Fim da EDP Universal

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

Eu diria a aguardar penosamente...
Alguém tem novidades?
É que eu já vou com aumentos desde Junho!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

xandecool Escreveu:Eu diria a aguardar penosamente...
Alguém tem novidades?
É que eu já vou com aumentos desde Junho!

Novidades, novidades, só no Cont..... :lol:

Fora de brincadeira... neste momento, julgo não haver informação melhor e mais fresquinha que a da DGEG! :mrgreen:

Esperemos que a publicação das alterações não demorem muito... a paciência tem limites! :twisted:

Avatar do Utilizador

strooan
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 18, 2010 8:53 pm
Localização: Condeixa-a-Nova

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por strooan »

xandecool Escreveu:Eu diria a aguardar penosamente...
Alguém tem novidades?
É que eu já vou com aumentos desde Junho!
E vão dois!!!
:|
strOOan


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

strooan Escreveu:
xandecool Escreveu:Eu diria a aguardar penosamente...
Alguém tem novidades?
É que eu já vou com aumentos desde Junho!
E vão dois!!!
:|

Mais uma vez, neste país...incompreensivelmente, o filme repetiu-se!... puseram a "Carroça à frente dos bois" :evil:

E como é sempre o "Zé Povinho" a pagar a factura, pela incompetencia de terceiros... não vem qualquer mal ao mundo! :cry:

Será que era assim tão dificil a ERSE não aplicar, suspendendo o agravamento da tarifa da electricidade no consumo, a quem está nesta situação (microprodução), em casos já desde Julho/2012, até a situação estar resolvida???
...era o minimo que devia ser feito, por uma questão de justiça, bom senso e razoabilidade :mrgreen: , mas estes adjectivos parecem que não fazem parte do vocabulário, ou estatutos, desta entidade, a ERSE. :evil: :evil:


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por E_MAN »

Pois, porque oara Microprodutores 2013 já há tarifas especiais com -10% em eletricidade
http://www.microgeracaoedp.com/tarifario


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por PaulOL »

E_MAN Escreveu:Pois, porque oara Microprodutores 2013 já há tarifas especiais com -10% em eletricidade
http://www.microgeracaoedp.com/tarifario

Pois...mas, como já aqui foi dito, estes contratos é só para microprodutores que comecem agora, em 2013 a produzir! :o

Para estes NOVOS microprodutores, a oferta é BOA!! :mrgreen:


Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Ronco »

PaulOL Escreveu:
E_MAN Escreveu:Pois, porque oara Microprodutores 2013 já há tarifas especiais com -10% em eletricidade
http://www.microgeracaoedp.com/tarifario

Pois...mas, como já aqui foi dito, estes contratos é só para microprodutores que comecem agora, em 2013 a produzir! :o

Para estes NOVOS microprodutores, a oferta é BOA!! :mrgreen:
Tarifário disponível para clientes com contrato de fornecimento e instalação de uma unidade de produção de energia elétrica fotovoltaica, celebrado com a EDP em 2013. Disponível para potências contratadas de 6,9 a 41,4 kVA relativamente ao fornecimento de eletricidade e para escalões 1, 2 e 3 relativamente ao fornecimento de gás natural (caso aplicável). Pressupõe o pagamento das faturas mediante débito direto. Válido para adesões até 30 de abril de 2013. Os descontos previstos no tarifário microgeração total são calculados tendo como referência as tarifas fixadas para a comercialização de eletricidade e gás natural em vigor e são válidos até 31 de janeiro de 2014. Após esta data os preços aplicáveis não serão superiores à tarifa fixada para os comercializadores de energia regulados. Ao aderir ao tarifário microgeração total está a fazer um contrato com a EDP Comercial – Comercialização de Energia, SA, empresa do Grupo EDP que opera no mercado liberalizado de energia.



Isto é um pouco redutor, deixa tudo de fora, exclusivo para fotovoltaica. Andam a vender paineis...


suerog
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado dez 22, 2012 5:18 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por suerog »

Pois, vi esta oferta e é só para novos microprodutores. Reencaminhei para uma amiga eventualmente interessada.... não estudei a proposta em pormenor, será que os preços incluem a montagem de todo o equipamento vendido? Eu e o meu marido pagámos muito mais do que isso pela nossa instalação, mas foi há alguns anos atràs (2008) e a empresa teve que construir uma estrutura na nossa cobertura plana para apoiar os (14) panéis. Tb por várias razões era preciso bastante cabalagem, e um inversor com uma capacidade sobre-dimensionada. Desculpem, estou a ver que isso é um bocado off-topic... pelo que estão escusados de responder!


man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por man.macedo »

xandecool Escreveu:Eu diria a aguardar penosamente...
Alguém tem novidades?
É que eu já vou com aumentos desde Junho!

já agora, para esclarecer os microprodutores que vão ter o aumento a partir deste mês, o aumento é de quanto?

obrigado

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

man.macedo Escreveu:já agora, para esclarecer os microprodutores que vão ter o aumento a partir deste mês, o aumento é de quanto?
O aumento que tive (a partir de julho de 2012, pois tenho 20kVA) foi de +2,22% :( Podes confirmar AQUI.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


rogerio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta mai 31, 2012 4:27 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por rogerio »

Pois é, não pudemos mudar de fornecedor por causa da Microprodução e a energia de consumo (EDP Universal) aumenta desde Junho 2012 2% a cada 3 meses. Mais uma vergonha da nossa "república das bananas". Aqui vai a resposta da DGEG:

Em resposta à sua questão tenho a informar que relativamente à microprodução, de acordo com o n.º 1 do art.º 12.º do Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro (alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118‑A/2010, de 25 de outubro), "Só o comercializador que fornece eletricidade para consumo da instalação elétrica de utilização do produtor pode celebrar contrato de compra e venda da eletricidade resultante da microprodução, devendo assegurar o seu pagamento, nos termos do presente decreto-lei". Contudo, esta disposição não obriga os comercializadores de mercado livre a adquirir a energia proveniente da microprodução, apenas obriga a que este seja o mesmo que fornece energia à instalação de consumo.

Tendo em conta que os comercializadores em mercado livre não estão a contratar a energia proveniente das microproduções e com vista a resolver este problema, foi proposta a alteração da legislação atual de modo a que seja o Comercializador de Último Recurso (CUR) a adquirir toda a energia proveniente das microproduções, independentemente do comercializador contratado para o fornecimento de energia à instalação de consumo.

Aguarda-se atualmente a publicação em diário da república da alteração à legislação, pelo que, deverá estar atento ao portal Renováveisnahora (http://www.renovaveisnahora.pt) onde será divulgada esta informação.



Com os melhores cumprimentos,

---

José Bigares

DSE - Direção de Serviços de Eletricidade

DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

Já existe opção para mudar (Iberdrola) somente, e no meu entender, ainda não inspira confiança.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Antonio Nunes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta jun 08, 2012 11:16 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Antonio Nunes »

rogerio Escreveu:Pois é, não pudemos mudar de fornecedor por causa da Microprodução e a energia de consumo (EDP Universal) aumenta desde Junho 2012 2% a cada 3 meses. Mais uma vergonha da nossa "república das bananas". Aqui vai a resposta da DGEG:

Em resposta à sua questão tenho a informar que relativamente à microprodução, de acordo com o n.º 1 do art.º 12.º do Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro (alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118‑A/2010, de 25 de outubro), "Só o comercializador que fornece eletricidade para consumo da instalação elétrica de utilização do produtor pode celebrar contrato de compra e venda da eletricidade resultante da microprodução, devendo assegurar o seu pagamento, nos termos do presente decreto-lei". Contudo, esta disposição não obriga os comercializadores de mercado livre a adquirir a energia proveniente da microprodução, apenas obriga a que este seja o mesmo que fornece energia à instalação de consumo.

Tendo em conta que os comercializadores em mercado livre não estão a contratar a energia proveniente das microproduções e com vista a resolver este problema, foi proposta a alteração da legislação atual de modo a que seja o Comercializador de Último Recurso (CUR) a adquirir toda a energia proveniente das microproduções, independentemente do comercializador contratado para o fornecimento de energia à instalação de consumo.

Aguarda-se atualmente a publicação em diário da república da alteração à legislação, pelo que, deverá estar atento ao portal Renováveisnahora (http://www.renovaveisnahora.pt) onde será divulgada esta informação.



Com os melhores cumprimentos,

---

José Bigares

DSE - Direção de Serviços de Eletricidade

DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia





:?: Peço desculpa por intrometer-me , tambem tenho interesse neste tema e estou a espera como todos.
Comuniquei ontem com a erse e obtive a seguinte resposta:

Obrigado.

Exmo. Senhor,
Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Em face do exposto, somos a informar que nos procedimentos de mudança de comercializador de eletricidade não existe qualquer inibição à mudança dos microprodutores e miniprodutores. Mais se prevê na alínea b) do n.º 1 do artigo 75.º do Regulamento das Relações Comerciais do Sector Elétrico, em anexo ao Regulamento n.º 468/2011, de 12 de novembro, que os comercializadores de último recurso, no âmbito da sua função de Compra e Venda de Energia Elétrica da produção em regime especial, devem adquirir a energia elétrica produzida pelos produtores em regime especial, considerando o disposto no artigo 77.º".
Mais se esclarece que os assuntos referentes à Microprodução estão cometidos à Direcção-Geral de Energia e Geologia, sita na Av.a 5 de Outubro, 87, 1069-039 Lisboa, (Tel: (351) 217 922 700; 217922800, [email protected], http://www.dgeg.pt) entidade para onde tomámos a liberdade de reencaminhar a exposição que nos endereçou.
A.Nunes


rogerio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta mai 31, 2012 4:27 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por rogerio »

Sim também obtive a resposta da ERSE, a ERSE responde mas não diz nada. Vergonhoso!!!!
"Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Em face do exposto, somos a informar que nos procedimentos de mudança de comercializador de eletricidade não existe qualquer inibição à mudança dos microprodutores e miniprodutores. Mais se prevê na alínea b) do n.º 1 do artigo 75.º do Regulamento das Relações Comerciais do Sector Elétrico, em anexo ao Regulamento n.º 468/2011, de 12 de novembro, que os comercializadores de último recurso, no âmbito da sua função de Compra e Venda de Energia Elétrica da produção em regime especial, devem adquirir a energia elétrica produzida pelos produtores em regime especial, considerando o disposto no artigo 77.º".

Mais se esclarece que os assuntos referentes à Microprodução estão cometidos à Direcção-Geral de Energia e Geologia, sita na Av.a 5 de Outubro, 87, 1069-039 Lisboa, (Tel: (351) 217 922 700; 217922800, [email protected], http://www.dgeg.pt) entidade para qual também muito bem endereçou a sua comunicação.

Assim sendo procederermos ao arquivamento do presente Pedido / Processo n.º 1/00971/2013.

Com os melhores cumprimentos,

Apoio ao Consumidor de Energia

ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos


darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: quinta fev 09, 2012 10:51 pm
Localização: Azeitão

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por darkvader »

Alguém já sabe de qualquer coisa, sobre a actualização da legislação? É que, que quem tem 10,35KVA de Pot. Contratada tem forçosamente que mudar no final de 2014. Bem sei que ainda estamos longe, mas com os preços a subir de 3 em 3 meses. nã me parece nada bom para as rentabilidades dos projectos, tendo em conta a inclusão do factor consumo.
Cumps

DV


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

Começo a ficar chateado com isto.


AJFR
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 09, 2013 9:15 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por AJFR »

boas, acabei de me registar, também sou microprodutor.
cuidado com o contrato com outra entidade, por exemplo a Iberdrola, pq se não me engano os contratos são celebrados por um ano, depois eles podem alterar as regras e ai já não há volta, a EDP pode já não garantir o tarifário de compra inicial...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por mauri »

AJFR Escreveu: também sou microprodutor.
Abre um tópico com o teu projeto!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: quinta fev 09, 2012 10:51 pm
Localização: Azeitão

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por darkvader »

A EDP paga juros de mora quando se atrasa a pagar?
Cumps

DV


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por areosa »

darkvader Escreveu:A EDP paga juros de mora quando se atrasa a pagar?
Nunca me aconteceu!

Cps :mrgreen:

Responder

Voltar para “Micro-Produção”