energias dentro das localidades

Local para debater assuntos relacionados com vários Tipos de Energias Renováveis
Responder

Autor do tópico
manuelferreira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mai 10, 2011 8:55 pm

energias dentro das localidades

Mensagem por manuelferreira »

tenho uma certa dúvida em relação ás energias renováveis se são assim tão vantajosas porque é que os municipios de portugal não as utilizam na própria cidade,em vez dos postes da electricidade,os semáforos entre outras coisas,já se ve em algumas mas são muito poucas,será que alguém me puderá dizer alguma coisa?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: energias dentro das localidades

Mensagem por mauri »

manuelferreira
julgo que uma resposta é porque a maioria dos municípios são pobres e por isso ainda não aderiram. é necessário um grande investimento.

mas enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: energias dentro das localidades

Mensagem por CarlosMartins »

a resposta é mais complicada do que parece.....
em primeiro lugar, a empresa que tem praticamente o monopólio da iluminação é a edp!
em segundo lugar, a edp exige às autarquias que caso sejam elas a mudar a iluminação, ficam também responsáveis pela manutenção!
depois a iluminação com sistemas fotovoltaicos, não é viável porque exige baterias e as baterias são caras e duram pouco. principalmente as que estão colocadas em postes ao sol. o calor excessivo a que estão sujeitas no verão deteriora as baterias..... obrigando a substituições regulares.

a iluminação com sistemas de apoio fotovoltaicos só faz sentido em locais onde a rede eléctrica não está disponivel.

as autarquias poderiam e deveriam optar, e isto sim é rentável, pela microgeração e pela minigeração.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: energias dentro das localidades

Mensagem por BondadeSua »

manuelferreira Escreveu:tenho uma certa dúvida em relação ás energias renováveis se são assim tão vantajosas porque é que os municipios de portugal não as utilizam na própria cidade,em vez dos postes da electricidade,os semáforos entre outras coisas,já se ve em algumas mas são muito poucas,será que alguém me puderá dizer alguma coisa?
eu não sei se as autarquias são pobres. mas sei que muitas, e arrisco dizer que a grande maioria, tem instalações de micro-produção espalhadas pelo concelho.
nunca reparam nos telhados de escolas, edifícios/instalações municipais, onde aparecem painéis solares em número apreciável? na minha zona, num raio de menos de 1 km, conheço 3 casos.
a questão da iluminação, se eles estivessem interessados em poupar electricidade, haveria tantos candeeiros nas ruas, ligados, durante o dia e a noite? ou na vossa câmara isso não acontece?
nos semáforos dos meus percursos, é o que mais vejo

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: energias dentro das localidades

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois o problema são os $$$$$$$$$ :) ou melhor €€€€€€€€€€
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: energias dentro das localidades

Mensagem por RJSC »

Sistemas de produção isolados serão sempre menos eficientes que uma rede elétrica por várias razões:

1- Os sistemas têm sempre que ser sobre-dimensionados para que em dias de pouca produção (nuvens, falta de vento) as luzes não se apaguem. Ora isto faz com que nos dias de sol e vento abundante seja produzida energia a ais que as baterias nem sequer conseguem armazenar, e que num sistema ligado à rede seria sempre aproveitada.

2- As baterias degradam-se com o uso e depois precisam de ser substituídas o que significa custos económicos e desperdício de materiais.
Baterias em instalações fixas em local onde haja rede elétrica não faz sentido.

Se a Europa quer mesmo passar a 100% renováveis tem que investir numa rede elétrica Europeia eficiente e interligada, pois quando não há vento num país pode haver noutro, quando chove num, no país ao lado ou na outra ponta da Europa pode estar sol, um país pode ter sítios para albufeiras enormes encaixadas entre montanhas que permitam armazenar energia e outros não.
Então com uma rede elétrica Europeia eficiente um dia um país fornece energia a outro e vice-versa, já que o armazenamento em baterias para a toda a rede elétrica não é de todo praticável e termos económicos.

Mesmo que fosse acessível económicamente, seria muito melhor que um painel solar colocado num candeeiro enviasse a energia em excesso para ser consumida na hora ou armazenada numa bateria grande na região do que ficar sem fazer nada porque o candeeiro não precisa de mais energia para a noite .

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: energias dentro das localidades

Mensagem por g_card »

o topico ja é de maio de 2011.....
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: energias dentro das localidades

Mensagem por mauri »

g_card Escreveu:o topico ja é de maio de 2011.....
O tópico é de maio de 2011 mas o tema é atual.
Enquanto estiver on line e se tratar dentro do mesmo problema todas as respostas e sugestões são sempre bem vindas!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Fontes de Energia Renováveis”