Energia Química

Local para debater assuntos relacionados com vários Tipos de Energias Renováveis
Responder

Autor do tópico
Sergio Mendes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta fev 14, 2013 6:11 pm

Energia Química

Mensagem por Sergio Mendes »

Amigos,

andei lendo ultimamente sobre a oxido-redução e suas aplicações em pilhas.

me veio a pergunta, alguns experimentos são feitos com sucata (zinco e cobre) no meio de agua e sal, de certo que estas "pilhas" nao duram muito, mas sera que nao tem nenhuma pesquisa nisso nao ?

nao achei muito na literaturo sobre o assunto alguem conhece ?

abs
sergio mendes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Energia Química

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!

Bem os átomos do zinco, são compostos por cargas marioritarias negativas.
E do cobre, por positivas, e a água com sal, serve como eletrólito.

Ao mergulhar as duas nesta solução, e fechar o circuito, elas vão tentar anular a diferença de potencial que existe entre as duas.

Na verdade se colocarmos muitas placas, dos dois tipos de metais, e um bom eletrólito, podemos construir uma bateria, com alguma tensão, mas não penses que vais conseguir colocar muita carga numa bateria deste tipo!

São mais para efeitos didáticos!

Pois há maneiras muito mais eficientes de acumular energia.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Sergio Mendes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta fev 14, 2013 6:11 pm

Re: Energia Química

Mensagem por Sergio Mendes »

Enanuel,

Isso eu entendi, mas voce sabe me dizer quais sao os fatores que estao em jogo ?

Assim, a quantidade total de energia gerada a partir deste processo expontaneo é proporcional a que ?

Hipoteticamente falando, se eu tivesse uma piscina de agua do mar com varias telhas de zinco e varios placas de cobre obtidos de sucata, o que aconteceria ?

eu sei que existem formas melhores de aramazenar energia, mas eu nao estou me referindo a armazenamento e sim geração, por isso, queria entender melhor as variaveis neste processo de oxido-reducao pois os livros tratam somente didaticamente, nao vi material algum com formulas envolvendo as grandezas do experimento (volume do eletrolito, composição, area das placas, volume das placas e etc...)

o que eu pensei foi que muitas destas coisas estao ai pelo mundo em sucata.

abs
sergio

Responder

Voltar para “Fontes de Energia Renováveis”