Fim da EDP Universal

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: quinta fev 09, 2012 10:51 pm
Localização: Azeitão

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por darkvader »

darkvader Escreveu:A EDP paga juros de mora quando se atrasa a pagar?
Nunca aconteceu como?
Já se atrasaram a pagar e nunca creditaram juros de mora, ou sempre pagaram na data prevista?
Cumps

DV

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por visitante1 »

Normalmente atrasam-se a pagar e nada de juros de mora!
Eles vem a coisa por outro prisma, enquanto está do lado deles está a render!!!
Por outro lado no meu caso o pagamento que tenho a fazer dos consumos é agendado para sair no ultimo minuto!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: quinta fev 09, 2012 10:51 pm
Localização: Azeitão

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por darkvader »

Pois é que a mim cobraram-me 1,25€ de juros de mora num atraso de 2 dias, no pagamento de uma factura de consumo.
Por isso não sei se não deverámos ser pagos na mesma moeda, quando se atrasam no pagamento da factura de produção.

Alguém sabe se contratualmente é possível poder reclamar esta situação. Ou teremos de fazer ver a ERSE, esta dualidade de critérios?
Afinal não somos todos produtores?
Cumps

DV


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por areosa »

Boas,
Alterações importantes ao DL n.º 363/2007 pelo DL n.º 25/2013 de 19 de Fevereiro.

Anterior redação do artigo 12º:
1 — Só o comercializador que fornece electricidade para consumo da instalação eléctrica de utilização do produtor pode celebrar contrato de compra e venda da electricidade resultante da microprodução, devendo assegurar o seu pagamento, nos termos do presente decreto -lei.
2 — O pagamento referido no número anterior é feito directamente ao produtor, mediante transferência bancária, juntamente e com a periodicidade dos pagamentos relativos ao consumo facturado à instalação eléctrica de utilização ...
Nova redação do artigo 12º:
1 - O comercializador de último recurso deve celebrar o contrato de compra e venda da eletricidade resultante da microprodução e assegurar o seu pagamento, nos termos do presente decreto-lei, exceto nos casos em que o produtor exerça a opção prevista no n.º 4 do artigo 10.º
2 - O pagamento referido no número anterior é feito diretamente ao produtor, mediante transferência bancária, com periodicidade mensal ou outra superior, desde que estipulada no contrato de compra e venda da eletricidade ...
Assim, a partir do dia em que a lei entra em vigor (dia 25) podemos já celebrar contrato de aquisição de eletricidade no mercado liberalizado, independentemente do contrato de venda que temos com o fornecedor de último recurso, a EDP Universal.

Cps, :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:Boas,
Assim, a partir do dia em que a lei entra em vigor (dia 25) podemos já celebrar contrato de aquisição de eletricidade no mercado liberalizado, independentemente do contrato de venda que temos com o fornecedor de último recurso, a EDP Universal.

Cps, :mrgreen:

F I N A L M E N T E :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Volt »

:o
Demoraram menos de um ano? Não acredito! Só falta dizer que vão devolver o que cobraram indevidamente a mais (aos microprodutores que foram vítimas desta situação) sem haver um processo judicial...
:shock:
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por areosa »

Vitimas?! Não sei se fomos assim tanto, ou pelo menos todos.

Eu explico! Ontem fiz uma simulação no site da Deco e da ERSE para saber qual a melhor opção para mudar para o mercado liberalizado e, para meu espanto, a melhor opção que me foi recomendada foi a EDP Universal ??????? :? :? :? Afinal o mercado liberalizado está a seguir as tarifas do mercado regulado, incluindo as penalizações! :evil: Grande motivação para mudar! :|

Analizando as ofertas, temos a Endesa que está a dar 10% no valor da potência contratada que tem um valor de 15,76€/ano para 6,9 kVA, mas como só oferece tarifa simples ao mesmo valor do mercado regulado, perde para a tarifa bi-horária que tenho atualmente na EDP Universal. A EDP Comercial neste momento não está a promover o tarifário bi-horário sendo igual ao do mercado regulado, ou seja, mais do mesmo. Integrar o gás na mesma fatura não é opção, o que exclui a Galp e algumas opções da EDP comercial, pelo que, a melhor solução por enquanto é ficar tudo como está e aguardar que algum operador faça uma oferta que valha a pena mudar.

Em resumo, a liberalização não vem trazer nada de novo porque os operadores do mercado liberalizado limitam-se a replicar as tarifas do mercado regulado e, quando estas acabarem em 2015, então é que vai ser um upa upa nos preços!!! Como de costume, em Portugal a liberalização funciona sempre ao contrário, em vez de descer os preços ao consumidor final, aumenta-os! :evil: :evil: :evil:

Cps :mrgreen:

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

areosa Escreveu:Vitimas?! Não sei se fomos assim tanto, ou pelo menos todos.
E só foi vitima quem optou por sê-lo, pois quem quisesse mesmo já podia ter mudado (desde setembro 2012) para o único operador que, com mais ou menos confiança, compra no mercado liberalizado.
Eu vou continuar a aguardar um tri-horário liberalizado para potências menores que 27,6kVA.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

t3lmo Escreveu:
areosa Escreveu:Vitimas?! Não sei se fomos assim tanto, ou pelo menos todos.
E só foi vitima quem optou por sê-lo, pois quem quisesse mesmo já podia ter mudado (desde setembro 2012) para o único operador que, com mais ou menos confiança, compra no mercado liberalizado.
Eu vou continuar a aguardar um tri-horário liberalizado para potências menores que 27,6kVA.

Não é bem assim... explico o porquê!

Conheço 3 casos de pessoal que tem ligado desde setembro de 2012 para a Iberdrola, porque são só consumidores de electrecidade e esta oferecia 10% desconto, era a melhor opção do mercado liberalizado para estes casos!... até hoje (23.Fev.2013) ainda estão à espera que passe o técnico lá por casa para fazerem o contrato, conforme prometido pela linha de atendimento onde ficaram registados todos os dados solicitados dos consumidores em causa.

Também liguei à Iberdrola e disse-lhes que era microprodutor, informaram-me que ainda não estavam a fazer contratos com a microprodução, para aguardar!

Já agora a quem se refere quando diz: "único operador que, com mais ou menos confiança, compra no mercado liberalizado"

Cpts. :mrgreen:

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

PaulOL Escreveu:Já agora a quem se refere quando diz: "único operador que, com mais ou menos confiança, compra no mercado liberalizado
Após 2 semanas de e-mails e telefonemas, pois eu tenho bastante a ganhar/perder com este tema (18.4kW de produção), tive o comercial da Iberdrola em minha casa a explicar a oferta da venda/compra em microprodutores. Tudo parecia ok, 10% desconto, etc. Só não avançámos pois não tivemos total confiança no pagamento mensal da produção e por constrangimentos que o ERP deles (que emite os os pagamentos a partir de Espanha) não podia realizar.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Volt »

Bem, o Paulo voltou a antecipar-se e já explicou. Ainda não conheci um único microprodutor que tenha conseguido mudar para o mercado liberalizado. E há pessoas a tentar desde Julho de 2012, altura em que começaram a pagar o tal "agravamento" de 2% no kWh a cada 3 meses.

Não sei se deu para perceber, mas neste país optou-se por agravar/penalizar (como se de uma multa se tratasse) quem não muda para o mercado liberalizado (e há muita gente com receio de mudar devido ao mau exemplo das liberais gasolineiras), ao mesmo tempo que existem "clientes" (e votantes) que não podem mudar por obrigação de uma outra lei existente (a da microprodução). Todos esses pagamentos (do agravamento) foram indevidos. Não é por se alegar que na teoria se podia ter mudado, que tal é verdade. Há muita gente que é testemunha (e vítima) e pode provar que a teoria não saiu do papel.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por areosa »

Boas,
Aqui está uma iniciativa que pode ser interessante para quem procura novo fornecedor: Deco convida consumidores de electricidade a unirem-se para pagarem menos

O endereço para registo é este: www.paguemenosluz.pt. Neste momento já vai em 3380 pessoas já registadas.

Só não gostei deste detalhe:
A Deco refere ainda que poderá vir a receber uma comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do fornecedor que ganhar o leilão.

A acontecer, a associação indica que quer "privilegiar" os associados e só irá reter o valor dos não associados "para cobrir os custos administrativos, de organização, de publicidade, de gestão e o investimento em programas".
Não há almoços grátis!!!

Fica a dica para quem queira aproveitar.

Cps :mrgreen:


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Mas afinal quem é microprodutor pode ou nãomudar de fornecedor imediatamente sem que seja necessario mudar a produção ?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por JDuarte »

telgui Escreveu:Mas afinal quem é microprodutor pode ou nãomudar de fornecedor imediatamente sem que seja necessario mudar a produção ?
Viva,
Supostamente já passaram os 30 dias após a publicação do DL25/2013, pelo que já seria possível mudar de comercializador, mas para quê?
Ontem passou uma reportagem sobre o mercado liberalizado de energia, chega-se à conclusão que os operadores livres apenas estão a praticar o mesmo preço definido para o mercado regulado. O jornalista foi concreto ao questionar à ERSE que mercado livre é este, ao aumentar trimestralmente o regime regulado para forçar a saída dos consumidores que ainda estão nesse regime, está a dar lucros avultados aos operadores livres que simplesmente aproveitam a "boleia" para subir as suas tarifas também. Aliás foi para evitar essa concertação de preços que a ERSE optou por não aumentar neste trimestre.
O suposto objectivo inicial era evitar o monopólio e beneficiar o consumidor criando concorrência entre os players de mercado, afinal o que se está a fazer é beneficiar os "cartéis de preços" e "lixar" o consumidor!
Cmps,

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por visitante1 »

Não esqueçam o que se passa com os combustiveis, supostamente deveria existir concorrencia, na realidade o que se passa é que em cada variação de preços existe uma comunicação que é difundida entre eles para concertarem os preços..
é evidente que se forem apurar isto logicamente vão dizer que é mentira, não existe nada combinado!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

O problema é que mudar sempre pago menos que estou quase á um ano a pagar sucessivos aumentos. e ainda benificio de um desconto de 10% pelo menos

Alguem já mudou mantendo a produção na EDP?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Celestino »

JDuarte Escreveu:O suposto objectivo inicial era evitar o monopólio e beneficiar o consumidor criando concorrência entre os players de mercado, afinal o que se está a fazer é beneficiar os "cartéis de preços" e "lixar" o consumidor!
Cmps,
Essa é que é essa...


Faz-me lembrar este:

Link
Perdoem-me o "off topic" pois o assunto até nem é para rir, mas tinha que partilhar...
Não tem a ver com electricidade mas a sacanagem é a mesma.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Volt »

Muito bom. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por mcarneiro »

telgui Escreveu:O problema é que mudar sempre pago menos que estou quase á um ano a pagar sucessivos aumentos. e ainda benificio de um desconto de 10% pelo menos

Alguem já mudou mantendo a produção na EDP?
Viva,

Acho que ainda ninguem mudou , pelo simples facto que a alteração embora já tenha sido publicada em Diario da Republica, só entra em vigor 45 dias apos a publicação , esses 45 dias ainda não expiraram

quanto ao desconto de 10% , não sei se estas a referir-te ao desconto da EDP Comercial , mas se é isso ....o desconto é apenas para quem compra a micro á EDP...não é para todos os clientes... :shock:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por mcarneiro »

boas,

só uma correcção , afinal o novo decreto lei já esta em vigor , foi publicado a 19 de fevereiro + 45 dias , eu é que ando com o calendario avariado,pensava que tinha sido publicado em março...

Responder

Voltar para “Micro-Produção”