Cidade a hidrogénio está a surgir no mar do Báltico

Local para debater assuntos relacionados com vários Tipos de Energias Renováveis
Responder

Autor do tópico
Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Cidade a hidrogénio está a surgir no mar do Báltico

Mensagem por Seal »

Imagem

a pequena ilha dinamarquesa lolland, localizada no mar báltico, quer usar o hidrogénio para armazenar a energia do vento em excesso, tornando-se na primeira cidade a hidrogénio. actualmente a cidade produz mais 50 por cento da energia eólica que necessita para consumo interno.

o projecto lolland community hydrogen pretende estabelecer lolland como um líder europeu na tecnologia do hidrogénio. o calor combinado e a micro produção de energia (?chp) será baseada em energia eólica, electrolisadores para a produção de hidrogénio e utilização em células de combustível (pem).

lolland espera converter toda a ilha ao hidrogénio através de um processo de três fases, duas das quais já começaram. a primeira fase foi concluída em 2006 após a criação do residencial fuel cell ?chp, em nakskvov. o excesso da energia eólica faz trabalhar o electrolisador, que separa as moléculas de hidrogénio e oxigênio, que são armazenados em unidades de armazenamento de baixa pressão para controlar o fornecimento de hidrogénio às células de combustível, e a falta oxigénio para estações de água de limpeza.

a maioria da energia fornecida por estas células de energia são utilizados principalmente para o funcionamento da unidade de águas residuais, embora alguma também seja usada para produzir electricidade e calor para aquecer os edifícios na área, semelhante a uma infra-estrutura convencional em grande escala. outros passos desta etapa foram de-mistificar a energia do hidrogénio para os consumidores e criar novas sinergias e simbioses com energia e instalações ambientais existentes.

a segunda fase do projecto foi concluído em 2008 na cidade de vestenskov, que não só ligou os edifícios com a unidade de hidrogénio, mas também envolveu a colocação descentralizada de células de combustível em cada cinco casas.

cada unidade contém uma célula de combustível 2 quilowatts e um conversor de corrente alternada, que viria substituir as caldeiras existentes. estas células acabaram por ser mais eficientes e ter a segurança de energia mais elevada do que as caldeiras convencionais. esta fase permitiu às autoridades testar a segurança e a estabilidade operacional destas unidades.

a fase final do programa será executado a partir de 2010-2012 e envolverá a instalação destas células em mais 35 a 40 famílias, que irá fornecer o calor e a electricidade. a conversão de transformar o hidrogénio em energia é feita através de um processo electroquímico que tem uma produção de electricidade de 50 por cento e eficiência combinada de utilização simultânea de 90 por cento.

actualmente, as casas em vestenskov são alimentados por petróleo e gás natural. uma vez que o hidrogénio é criado através do vento em excesso, o poder é de 100 por cento de carbono neutro.

em: http://pelanatureza.pt/ordenamento-do-t ... o-34873487
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Cidade a hidrogénio está a surgir no mar do Báltico

Mensagem por Master »

"a pequena ilha dinamarquesa lolland, localizada no mar báltico, quer..."
pequena ilha?
têm o dobro do tamanho da ilha da madeira e cerca de 70.000 pessoas.
pelo que vi no mapa, está a apenas umas centenas de metros de outras ilhas e de terra e alguns (poucos) kms da alemanha e noruega.
não seria mais fácil e lucrativo vender o excedente a quem precise?
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Cidade a hidrogénio está a surgir no mar do Báltico

Mensagem por Seal »

penso que o interesse é, por enquanto, fazer um teste piloto.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cidade a hidrogénio está a surgir no mar do Báltico

Mensagem por serges »

ou talvez ser independente energéticamente!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Cidade a hidrogénio está a surgir no mar do Báltico

Mensagem por mauri »

Imagem

uma outra imagem
parque eólico da comunidade de hidrogênio de lolland

uma ilha movida a vento e hidrogênio
postado por rede de cidades em 3 fevereiro 2011

a ilha dinamarquesa de lolland - um conjunto de vilarejos com 70 mil habitantes que vivem, basicamente, da produção de açúcar de beterraba - pretende ser a primeira comunidade movida exclusivamente pelas chamadas novas energias renováveis (no caso, eólica e hidrogênio). elas se distinguem das renováveis tradicionais, como grandes hidrelétricas e a queima de lenha, que podem ter impactos ambientais consideráveis.



a revolução de lolland começou em 2006, quando o governo local construiu uma aliança com empresas dinamarquesas desenvolvedoras de tecnologia. juntas, elas instalaram um parque de geração eólica que hoje gera 50% mais eletricidade do que a demanda da população. o problema é que a energia eólica tem de ser consumida imediatamente, não pode ser armazenada para uso futuro.



então, o grupo decidiu investir num projeto que permitisse aproveitar todo esse potencial e também descentralizar a geração energética. em 2007, foi inaugurada em nakskov, a principal cidade da ilha, uma unidade que usa a eletricidade gerada pelo vento para quebrar moléculas de água, separando o oxigênio e o hidrogênio.



o oxigênio é enviado para uma estação de tratamento de esgotos próxima, para aumentar a eficiência da degradação biológica dos poluentes. já o hidrogênio é estocado em tanques pressurizados. de lá, ele segue por pequenos gasodutos até algumas casas da região. ali foram instaladas unidades domésticas de célula combustível alimentadas pelo gás. semelhantes a caldeiras, elas são capazes de gerar tanto calor quanto eletricidade. apesar de compactas - são do tamanho de um refrigerador -, têm potência de 2 quilowatts. o sistema também permite que a eletricidade excedente produzida pelas residências seja jogada na rede, para consumo em imóveis ainda não adaptados.



células de combustível domésticas foram inicialmente instaladas em cinco casas que até então consumiam gás natural e óleo. graças ao novo sistema, elas deixaram de emitir carbono. até o ano que vem, pelo menos 40 casas deverão ter sido integradas a esse sistema. a meta é continuar a expandir o modelo até atender toda a população local.
http://rededecidades.ning.com/profiles/ ... -a-vento-e
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Fontes de Energia Renováveis”