Sistemas de monitorização KACO

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
sborges
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça nov 22, 2011 2:57 pm

Sistemas de monitorização KACO

Mensagem por sborges »

Boa tarde,
Queria perguntar se alguem tem forma de ler os valores diarios dos invessores KACO através de GSM (isto sem usar os logers da KACO)
Alguem já ligou o Kaco por RS232 a algo sem ser um PC??? (Ex:PIC, Arduino, etc...)

Cumprimentos,


pedal
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda jan 05, 2015 1:18 pm

Re: Sistemas de monitorização KACO

Mensagem por pedal »

Boas.
Sem querer desenterrar o topico, mas penso ser o melhor local para o seguinte assunto.

Neste momento tenho estado a tentar monitorizar um kaco 4200 via rs232, mas sem usar um pc ou o programa KacoViso que penso só existir para Windows.
Interliguei o kaco via adaptador usb serie a um router com dd-wrt.
Acontece que o programa KacoViso é que insere os dados de data (dia,hora) na linha depois do kaco enviar.

Sem KacoViso, recebemos da porta rs232 por exemplo:
00.00.0000 01:15:50 4 590.2 6.71 3958 237.1 16.03 3800 35
00.00.0000 01:16:00 4 583.1 6.82 3977 237.4 16.08 3818 35
Em que o primeiro campo é indicado no manual como sendo livre e o segundo campo o tempo de operação.

Neste momento estou a fazer append num file por dia num share à parte, ficando sem o registo da hora de cada linha.

Nos wget em tempo real para os sites online, podemos enviar os dados assim e a propria pagina insere a hora ou é preferivel enviar já com a hora inserida ?
Pergunto isto porque assim terei de à medida que vou recebendo cada linha inserir a data nos primeiros dois campos.

jgduarte, recebes as linhas em tempo real já com a hora, ou analisas os ficheiros na totalidade ao final do dia ?

Obrigado desde já.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Sistemas de monitorização KACO

Mensagem por O_volt »

Eu queria era saber como abrir as goelas dum Kaco3500.....alguem sabe?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Sistemas de monitorização KACO

Mensagem por areosa »

O_volt Escreveu:Eu queria era saber como abrir as goelas dum Kaco3500.....alguem sabe?
Me too, para um 3600xi! 8-)


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Sistemas de monitorização KACO

Mensagem por areosa »

sborges Escreveu:Boa tarde,
Queria perguntar se alguem tem forma de ler os valores diarios dos invessores KACO através de GSM (isto sem usar os logers da KACO)
Alguem já ligou o Kaco por RS232 a algo sem ser um PC??? (Ex:PIC, Arduino, etc...)

Cumprimentos,
Já tentei umas coisas com arduino embora não tenha ainda implementado nada de concreto. O melhor é utilizar o protocolo RS485 porque dá mais controlo sobre a comunicação e fornece mais dados. Penso que com uns 20€ de hardware comprado na china (aliexpress), (arduino uno, módulo GSM e Adaptador RS485) se faz a festa.
Fica o software por sua conta :( :( :( mas para quem se sente à vontade na programação até pode ser uma boa opção e evitar desse modo os custos exorbitantes que pedem por um módulo oficial.
O protocolo RS485 pode ser pedido à Kaco que eles enviam ([email protected]).

Cps, :mrgreen:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Sistemas de monitorização KACO

Mensagem por JDuarte »

pedal Escreveu: jgduarte, recebes as linhas em tempo real já com a hora, ou analisas os ficheiros na totalidade ao final do dia ?
Obrigado desde já.
Boas,
Tenho logs em windows (KacoViso) e em Linux (leitura da porta).
No windows o KacoViso insere a hora de sistema automaticamente, em linux é feito o strcat da data/hora do sistema com a linha de log que sai do Kaco.
Cmps


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Sistemas de monitorização KACO

Mensagem por O_volt »

areosa Escreveu:
O_volt Escreveu:Eu queria era saber como abrir as goelas dum Kaco3500.....alguem sabe?
Me too, para um 3600xi! 8-)
Haverá literatura estrangeira nesse sentido?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


pedal
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda jan 05, 2015 1:18 pm

Re: Sistemas de monitorização KACO

Mensagem por pedal »

JDuarte Escreveu:
pedal Escreveu: jgduarte, recebes as linhas em tempo real já com a hora, ou analisas os ficheiros na totalidade ao final do dia ?
Obrigado desde já.
Boas,
Tenho logs em windows (KacoViso) e em Linux (leitura da porta).
No windows o KacoViso insere a hora de sistema automaticamente, em linux é feito o strcat da data/hora do sistema com a linha de log que sai do Kaco.
Cmps
Boas JDuarte , criei um pequeno tutorial aqui para resumir esta ideia.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”