DÚVIDA EM VELOCIDADE DE ROTAÇAO

Local para debater assuntos relacionados com vários Tipos de Energias Renováveis
Responder

Autor do tópico
diogo6
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 25, 2012 10:58 pm

DÚVIDA EM VELOCIDADE DE ROTAÇAO

Mensagem por diogo6 »

BOA TARDE.


Estou c duvida em uma outra questão, estou a fazer cuso de energias renováveis e não consigo compreender está questão da forma correta.

QUAL a velocidade de rotação de um gerador se para um vento de 70 Km/h as pás (rádio 26 m) rodam a uma velocidade de 33 r.p.m. (sabendo que o multiplicador tem uma relação de transformação de 1:50 e que a potência fornecida à rede é de 700MW).
e MINHA DUVIDA É:

SE EU CALCULAR OS 33 rpm por 70 km/h que incide na pá terei 33x70=2310 rpm.

SE EU CALCULAR OS 33 rpm por 50 hz que é a potencia da rede eletrica em portugal e na europa terei 33X50=1650 rpm.


Minha dúvida com relação a essa questao é: Um gerador pode gerar sua velocidade de rotaçao TANTO PELO VENTO QUE INCIDE NA PÁ , QUANTO PELA REDE ELETRICA Q É LIGADO.

NESTA QUESTAO EU QUAL RESULTADO É O CORRETO, OLHANDO POR ESSA QUESTÃO..


Estou a fazer um curso e tenho essa questao a responder, só q tenho duvida em interpretar-la, e responder la corretamente, pq tenho essas duas alternativas como resposta da questão. E além de eu responder-la eu irei interpretar-la de forma correta.

BOA TARDE E MTO OBRIGADO.


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: DÚVIDA EM VELOCIDADE DE ROTAÇAO

Mensagem por Aless »

diogo6 Escreveu:QUAL a velocidade de rotação de um gerador se para um vento de 70 Km/h as pás (rádio 26 m) rodam a uma velocidade de 33 r.p.m. (sabendo que o multiplicador tem uma relação de transformação de 1:50 e que a potência fornecida à rede é de 700MW).
Se o eixo das pás tem a velocidade de 33rpm, e a relação de transformação é de 1:50, então o gerador se encontra na velocidade de 33rpm*50=1650rpm.


Entretanto, o mais importante é que tu compreendas o seguinte:
SE EU CALCULAR OS 33 rpm por 70 km/h que incide na pá terei 33x70=2310 rpm.
"rpm" multiplicado por "km/h" não dá "rpm". Este cálculo não faz sentido.

SE EU CALCULAR OS 33 rpm por 50 hz que é a potencia da rede eletrica em portugal e na europa terei 33X50=1650 rpm.
Da mesma forma, "rpm" multiplicado por "hz" não dá "rpm".
Assim, embora o resultado numérico da tua última conta seja 1650, ela também não faz sentido algum.
Além disso, "hz" não é unidade de potência, mas de frequência.

Boa sorte com o curso!

Abraços verdes a todos!


Autor do tópico
diogo6
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 25, 2012 10:58 pm

Re: DÚVIDA EM VELOCIDADE DE ROTAÇAO

Mensagem por diogo6 »

Boa tarde Aless, e muito obrigado pela sua resposta, eu entendi que,.

(rpm) não se pode multiplicar por (hz) que é uma unidade de frequência, assim como,

(rpm) não pode se multiplicar por (km/h)

Pelo o que me apercebi o cálculo foi feito pela. relação de transformação neste caso, 1:50,,,, se a acaso minha transformação fosse de 1:25 ,,,, ou 1:75,,, ou 1:100. Todo cáculo será feito mediante a relação do transoformador, ou seja, de transformador..

MUITO OBRIGADO .


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: DÚVIDA EM VELOCIDADE DE ROTAÇAO

Mensagem por Aless »

diogo6 Escreveu:Boa tarde Aless, e muito obrigado pela sua resposta, eu entendi que,.

(rpm) não se pode multiplicar por (hz) que é uma unidade de frequência, assim como,

(rpm) não pode se multiplicar por (km/h)
Exato. Na situação apresentada, tais multiplicações nao fazem sentido.
Pelo o que me apercebi o cálculo foi feito pela. relação de transformação neste caso, 1:50,,,, se a acaso minha transformação fosse de 1:25 ,,,, ou 1:75,,, ou 1:100. Todo cáculo será feito mediante a relação do transoformador, ou seja, de transformador..
Correto.
Observa que essa relação de transformação se refere a uma transformação mecânica de velocidades (uma caixa de multiplicação, à base de engrenagens ou polias com correias, por exemplo), e não tem nada a ver com um transformador elétrico.

O gerador elétrico (um alternador, por exemplo) precisa trabalhar com uma rotação mínima que é muito maior que a rotação das pás (33 rpm, neste caso). Assim, a velocidade de rotação das pás precisa ser multiplicada para que o gerador elétrico alcance sua velocidade normal de trabalho.

Abraços!


maiconscaglioni
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 20, 2013 9:27 am

Re: DÚVIDA EM VELOCIDADE DE ROTAÇAO

Mensagem por maiconscaglioni »

Aless Escreveu:
diogo6 Escreveu:QUAL a velocidade de rotação de um gerador se para um vento de 70 Km/h as pás (rádio 26 m) rodam a uma velocidade de 33 r.p.m. (sabendo que o multiplicador tem uma relação de transformação de 1:50 e que a potência fornecida à rede é de 700MW).
Se o eixo das pás tem a velocidade de 33rpm, e a relação de transformação é de 1:50, então o gerador se encontra na velocidade de 33rpm*50=1650rpm.


Entretanto, o mais importante é que tu compreendas o seguinte:
SE EU CALCULAR OS 33 rpm por 70 km/h que incide na pá terei 33x70=2310 rpm.
"rpm" multiplicado por "km/h" não dá "rpm". Este cálculo não faz sentido.

SE EU CALCULAR OS 33 rpm por 50 hz que é a potencia da rede eletrica em portugal e na europa terei 33X50=1650 rpm.
Da mesma forma, "rpm" multiplicado por "hz" não dá "rpm".
Assim, embora o resultado numérico da tua última conta seja 1650, ela também não faz sentido algum.
Além disso, "hz" não é unidade de potência, mas de frequência.

Boa sorte com o curso!

Abraços verdes a todos!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DÚVIDA EM VELOCIDADE DE ROTAÇAO

Mensagem por Jorge Rocha »

diogo6 Escreveu:...

Minha dúvida com relação a essa questao é: Um gerador pode gerar sua velocidade de rotaçao TANTO PELO VENTO QUE INCIDE NA PÁ , QUANTO PELA REDE ELETRICA Q É LIGADO.

NESTA QUESTAO EU QUAL RESULTADO É O CORRETO, OLHANDO POR ESSA QUESTÃO...
Esse "Português" das questões das escolas pode sempre querer dizer várias coisas... é à vontade do professor... ou do aluno...

Minha ajuda pode não ser muita, mas eu penso que funciona assim:

O gerador receberá a energia mecânica, de rotação, sempre através das pás do aero-gerador. As pás do aero-gerador recebem a energia cinética do vento, transformando-a em mecânica de rotação para o gerador.

A rede eléctrica que está ligada ao gerador não lhe dará nenhuma rotação. Apenas poderá fazer diminuir sua rotação, conforme a corrente que lhe é debitada (quando ele está a gerar).
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Fontes de Energia Renováveis”