais antigos sem pneus de baixa pressão tens cerca de 30bar) tens volume +/- 1,5l logo tens que comprimir 300*1,5 = 450l mais as perdas mas aqui vamos ignora-las.
se jogaram paintball sabem que:
1º a temperatura tem um influencia mesmo muito grande
2º não dura muito numa tarde vai-se +/- uns 300 a 500 disparos, depende muito do marcador (arma).

calculando que o motor deles tem muito mais rendimento digamos 4 vezes mais (não pode ser muito mais que isto já que uma arma não vai ter rendimento muito inferior a 25% e o motor deles não pode ter mais que 100%) dá 2000 disparos.

cada impulso do motor é como um disparo porque mete uma "bombada" de ar comprimido lá para dentro
como um motor de ar comprimido trabalha a dois tempos ou meio tempo (quando tem injecção de ambos os lados do pistom) ficamos com 2000 disparo "impulsos" em 1,5l segundo o desenho deles trata-se um motor de dois tempos por isso gastamos um impulso por cada rotação.

se o motor deles for de baixa rotação digamos 1000rpm (pelo som do vídeo deve ser mais do que isso) gastamos 450l de ar em dois minutos e isto fazendo as a favor deles.

não sei quanta energia gastamos a comprimir 450l de ar mas duvido seja pouco e isto para um tanque de 1,5l o deles tem que ter qq coisa como 1 a 2m3 o que dá 1000 a 2000l multiplicando por 300 que dá 300.000 a 600.000l de ar não me parece que seja muito viável de comprimir isto.

se fiz mal as contas digam mas parece-me que quanto mais avanço pior fica para eles e estou a beneficia-los porque o motor deles deve ser muito mais rotativo e deve ter muito menos rendimento e 300.000l de ar comprimido é muita energia para só percorrer cento e tal kilometros.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quinta fev 19, 2009 9:25 pm
por jmal
mas afinal o que é caro ??

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: sexta fev 20, 2009 4:50 am
por Bluesky
caro amigo redrod,

apreçiei o seu esforço no sentido de tornar visivel o problema da ineficiençia dos motores a ar comprimido, sobretudo a parte onde faz analogias com artifactos nossos conheçidos, no caso armas de pressão de ar. todavia os tanques usados neste veiculos em nada se assemelham às botijas de ar das pistolas, nem o motor rotativo de ar ao pistão de uma arma, logo estamos a falsear à partida o problema pois os engenhos apresentam caracteristicas e contornos diferentes. continuo a acreditar que precisamos de valores exactos do construtor e nao estar a criar cenários hipoteticos e irrealistas, sobretudo onde nem sequer existe necessidade para isso! os valores numericos que deu tambem nao me pareçem nada bem, pois 1 bar significa 1 kg/cm2 e não se relaciona com litros, pois um representa uma pressão (força por unidade de superficie) e o outro uma capacidade (volume). o volume é mencionado relativamente às dimensoes do tanque de contenção. a verdade é que a mdi é um dos canditados mais fortes ao x-prize e eu creio que os dados tecnicos desses veiculos serão surpreendentes!

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: sábado fev 21, 2009 1:44 am
por RedRod
1-uma atmosfera são 0,980665 bar acho que para o exemplo serve perfeitamente de aproximação
2-estas enganado porque seja qual for o tipo de recipiente que utilizes o que conta é o volume e a pressão ou seja multiplicando volume em dm3 pela pressão obtens o numero de litros de ar que tens lá dentro
3-eu apenas calculei uma aproximação mas quanto a autonomia e volume de ar são dados das entrevistas e imagens deles

4-por ultimo seja qual for o método faz tu as contas para a quantidade de ar necessária para encher o deposito e depois verificas a autonomia que é anunciada já só falta saber quanto custa comprimir ar e tens o custo por km do dito veiculo.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: terça mar 31, 2009 4:12 am
por ruirodrigues1971
three modes:

air stations between one and three minutes depending on the vehicle:

the air is compressed in tanks at the air stations using a multi-stage compressor.
the stored compressed air is transferred from the air stations’ tanks to the vehicle’s tank).
the air compression in the station’s tanks can be performed by using renewable energies (rivers driving micro turbine connected to the compressors, wind etc…).

electric plug between 1h 30 mins and 4h 30 mins depending on the vehicle:

when the vehicle is equipped with an onboard refilling system, the refilling of its tanks can be carried out by connecting them to a domestic electric plug.
the moto- alternator, (used when the vehicle is running to retrieve energy during braking and decelerations phases) drives the air engine operating in ‘compressor mode’ to recharge the tanks.

while running in the dual-energy mode:

when the vehicle is being driven by a dual-energy engine, the refilling of the tanks can be performed by sharing the energy.
while running (an energetic adjuvant’s combustion, see dual-energy above), the compressed air tanks are refilled using a booster.
the time needed to fill the tanks will in this case depend on the speed at which the vehicle is being driven, thus of the ‘surplus’ of the needed power that refills the tanks.

depending on the refilling mode, 100 km downtown cost between € 0. 50 and 1.5 €.
(site)

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quarta abr 08, 2009 1:01 pm
por serges
quer ser uma lufada de ar fresco nos veículos urbanos. chama-se airpod, trabalha a ar comprimido e, segundo o construtor, encher o depósito, com autonomia de 220 km, custará 1 euro.

outros argumentos a favor: uma velocidade máxima de 70 km/h e zero de poluição.

o pai da invenção é guy nègre que trabalha neste projecto há mais de uma década e que quer comercializar o veículo já a partir desta primavera, se conseguir até lá a homologação.
Imagem


in euronews

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: domingo set 05, 2010 7:09 pm
por Tibulace
boa tarde, pessoal,cheguei a esse fórum, via " são google-aquele que sabe tudo".sou de juazeiro/ba/brasil, aficcionado por tudo que diga respeito a energia, principalmente as formas renováveis. conheço o site da mdi desde os anos 90 mas... tenho que concordar com os detratores dessa empresa:os números apresentados, me parecem ficcionais.cheira quase a " moto-contínuo".falam, que um tanque cheio de ar a 300 bar, dá para empurrar o veículo por 200 a 300 km e que encher o tanque, custa r$ 6,00 ou seja, cerca de dois euros!quanta energia elétrica vcs compram com dois euros?aqui no brasil, onde o governo nos mata de tantos impostos, só conseguiria comprar 11,45 kilowatt/hora, tive que pegar uma conta de energia elétrica para fazer as contas.essa quantidade de energia elétrica, que pode ser comprada com r$6,00 ( ou cerca de dois euros ),dá para empurrar o carro da mdi por 200 ou 300 km?olhem, que estou supondo que o rendimento do motor a ar do guy, e de " apenas" 100%, ou seja:que toda a energia gasta para comprimir o ar nos tanques, é devolvida, sem nenhuma perda, às rodas, o que é sabido, nunca ocorre!na minha opinião, esse desempenho é " chutado", a verdadeira distância que o carrinho percorre até esgotar um tanque, é muito inferior a 200 km, e gostaria, muito, mas muito mesmo, que algum forista fizesse o imenso favor de me provar ( mostrando, quanta energia existe no ar comprimido de um tanque cheio e quanta energia o veículo gasta em 200 km de percurso) que estou equivocado.seria bom demais! grato, tiburtino lacerda.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: segunda set 06, 2010 12:05 am
por tavares
eu fui um dos que seguindo as ideias do motor a ar comprimido , fiz algumas experiencias , e digo que funciona, mas em termos de rendimento não achei nada de fantástico , mas também não consegui comprimir o ar a 300bar , mas por cálculos deu para ver que fica muito caro comprimir o ar, e acabei desistindo , para mim neste momento como energia alternativa só a eléctrica pura.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: sábado nov 27, 2010 1:13 pm
por Sundial
um veículo com motor a ar comprimido tem utilidade em ambientes onde uma faísca poderia causar uma explosão.

fora isso, um carro elétrico será sempre mais vantajoso em termos de custo do motor, durabilidade do motor, autonomia, e rendimento. a energia desperdiçada durante o ciclo completo (compressão, armazenamento e descompressão) do ar é muito maior do que no caso elétrico.

a mdi não engana quase ninguém.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: domingo nov 28, 2010 9:41 am
por pseudominus
bom dia
pois é, mais umas pesquisas googleanas e vim cair no novaenergia.
parabéns a todos que mantêm esta "casa", viva, limpa(???) e arrumada.

vim ver os tópicos activos e vi este que foi um entre muitos dos que me levou a emigrar.
não venho "massacrar" mas lembrar que o tempo continua a dar-me razão em muitas coisas.
as novasvelhas correntes de quem vê para além da realidade fisica e quimica, não se materializam tal como os sonhos.

no caso deste tópico, a mdi continua na mesma, tentando arranjar uns "patos endinheirados" que doem dinheiro para eles viverem sem acrescentarem nada de útil.
parecé uma burla!!!
esses senhores gastam recursos sem nada produzirem, logo são anti-ecológicos.
não são em principio "pessoas/empresas de bem" logo deviam ser "travados"!!!

para não deixar a intervenção muito vazia digo que o a solução do ar comprimido actualmente é pelo menos 10 a milhentas vezes mais poluente que os "petrologeneos".
explicações já deixei em tempos em :


http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =75&t=9420


continuem o trabalho mas vão "limpando" as ideias. evoluir é também ser capaz de seleccionar aquilo em que devemos gastar a nossa energia. não quer dizer que se fechem as janelas mas que sejamos capazes de separar os sonhos possíveis dos impossíveis.

saúde para todos.

pseudominus

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: terça dez 21, 2010 2:04 am
por Castelman
ola a todos
pelos comentários do redrod e dos cálculos apresentados tenho de cometar que ja fiz umas perguntas a pessoas ligadas a industria e todas sem excepção de referiram uma coisa: é muito caro comprimir o ar.
os sistemas de ar comprimido de fábricas e industrias ja usam compressores de scroll ou de eixo estilo sem fim para comprimir o ar em vez de serem de piston, mas ainda assim ainda se perde muito com os motores eléctricos a fazerem força para pressões de 6 a 12 bares e com as perdas de energia pelo aquecimento do ar (dissipação de calor).
isso da mdi ja me parece o caso do inventor das caldas da rainha que conseguiu colocar uma ventoinha no carro para recarregar a bateria do carro e diz que faz energia.
mais uma vez as pessoas deveriam ler livros de física e de termodinâmica para entender os efeitos da resistência do ar, do atrito e da fricção como factores importantes na dissipação da energia.
eu não sou um entendido mas ja coloquei essas duvidas a quem por direito deveria de saber e fiquei bastante esclarecido.
bluesky e então esse carro a ar comprimido já é viável? parece que se passa o mesmo que com os carros electricos, nao se polui no andar com o carro mas sim pela poluição que a central eléctrica ja produziu ao queimar gas natural ou carvão para produzir essa energia electrica. não há bela sem senão.
mais um caso do lobo que deixou a cauda de fora.
mais uma vez peço que me corrijam se estou errado, eu apenas quero aprender mas quero uma boa explicação.
casteman

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quinta fev 03, 2011 11:42 am
por njcoliveira
vi os videos dos carros a ar comprimido no youtube.
pelo que vejo nos vídeos, e repito apenas pelo que vejo, os depósitos a ar são atestados em qualquer ponto onde exista um compressor, um compressor vulgar como o das bombas de combústivel...
parece-me que a ser assim o custo de tal abastecimento é muito muito baixo...
depois informo que existem dois tipos de motor o tal da mdi, e um outro muito mais pequeno pouco maior que uma mão, desenvolvido por um engenheiro para um monta cargas... o motor é completamente diferente do convencional e elimina quase na totalidade as perdas de energia.
vi isso num dos videos do youtube...
as reportagens foram feitas por estações de tv devem ter alguma credibilidade....

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: quinta fev 03, 2011 9:58 pm
por Njay
alguém que esclareça o amigo njcoliveira por favor...

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: sexta fev 04, 2011 9:04 am
por CrOhN
vou tentar.... comprimir ar, sai muuuuito caro! a eficiência de um compressor é baixissíma, situando-se abaixo da de um motor de combustão. a eficiência pode ser aumentada, mas só se o desperdício de calor for usado para aquecer água.

Re: MDI CAT - ar comprimido a caminho da comercialização

Enviado: terça mai 03, 2011 10:48 am
por lrds
já passaram 2 anos e tal desde a abertura deste tópico. houve alguma evolução/comercialização deste tipo de veículos?