Fim da EDP Universal

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

O problema é que podem celebrar os contratos que quiserem com um agente, so depois da confirmaçao da Iberdrola ou outro é que ficam definitivos. Já que falaram na Endesa que atraves de um comercial assinei contrato que veio para tras duas vezes, qual a razao? Nao faziam contratos com microprodutores.
Eu acho "quase 100%" que com a Iberdrola é igual anunciaram que faziam contratos com microprodutores ao invés das outras empresas e nao fazem é nada, pq por mais contratos que tivessem duvido que deixassem andar tanto tempo para segurar logo os clientes.

A queixa que fiz na DECO foi relativamente a toda a nossa situação de não termos opcçao de escolha de empresa fornecedora/compradora pelo menos para o pessoal que ja paga agravamento como eu.

Paulol o desconto inside sobre o preço do Kw e nao no valor total da factura


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Telefonei para a Iberdrola depois deste meu topico e a senhora coitada levou com um chá que ate gagejava, o problema aqui é que nem tao cedo ela soube me dizer quando tinham previsão de celebrar contratos, ja tem uma folha na frente deles sempre com a mesma desculpa ou seja o departamento comercil nao tem maos a medir para efectuar novos contratos lolol, como é que uma empresa esta sujeita a perder milhares de clientes pq nao dao despacho a tantos, empreguem mais meia duzia de pessoas e já conseguem , isto digo eu que sou um leigo.

O que ela me adiantou é tentar celebrar contrato de forma presencial, quer num agente ou comercial e aí nao demora quase tempo nenhum. Ja vou reunir os papeis todos e segunda feira ou terça tratar disso para verificar a verdade nisto tudo

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

O comercial da Iberdrola com quem tive reunião foi bem claro, compram a microprodutores e fazem desconto e 10% na tarifa de consumo.
Deixo AQUI o flyer que ele me deixou.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por protasio »

telgui Escreveu:O que ela me adiantou é tentar celebrar contrato de forma presencial, quer num agente ou comercial e aí nao demora quase tempo nenhum. Ja vou reunir os papeis todos e segunda feira ou terça tratar disso para verificar a verdade nisto tudo
Foi o que eu disse, falar com um agente.
t3lmo Escreveu:O comercial da Iberdrola com quem tive reunião foi bem claro, compram a microprodutores e fazem desconto e 10% na tarifa de consumo.
Deixo AQUI o flyer que ele me deixou.
Quanto tempo levou a tua transição? Eu assinei contrato com data de 15 de Outubro mas tenho ido à área de cliente da EDP e os contratos ainda estão activos.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por alexjp4 »

t3lmo Escreveu:O comercial da Iberdrola com quem tive reunião foi bem claro, compram a microprodutores e fazem desconto e 10% na tarifa de consumo.
Deixo AQUI o flyer que ele me deixou.

Boas

No flyer só lá vem que fazem 10% de desconto na venda, não falam na compra?! ou escapou-me alguma coisa?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

protasio Escreveu:Quanto tempo levou a tua transição? Eu assinei contrato com data de 15 de Outubro mas tenho ido à área de cliente da EDP e os contratos ainda estão activos.
Ainda não assinei contratos. No meu caso são 6 e ainda estamos a ver os detalhes dos pagamentos. Alguém sabe se eles funcionam com fatura eletrónica?
alexjp4 Escreveu:No flyer só lá vem que fazem 10% de desconto na venda, não falam na compra?! ou escapou-me alguma coisa?
Não existe flyer para compra, embora sejam os único que o façam até ao momento. Esse é o flyer comercial da transição do mercado regulado de consumo para o liberalizado.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por protasio »

Factura electrónica não sei, mas quando assinei (contrato sem microprodução) foi me exigido logo um IBAN para pagamento por débito directo.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por areosa »

Boas,
Cada vez percebo menos da política da EDP em relação à microgeração! :evil: :evil: :evil:

Hoje liguei para a linha da EDP de apoio à microgeração acerca de um outro assunto e na conversa surgiu a informação que a EDP Comercial já estava a aceitar celebrar contratos com clientes que tivessem microgeração! Grande novidade porque até à data desconhecia essa possibilidade!

Telefonei de seguida para a linha de atendimento da EDP Comercial mas o meu entusiasmo foi logo refreado, afinal não era bem assim! :? :? :? De facto, a EDP Comercial aceita celebrar contratos com microgeração mas só para novas instalações em locais onde ainda não haja qualquer contrato de fornecimento de energia!!! Ou seja, exclui quem já tem contrato com a EDP Universal e que já é microprodutor ou pensa vir a ser e pretenda transitar para a EDP Comercial. :x :x :x Incompreensível!

Ainda mais grave, mesmo que preenchesse esse requisito inicial, para celebrar um novo contrato com microgeração a EDP Comercial obriga a que potência contratada seja no mínimo de 10,35 kVA, ou seja, para quem tem actualmente os 6,9 kVA, isso implica um encargo mensal adicional de 4,68€ e com o preço do kWh 0,003€ mais caro! :evil: :evil: :evil: Mais uma forma subtil de sacar mais uns Euros!!!
Se essa regra se mantiver, então todos os microprodutores com potência autorizada de 3,45 kW terão que solicitar à Certiel a alteração para 3,68kW! Parece-me a mim de que vêm aí mais uma resma de chatices! :evil: :evil: :evil:
Para além disso, os inversores adquiridos pelos microprodutores estão limitados à potência inicialmente autorizada e que agora não vão poder alterar! A única vantagem é a de que o limite de potência a fornecer anualmente passa a ser 8.832 kWh, para quem tem esse problema.

Em relação ao bi-horário, parece que só para Janeiro de 2013 é que a EDP Comercial vai ter propostas nesse sentido.

Enfim, esperamos que melhores dias de sol venham para que esta situação se resolva porque, por enquanto, tem sido só nuvens pretas!

Cps :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

É só mais uma actuação típica portuguesa, enfim!... :x :cry:

Ainda estou para ver, até 31 de Dezembro/2012, as opções para migrarmos para o mercado liberalizado?????.... :evil:


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por alexjp4 »

Telefonei de seguida para a linha de atendimento da EDP Comercial mas o meu entusiasmo foi logo refreado, afinal não era bem assim! De facto, a EDP Comercial aceita celebrar contratos com microgeração mas só para novas instalações em locais onde ainda não haja qualquer contrato de fornecimento de energia!!! Ou seja, exclui quem já tem contrato com a EDP Universal e que já é microprodutor ou pensa vir a ser e pretenda transitar para a EDP Comercial. Incompreensível!


Boas

Deve haver aí qualquer má informação por parte do funcionário da EDP Comercial, como é que se consegue ter uma MG sem antes ter um contrato de fornecimento de energia por parte de um fornecedor??? é que para se inscrever no SRM tem que lá colocar os dados do local de fornecimento de energia, a não ser que tenha sido alterado entretanto.
Não estou a ver ninguem investir numa MG sem a certeza da venda da electricidade produzida.
Digo eu.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por areosa »

alexjp4 Escreveu: Boas

Deve haver aí qualquer má informação por parte do funcionário da EDP Comercial, como é que se consegue ter uma MG sem antes ter um contrato de fornecimento de energia por parte de um fornecedor??? é que para se inscrever no SRM tem que lá colocar os dados do local de fornecimento de energia, a não ser que tenha sido alterado entretanto.
Não estou a ver ninguem investir numa MG sem a certeza da venda da electricidade produzida.
Digo eu.
É o mal dos "Call center"... frequentemente a informação que prestam foge à realidade ou está incompleta! Na conversa que tive com a operadora ela acabou que se contradizer pelo que acabei por ficar com a dúvida sobre quais são efectivamente as condições para aceitarem contratos com microprodutores. Assim, o melhor é enviar mail à EDP comercial a pedir esclarecimentos sobre o assunto.

Mas sobre esta restrição não há mistério, a EDP está interessada em promover o seu novo ramo de negócio nas renováveis pelo que, para os contratos feitos através deles não deve haver qq problema, para os restantes .... só dificuldades. :evil:
Penso eu de que!

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por serges »

Ora bem então vamos lá voltar ao tópico...

Esta é a legislação...

Portanto creio que está a vista de todos que vai haver um período de transição... quem mudou temos pena quem não muda vê se obrigado a mudar mas tem escolha pois os preços vão continuar com "Tarifas de vendas transitórias" reguladas pelo estado... até 31 de dezembro de 2015 com estas "tarifas"

Quem mudou fica com os preços que o comercializador entender...

Isto leio eu do documento em anexo!
Anexos
Edp.jpg
Edp.jpg (69.66 KiB) Visto 4869 vezes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por alexjp4 »

serges Escreveu:Ora bem então vamos lá voltar ao tópico...

Esta é a legislação...

Portanto creio que está a vista de todos que vai haver um período de transição... quem mudou temos pena quem não muda vê se obrigado a mudar mas tem escolha pois os preços vão continuar com "Tarifas de vendas transitórias" reguladas pelo estado... até 31 de dezembro de 2015 com estas "tarifas"

Quem mudou fica com os preços que o comercializador entender...

Isto leio eu do documento em anexo!


pois é!
Não leste foi tudo um pouco mais a baixo esplica e não vem sublinhado porque não interessa essas tarifas de vendas transitórias vão ser agravadas.
E isto é que é preocupante, porque pelo que parece não há alternativa para quem tem MG.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

Não é bem assim!...
Há uma errada interpretação!

Temos apenas uma espécie de comunicado de EDP Universal!

Já agora, e vamos por partes, não entendo “…quem mudou temos pena” porquê?

E também “…os preços vão continuar com "Tarifas de vendas transitórias" reguladas pelo estado... até 31 de dezembro de 2015 com estas "tarifas" Não corresponde totalmente à verdade, falta acrescentar: “…incluem um factor de agravamento, o qual visa induzir a adesão gradual ao mercado, até à data limite de:” está no comunicado!!!!

Isto é muito mau para os microprodutores!!... :evil: onde estão as alternativas para as MP?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por serges »

O temos pena refiro me a ausência de regulador nos preços.

Sent from my XT910 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

serges Escreveu:O temos pena refiro me a ausência de regulador nos preços.

Sent from my XT910 using Tapatalk

Boas!

É uma verdade, mas vendo bem, em 2013 quem mudou ou mudar, vai ficar numa situação muito melhor comparativamente com quem não optar por não mudar.
Quem muda tem uma certeza, vai beneficiar de diversos descontos que podem chegar aos 10% no Kwh :) , pelo que estou convencido que irão pagar o Kwh muito mais em conta comparativamente com quem não muda, pelo que, não é caso para ter qualquer pena!...bem pelo contrário! ;) o mais correcto é ficar "invejoso"... :lol: :P
Quando a tarifa não agradar, a solução é mudar de comercializador. Agora, esperemos que neste mercado venha a haver um salutar concorrência e não venha acontecer como no mercado dos combustíveis, que mais parece que combinam os preços por telefone entre as diversas marcas, temos de esperar para ver… :?

É de salientar que nós microprodutores não temos opções de escolha, ou mudamos para a Iberdrola (única, no papel, a fazer contratos de microprodução) ou ficamos quietinhos à espera de melhores dias e sujeitamo-nos a uma tarifa regulada (é verdade) mas com agravamentos trimestrais impostos pela ERSE :evil: e aqui reside uma grande e muito grave diferença, que no nosso caso é completamente injusto e imoral!!!... com grande responsabilidade do Ministério da Economia e da DGEG que não criaram mecanismos legais para salvaguardar e enquadrar a micro e mini geração num patamar de igualdade com os restantes consumidores!

Nota final, tenho em mãos dois casos para mudar para a Iberdrola (só consumidor) o primeiro telefonei em Setembro o segundo em Outubro, ficaram de me contactar, até hoje nada... :x terão uma adesão em massa que não dão conta do recado?...ou qual será o problema?...o final do ano está já aí!!!!...pode-se concluir que esta história da mudança de comercializador está a funcionar muito MAL!!! :shock: :evil:


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por E_MAN »

Então so vai haver bi-horário....então e o tri-horário...??


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por vgomes »

Parece que começou a oferta de bi-horario no mercado livre, pelo menos para quem não é produtor:

"A Galp Energia vai disponibilizar a partir de segunda-feira tarifas bi-horárias de eletricidade no âmbito do mercado livre, sendo o primeiro comercializador a avançar com este tipo de tarifas."

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=603292


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por E_MAN »

Mas e para quem queira só eletricidade?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por CrOhN »

Já há movimento, portanto, há que aguardar....

Responder

Voltar para “Micro-Produção”