Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Neutrao »

CrOhN Escreveu: Sim, o diodo é colocado na string de paineis, não dentro do painel ou da caixa do mesmo (embora o fosse possível, se existisse espaço). Para maior comodidade, deverá ser instalado ao pé dos disjuntores DC. É que nem sequer tens que ir ao telhado!
Boas

@CrOhN estou deveras interessado nessa tua solução que me parece muito simples barata (sobretudo por dar para fazer a instalação desses díodos logo ao pé do inversor).
Poderias me mandar um link de um díodo para estes casos? E como eu faria a ligação?
Tenho duas strings com uma delas muito fustigada por sombras.
A minha configuração são 18 painéis qcells q-pro 230w divididos em duas strings de 9 paineis cada , com um inversor xantrex 3.8gt es


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Viva
Agradeço todas as sugestões.
Eu também estou interessado em compreender melhor a temática dos diodos Schottky. Procurei no google e encontrei vários sites que falam sobre o assunto e a sua importância quando há sombras.
Já compreendi porque o CrOhN fala, no meu caso, de 600 V (It’s important to use a Schottky diode that has an overall voltage rating that exceeds the max voltage output of the panel).
No entanto falta-me compreender muito mais (...) Ainda não compreendi várias coisas como por exemplo:
O meus painéis (LG) dizem que já têm 3 diodos Bypass. Julgo que estes diodos já têm a ver com as sombras mas o diodo que fala o CrOhN é um "blocking diode" or "isolation diode".
E qual será a amperagem melhor para o diodo e porquê?
Se me puderem elucidar melhor agradeço.
Cumprimentos
man(uel)


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Viva
Coloquei algumas perguntas num forum inglês semelhante a este. Para já só tenho duas respostas.
- Um interveniente diz que tem um sistema semelhante ao meu há muito pouco tempo, mas já mudou o inversor de 1 MPPT para 2 MPPT. Diz que para já não notou diferenças. Diz também que como os meus strings estão em paralelo não preciso de diodo.
- Outro interveniente diz que é muito má ideia só ter 1 MPPT e aconselha o Power one 3.0. Refere que a mudança só será vantajosa se as voltagens estão OK. Como é que eu sei se as voltagens estão correctas?
Cps
http://www.electriciansforums.co.uk/pho ... post430487


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por CrOhN »

Os diodos de bypass que os paineis já têm, servem para quando parte do painel fica sombreado, essa parte é "eliminada" ficando a tensão máxima limitada ao resto das células do painel. Se o teu painel tem 3 diodos, deverá estar dividido por 3, sendo assim, estando uma zona sombreada, ele irá produzir 2/3 da potência, ficando com 2/3 da tensão normal.

Se forem muitos nesta situação, a tensão naquela string ficará com uma tensão inferior à outra, logo, não tendo o diodo de isolamento, começará a fluir energia da string com mais tensão para a que tem menos.

Precisamente por estarem em paralelo, pelas razões que apresentei em cima, é que precisas do diodo. Como jé te disse em MP, se o teu inversor tem 3 entradas dc e uma MPPT, o mais certo, é já ter os diodos de bloqueio internamente. Por isso, se adicionares outro diodo, de certeza que não vais notar nada.

Neste caso, se calhar, meter um inversor com 2 MPPT não deverá melhorar muito o que já tens.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Agradeço as sugestões. Deixo aqui mais uns esclarecimentos que entretanto obtive.

Pergunta: O Sunnyboy 3300 tem os tais diodos de bloqueio no interior?
Resposta: - Não, o inversor Sunnyboy 3300 não tem diodos internos.

Pergunta: Há possibilidade de haver dissipação de energia de uma string para outra?
Resposta: - Tanto quanto sei a energia não pode ser dissipada de uma string para outra porque os painéis solares não são resistências!!, não dissipam energia, e os valores de tensão de uma string só afectam a sua string. o problema das strings com orientações diferentes é que tem tensões diferente e o mpp como é único vai sempre tentar fixar-se no mais estável normalmente o mais baixo dai as percas de produção, imagine que tem a string A com 450V e a B com 310V essa diferença é tal que o mpp não consegue fixar um ponto perto do máximo neste caso o 450V e provavelmente ira rondar os 310V total, no caso de, imagine 2 strings ambas a sul, mesmo com oscilações entre strings (painéis que produzem valores ligeiramente diferentes) terá sempre valores mt perto uns dos outros tipo string A 450V e a B 445V neste caso como o intervalo é bastante pequeno o mpp é mais estável e fixa-se no ponto mais alto,
Não esquecer claro que o facto de ter 2 mpps irá ajudar bastante nas percas mas claro não pode fazer milagres! se a string esta com sombras ira ter menos energia disponível para enviar para o inversor!! O que ajuda é que não estraga a produção da outra string porque estão em mpp independentes.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Depois destes esclarecimentos parece-me evidente que tenho de pensar reorientar os paineis e tentar mudar de inversor.
Sobre o inversor parece que há um consenso que o "power one" não é uma má opção.
Alguém me pode informar qual o modelo que se ajusta à minha produção (3,45 kW)? Onde posso ver as características técnicas desse modelo?
E sobre a reorientação dos painéis alguém me pode indicar quem vende suportes para telhados iguais aos meus (este/oeste) de maneira a reorientá-los aos Sul?

Já agora acrescento que os inversores Carlo Gavazzi não estão a ser comercializados em Portugal. Pelos menos foi essa a informação que obtive do representante.
Cps
Man(uel)


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Recebi hoje, a minha primeira factura da EDP. A minha produção no último mês foi de 156 kWh (22/11 a 22/12, Concelho de Vila Real). Vou tentar aumentar esta produção…
Bom ano de 2012

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por sousacastro »

man Escreveu:Recebi hoje, a minha primeira factura da EDP. A minha produção no último mês foi de 156 kWh (22/11 a 22/12, Concelho de Vila Real). Vou tentar aumentar esta produção…
Bom ano de 2012

Realmente é muito pouco. Esperemos que o ano de 2012 lhe traga melhores produçoes.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Neutrao »

man Escreveu:Recebi hoje, a minha primeira factura da EDP. A minha produção no último mês foi de 156 kWh (22/11 a 22/12, Concelho de Vila Real). Vou tentar aumentar esta produção…
Bom ano de 2012
Boas

Tens mesmo de resolver esses problemas porque senão vais levar um longo tempo a rentabilizar o investimento.
Eu que estou com muitos problemas de sombras nesta altura do ano ainda assim consegui fazer 290kws de 22/11 a 22/12, só tendo 4140W instalados (sem sombras passaria seguramente dos 300kws)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por CrOhN »

man Escreveu:Agradeço as sugestões. Deixo aqui mais uns esclarecimentos que entretanto obtive.

Pergunta: O Sunnyboy 3300 tem os tais diodos de bloqueio no interior?
Resposta: - Não, o inversor Sunnyboy 3300 não tem diodos internos.

Pergunta: Há possibilidade de haver dissipação de energia de uma string para outra?
Resposta: - Tanto quanto sei a energia não pode ser dissipada de uma string para outra porque os painéis solares não são resistências!!, não dissipam energia, e os valores de tensão de uma string só afectam a sua string.
Não dissipam energia!? Quem te disse isso!? Experimenta ligar um painel direto a uma bateria, para ver se a bateria não descarrega quando não há luz! E mais! Acontece mesmo a situação de haver "hotspots" nos paineis. Esses pontos quentes, podem chegar mesmo destruir um painel, porque origina diferentes temperaturas no painel, e consequentemente dilatações diferentes que podem levar a fraturas.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

CrOhN Escreveu:
man Escreveu:Agradeço as sugestões. Deixo aqui mais uns esclarecimentos que entretanto obtive.

Experimenta ligar um painel direto a uma bateria, para ver se a bateria não descarrega quando não há luz! E mais! Acontece mesmo a situação de haver "hotspots" nos paineis. Esses pontos quentes, podem chegar mesmo destruir um painel, porque origina diferentes temperaturas no painel, e consequentemente dilatações diferentes que podem levar a fraturas.
Viva
Agradeço a informação.
Reparei que existem dispositivos à venda que também ajudam nas sombras:
http://www.power-one.com/renewable-ener ... zer/series

http://www.tigoenergy.com/brochures/Pho ... esults.pdf

Pricipalmente o "Aurora Optimizer" parece ser particularmente interessante para o meu caso.
Agradeço informações.
CPS


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Apesar de ainda não ter trabalhado com ele, este programa parece-me interessante para modelar as instalações fotovoltaicas:
http://www.sma.de/en/products/software/ ... esign.html


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

man Escreveu:Deixo aqui a tradução de passagens relevantes do artigo que referi:
http://www.interpv.net/wsr/wsr_view.asp ... =03&page=1
“Se considerarmos regras básicas de instalação, o ângulo de inclinação dos módulos solares e tecnologia, a instalação de um inversor em unidades orientadas Este-Oeste pode ser mais barato do que instalar um sistema com inversores separados. Finalmente, a instalação de um inversor simples não tem desvantagens em comparação com a instalação de um inversor com duas MPP.”
http://www.fronius.com/cps/rde/xbcr/SID ... apshot.pdf

Alguém comentou este artigo da seguinte forma.É preciso ter cuidado sobre um artigo publicado por uma empresa. Notar que não há nenhuma referência à corrente (que é o que realmente varia com a irradiação solar). A voltagem dos painéis permanece praticamente inalterada, mais de 200W/sqm, enquanto a corrente varia muito mais de forma linear com aumento da irradiação solar. O trabalho compara duas strings e um inversor; com 2 strings em dois inversores (todos Fronius) em oposição a duas strings e um inversor único com múltiplas MPPTs. Este artigo é baseado num declive de um telhado com 15 graus, (quase plano). As strings são idênticas.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

man Escreveu:Viva
Tavez troque o meu inversor por um Danfoss ou um Power One com duas MPPT.
Agradeço sugestões do modelo e potência a adquirir.
Cps
(man)uel
Encontrei este site para o pwer one:
http://www.power-one.com/sites/power-on ... l_en_0.pdf
e este para o Danfoss:
http://www.rolear.pt/gestor/upload_file ... 20(pt).pdf

Julgo que faz referência ao modelo que se adequa à minha potência (3,45kW).


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por CrOhN »

man Escreveu:Alguém comentou este artigo da seguinte forma.É preciso ter cuidado sobre um artigo publicado por uma empresa. Notar que não há nenhuma referência à corrente (que é o que realmente varia com a irradiação solar). A voltagem dos painéis permanece praticamente inalterada, mais de 200W/sqm, enquanto a corrente varia muito mais de forma linear com aumento da irradiação solar. O trabalho compara duas strings e um inversor; com 2 strings em dois inversores (todos Fronius) em oposição a duas strings e um inversor único com múltiplas MPPTs. Este artigo é baseado num declive de um telhado com 15 graus, (quase plano). As strings são idênticas.

Não entendo porque é preciso ter cuidado por o artigo ter sido publicado por uma empresa. Qual é o interesse da Fronious em enganar que quer que seja? Muito pelo contrário, eles estão a dizer que as percas são minimas quando usas um inversor em relação ao uso de 2. Não achas que lhes interessa muito mais vender 2 inversores que só um? Mesmo que esses 2 sejam metade da potência, nunca são metade do preço.

Um conceito que achei interessante, é que, para a mesma potência DC, podemos usar um inversor menos potente que a soma da potência de inversores separados para cada string. A potência em strings orientados Este-Oeste, fica melhor distribuida ao longo do dia, reduzindo o pico do meio-dia.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

CrOhN Escreveu:
man Escreveu:Um conceito que achei interessante, é que, para a mesma potência DC, podemos usar um inversor menos potente que a soma da potência de inversores separados para cada string. A potência em strings orientados Este-Oeste, fica melhor distribuida ao longo do dia, reduzindo o pico do meio-dia.
Ainda não vi se a potência dos inversores "Danfoss" e " Power one" estão mesmo adaptadas à minha potência 3,45 kW. Vai sair brevemente o Sunny Boy 3000TL 21 (2 MPPT) que deve ter características técnicas muito boas. No meu caso (disposição E/W), eventualmente, compensava este inversor apesar de estar abaixo da minha potência uma vez que a produção de energia está mais faseada ao longo do dia.
O meu raciocínio é correcto?


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

CrOhN Escreveu:
man Escreveu: Não entendo porque é preciso ter cuidado por o artigo ter sido publicado por uma empresa.
Pessoalmente, gostava de ver essa ideia defendida em vários artigo científicos de qualidade, subscritos por muitos autores independentes. Nesse caso já não mudava de inversor...
Cumprimentos
Man(uel)


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

man Escreveu:
man Escreveu:Viva
Tavez troque o meu inversor por um Danfoss ou um Power One com duas MPPT.
.
Viva
Qual destes modelos se adapta à minha potência (3,45 kw)?
Danfoss modelo ULX 3000 ou o ULX 3600?
Aurora power one PVI-3.0-OUTD ou o PVI-3.6-OUTD?
Não vejo nenhum inversor com duas MPPT que esteja mais perto do valor pretendido (3.45).

Desde já agradecido
Cumprimentos


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Neutrao »

man Escreveu:
man Escreveu:
man Escreveu:Viva
Tavez troque o meu inversor por um Danfoss ou um Power One com duas MPPT.
.
Viva
Qual destes modelos se adapta à minha potência (3,45 kw)?
Danfoss modelo ULX 3000 ou o ULX 3600?
Aurora power one PVI-3.0-OUTD ou o PVI-3.6-OUTD?
Não vejo nenhum inversor com duas MPPT que esteja mais perto do valor pretendido (3.45).

Desde já agradecido
Cumprimentos
Boas

Se optares pelo Danfoss este terá de ser o 3600.

Toma atenção a tensão alta de rede se a tiveres na tua casa porque o Danfoss não se da nada bem nessa situação.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

[/quote]

Boas
Se optares pelo Danfoss este terá de ser o 3600.
Toma atenção a tensão alta de rede se a tiveres na tua casa porque o Danfoss não se da nada bem nessa situação.[/quote]

Obrigado pela informação.
Os meus paineis são de 235 w. Quantos paineis posso ligar a cada string?
Como posso saber se tenho tensão alta de rede?
Cps

Responder

Voltar para “Micro-Produção”