Fim da EDP Universal

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

Também já falei com a Iberdrola e mandei toda a informação que pediram (e mais as faturas de consumo e produção dos meus CIL). Agora é aguardar que me contatem. No meu caso o prazo da promoção é até 15 de outubro, visto ser um condomínio.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por lopes »

Eu para já estou como o telgui... a aguardar contacto comercial...
Já hoje tentei ligar para insistir, mas não devo ter escolhido a melhor hora pois não consegui falar.
Está-se mesmo a ver o que vai acontecer... deixa-os lá contactar depois do dia 15 de setembro que eu mando-os à fava! :P

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por lopes »

Novo contato estabelecido com a IBERDROLA...
Fui informado que estão agora a começar a ser celebrados os contratos, e que devido ao atraso, a empresa alargou o prazo promocional para os clientes residênciais para o dia 15 de Outubro (inicialmente 15 de setembro).
Sendo assim, não estão a trabalhar mal! :)
Aguardar mais uns dias...


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Menos mal, que depois a promoçao é para sempre pq ao fim do ano quando estiver a acabar é telefonar antecipadamente para ver se mantem ou nao a promoçao em caso negativo é mudar que não há problema nenhum e já deve haver mais empresas a prestar este serviço, vai ser a partir daqui o mais barato é onde fico


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

Boas,

O panorama actual não está para aventuras, parece-me arriscado sair da EDP Universal porque depois de sair não há retorno!... pelo menos enquanto não sair legislação a definir as novas regras segundo a DGEG (?!)... prometidas mas não se sabe para quando (?)

A actual opção de fazer contrato com a Iberdrola, tem a favor o aspecto positivo dos 10% de desconto na energia consumida e também automaticamente não sofre o agravamento no preço a partir de Janeiro, caso não saísse da EDP Universal.
O aspecto negativo é que NÃO vai poder mudar para outro comercializador, a curto prazo, visto mais nenhum aceita contratos de microprodução…a não ser que desligue a micro ou produza de borla!... então aí pode escolher outro comercializador!

Os 10% de desconto da Iberdrola é tentadora e equilibrada para os consumidores que tenham bi-horário na fasquia até +- 40% em vazio, pelo que é uma opção muito simpática e sem necessidade de gestão horária no consumo!...para os restante é muito boa!

BOAS opções!!!


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por jasmim »

PaulOL Escreveu: Os 10% de desconto da Iberdrola é tentadora e equilibrada para os consumidores que tenham bi-horário na fasquia até +- 40% em vazio, pelo que é uma opção muito simpática e sem necessidade de gestão horária no consumo!...para os restante é muito boa!

BOAS opções!!!
PaulOL,
No meu caso, numa fatura de inverno tenho 625 kw em vazio e 497 Kw em cheias.
Numa fatura de verão tenho 138 kw em vazio e 137 Kw em cheias.
Na fatura de inverno, na EDP Universal pagaria cerca de 157 eur de consumo. Com o Bi-Horário paguei 52.06 eur em vazio e 77.08 eur em cheias- Total = 129.14 eur. poupança de 27.85 eur.
Na fatura de verão pagaria 38.5 eur de consumo. Com o Bi-Horário paguei 11.92 eur em vazio e 21.67 eur em cheias. Total = 33.59 eur. Poupança 4.90 eur.

O que lhe parece? Devo continuar na EDP Universal?
Obrigado pela sua ajuda.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

jasmim Escreveu:
PaulOL Escreveu: Os 10% de desconto da Iberdrola é tentadora e equilibrada para os consumidores que tenham bi-horário na fasquia até +- 40% em vazio, pelo que é uma opção muito simpática e sem necessidade de gestão horária no consumo!...para os restante é muito boa!

BOAS opções!!!
PaulOL,
No meu caso, numa fatura de inverno tenho 625 kw em vazio e 497 Kw em cheias.
Numa fatura de verão tenho 138 kw em vazio e 137 Kw em cheias.
Na fatura de inverno, na EDP Universal pagaria cerca de 157 eur de consumo. Com o Bi-Horário paguei 52.06 eur em vazio e 77.08 eur em cheias- Total = 129.14 eur. poupança de 27.85 eur.
Na fatura de verão pagaria 38.5 eur de consumo. Com o Bi-Horário paguei 11.92 eur em vazio e 21.67 eur em cheias. Total = 33.59 eur. Poupança 4.90 eur.

O que lhe parece? Devo continuar na EDP Universal?
Obrigado pela sua ajuda.


Amigo jasmim,

Não é fácil dar esse conselho, pois ainda é cedo para ter a certeza que tal decisão não acarrecta arrependimento no futuro (não devia, mas…), neste momento ainda estão em causa factores que não se sabe bem como vão funcionar, como seja o CUR… o único bem conhecido é a EDP Universal (lista da ERSE) e será (?!) esse o responsável por nos pagar a produção no futuro, independentemente do fornecedor do consumo?...podemos sair e voltar?

Matematicamente é muito fácil saber se vale a pena ou não mudar já para a Iberdrola (única opção), pois para um juízo mais conciso, basta somar todos os Kwh de um ano para trás (vazio a fora do vazio) assim como os valores pagos (só dos Kwh), dividir-se e tem-se o preço médio (€/Kwh) pago nesse período, é só (?!) comparar com 0.1254€/Kwh “oferecidos” pela Iberdrola durante 1 ano… é também importante não esquecer os agravamentos no preço por kwh (trimestralmente) a partir de 01 Janeiro de 2013, se não se mudar até lá, claro, estou a falar dos contratos inferiores a 10.35 Kwh, porque os iguais ou superiores já estão injustamente a ser penalizados!

O avançar ou não, fica ao critério de cada um...pessoalmente espero que seja definido o mais breve possível o funcionamento integral do CUR em decreto-lei (segundo a DGEG)!... não venham por aí mais surpresas desagradáveis, como quem diz, gato escaldado…!

Cpts.


darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: quinta fev 09, 2012 10:51 pm
Localização: Azeitão

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por darkvader »

Contactei a Iberdrola à cerca de 1 semana e até agora nada. Nenhum comercial me contactou.
O prazo acaba dia 15. Será que vale a pena esperar?
Cumps

DV

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

darkvader Escreveu:Contactei a Iberdrola à cerca de 1 semana e até agora nada. Nenhum comercial me contactou.
Eu já tive a visita do comercial e foi-me tudo confirmado como esperava, vendem (com 10% de desconto durante 1 ano, promoção até 15 de novembro) e compram (à mesma tarifa estipulada que temos agora). Já fiz uma Assembleia Geral e a mudança foi aprovada por unanimidade.
Só ainda não mudei pois existem detalhes que ainda não confirmaram, como o pagamento por crédito direto em conta, mas no nosso caso para duas contas parcelares (instalador e condomínio).
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por lopes »

Eu ainda aguardo o contacto comercial, mas se já avançaram com a promoção para 15 de Novembro, é porque a coisa está mesmo atrasada... continuo em modo standby :)


protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por protasio »

Eu estava com o mesmo problema liguei para a Iberdola e já la ia quase um mês e ninguém me dava cavaco, liguei para um agente tudo resolvido. Aconselho.

No site da iberdola tem 3 mas sem contactos telefónicos deixo aqui o site do que usei.

http://www.dmdti.com/Main.asp

PS: não tenho nada a ver com ele, mas resolveu-me a situação.


Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 98
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Ferreira73 »

Boa noite,

Alguém sabe informar, se no caso de alguém quiser tornar-se microproductor agora ou em 2013 e não tiver contrato com a EDP Universal ainda o consegue fazer ou já não consegue ser microprodutor?

Cps


protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por protasio »

Ferreira73 Escreveu:Boa noite,

Alguém sabe informar, se no caso de alguém quiser tornar-se microproductor agora ou em 2013 e não tiver contrato com a EDP Universal ainda o consegue fazer ou já não consegue ser microprodutor?

Cps
Ainda nem se sabe se para o ano vão continuar a fazer contratos de microprodução com tarifa bonificada, eu aconselharia a esperar, mas em resposta à sua pergunta "em teoria" qualquer comercializador de eletricidade lhe faria o contrato de microprodução.

http://economico.sapo.pt/noticias/novas ... 52527.html


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por JDuarte »

Boas,
No final da tarde apanhei a conferência do "Sr. Álvaro Santos Pereira" na fase terminal em que estava a falar do défice energético e das tarifários regulados.
Mesmo sabendo que a ERSE já fixou o aumento de 2,8% para o mercado regulado, sabem se confirmaram a manutenção das tarifas bi e tri-horárias?
Cmps,


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por CrOhN »

Parece que sim: http://economico.sapo.pt/noticias/tarif ... 54127.html

A não continuação das mesmas, na minha opinião, era mais um erro a juntar aos demais, desta cambada de ignorantes que se chamam governantes.

A unica justificação que vejo para não manterem as tarifas bi e tri, é para que nunca falte "alimento" aos "tachos" que estão ao lume.


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

protasio Escreveu:Eu estava com o mesmo problema liguei para a Iberdola e já la ia quase um mês e ninguém me dava cavaco, liguei para um agente tudo resolvido. Aconselho.

No site da iberdola tem 3 mas sem contactos telefónicos deixo aqui o site do que usei.

http://www.dmdti.com/Main.asp

PS: não tenho nada a ver com ele, mas resolveu-me a situação.

Protasio e fizeram te novo contrato com as mesmas condiçoes. Foi pela Iberdrola?


Eu á uns meses enviei para a DECO uma queixa relativa a toda esta situação e obtive hoje a seguinte questão

"Exmo.(a) Senhor(a),



Acusamos a recepção do seu e-mail, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao assunto exposto, cumpre-nos, desde já, informar que a questão relatada por V. Exa. é de relevante interesse para a intervenção da nossa Associação junto dos organismos públicos e privados, constituindo um valioso contributo para a defesa dos interesses e direitos dos consumidores, na prevenção de eventuais violações dos mesmos.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,"

Apenas meti a parte de mais interesse, mas se fizerem como é normal vão mexer em tudo e mais qq coisa e em vez da actual situação onde temos uma ficticia empresa que está a clebrar contratos" digo ficticia pq no meu caso passaram 2 meses e nao obtive qq resposta, mas qual é a empresa que tem tanta gente a bater lhe á porta e nao celebra contrato com ng? Uma coisa é anunciarem que fazem e nao fazem outra coisa é o oposto"

Vamos ver o que vai dar mas eu estou como muita gente calar me nao me calo e pelo menos um bocadinho acrescento na fervura

Qq progresso eu comunico e já agora gostava de conhecer alguem que tenha ja celebrado contrato com nova empresa e quais as condições, ou seja se mantiveram se as mesmas ou nao??


protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por protasio »

telgui Escreveu:
protasio Escreveu:Eu estava com o mesmo problema liguei para a Iberdola e já la ia quase um mês e ninguém me dava cavaco, liguei para um agente tudo resolvido. Aconselho.

No site da iberdola tem 3 mas sem contactos telefónicos deixo aqui o site do que usei.

http://www.dmdti.com/Main.asp

PS: não tenho nada a ver com ele, mas resolveu-me a situação.

Protasio e fizeram te novo contrato com as mesmas condiçoes. Foi pela Iberdrola?


Eu á uns meses enviei para a DECO uma queixa relativa a toda esta situação e obtive hoje a seguinte questão
(...)
Quer dizer vistas assim as coisas não sei, pois ainda não recebi nenhuma fatura. Aliás ainda me encontro no período de transição. O que eu quis dizer foi que liguei para a Iberdrola e disseram que me iam contactar.. passado um mês nada. Liguei para este agente e assinei logo contrato, as condições que me foram referidas seriam as da campanha actualmente (à data) em vigor, visto o contrato ter a data anterior a 15 de Outubro, seriam os 10% sobre o consumo. Os papeis assinados eram da Iberdrola.

Mas qual foi o problema concreto que teve? disseram-lhe umas condições e depois apareceram outras? ou não chegou a aparecer nada? Ainda está à espera do contacto da Iberdrola? Não percebi bem...

Já fiz alguns contratos com a Endesa, tudo correu normalmente, com a Iberdrola foram de facto a minha primeira iteração.
Também achei estranho a Iberdrola em si não mostrar interesse em celebrar contratos, o que o agente me disse, é que a Iberdrola recebe os contactos telefonicos, e depois tenta reencaminha-los para agentes, mas ao que parece, este sistema não está a funcionar bem. A endesa por outro lado celebra directamente os contratos, quando recebe o contacto telefónico regista toda a informação e agenda um estafeta para levar o contrato para assinar directamente a casa no prazo de alguns dias. Vê lá que os contratos que assinei da Iberdrola ainda eram a papel quimico. lol

PS: não percebi se estava também relacionado com a microprodução, a minha micro ainda está no SU com bi-horario (até ver), estes contratos aqui referidos são de pontos de consumo BTN pertencentes a uma empresa.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Pois é verdade a Iberdrola, ou tem uma adesão maciça e não está a dar conta do recado, e ou está mal organizada!

Tenho 2 processos de familiares em mãos para mudarem para eles, já passou mais de um mês e o tal contacto prometido... não dá sinal de vida!

Já agora, quanto aos 10% prometidos, vão incidir em que preço (?), alguém sabe qual o preço que a Iberdrola vai praticar em 2013?

Quanto aos MICROPRODUTORES que optem por mudar para esta empresa (única), têm consciência que e enquanto não houver alterações à lei, vão estar irremediavelmente amarrados a esta, pois não podem mudar para uma concorrente visto mais nenhuma os aceita como microprodutores e para a EDP Universal não há retorno possivel à luz da actual Lei!!!

É uma grande aventura a mudança (microprodutor) nesta conjuntura actual, da minha parte, enquanto este assunto estiver bem esclarecido através da publicação de nova lei que regulamente, de uma vez por todas, a quem cabe a responsabilidade de nos pagar a energia que produzimos...NÃO ARRISCO!

Mas atenção, o governo já deu luz verde para criarem-se condições, no mercado liberalizado, para o bi e tri-horário, pela que haverá novidades, pois nenhum operador neste mercado actualmente prevê estes pacotes, mas com certeza vão adaptar a suas ofertas incluindo o bi e tri-horário!... resumidamente há que não precipitar!

Agora o meu GRITO de REVOLTA (mais um) vai para a DGEG que não criou a tempo e horas soluções compatíveis com as alterações que impõe, com o fim do mercado regularizado, aos Microprodutores!!!!... mais uma completa INJUSTIÇA!!!!... no mínimo temos o direito de ficar EXCLUÍDOS dos agravamentos dos preços impostos pela ERSE, até sair a nova Lei (conforme promessa da DGEG)!

Esperemos melhores VENTOS! :mrgreen:

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

Eu continuo à espera da confirmação dos meus instaladores para fazer a mudança (pois estes recebem 75% da produção).
Alguém conhece quem já tenha mudado a venda para a Iberdrola? O único problema que tenho ouvido é que demoram a pagar :(
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

t3lmo Escreveu:Eu continuo à espera da confirmação dos meus instaladores para fazer a mudança (pois estes recebem 75% da produção).
Alguém conhece quem já tenha mudado a venda para a Iberdrola? O único problema que tenho ouvido é que demoram a pagar :(

Oh diacho...!!! é mau sinal!!! :evil:

E a receber, estão sintonizados com os pagamentos (?)... :lol:

Responder

Voltar para “Micro-Produção”